TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Orçamento Municipal de Três Lagoas para 2025 é aprovado em segundo turno

Publicado em

A Lei Orçamentária Anual (LOA), que “estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências” foi aprovada em segundo turno de votação, na manhã desta terça-feira (3).

O projeto estima um orçamento recorde para o próximo ano, prevendo arrecadação e despesas de R$ 1,4 bilhão.

A LOA foi aprovada com duas emendas modificativas e uma supressiva.

A análise da LOA tem que ser exclusiva e ocorre em duas sessões.

Em mensagem ao Legislativo, documento que acompanha o PL, o prefeito Ângelo Guerreiro informou dados sobre a arrecadação e gastos realizados até agosto deste ano e avaliou que o município deverá “encerrar o exercício com superávit financeiro”.

“O resultado dessa boa situação econômica e financeira se traduz em uma administração eficiente que vem conseguindo ampliar a oferta de serviços públicos, principalmente de saúde e educação, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma o documento.

Outra consideração feita na mensagem é que a prefeitura elaborou a lei orçamentária contemplando “as dotações necessárias para cumprir os limites constitucionais de no mínimo 25% para educação e mínimo de 15% para a saúde, bem como respeitamos os limites para despesa com pessoal, inferior a 51,3% da despesa com pessoal”.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereadores de Três Lagoas aprovam doação de área para Petrobras e alterações no setor de cultura do município

Published

on

Na 42ª sessão ordinária, realizada em 10 de dezembro, os vereadores de Três Lagoas analisaram um total de 30 projetos de lei, destacando-se a aprovação de quatro propostas enviadas pelo executivo municipal, que tramitaram em regime de urgência. Outros 17 projetos receberam pedidos de vistas, e nove foram encaminhados para análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJR).

Projetos Aprovados na Ordem do Dia

Os quatro projetos de lei aprovados receberam parecer favorável e tratam de temas estratégicos para o município:

  1. Projeto de Lei nº 99/2024
    • Descrição: Autoriza o executivo municipal a doar uma área à Petrobras, vinculando a concessão a encargos e benefícios fiscais. No caso da área a ser doada, trata-se de uma solicitação da empresa, que há 14 anos, tem a construção da fábrica de fertilizantes, no município (tendo inclusive a interrupção da obra).
    • Restrições: A empresa não poderá alienar ou transferir a área sem anuência do poder público, e a contrapartida de R$ 6 milhões deverá ser destinada à construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) ou de um Posto de Saúde.
  2. Projeto de Lei nº 102/2024
    • Descrição: Estabelece o Sistema Municipal de Cultura, incluindo princípios, objetivos, estrutura organizacional e formas de financiamento.
  3. Projeto de Lei nº 103/2024
    • Descrição: Aprova o Plano Municipal de Cultura para o período de 2025 a 2035, incluindo ações e metas para o desenvolvimento cultural.
  4. Projeto de Lei nº 104/2024
    • Descrição: Altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.222/2016, referente à estrutura administrativa do executivo municipal.

Projetos Encaminhados à CCJR

Os seguintes nove projetos serão analisados pela CCJR para emissão de parecer:

  • Projeto de Lei nº 92/2024: Proíbe o uso de arquitetura hostil em espaços públicos urbanos.
  • Projeto de Lei nº 93/2024: Institui a “Semana Municipal de Conscientização e Orientação do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)” no calendário oficial.
  • Projeto de Lei nº 94/2024: Cria diretrizes para aprimoramento da educação especial com “Rodas de Conversa Integradas” para inclusão de estudantes com deficiência.
  • Projeto de Lei nº 95/2024: Regulamenta a divulgação da campanha “Tem Saída”.
  • Projeto de Lei nº 96/2024: Institui a “Semana de Conscientização e Prevenção aos Males Causados pelo Uso Excessivo de Tecnologias por Bebês e Crianças”.

Outros Destaques

  • Pedidos de vistas: 17 projetos foram retirados da pauta para análises mais aprofundadas.
  • Impacto no município: A doação de área para a Petrobras, vinculada à construção de infraestrutura pública, gerou debates sobre benefícios fiscais e contrapartidas, enquanto a aprovação de projetos voltados à cultura reforça a valorização de políticas culturais em Três Lagoas.

A sessão reflete o compromisso do legislativo com demandas sociais, culturais e econômicas, equilibrando incentivos ao setor privado e benefícios à população.

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara Municipal de Três Lagoas recebe medalha de prata por avanço em transparência pública

Published

on

A Câmara Municipal de Três Lagoas (CMTLS) foi certificada com medalha de prata, pelo Radar Nacional de Transparência Pública, após avaliação do seu site e Portal da Transparência. O legislativo municipal foi avaliado pela terceira vez consecutiva e já adquiriu um importante conceito na avaliação feita pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), em parceria com a Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON).

No total, a avaliação criteriosa incluiu mais de sete mil órgãos no Brasil e 164 no Mato Grosso do Sul, entre municipais, estaduais e federais. Em 2023, a Câmara teve um índice de avaliação de 59,21%. Neste ano houve um importante avanço, chegando a 81,69%, subindo no ranking referente a transparência na divulgação de informações institucionais.

Na esfera Legislativo Estadual, a Câmara Municipal de Três Lagoas ficou com o quarto melhor índice de transparência, entre as Câmaras do estado e a Assembleia Legislativa.

Investimentos contínuos na modernização de processos, tecnologia e capacitação do corpo técnico tem contribuído para uma certificação cada vez melhor da CMTLS.

 “Trata-se de uma importante certificação, que reconhece todo empenho de servidores e da Mesa Diretora, na disponibilização e divulgação de informações acessíveis e claras aos munícipes”, destaca o presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia.

O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas em conjunto com a Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon). O levantamento avalia rigorosamente o nível de transparência ativa em portais institucionais de poderes executivos, legislativos e judiciários da União, de estados e municípios, além de órgãos como Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas.

 

No caso, a transparência ativa indica à disponibilização espontânea de informações pelo Estado, sem a necessidade de solicitação e se materializa por meio do Portal da Transparência. Já a transparência passiva, se refere aos pedidos de acesso à informação.

 

Com informações Câmara Municipal de Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana