TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Com recursos do Governo do Estado e União, 300 famílias recebem nesta quinta-feira apartamentos do Residencial Jardim Canguru
MS é o 4º estado que mais gera emprego formal no Brasil em 2022, revela Caged
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Quinta-feira tem previsão de tempo firme, com mínima de 13°C e máxima de 31°C no Estado
Mesmo com reservas, Santos arranca empate com Deportivo Táchira
Série B: Vasco cai diante do Novorizontino
Em ação rápida, Polícia Militar salva adolescente que ameaçava se jogar de torre de telefonia em Anaurilândia.
Em noite de festa e emoção, ALEMS presta homenagem à comunidade italiana
Ceará arranca vitória sobre o Strongest na altitude de La Paz
Rony marca dois e Palmeiras derrota Cerro Porteño na Libertadores
Corinthians anuncia contratação por empréstimo de Yuri Alberto
Coluna – Marina Dias e o sonho paralímpico da paraescalada
Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste captura serpente em ferro velho e a solta em seu Habitat
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai ficar
Edital regulamenta cadastro de artistas no Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque
Três Lagoas celebra 14 anos de vidas salvas pelo SAMU
Em solenidade do Dia dos Bombeiros, corporação reconhece papel histórico da ALEMS
Governo do Estado firma parceria com setor industrial para fortalecer a qualificação profissional
Começa a Copa dos Campeões de futsal e basquetebol em Coxim
Djokovic supera Kokkinakis e avança para terceira rodada em Wimbledon
Carga de contrabando e descaminho é apreendido pela Polícia Militar Rodoviária, na MS 164, em Maracaju
PMA, Colônia de Pescadores e voluntários realizam limpeza do rio Aquidauana e retiram uma tonelada de resíduos na 11ª edição do projeto Rio Vivo
Polícia Militar descobre plantação de maconha em residência e prende autor em Batayporã
Em Mundo Novo, Policia Militar recupera veículo furtado em menos de 24 horas
Programa Fortalece TL prorroga prazo para renegociação de dívidas
Polícia Militar Rodoviária apreende carga de contrabando e descaminho, na MS 162, em Dourados
Em Naviraí, Força Tática recupera veículo furtado e prende homem por receptação
DOE divulga abertura de processo seletivo na área da saúde e convocações da Sedhast, Sejusp e Funsau
BOLETIM COVID-19 – SMS notifica 50 novos casos positivos nesta quarta-feira (29)
Projeto confere utilidade pública ao Lar de Idosos São João
Next
Prev

Educação

PM assume escola tomada por violência e a transforma em modelo

Publicado

As diferenças começaram nos muros. Antes inteiros pichados, agora dão espaço ao branco, ao azul e só. E não foram só as paredes que mudaram na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, em Manaus. Depois que passou para as mãos da Polícia Militar, virou 3º Colégio Militar da PM Waldocke Fricke de Lyra e, junto disso, viu sua rotina mudar drasticamente. O desempenho dos alunos também mudou — e para melhor.

São 2 mil alunos dos ensinos fundamental e médio que passaram para as mãos da PM local em 2012, a pedido do governo estadual. O colégio fica em uma das regiões mais violentas de Manaus e registrava furtos, banheiros quebrados, brigas no pátio e trânsito livre de armas brancas. Os policiais mudaram isso com rotina rígida e uma gestão linha dura.

Para entrar, farda e horário rígido. para sair, só após a realização de todas as tarefas. Celular? A ordem é que ele fique sem bateria até a saída do colégio. Tudo isso sob a batuta do coronel aposentado Rudnei Caldas, que afirma ter encontrado resistência dos professores no início da implantação do novo sistema. Mesmo assim, ele não desistiu e manteve o que julgava melhor para a escola. Três anos depois, os alunos já estão completamente dentro da rotina extremamente rígida.

Quando passam, por exemplo, pelos policiais armados que atuam como inspetores, endireitam a coluna e batem continência. Dentro das salas de aulas, gritos de guerra são ouvidos antes das jornadas e distintivos de patentes são distribuídos para os donos das melhores notas. Uma indisciplina até é aceita, mas se reiterada, leva à expulsão. Em 2015, até maio, foram cinco alunos expulsos, média de um por mês — todos por não se adequarem à política do colégio. Os professores antigos, resistentes ao novo sistema, foram quase todos mandados embora e substituídos.

E as mudanças não são visíveis apenas na estrutura física do colégio e nas normas extremamente rígidas. De 2011 para 2013, a escola deu um salto no Ideb. O ensino fundamental passou de média 3,3 para 6,1. No ensino médio o salto foi de 3,1 para 5,8. Os novos coordenadores do colégio ainda se orgulham em afirmar que o índice de reprovação, de 15,2% em 2012, foi zerado em 2014. Alguns alunos ainda apareceram, de maneira inédita, entre os primeiros colocados nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas.

Quem também se adaptou às regras novas foram os professores. Uma das poucas remanescentes da administração antiga, Maria do Rosário de Almeida Braga, de 54 anos, afirmou ao jornal O Globo que não só os alunos têm exigências vindas da diretoria: os professores também. E, por isso, acredita ela, a imagem da escola e, principalmente, os desempenhos dos alunos, mudaram tanto nos últimos anos, tornando a escola modelo para o estado.

Comentários Facebook

Educação

Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor

Publicado

A proposta por trás da biofilia é conectar as pessoas com a natureza em um espaço que promova conforto e bem-estar. Por isso, o curso de Design de Interiores da UNIGRAN EAD empregou esse conceito arquitetônico ao preparar o Hall de Entrada e a Sala de Jogos da mostra Unigran Decor 2022.

Pioneira no país, a UNIGRAN Decor é um projeto acadêmico que estabelece parcerias entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, e reúne professores, coordenadores e acadêmicos na reforma e decoração de uma residência na cidade de Dourados/MS. Buscando apresentar à comunidade as principais tendências do mercado, bem como inserir os acadêmicos na prática profissional.

Em sua quarta edição, a mostra escolheu uma residência ampla e repleta de memórias como cenário para receber um toque contemporâneo. Localizada na Vila Progresso, a casa teve sua estrutura original mantida, bem como seu piso de taco e alguns armários. Porém, cômodos como quartos, salas, banheiros, cozinha, lavanderia e jardins receberam novas pinturas, iluminação e mobiliários, somando 22 ambientes totalmente reestruturados.

O tema da UNIGRAN Decor 2022 é ‘ReViva’, fazendo referência às experiências vividas durante a pandemia de Covid-19 e as mudanças promovidas na relação com o lugar que denominamos de casa.

Mara Lima, coordenadora do curso Design de Interiores EAD, juntamente com o professor Alisson Raidan, foram os responsáveis por dirigir a montagem do Hall de entrada e da sala de jogos. Segundo Mara, a escolha do design biofílico para compor estes ambientes foi justamente pelos benefícios que esse conceito traz à tona.

“O hall desempenha um papel importante, porque faz essa transição de fora para dentro. Então a biofilia tem essa capacidade de trazer o bem-estar causado pela natureza do jardim para dentro da residência”, destacou a coordenadora.

Já a antiga sala da lareira, um cômodo no coração da casa e com portas de acesso para 7 aposentos, foi transformado em um recinto propício para reunir a família e amigos em jogos coletivos, como sinuca e carteado. Nesse ambiente, os tons de verde do design biofílico e a iluminação sofisticada ajudam a reduzir o stress e estimular a criatividade.

A UNIGRAN Decor está localizada na rua Firmino Vieira de Matos, nº 1552 – Vila Progresso, e recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 16h às 22h, até o dia 03 de julho. A entrada é gratuita.

LIVE-TOUR

Para permitir que acadêmicos e profissionais da área que residem em outras localidades conheçam a exposição, o curso de Design de Interiores irá promover, no dia 28 de junho, uma live-tour pela casa da UNIGRAN Decor. A live será transmitida pelo perfil oficial da Unigran EAD no Instagram, com início às 19h (horário de Brasília).

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Inscrições para a XII edição da maior feira estudantil do estado já estão disponíveis: FETECMS 2022

Publicado

Com edital publicado, a edição de 2022 traz nova modalidade de participação e retorna ao formato presencial.

A FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), convida o público a participar e conhecer sua XII edição, que acontecerá neste ano de 2022, entre os dias 26 e 29 de outubro, com retorno ao presencial.  As inscrições estarão disponíveis até 18 de junho e para saber mais, a feira disponibiliza seu edital oficial contendo todas as informações, através do link abaixo:

https://bit.ly/3xQSr5P

A Feira

É marcada principalmente pela participação de estudantes e professores da rede municipal e estadual, de ensino público e privado do estado de Mato Grosso do Sul em sua mostra de projetos científicos; além disso, podem inscrever-se, trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos finalistas recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas; troféus e/ou credenciais para eventos científicos nacionais.

A feira conta também com outras programações acontecendo simultaneamente, como a Maratona de Inovação; workshops; palestras; conversas e visitação aberta ao público, localizada no campus Campo Grande da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Podem participar estudantes do 4º ao 7º ano (inclusos na categoria ‘FETECCMSjr’), 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio – incluindo EJA e alunos do 1º ao 7º semestre do ensino técnico; (categoria FETECMS). Autores de projetos que apresentarem fundamentos científicos, de TODAS as áreas do conhecimento: ciências humanas; ciências sociais e aplicadas; linguística, letras e artes, como também as ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde e ciências agrárias.

Em 2021, ainda no virtual e em conjunto: a FETECMS e a FETECCMSjr, alcançaram 16 estados brasileiros, obtendo 134 projetos inscritos; 249 estudantes e 147 professores(as) participantes. Em 2022, retornando ao formato presencial, estima-se que os números de inscritos e de finalistas excedam positivamente o da edição anterior. Previsto o acontecimento de outras programações atrativas e a novidade da modalidade MAKER.

Nova Modalidade: FETEC MAKER

A FETEC MAKER é uma nova categoria que objetiva receber projetos com protótipos e/ou produtos com o foco em inovação e aplicações práticas. Tem como público alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (incluindo EJA); 1º ao 7º semestre do ensino Técnico Nível Médio (integrado ou profissionalizante) para projetos de dentro e fora de Mato Grosso do Sul.

Inscreva-se e participe!

Acompanhe o sitewww.fetecms.com e o Instagram: @fetecms para saber todas as informações e novidades da XII Edição da FETECMS.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana