Arapuá
Perdemos uma Guerreira, Cleodete Araújo, a “Dona Dete”
Hoje uma grande amiga nos deu adeus, apeou na estação derradeira, e seguiu rumo à Casa do Pai Celestial.
Passou para o Plano Superior, Cleodete de Araújo Souza, a “Dona Dete”, esposa do meu amigo Orvino Tiago de Souza.

Moradores no Sitio São Tome, próximo ao distrito do Arapuá, o casal construiu uma linda história de vida, ao longo dos 51 anos de união matrimonial.
Da união do casal, nasceram dois filhos, o Thomé e Marly, criados e educados com muito amor a carinho.
Recordo que no ano de 1990, o casamento da filha Marly foi tema do Globo Rural, onde o Jornalista José Hamilton Ribeiro, conduziu a equipe de reportagem que gravou uma cavalgada que acompanhou os nubentes no cortejo nupcial.
A dona Dete como a chamávamos carinhosamente, conduzia com maestria os serviços inerentes a cozinha do Sitio São Thomé.
Das laboriosas mãos do casal, saiam doces de variados sabores, geleia de mocotó, rapaduras, farinha de mandioca, polvilho e melado de canal.
Além de um cafezinho de sabor impar com bolinho de polvilho, a dona Dete fazia um frango caipira com marcarão de sabor inigualável.
Recordo das inúmeras vezes que eu trabalhando na região do Arapuá, e naquele tempo não existia nenhuma restaurante nas redondezas, eu chegava fora de hora, no Sitio São Thomé, e num piscar de olhos a dona Dete nos servia uma refeição digna dos melhores cardápios.
No Sitio São Thomé, ocorreram festas memoráveis, festas de Reis, comemorações, e a dona Dete conduzia com firmeza e alegria todos os trabalhos, a fartura era a marca registrada nesses eventos.
Hoje, porém, de braços dado com a tristeza, fui ao Sítio São Thomé, me despedir da minha amiga Dete, ela foi chamada de volta à Casa do Pai.
Levou consigo um grande legado, e deixou para nós a sua marca como um comenta que deixa um rastro de luz, amor ao próximo, bondade e compaixão.
A vida é feita de momentos, momentos pelos quais temos que passar, todos eles fazem parte do nosso aprendizado. Fizestes com maestria a tua parte, desempenhastes de forma brilhante do teu papel no palco da vida. Mesmo a vida não seguindo o nosso querer, ela é perfeita naquilo que tem que ser. Descanse em paz minha amiga Dete!
Arapuá
Arapuá perde um de seus ilustres ex-moradores e Diácono: Alberto Cabral Tranin
Na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro, os moradores do Distrito de Arapuá/MS e a família Trannin receberam com profunda tristeza a notícia do falecimento de Alberto Cabral Tranin, aos 85 anos, ocorrido em Londrina (PR), onde residia atualmente. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Alberto é irmão de Altair Trannin e construiu sua família em Arapuá ao lado da esposa Eurides, deixando os filhos Carlos, Roberto, Zeca e Elizabeth. O sepultamento ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (05), no Cemitério Parque Alamedas, em Londrina/PR.
História e legado em Arapuá
Diácono da Diocese de Três Lagoas, Alberto Cabral Tranin realizou inúmeras celebrações religiosas, com atuação marcante no Distrito de Arapuá, especialmente nas Capelas São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, onde deixou um legado de fé, dedicação e compromisso com a ação evangelizadora e missionária.
Morador do distrito por muitos anos, Alberto construiu fortes laços de amizade e participou ativamente da história local, com presença no centro rural, no esporte, por meio da Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá (SERA), na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, além de diversos eventos comunitários.
Nós, do ArapuáNews, agradecemos por sua contribuição à história do distrito e pelo aprendizado deixado à população. Que descanse ao lado do Pai. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Nota de pesar da Diocese de Três Lagoas/MS
“Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E,
aos que a certeza da morte entristece, a promessa da
imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós,
a vida não é tirada, mas transformada.”
A Diocese de Três Lagoas manifesta o seu imenso pesar pelo falecimento, aos 85 anos, do Diácono Permanente Alberto Cabral Tranin, ocorrido no dia 5 de janeiro, em Londrina/PR.
O Diác. Alberto Tranin exerceu seu ministério com grande afinco e dedicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Três Lagoas, especialmente no Distrito de Arapuá, onde residiu por muitos anos, com enorme empenho na ação evangelizadora e missionária, tendo retornado para Londrina em 2014.
Enfim, expressamos nossa dor, mas também nossas preces, de maneira especial aos seus familiares e à comunidade do Distrito de Arapuá (Capelas São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Aparecida de Serraria), hoje pertencente à Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, que acompanhou a vida deste nosso irmão. Somos agradecidos a Deus pelo dom da vida e do ministério do Diácono Alberto Tranin, na firme esperança da Vida Eterna conquistada por Cristo Crucificado-Ressuscitado.
Três Lagoas, 6 de janeiro de 2026.
Dom Luiz Gonçalves Knupp
Bispo Diocesano de Três Lagoas
Diác. Roberto Rabelati
Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Carta ao meu pai
(Texto na íntegra, assinado por Zeca Tranin – 05/01/26)
Vivo um momento embaraçoso. O de receber a notícia que não te tenho mais fisicamente. São várias lembranças de momentos que passamos juntos, suas artes e sua risada “sacana”, disfarçada. Mas quero agradecer a Deus pelo pai que o senhor foi para mim, pelo amigo, pelos exemplos de homem e tantas outras qualidades.
O senhor foi exemplo de fé, de religiosidade, de amor e de temência a Ele. O senhor me passou o DNA para escrever textos e poesias, e isso me oportunizou homenagear pessoas e lugares, mas nunca havia pensado ou me preparado para homenageá-lo por sua partida.
Pela fé, creio que o senhor já está no reino celestial. Pela sua virtude humana, tenho certeza disso. O senhor batalhou muito, criou seus filhos, evangelizou pela sua vocação diaconal, fez muitos amigos e deixou sua marca. Foi o companheiro fiel de minha mãe por 65 anos — e esse número não é para qualquer um.
Guardarei para sempre todas as lembranças que tenho do senhor em Arapuá. Foi lá que tive minha formação humana, onde recebi inúmeros exemplos seus.
Sei que às vezes vou chorar, mas será sempre de saudade. Siga em paz, meu pai. Aqui cuidaremos de sua esposa amada e seguiremos nossa jornada juntos. Nunca deixe de olhar por nós. Obrigado, meu pai. Tenho muito orgulho do senhor.
Arapuá
Casamento de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé é celebrado em Arapuá
Na tarde do dia 22 de novembro, a Rua Carlos Alberto, no Distrito de Arapuá/MS, foi palco de um momento especial: o casamento civil de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé.
A cerimônia, marcada pela simplicidade e emoção, reuniu amigos, familiares e pessoas queridas que fizeram questão de prestigiar a união do casal. Entre sorrisos, abraços e registros fotográficos, o clima era de felicidade e celebração.
Que esta nova etapa da vida de vocês seja repleta de união, respeito e companheirismo. Que cada dia juntos fortaleça ainda mais o amor que os trouxe até aqui, e que os desafios da caminhada sejam sempre superados com sabedoria, paciência e parceria.
Que a felicidade celebrada neste momento especial se renove diariamente no lar que estão construindo.
Desejo a vocês uma vida inteira de paz, harmonia e muitas conquistas.
Parabéns pelo casamento e que Deus abençoe esta união! 💍✨
O ArapuáNews acompanhou o evento e registrou cada detalhe desse dia inesquecível.
Confira abaixo as fotos desse momento tão especial.
-
Esportes6 dias atrásInternacional vence Gre-Nal de virada e mantém liderança no Gauchão
-
Esportes6 dias atrásFluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
-
Mato Grosso do Sul5 dias atrásFim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
-
Esportes6 dias atrásEndrick brilha com hat-trick e Lyon goleia Metz por 5 a 2 no Campeonato Francês


























































