Mato Grosso do Sul
IPVA: descontos são mantidos, e veículos movidos a GNV ficam isentos; saiba tudo sobre o imposto
Serão lançados 880.446 carnês no início de dezembro para os proprietários de veículos do MS
Os contribuintes sul-mato-grossenses proprietários de veículos automotores vão continuar contando com condições especiais para ficar em dia com o IPVA em 2024. Isso porque o governador Eduardo Riedel publicou decreto nº 16.325, de 27 de novembro de 2023, que mantém os descontos praticados este ano. Contudo há três importantes alterações de isenção, facilidade de pagamento e benefícios para os frotistas, que foram incluídos na legislação estadual.
Os automóveis ou veículos de passeio – além dos tradicionais 15% de desconto para pagamento à vista – terão a alíquota do IPVA mantida em 3% – redução de 40%, haja vista os 5% previsto em Lei. Para caminhão, ônibus e micro-ônibus a alíquota permanece 1,5%, com redução de 50% na cobrança.
Outra redução mantida é para os motorhomes: alíquota de 1,5% (redução de 50%). Já para as motocicletas a alíquota continua em 2%. Os automóveis com capacidade de até oito pessoas, excluído o condutor, que utilizem motores acionados a óleo diesel, a alíquota é de 4,5% (redução de 25%).
As novidades do IPVA 2024 ficam por conta da isenção dos veículos movidos a GNV, possibilidade de pagar a 1ª parcela ou a cota única por meio do PIX e para os frotistas que receberam o benefício da redução de base de cálculo em 2023, os quais não precisarão solicitar a redução para 2024, pois ela será concedida automaticamente, desde que cumpra os requisitos exigidos pela Sefaz-MS.
“Esse ano, a pedido do governador Eduardo Riedel, os contribuintes terão a facilidade do pagamento via PIX. Também a concessão do benefício fiscal de isenção do tributo para os veículos movidos a GNV. O gás natural é um combustível de queima limpa, com menor geração de gás carbônico (CO₂), fato que contribui para a melhoria da qualidade do ar. É o Governo de Mato Grosso do Sul trabalhando para reverter tributos em prol de um MS mais próspero, inclusivo, verde e digital”, afirmou o secretário estadual de Fazenda, Flavio Cesar.
IPVA
O IPVA é a segunda fonte de arrecadação mais importante do Governo do Estado, ficando atrás somente do ICMS. O valor arrecadado é dividido em 50% com os municípios e é aplicado conforme o planejamento financeiro, que vai de pagamento de servidores até políticas públicas como educação, saúde, segurança pública, entre outros.
O valor do tributo é apurado com a aplicação do percentual sobre o valor de mercado do veículo, constante da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Para o pagamento à vista do IPVA 2024 continua o desconto de 15%, até o dia 31 de janeiro.
Outra opção é o pagamento em cinco parcelas, sendo 1ª Parcela – 31/01/2024, 2ª Parcela – 29/02/2024, 3ª Parcela – 27/03/2024, 4ª Parcela – 30/04/2024 e 5ª Parcela – 29/05/2024. A Sefaz informa que para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.
Vale destacar que os proprietários que adquiriram veículos nos meses de novembro e dezembro de 2023 podem não receber os boletos até dezembro. Nesse caso será feita uma nova remessa no início de janeiro de 2024.
Diana Gaúna, Sefaz
Foto: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Ceasa de MS chega aos 46 anos conectando produtores e comerciantes, impulsionando a economia local
Há 46 anos, a Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) é o coração do abastecimento em Mato Grosso do Sul, conectando produtores, comerciantes e consumidores em uma rede que movimenta a economia, impulsiona o desenvolvimento regional e leva qualidade à mesa de milhares de famílias.
A que marcou mais de quatro décadas e meia de sua operacionalização foi comemorada ontem (18), com o entreposto celebrando resultados expressivos que comprovam sua relevância na dinâmica econômica do Estado.
De janeiro a setembro de 2025, a Ceasa comercializou 176,5 mil toneladas de produtos, um aumento de 8,93% em relação ao mesmo período de 2024. A crescente participação sul-mato-grossense no volume de hortifrutigranjeiros comercializados chama atenção ano após ano.
Mato Grosso do Sul é o segundo maior fornecedor de frutas, verduras, ovos e legumes para a Ceasa, com 25 mil toneladas no período – um crescimento de 19,29% frente a 2024. O Estado fica atrás apenas de São Paulo, responsável por 44,4 mil toneladas enviadas ao entreposto.
Entre os municípios que mais contribuíram com mercadorias de origem 100% sul-mato-grossense estão Terenos (6,8 mil toneladas), Sidrolândia (5,8 mil toneladas) e Campo Grande (2,5 mil toneladas). A mandioca segue como o produto regional mais comercializado, com 4,3 mil toneladas, seguida da laranja (4,2 mil toneladas) e do ovo (3,6 mil toneladas).
Produtos importados também ganham espaço
Além de dinamizar a produção nacional, a Ceasa também recebe itens vindos do exterior. Entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 1,2 mil toneladas de hortifrutigranjeiros importados – um aumento de 92,83% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Argentina lidera o envio de mercadorias, com 624,4 toneladas de alho, cebola, maçã e pera. Na sequência aparece o Chile, responsável por 240,6 toneladas de cereja, kiwi e maçã, seguido pelo Uruguai, com 93,8 toneladas de frutas como pera e tangerina.
A Ceasa-MS chega aos 46 anos com um olhar voltado para o futuro, planejando melhorias que tornem o entreposto cada vez mais sustentável, moderno e eficiente.
Nos próximos meses, a instituição vai substituir a energia elétrica por energia solar nos pavilhões da sede administrativa, na Central de Gestão de Resíduos (CGR) e no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF).
Também está em fase de licitação a contratação de empresa para a reestruturação funcional de 5.020,26 m² de pavimento e drenagem superficial na pista de rolamento. Paralelamente, a Ceasa negocia com a concessionária de saneamento a modernização do sistema de abastecimento de água das Centrais.
Outro avanço em destaque é o MS Nutri, projeto de combate ao desperdício de alimentos, que conta com apoio de parceiros estratégicos e tem potencial para beneficiar centenas de famílias em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso do Sul.
Para o diretor-presidente da Ceasa-MS, Daniel Mamédio, os 46 anos da instituição representam mais do que uma data comemorativa: simbolizam um compromisso contínuo com o desenvolvimento do Estado.
“Chegar a este marco com tantos resultados positivos reforça nossa responsabilidade de inovar, modernizar e ampliar oportunidades para toda a cadeia produtiva. Nosso objetivo é seguir sendo referência em abastecimento e impacto social para Mato Grosso do Sul”, afirma Mamédio.
Comunicação Ceasa-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Contribuintes de Mato Grosso do Sul já podem emitir boleto do IPVA 2026 pelo Portal E-Fazenda
Pagamento à vista até o dia 5 de janeiro garante ao contribuinte o desconto de 15%
Os contribuintes de Mato Grosso do Sul já podem consultar e emitir o boleto para pagamento do IPVA 2026 diretamente pelo Portal E-Fazenda, plataforma oficial de serviços digitais da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MS). A funcionalidade, disponibilizada nesta semana, reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização dos serviços públicos e a ampliação dos canais digitais de atendimento ao cidadão.
O acesso ao documento é feito pelo endereço eservicos.sefaz.ms.gov.br, mediante autenticação com a conta Gov.br, utilizando certificação digital. O procedimento garante segurança na identificação do contribuinte, proteção dos dados pessoais e maior confiabilidade no acesso às informações tributárias vinculadas ao veículo.
A emissão antecipada permite que os proprietários se organizem com mais tranquilidade, avaliando a melhor forma de pagamento, seja à vista, com desconto expressivo, ou pelo parcelamento nas condições estabelecidas para o exercício de 2026.
O Governo do Estado manteve o desconto de 15%, o segundo maior do país, para quem optar pela quitação integral do imposto, fortalecendo a política de incentivo ao bom pagador e contribuindo para um ambiente fiscal mais equilibrado e previsível. Para os contribuintes que preferirem parcelar, as datas de vencimento foram definidas para:
- 30 de janeiro
- 27 de fevereiro
- 31 de março
- 30 de abril
- 29 de maio de 2026
O valor mínimo das parcelas é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos. Os boletos físicos serão encaminhados via Correios a partir de 2 de dezembro, como forma complementar de acesso ao documento.
Passo a passo para emissão do boleto
Para emitir o boleto, o contribuinte deve:
- acessar eservicos.sefaz.ms.gov.br;
– - clicar em ‘Entrar com Gov.br’ e autenticar-se com certificação digital;
– - realizar ou atualizar o cadastro no E-Fazenda;
– - selecionar o ícone ‘IPVA – CIDADÃO’;
– - conferir os débitos exibidos automaticamente pelo sistema;
– - selecionar os valores que deseja pagar ou clicar em ‘Gerar próxima parcela’;
– - em caso de pagamento à vista, escolher ‘Cota Única’ e selecionar ‘Emitir DAEMS’;
– - finalizar a operação e emitir o documento.
Comunicação Sefaz
Fonte: Governo MS
-
Policial7 dias atrásEm Três Lagoas| Médico é preso em flagrante após assediar estagiária dentro de posto de saúde no bairro Parque São Carlos
-
Assembléia Legislativa MS5 dias atrásNovembro Azul – A importância da prevenção ao câncer de próstata
-
Assembléia Legislativa MS6 dias atrásAgenda: Destaque da semana é lançamento do cronograma de emendas parlamentares 2026 A agenda também conta com a realização de sessões solenes e audiência pública
-
Trânsito7 dias atrásColisão entre duas carretas deixa motorista ferido na MS-112 entre Três Lagoas e Inocência


