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AFXT

Família e Escola Afonso Trannin de Arapuá se encontram em 1ª WebReunião

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A tecnologia é a forma que escola, professores e alunos estão tendo para se manterem próximos nesta época de Pandemia do Novo Coronavirus, apelidado de vírus Chinês.

E foi com essa tecnologia que aconteceu neste sábado (15) de agosto, a 1ª WebReunião Família e Escola, um encontro entre pais, estudantes, professores e direção da Escola Afonso Francisco Xavier Trannin, do Distrito de Arapuá-Três Lagoas/MS.

Abrilhantou o momento, a “Palestra motivAÇÃO” a Psicóloga Dra. Almachia Maria Zwarg, que diretamente de Campo Grande, falou sobre as motivações para enfrentar a pandemia com AÇÃO: esforço e dedicação ao estudo e interagiu respondendo a perguntas dos participantes.

A diretora Marcia Mota apresentou informes da escola e a chapa única para a eleição da nova APM (Associação de Pais e Mestres) da escola. Houve ainda, vídeos dos professores, em homenagem ao Dia do Estudante.

Foi um webEncontro bastante interativo, destacaram as coordenadoras Jocilea Trannin e Elaine Martins.

A CRE12 fez o suporte técnico e pedagógico do evento, e, juntamente com a gestão da Escola Estadual Afonso Trannin parabeniza a todos os participantes.

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AFXT

DE CASA| Alunos de Escola de Arapuá ensinam a ter uma “Alimentação Saudável”

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Desde março deste ano, que os alunos das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, não estão tendo aulas presenciais, uma forma de evitar o novo Coronavírus Covid-19.

Mas mesmo assim as aulas são ministradas de forma on-line com o uso da tecnologia, e desta forma a professora Cléia Paschoalim da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin do Distrito de Arapuá-MS, vem ministrando suas aulas de Ciências aos alunos do 5º ano A.

Desta vez o trabalho foi sobre Alimentação Saudável, onde os vídeos dos alunos Lázaro Cassiano e Brenda Vitória foram postados no Youtube, com proposta do uso da tecnologia aliado ao processo de ensino e aprendizagem do estudante, perdendo assim o medo de falar, vencendo a timidez, se expressando diante da câmera, um preparo para o futuro.

Em seu vídeo acompanhado de sua mãe Hélia, Lázaro Cassiano apresenta um cardápio saudável, com arroz, feijão, carne, verduras e legumes. “É importante ressaltar que metade do prato é constituído de verdades e legumes, vinte e cinco por cento de arroz, massas e tubérculos. Outros 25% de carne, queijo, ovos e grãos, explica o aluno. Confira o vídeo abaixo.

Já a aluna Brenda Vitória com ajuda de sua mãe Sueli Tragino, destaca seu prato saudável, onde usou alface, tomate, beterraba, cenoura, carne, arroz e feijão. “Lembrando que 50% do prato, contem verduras e legumes, e 25% de arroz e feijão, mais 25% de carne”, disse Brenda. Veja o vídeo da aluna.

Muito emocionada a professora Cléia Paschoalim deixa seu depoimento como forma de incentivo a outros alunos. “Fico muito feliz, até mesmo emocionada quando vejo o resultado dos trabalhos apresentados. Ver a dedicação do estudante, da família em instruir, incentivar positivamente, colaborar no desenvolvimento das atividades, aliás eles são o nosso braço direito, neste período de aulas remotas. Quero parabenizar a todos neste processo de aprendizagem, estamos fazendo o uso das tecnologias a favor do conhecimento. É notório a dedicação, a pesquisa, o roteiro seguindo conforme as orientações da professora, e o resultado é este, o protagonismo do estudante” explicou a professora da AFXT.

E dessa forma os professores tiveram que readaptar a essa nova realidade, e assim fazer o uso da tecnologia, e continuar ensinando, mesmo de uma forma distante, mas nunca desconectado. Parabéns aos professores, pais e principalmente os alunos, que estão passando por tudo isso, em seus lares, sem poderem estar na escola, seu segundo lar!!! Que Deus abençoe a todos com muita paz e saúde.

O abaixo a postagem do face Facebook/ASociedadeCalaAEscolaFala de um professor que relata o momento atual.

DIÁRIO DA PANDEMIA

Vocês não tem ideia do que estamos passando!Estamos trabalhando em casa e ficamos praticamente o dia todo à disposição de chefes e pais de alunos, bancando internet e fazendo materiais pedagógicos com recursos próprios. I$$o pesou no bolso de muitos… Lembro que na primeira semana uma amiga chorou muito porque exigiram que ela participasse de uma reunião por vídeo e ela não tinha wifi em casa nem dinheiro para colocar pacote de dados extra no celular. Outra não tinha notebook e o filho tinha aula no mesmo horário que a diretora marcou reunião. Estou num grupo de professores no WhatsApp e alguns se organizaram para tentar uma compra coletiva de notebook, para tentar um preço bom e parcelamento, pois muitos não tem condições de comprar. Além disso, ontem li num grupo de professores que algumas escolas particulares suspenderam salários, mas pedem que os professores enviem vídeos/ material com a promessa de reaverem seus empregos quando as aulas voltarem. Isso é trabalho escravo! Mas o que mais dói, além da saudade dos alunos e colegas de trabalho, são insinuações do tipo: “os professores estão em casa e recebendo salário sem trabalhar” ou “vou receber diploma de pedagogia por dar aula para meus filhos?” 😭😭😭😭
*Nome fictícios. Depoimento real.
Facebook/ASociedadeCalaAEscolaFala

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AFXT

Escola de Arapuá entrega nesta sexta (08) e terça (12) kits de alimentação escolar, agendamento é obrigatório

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A APM da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, vem através deste, comunicar que os kits da alimentação escolar serão entregues aos responsáveis pelos alunos regularmente matriculados nesta unidade de ensino, conforme cronograma:

  • Sexta-feira dia 8 de maio das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas
  • Terça-feira dia 12 de maio das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas

E pede aos responsáveis que agende a retirada através do telefone 3557-1010 ou e-mail [email protected]

O uso de máscaras é obrigatório!

No Estado do MS

O Governo do Estado está entregando produtos que iriam para a merenda escolar aos alunos da rede estadual de ensino, incluindo itens da Agricultura Familiar. A estimativa da Secretaria de Educação é de que 210 mil estudantes sejam beneficiados com os alimentos durante a suspensão das aulas presenciais.

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e sua vinculada Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), articularam a separação dos produtos que integram o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em kits.

“A equipe técnica fez um trabalho importante de fracionar esses produtos para que atendam o maior número de famílias possíveis, contribuindo para a subsistência dessas pessoas e garantindo a continuidade da produção da agricultura familiar”, afirma o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck.

A composição dos kits, destacada pelo diretor, foi pensada com base nos cardápios e conforme licitação de cada escola, uma vez que a modalidade de gestão do Governo é Escolarizada e, com isso, a unidade – por intermédio da Associação de Pais e Mestres (APM) – tem autonomia na execução até a prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A base de cálculo, para a definição da quantidade, foi feita com base no período de dois meses, contemplando o recesso escolar, visando atender a agenda pontual de carência nutricional e específica para os estudantes da REE.

“Incluímos nos kits os alimentos da Agricultura Familiar, com a distribuição dos perecíveis, alimentos ‘in natura’ (hortaliças e frutas), entregues com os não perecíveis, sempre observando e respeitando os hábitos alimentares e especificidades culturais das comunidades”, explicou a coordenadora de Alimentação Escolar da SED, Jackeline de Souza, que detalhou os cuidados com a seleção. “Orientamos para o devido cuidado em garantir a qualidade higiênico-sanitária dos gêneros durante a seleção e o armazenamento dos itens, que devem estar acondicionados no kit, de forma a garantir a proteção contra contaminantes”, completou.

Em todo o Estado, as entregas dos kits de alimentação escolar seguirão nesta semana que marca o início do recesso escolar, válido até o próximo dia 18 de maio.

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