TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Meio Ambiente: MS é referência na destinação correta de embalagens de defensivos

Publicado em

Mato Grosso do Sul destinou corretamente quatro mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas em 2022, um recorde histórico, segundo informou o coordenador do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), o engenheiro agrônomo Hamilton Rondon Flandoli. Ele usou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (6) para abordar o tema “Logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas”.

O engenheiro foi convidado pelo deputado Renato Câmara (MDB), como parte da comemoração à Semana Estadual do Meio Ambiente, instituída pela Lei 4.041 de 2011. O parlamentar é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). “É um tema relevante para preservação ambiental, saúde pública e sustentabilidade agrícola. Vamos disseminar informações para que cresçam a conscientização sobre práticas sustentáveis e a cooperação entre instituições e órgãos responsáveis pela gestão ambiental e agrícola”, destacou o deputado.

Todo produtor rural que faz uso de defensivos agrícolas tem a obrigação de devolver as embalagens vazias nas unidades do Sistema Campo Limpo, como é chamado o Programa de Logística Reversa. O volume recebido é encaminhado para reciclagem e pode voltar à indústria em forma de novos galões plásticos. Conforme a legislação, entregar as embalagens para terceiros ou mantê-las na propriedade após o período de um ano da data que consta da nota fiscal de venda é crime e gera multa.

De acordo com Hamilton, a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos visa diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. “Durante vários anos, o Poder Público trabalha em conjunto com a iniciativa privada para o destino final das embalagens. As parcerias estabelecidas permitiram a implantação das unidades de recebimento de embalagens, que não são mais abandonadas na lavoura, estradas ou às margens de mananciais d’água”, disse.

Segundo ele, quando teve início o Sistema Campo Limpo, Mato Grosso do Sul recolheu 300 toneladas de embalagens. “O Estado é um destaque nacional em recolhimento e destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No ano passado foram quatro mil toneladas e, com certeza, em 2023 esse número será superior. 92% do que vai para o campo é de forma ambientalmente correta”, afirmou o engenheiro.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Agenda: Sessões plenárias e CCJR estão previstas para nova semana

Published

on

By

Carregando conteúdo…

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Projeto altera Estatuto dos Servidores do Poder Judiciário e amplia inclusão

Published

on

By

Carregando conteúdo…

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana