Câmara Municipal de Três Lagoas
Solenidade da Câmara de Três Lagoas reconhece o trabalho de diversos profissionais
A sessão solene foi uma iniciativa da vereadora Evalda Reis e reconheceu profissionais da saúde, assistência social, comércio, educação, agronegócio e da política
Na noite desta quarta-feira (12), o plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas foi pequeno perto da grandeza e das histórias de pessoas que atuaram em prol da cidade. Eles estavam reunidos para receber honrarias como reconhecimento pela sua atuação. A solenidade foi uma propositura da vereadora Evalda Reis.
Também estavam presentes e compondo a mesa de honras: deputado estadual do MDB/MS, Junior Mochi; presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Adailton do Nascimento; diretora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Maria Célia Santos Nunes; e o ex-vereador de Três Lagoas, Miguel Francisco Neves (“Miguelzinho”).
Receberam Moção de Congratulação: Estela Maris Oliveira de Almeida, Giselia Garcia Dias, Kátia Cristina Sávio e Roseli Aguiar Luz. Receberam Moção de Reconhecimento: Associação Atlética do Banco do Brasil, Cleide Josefa de Oliveira Pires, Dorival Ferracini, Helena Paula Marques, Jean de Souza da Silva, Maria Nubia da Graça de Oliveira Menezes e Martins & Filhos Tecidos e Confecções.
Recebeu Diploma de Mérito em Saúde Pública: Pedro Renato Ayub Zambon. Recebeu Moção de Honra ao Mérito: Oswaldo Mochi Junior. Recebeu Título de Cidadão Benemérito: Cesar Augusto Oliveira Marques. E receberam Título de Cidadão Três-Lagoense: Sidney Terezinha Rufato, Silvana Alves da Silva Bispo, Jorge Luis Passareli Junior e Maria Célia Santos Nunes.
Profissionais da saúde, assistência social, comércio, educação, agronegócio e da política receberam esse reconhecimento pela atuação marcante para o desenvolvimento de Três Lagoas. Lembrando que os títulos de cidadãos são as maiores honrarias que uma cidade pode oferecer para uma pessoa, reforçando sua importância.
AGRADECIMENTOS
Maria Célia falou na tribuna em nome dos homenageados, afirmando que as honrarias entregues “representam muito mais que um diploma, moção ou título, mas sim um vínculo de pertencimento com uma cidade que nos acolheu”. Ela ressaltou que é importante: “assumir o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento. Obrigado pela confiança em nós (todos os homenageados)”. Falando um pouco de sua trajetória pessoal, disse emocionada: “Três Lagoas foi o solo onde plantei a esperança e é nessa terra que atuo há 33 anos com muito orgulho e pertencimento. E aos familiares e amigos: vocês sustentam a nossa jornada”.
Adailton também usou a tribuna para agradecer o reconhecimento da AABB e contou um pouco da entidade: “a AABB é um espaço de passagem de muitas pessoas, histórias lindas de transformação de famílias. E em termos de projetos das AABBs do Brasil, temos o terceiro maior projeto”.
Junior Mochi também agradeceu. “Dizem que o ‘amor’ é sentimento do coração, então, a ‘gratidão’ é um sentimento da alma, um sentimento que não prescreve”, ressaltou. O deputado trouxe várias reflexões, como: “temos duas opções na vida, sermos contempladores dos fatos ou construtores da história, tomando para nós o protagonismo de nossas próprias vidas e contribuindo para o desenvolvimento de toda uma sociedade”.
“Todo ser humano tem em comum dois pontos: o dia da chegada na terra (nascimento) e o da partida. O que nos difere é o que fazemos entre esses dois pontos”, contou Mochi, que encerrou com uma citação de Confúcio: “quando tu nasceste, todos sorriam e tu choravas. Vive de tal forma que, quando tu morres, todos chorem e tu sorrias”.
Evalda, em sua fala de encerramento da solenidade, reforçou: “parabéns pela competência de cada um aqui, desde os homenageados até a equipe, o público presente. E como o deputado disse, somos ‘construtores da história’, é isso que estamos fazendo aqui essa noite”. A vereadora explicou que uma das funções dos vereadores, além de fiscalizar, legislar e representar o povo, “é honrar, reconhecer esses construtores. Pode ser apenas um papel ou um quadro que vai ficar na parede depois, mas o que importa de verdade são as histórias, os legados que deixam plantados aqui em Três Lagoas. E vamos continuando a construir, sem nunca deixar de lado o amor e a fé”.
HOMENAGEADOS
Confira a lista de homenageados, suas histórias de vida e o tipo de honraria que cada um recebeu no site da Câmara.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Em Três Lagoas| Jovens vereadores aprovam cinco projetos de lei
Na noite desta segunda-feira (24), o programa Parlamento Jovem realizou a 6ª sessão ordinária, aprovando cinco projetos de lei (PLs), os quais voltaram das comissões permanentes de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Finanças e Orçamento (CFO) com pareceres favoráveis pela tramitação. Foram aprovados os PLs:
- PL nº01, propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé), que dispõe sobre o “Programa de promoção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas públicas de Três Lagoas”;
- PL nº02, propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé), que “institui o Programa Municipal de Incentivo ao Pensamento Computacional nas Escolas Públicas de Três Lagoas/MS”;
- PL nº03, propositura da jovem Sara Leite (Escola Batista, apadrinhada da Sirlene dos Santos) que “institui o Programa Municipal Cantinho Verde como incentivo à criação e manutenção de pequenos espaços verdes urbanos em Três Lagoas/MS”;
- PL nº06, propositura da presidente do Parlamento Jovem, Sara Cortes (EE Edwards Corrêa, apadrinhada do Tonhão), que “propõe a criação de política pública para diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA)”;
- E o PL nº07, propositura do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado do Mário Grespan) que “estabelece a criação de um programa municipal de combate ao cyberbullying nas escolas do município”.
As comissões são formadas pelos próprios jovens vereadores. A CCJ tem como presidente Larissa Cyles (EM Maria Eulália, apadrinhada pela Professora Maria Diogo); os membros Alexia Rios (EE Dom Aquino, apadrinhada pelo Professor Pedrinho Junior) e Pedro Henrique (EE LuLoCa, apadrinhado pelo Robson do Alinhamento). E a CFO tem como presidente Rafael Sales (EE Edwards Corrêa, apadrinhado pelo Fernando Jurado); os membros: Lucas Otero (IFMS, apadrinhado pela Evalda Reis) e Maria Fernanda (EE Fernando Corrêa, apadrinhada pelo Marco Silva).
Durante a sessão, também foi apresentado o 14º projeto de lei do programa, que “dispõe sobre a criação do Programa de Conscientização sobre o uso do Cigarro Eletrônico nas escolas da Rede Municipal”, propositura do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado do Mário Grespan).
Após a Ordem do Dia, momento de apreciação e votação das matérias em pauta, os jovens vereadores iniciaram o Grande Expediente, momento de uso livre da tribuna para apresentarem seus projetos, indicações, requerimentos ou falarem sobre assuntos de seu interesse. Leonardo Alencar falou de sua trajetória no programa e celebrou os projetos aprovados. Lucas Otero voltou a cobrar melhorias na rua de acesso ao IFMS. Ryan Gomes (EE Dom Aquino, apadrinhado pelo Mi do Santa Luzia) agradeceu o curso de oratória oferecido pela Escola do Legislativo de Três Lagoas (Eletres).
Samuel Santana falou sobre o PL nº14, de sua autoria, apresentado nesta sessão, pedindo por atenção das comissões permanentes. Ele também falou sobre o projeto na ONG Rio Paraná, o qual faz parte e que pediram que no plano diretor e na educação do município seja inserida e valorizada a história do Rio Paraná: “sem este rio a nossa cidade nem existiria como é hoje”.

Arthur Ramos (EE Afonso Pena, apadrinhado pelo Daniel da Farmácia), com de costume, declamou um poema. Desta vez, “Se eu pudesse trincar a terra toda” de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro). Sara Leite defendeu sua indicação solicitando semáforo para pedestres em determinados pontos da cidade e agradeceu o apoio do gabinete de sua madrinha, sempre presente. Pietro Balen (EE Fernando Corrêa, apadrinhado pelo Silverado) também agradeceu a atenção do gabinete de seu padrinho e questionou: “quem aqui já escutou o som de uma arara? E é uma coisa tão linda”. Por isso, apresentou suas indicações que valorizam a fauna e flora e educam sobre a natureza.
Rafael Sales reforçou sobre uma luta que sempre trouxe durante o programa Parlamento Jovem: as ciclovias. “Nossa cidade é bem conhecida pelo número de bicicletas, por ser plana e ter esse transporte como principal aliado de seus habitantes, mas ainda não temos uma boa estrutura para atender essa demanda”, defendeu. Sara Cortes encerrou o tempo de falas apresentando suas indicações e projetos, como uma cultura de mais organização nas escolas.
Ao todo, os jovens vereadores já apresentaram 147 indicações, com pedidos de melhorias e atenção para diversas causas. Você confere todas as indicações na íntegra em nossas redes sociais.
_ _ _
TEXTO: Cadu Xavier
FOTO: Gabriela Fernandes
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara de Três Lagoas promove solenidade para entrega de homenagens
Entre os agraciados, o vereador Sargento Rodrigues recebeu Título de Cidadão Três-lagoense, proposto por Daniel da Farmácia
Com a outorga de títulos de cidadãos três-lagoenses, moções e diploma de mérito em saúde pública, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene, na noite desta quarta-feira (19), por propositura do vereador Daniel da Farmácia.
O presidente da Câmara, vereador Tonhão iniciou a sessão expressando a alegria de todos os vereadores em aprovar as honrarias, cumprindo uma função de reconhecer as pessoas que atuam em prol do município, desta vez, cidadãos indicados pelo vereador Daniel.
Receberam Título de Cidadão Três-lagoense: Adriano Cesar Rodrigues (Sargento Rodrigues), Gilberto de Oliveira Alves, Luiz Antônio Vargas de Andrade e André Luiz Gasparino
O psicólogo do Ministério Público, Sydnei Ferreira Ribeiro Junior, foi agraciado com o Diploma Mérito em Saúde Pública:
Já Valdivino de Oliveira, Valdete Batista de Jesus e Antônio de Jesus Arantes receberam Moção de Congratulação.
Fernando Cesar Bernardo da Silva e Valmiro de Souza receberam Moção de Reconhecimento.
Ao falar em nome dos homenageados, o vereador Sargento Rodrigues parabenizou a cada um, dizendo que eles podiam considerar como um momento histórico. “Isso pelas mãos do vereador Daniel, que soube reconhecer a importância de todos. Vocês são merecedores e as homenagens tiveram a aprovação unânime de todos os vereadores desta Casa”, afirmou. Ele ainda agradeceu pela lembrança de seu nome. “Estou eleito para o terceiro mandato e é uma honra passar a ser cidadão desta cidade. Estou muito grato e vou levar isso para o resto da minha vida”, disse.
Daniel da Farmácia, o vereador proponente das homenagens e da solenidade declarou-se contente em poder reconhecer pessoas que fazem diferença em prol da sociedade de Três Lagoas e ajudam a construir o município. Ele ainda agradeceu ao presidente por conduzir a Câmara com serenidade e humildade.
A solenidade contou com a presença do coronel Wilson Monari, ex-comandante da Polícia Militar, em Três Lagoas.
-
Policial5 dias atrásPolícia Militar Rural recupera trator furtado avaliado em alto valor e reforça combate aos crimes no campo em Selvíria
-
Agronegócios4 dias atrásBoi gordo fecha 2025 com exportações recordes, mas entra em 2026 sob cautela
-
Nota de Falecimento3 dias atrásTrês Lagoas se despede de dona Natalina Canisso
-
Mato Grosso do Sul4 dias atrásRede oncológica de MS concentra 99% dos atendimentos em unidades especializadas do SUS















