Mato Grosso do Sul
Nem passado, nem futuro: MS aposta na conexão entre gerações para construir políticas públicas
Durante dois dias de trocas, escuta e construção coletiva, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), realizou o 1º Fórum Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade. O encontro reuniu representantes de 20 municípios sul-mato-grossenses, entre gestores públicos, conselheiros e lideranças locais, no auditório da Secretaria, em Campo Grande, nos dias 8 e 9 de abril.
Promovido pelas subsecretarias de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Juventude, o Fórum se consolidou como um espaço estratégico de formação, articulação e planejamento, com foco na construção de políticas públicas que integrem diferentes gerações e respondam aos desafios do envelhecimento da população.


A programação foi organizada para combinar sensibilização, conteúdo técnico e planejamento prático. No primeiro dia, o foco esteve no alinhamento institucional e conceitual, com apresentações culturais, abertura oficial e painéis sobre cidadania ao longo do ciclo de vida, direitos da juventude, envelhecimento ativo e o papel dos municípios. Também houve momentos de troca de experiências entre gestores, debates sobre interseccionalidade nas políticas públicas e visita técnica ao ônibus de letramento digital do SESI, aproximando teoria e prática.
Já o segundo dia foi voltado à formação técnica e à construção de estratégias, com palestras sobre transformação digital, longevidade, inclusão tecnológica e prevenção a golpes digitais, além de atividades interativas e oficinas de planejamento. Ao final, os participantes elaboraram propostas iniciais para implementação de ações intergeracionais e de letramento digital em seus municípios.
Para além de um evento, o encontro foi marcado por experiências compartilhadas, conexões construídas e um sentimento comum: a urgência de aproximar gerações para fortalecer vínculos e ampliar o acesso a direitos.

“Isso aqui é muito mais que um evento. Isso aqui é um encontro de histórias”, destacou a vice-prefeita de Campo Grande e secretária municipal de Assistência Social, Camilla Nascimento. “Uma sociedade que não escuta seus idosos perde memória. E quando não protege seus jovens, perde o futuro. A intergeracionalidade é essa ponte que garante continuidade, sentido e pertencimento.”

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Larissa Paraguassu, o Fórum representa um movimento concreto diante das transformações demográficas do Estado. “Estamos aqui para pensar respostas mais integradas para um desafio real, que é o envelhecimento populacional. Mais do que debater, este espaço foi pensado para alinhar, construir e formar caminhos estruturados para os municípios, promovendo as relações intergeracionais como estratégia de política pública”, afirmou.
A proposta de integração entre gerações também foi destacada pelo subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, que ressaltou o caráter humano do projeto. “O Conectando Gerações é, antes de tudo, um projeto que nos lembra da nossa humanidade. Ele parte da ideia de que não somos independentes, somos interdependentes. Precisamos uns dos outros. A política pública, no fim, é um instrumento para servir e para aproximar pessoas”, disse.
Essa aproximação foi percebida na prática por quem participou do encontro. A secretária de Assistência Social de Pedro Gomes, Marislaine Targino, destacou a importância da iniciativa para fortalecer ações no município.
“Eu amei participar. Era exatamente isso que eu queria conhecer. A gente já desenvolve algumas ações com a população idosa, mas quer aprimorar, e com a juventude ainda temos pouco. Agora queremos levar esses projetos para o nosso município”, afirmou.

O Fórum também evidenciou o papel da tecnologia como aliada e também desafio na promoção da cidadania. O secretário-executivo de Transformação Digital, Robson Duarte de Alencar, chamou atenção para a necessidade de inclusão digital, especialmente entre a população idosa.
“Não basta oferecer serviços digitais se uma parte da população não consegue acessá-los. Muitas vezes não é falta de internet, é medo, é falta de conhecimento. E é aí que iniciativas como o Conectando Gerações fazem a diferença, ao aproximar jovens e pessoas idosas nesse processo de aprendizado”, explicou.
A urgência do tema foi reforçada pela presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Irma Macário, que destacou o envelhecimento acelerado da população brasileira.
“Esse momento é urgente. Estamos envelhecendo rapidamente e precisamos criar essas conexões agora. As pessoas idosas têm uma potência enorme de conhecimento e experiência, e essa troca com a juventude é fundamental”, pontuou.
Na mesma linha, a presidente do Conselho Estadual da Juventude, Isabela Nantes, definiu o projeto como “uma poesia em forma de política pública”, ressaltando a sensibilidade de aproximar gerações que, muitas vezes, não ocupam os mesmos espaços.

Participaram do encontro representantes de Campo Grande, Ponta Porã, Rio Brilhante, Paranhos, Corumbá, Três Lagoas, Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Fátima do Sul, Iguatemi, Ribas do Rio Pardo, Maracaju, Terenos, Pedro Gomes, Jaraguari, Rochedo, Chapadão do Sul, Jardim e Laguna Carapã.
Ao final dos dois dias, o Fórum deixou como resultado o fortalecimento da articulação entre Estado e municípios, a qualificação técnica de gestores e o avanço no planejamento de ações intergeracionais nos territórios.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Patrulheiros do Detran de Aquidauana passam por capacitação para intervenção em crises de saúde mental
os agentes de trânsito nas ruas e rodovias de Mato Grosso do Sul tem se tornado cada vez mais complexo e voltado ao bem-estar integral do cidadão. Diante de um cenário em que as abordagens diárias muitas vezes revelam motoristas enfrentando severo sofrimento emocional, quatro patrulheiros da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS de Aquidauana participaram de um treinamento essencial para a realidade atual: o 5º Estágio de Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas (PRIC).
Promovido em Aquidauana, o curso é coordenado pelo 1° Tenente do Corpo de Bombeiros Max Sousa Tosta e ministrado por militares do Corpo de Bombeiros de MS. O objetivo principal é capacitar os profissionais de primeira resposta para atuarem de forma técnica, segura e humanizada em situações críticas relacionadas à saúde mental, reduzindo os riscos para a vítima, familiares e para a própria equipe. Do Detran-MS, integram o treinamento os servidores Adriana da Silva de Oliveira Elias, João Antônio Ferreira Guedes, Michelle Escolhant Fanaia e Tony Luiz Lemos da Silva.
Ao longo do período teórico, os patrulheiros aprofundaram conhecimentos em tópicos que vão desde o reconhecimento de transtornos mentais frequentes e sinais de crise até aspectos legais, éticos e de direitos humanos, englobando também comunicação em saúde mental e contenção física e mecânica. O Tenente Max Sousa Tosta ressalta que “essa capacitação vem sendo realizada periodicamente em diferentes municípios do Estado em razão do aumento da demanda por ocorrências dessa natureza, tornando indispensável a padronização dos procedimentos para que o primeiro interventor saiba exatamente como agir”.

Prática nas vias públicas
A necessidade de preparar os patrulheiros para esses cenários se reflete no cotidiano das operações de segurança viária. Tony Luiz Lemos da Silva, veterano com 18 anos de carreira no Detran-MS e prestes a completar dois anos nas atividades operacionais de policiamento e fiscalização de trânsito, relata que as equipes frequentemente se deparam com condutores que demonstram fragilidade emocional durante as abordagens. Recentemente, durante uma Operação Lei Seca, a equipe abordou um motorista que, além dos indícios de embriaguez, apresentava choro constante, falas desconexas e desorientação. Mesmo após a realização dos procedimentos administrativos previstos na legislação, com respeito e preservação da dignidade, a preocupação continuou. Dias depois, quando o cidadão compareceu ao órgão para regularizar o veículo e ainda demonstrava intenso sofrimento, os agentes adotaram uma postura humanizada, acolhendo o motorista, acionando um familiar para prestar apoio e orientando sobre a importância de buscar atendimento especializado.
Essa vivência real reforça que o trabalho nas ruas vai muito além da fiscalização, pois lida diretamente com vidas que podem estar passando por momentos extremos. Segundo Tony Luiz, participar deste curso “foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito técnico quanto humano, pois fortalece a capacidade de acolhimento e a tomada de decisão rápida por meio da escuta ativa e do manejo adequado de crises, integrando de maneira eficiente os diversos órgãos envolvidos”.
O treinamento em Aquidauana se destaca justamente por esse caráter integrado e cooperativo, reunindo forças de segurança, salvamento e saúde mental que incluem o Corpo de Bombeiros Militar de diferentes municípios, o SAMU de Aquidauana e Terenos, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, o 7º Batalhão da Polícia Militar, o DEMUTRAN, a Cruz Vermelha, o CAPS, o Centro de Acolhimento, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de psicólogos, enfermeiros locais e até um acadêmico de medicina da Universidade Sudamericana do Paraguai.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Samya Carvalho e Prefeitura de Aquidauana
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Funtrab e unidades da Capital terão atendimento até às 13 horas nesta sexta-feira
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, em Campo Grande, informa que nesta sexta-feira (12), o atendimento ao público será realizado excepcionalmente até às 13 horas.
A alteração também se aplica às unidades de atendimento da Capital (Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês) e ocorre em razão da realização de treinamento interno das equipes.
Os atendimentos serão retomados normalmente nesta segunda-feira (15).
A Funtrab agradece a compreensão de todos.
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas3 dias atrásEm Três Lagoas| Arraiá da Escola Olinto Mancini promete noite de tradição, cultura e diversão nesta quarta-feira (10)
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Homem e mulher são mortos a tiros na Vila São João
-
Três Lagoas3 dias atrásToninha Campos completa 70 anos: Comunicação e dedicação a Três Lagoas
-
Três Lagoas3 dias atrásMisto apresenta elenco, comissão técnica e novos uniformes para a disputa da Série B do Estadual