TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Garcias

Distrito de Garcias recebe nova unidade de saúde

Publicado em

O prefeito Ângelo Chaves Guerreiro esteve na manhã chuvosa do sábado (27) de junho no Distrito de Garcias, distante há setenta quilômetros do Município de Três Lagoas, onde inaugurou a nova unidade de saúde do Distrito.

O evento aconteceu às 9h na Antiga Escola Municipal de Garcias, local onde foi implantado o novo posto de saúde, já que o antigo prédio com mais de vinte e cinco anos, não tinha mais condições de uso, antes do evento o prefeito esteve visitando as antigas instalações do posto.

Nesse novo momento da pandemia do novo Coronavírus, o evento contou com algumas pessoas devido ao distanciamento social, junto com o prefeito Angelo Guerreiro, estiveram o vice-prefeito Paulo Salomão, a Secretaria de Saúde Angelina Zuque, o Secretário de infraestrutura, transporte e trânsito Adriano Kawahata, Coordenadora da UBS Arapuá/Garcias Karen Priscila Martins, da Agente de Saúde Lenir Pereira da Silva, Coordenador de Manutenção Joaquim e Coordenador Geral do Distrito Toti e demais funcionários do Distrito.

A nova unidade terá 4 repartições climatizadas, com instalações de ar condicionados, novos móveis, tendo assim um melhor conforto aos pacientes do Distrito.

O prefeito Angelo  Guerreiro parabenizou a população do Distrito pela nova unidade de saúde. “Nós temos feito as devidas atenções em diversas unidades de saúde dos bairros de Três Lagoas, não seria diferente com o Distrito de Garcias, esse é um momento de muita satisfação, esse novo local vai oferecer melhores condições aos pacientes e profissionais, com mais dignidade a todos. No dia 6 de julho estaremos entregando a última farmácia que nós havíamos feito esse compromisso com a população, especialmente aos idosos, quando investimos na saúde pública, estamos cuidando de pessoas, nosso Município de Três Lagoas é campeão em investimento na saúde publica voltada a nossa população, parabéns Garcias por hoje está recebendo um local mais aconchegante e adequados para todos”.

O Vice-Prefeito Paulo Salomão, pontuou que a nova unidade trará mais humanização e condições aos profissionais. “Estamos aqui para contemplar mais uma obra da saúde, trazendo muita humanização e condições para os profissionais de saúde exercer sua função na zona rural.  É por essa população rural assim como Garcias que faz parte de Três Lagoas, que a gestão Angelo Guerreiro trabalha”.

A Secretaria de Saúde Angelina Zuque, agradeceu ao prefeito Guerreiro. “Com essas melhorias a unidade vai estar ajudando nossos profissionais de saúde, a fazer um atendimento digno num ambiente adequado, atendendo com mais conforto a população que estará procurando esse atendimento, nosso agradecimento ao prefeito e aos profissionais que trabalham nessa unidade da saúde”.

Coordenadora da UBS Arapuá/Garcias Karen Priscila Martins, enalteceu a gestão voltada a população rural. “Quero aqui em nome da população do Distrito de Garcias agradecer mais uma vez a gestão do prefeito Angelo Guerreiro e nossa Secretaria de Saúde Angelina Zuque, aqui nessa nova unidade, poderemos fazer atendimento ginecológicos, consultas, vacinações e todos atendimentos que uma unidade de saúde oferece com mais confortos. A população rural não está sendo esquecida por esta gestão, parabéns a todos.

A NOVA UNIDADE

Os pacientes serão atendimentos pelo Médico Clinico Geral Dr.  Marcos Vinicius Bruzadim como vinha acontecendo na antiga unidade.

Na sexta-feira (03) de julho, às novas instalações já serão utilizadas pela população e os atendimentos já ocorreram no novo local, já que ainda falta alguns detalhes como instalação de novos aparelhos e ar condicionado.

A nova unidade contará com quatro salas, recepção, triagem, avaliação de enfermagem, sala de procedimentos e consultório médico.

Comentários Facebook

Arapuá

O lado invisível da celulose| Esvaziamento populacional e apagamento cultural em Arapuá e Garcias

Published

on

Entre 2000 e 2020, enquanto o setor de celulose impulsionava a economia regional, os distritos de Arapuá e Garcias seguiam no caminho inverso, enfrentando um rápido encolhimento populacional. Dados do IBGE e projeções demográficas revelam que a população de Arapuá caiu 17% (de 1.911 para 1.586 habitantes), enquanto Garcias registrou uma queda de 15% (de 2.301 para 1.967 moradores).

​Uma pesquisa conduzida pela geógrafa francesa Marine Dubos-Raoul, professora convidada da UFMS, revela que esse impacto vai além da economia: trata-se do esfacelamento da vida comunitária.

Escola desativada em Garcias

​De Vilas Vivas a “Cidades Desertas”

​A partir de dezenas de entrevistas com moradores, a pesquisadora documentou a perda das tradições que uniam a população. Tradicionais bailes, quermesses, campeonatos de futebol e festas religiosas desapareceram à medida que as famílias deixavam a zona rural.

“Tem dias que você passa lá e parece uma cidade deserta”, relata um morador. Outro relembra que os bailes que duravam até o amanhecer deram lugar a ruas totalmente vazias antes mesmo da meia-noite.

​A mudança na paisagem também foi radical. Entrevistados relatam que antigas sedes de fazendas, que antes abrigavam dezenas de famílias de trabalhadores, foram demolidas. Tratores abriram grandes valas para enterrar as estruturas das antigas moradias, abrindo espaço para os extensos monocultivos de eucalipto e apagando vestígios da história local.

​Impactos na Fauna, Flora e o Fim da Escola Local

​O estudo também capturou a percepção dos moradores sobre as alterações no ecossistema:

  • Fauna: Espécies nativas como perdizes, jaós e anus tornaram-se raras. Em contrapartida, tucanos, araras, papagaios e macacos passaram a invadir os quintais das casas, provavelmente atraídos pela busca por alimento.
  • Flora: Frutos tradicionais do Cerrado, como a guavira, o pequi e o marolo, tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar. (Os autores ressaltam que esses relatos refletem a percepção dos moradores e não estabelecem, isoladamente, uma relação científica de causa e efeito).

​O Símbolo do Abandono

​O marco mais doloroso dessa transição foi o fechamento das instituições locais. A escola, que historicamente funcionava como o principal ponto de encontro e integração dos moradores, viu o número de alunos despencar.

​Em Garcias, a escola foi definitivamente desativada em 2018. Com o encerramento das atividades, o sentimento de comunidade se enfraqueceu ainda mais, e as crianças da região passaram a enfrentar longas e cansativas viagens diárias de ônibus para conseguir estudar no distrito vizinho.

Leia na integra a pesquisa geógrafa francesa Marine Dubos-Raoul, professora convidada da UFMS

02.docx

Por  Campo Grande News

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Árvore caída na BR-262 entre Três Lagoas e Arapuá quase provoca acidente com morador de Garcias

Published

on

Um morador da região do distrito de Garcias passou por um grande susto na noite de segunda-feira (16), ao trafegar pela BR-262, nas proximidades do km 32, trecho entre Três Lagoas e Arapuá. O incidente ocorreu nas imediações do posto Linhão e da travessia da linha férrea.

Segundo relato, uma árvore havia sido cortada e ficou com galhos projetados sobre a faixa lateral da pista. Ao tentar desviar de uma carreta que trafegava com farol alto, o motorista precisou puxar o veículo para o acostamento, momento em que o automóvel foi atingido pelos galhos.

O carro sofreu diversos danos, incluindo quebra do farol, retrovisor avariado, amassados no teto, lateral da porta e danos próximos ao tanque e à lanterna. Apesar do impacto, o condutor não se feriu. Por pouco, o veículo não tombou.

O caso serve de alerta para motoristas que trafegam no período noturno pela rodovia. Foram observados outros galhos espalhados ao longo do trecho entre Três Lagoas e Água Clara, o que aumenta o risco de acidentes.

A situação reforça a necessidade de fiscalização e manutenção preventiva. O pedido é para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes intensifique a poda e a limpeza às margens da rodovia, garantindo mais segurança aos usuários.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana