Mato Grosso do Sul
Operação com 125 policiais prende 20 suspeitos de integrar Máfia do Cigarro
Batizada como Oiketicus, a ação ocorreu nesta quarta-feira (16) em 16 cidades de Mato Grosso do Sul
Operação desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Corregedoria da Polícia Militar prendeu 20 suspeitos de facilitar o contrabando de cigarro no Estado. Batizada como Oiketicus (nome científico do insento apelidado de bicho-cigarreiro), a ação ocorreu nesta quarta-feira (16) em 16 cidades de Mato Grosso do Sul e envolveu 125 policiais militares, além de nove promotores.
Segundo divulgou o Ministério Público do Estado, apenas um dos 20 mandados de prisão preventiva não foi cumprido. Nenhum dos presos teve o nome divulgado.
Segundo o Gaeco, um mandado de prisão temporária e 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na ação. Dentre os policiais militares presos, estão praças e oficiais. Segundo MPE, eles atuam na facilitação do contrabando de cigarros.
Os mandados tiveram como alvo as residências e locais de trabalhos de todos os investigados, distribuídos nos municípios de Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracajú, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Japorã, Guia Lopes, Ponta Porã, Corumbá e no Distrito de Boqueirão, em Jardim.
Após os depoimentos e exame de corpo de delito, todos serão encaminhados ao presídio militar de Campo Grande.
“Oiketicus” faz alusão às lagartas desta espécie que constroem uma estrutura com seda e fragmentos vegetais, com o formato semelhante a um “cigarro” alongado, e serve para a sua proteção. Popularmente, elas são chamadas de bicho-cigarreiro.
Fonte: Campo Grande News
Mato Grosso do Sul
Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS
Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.
Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.
A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.
Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.
A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.
Licenciamento 2026
A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.
Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.
A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.
Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.
“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.
Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando
—
Relacionada:
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia
Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.
“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.
O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.
A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.
Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.
O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.
“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas4 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida











