Garcias
Incêndio no Distrito de Garcias é controlado, e atinge 60 hectares

Há pouco mais de duas horas, equipes de brigadistas concluiriam o serviço de rescaldo do incêndio que atingiu cerca de 60 hectares na região do Distrito de Garcias, incluindo áreas de cerrado, reservas e de eucaliptos.
O incêndio começou por volta do meio dia e a área atingida pertence à Eldorado, na divisa com a Lacan.
Por Fatos Regionais
Garcias
Prefeitura constrói ponte na Estrada do Bananal na região de Garcias

A Prefeitura, por meio do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), concluiu a construção de uma nova ponte na Estrada TL-27. A obra foi necessária após fortes chuvas em dezembro de 2024 causarem uma grande erosão no local, a antiga passagem contava com duas linhas de tubos de 80 cm de diâmetro, deixando um buraco de aproximadamente 6 metros de comprimento por 3 metros de profundidade.
A ponte, localizada em uma estrada vicinal, é essencial para o acesso a diversas propriedades rurais da região. Com as melhorias, o tráfego na área se tornou mais seguro para motoristas e produtores que utilizam a via diariamente.
Segundo o diretor Marcos Dantas, esta é a 20ª ponte construída pela equipe, começamos em 27 de fevereiro e finalizamos em 7 de março. “Estamos orgulhosos de levar desenvolvimento à zona rural, a ponte de madeira com 4,5 metros de largura, 2 metros de altura e 6 metros de comprimento, com madeiramento adequado e barreiras laterais para garantir mais segurança”, afirmou.
Arapuá
USF realiza ação Novembro Azul para homens nesta quinta (28) em Arapuá, e (29) em Garcias
Acontece nesta tarde de quinta-feira (28) de novembro na Unidade USF Altair Cabral Trannin no Distrito de Arapuá, uma programação volta ao homem de Arapuá e região, o Novembro Azul.
O evento se inicia as 14 horas, com atendimento médico e odontológico, solicitação de exames quando necessário, teste rápido (HIV, Sifilis, Hepatite B e C, pedidos de exames de rotina, atualização da carteira de vacina e lanche da tarde especial.
No evento acontecerá sorteios de brindes: Furadeira alto impacto, Aparador (cabelo, barba, bigode), jogo para churrasco, arco de serra, garrafa térmica, copo stanley, kit de ferramentas, caixa para armazenar ferramentas e garrafa de água.
Na sexta-feira (29), e a vez do Distrito de Garcias receber a ação, as 7h no Posto de Saúde de Garcias, com os mesmos atendimentos citados acima e com café da manhã especial.
Sorteios de brindes: Furadeira alto impacto, Aparador (cabelo, barba, bigode), jogo de facas com kit multiuso, arco de serra, garrafa térmica, lanternas, kit de ferramentas, caixa para armazenar ferramentas e garrafa de água.
Segundo o coordenador da USF, Giovani de Souza Bareli, o objetivo do evento é trazer o homem do campo ao encontro da saúde, prevenindo doenças, quebrando tabus, provendo uma melhora na qualidade de vida. Você homem é nosso convidado especial, venha até as unidades para participar deste evento, pois cuidar da saúde também é coisa de homem!”.
Dados estatísticos
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, estima-se que entre 2023 e 2025, haja cerca de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no país.
Dados sobre o câncer de próstata no Brasil |
|
Incidência |
O câncer de próstata corresponde a 29% dos casos de câncer em homens. |
Detecção |
O exame de toque retal é a forma de detectar o câncer de próstata. |
Sinais e sintomas |
Dificuldade para urinar, demora para iniciar ou finalizar o jato, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes, presença de sangue na urina. |
Fatores de risco |
Idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. |
A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.
Em Mato Grosso do Sul estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes. Por isso, a importância de realizar consulta de rotina em uma unidade de saúde.
Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.
Novembro Azul
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
-
Trânsito5 dias atrás
Mulher morre em acidente de moto ao desviar de ciclista em Três Lagoas
-
Eldorado5 dias atrás
Eldorado Brasil está com mais de 50 vagas de emprego abertas para ajudante florestal em Selvíria e Inocência
-
Campo Grande5 dias atrás
Para celebrar Dia da Pipoca, Cinemark faz promoção ‘Traga seu Balde’ com valor único de R$ 19
-
Policial6 dias atrás
Tático Ostensivo Rodoviário prende traficante de MS em rodovia de Presidente Bernardes/SP