TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

AFXT

Família e Escola Afonso Trannin de Arapuá se encontram em 1ª WebReunião

Publicado em

A tecnologia é a forma que escola, professores e alunos estão tendo para se manterem próximos nesta época de Pandemia do Novo Coronavirus, apelidado de vírus Chinês.

E foi com essa tecnologia que aconteceu neste sábado (15) de agosto, a 1ª WebReunião Família e Escola, um encontro entre pais, estudantes, professores e direção da Escola Afonso Francisco Xavier Trannin, do Distrito de Arapuá-Três Lagoas/MS.

Abrilhantou o momento, a “Palestra motivAÇÃO” a Psicóloga Dra. Almachia Maria Zwarg, que diretamente de Campo Grande, falou sobre as motivações para enfrentar a pandemia com AÇÃO: esforço e dedicação ao estudo e interagiu respondendo a perguntas dos participantes.

A diretora Marcia Mota apresentou informes da escola e a chapa única para a eleição da nova APM (Associação de Pais e Mestres) da escola. Houve ainda, vídeos dos professores, em homenagem ao Dia do Estudante.

Foi um webEncontro bastante interativo, destacaram as coordenadoras Jocilea Trannin e Elaine Martins.

A CRE12 fez o suporte técnico e pedagógico do evento, e, juntamente com a gestão da Escola Estadual Afonso Trannin parabeniza a todos os participantes.

Comentários Facebook

AFXT

14º Momento Cultural da Escola Afonso Trannin  destaca a cultura afro brasileira

Published

on

O 14º Momento Cultural da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, no Distrito de Arapuá/MS,  é uma celebração rica e diversificada, com o objetivo de destacar a importância da cultura afro-brasileira e seu impacto na formação da identidade nacional. Contou ainda com a visita do Prefeito de Três Lagoas Dr. Cassiano Maia, que cumprimentou e parabenizou os alunos e professores envolvidos no projeto.

O evento reúne uma série de atividades que envolvem apresentações artísticas, exposições e reflexões sobre as contribuições dos afrodescendentes para o Brasil. Aqui estão os principais destaques do evento:

  1. Poema “Consciência Negra” de Nair Lúcia de Brito – Recitado pela estudante Vitória Andrade, com foco na luta contra o racismo e a promoção da igualdade social.
  2. Músicas e Danças:
    • Samba de Arerê – Apresentação de alunos do 4º ano, ensaiados pela professora Iara.
    • Capoeira – Performance com a música “Lá Lauê”, realizada por Luiz Henrique e Eduardo Henrique.
    • Maculelê – Dança afro-brasileira de resistência cultural, com Miguel e Emanuely.
    • Coreografia “Amarelo, azul e branco” – Alunos do 6º e 8º anos, com músicas de Ana Vitória e Rita Lee.
    • Coral com a música “Ouro Marrom” – Apresentação do 6º ano.
  3. Poemas e Teatro:
    • Coração do Pantanal – Poema vencedor da Bienal Pantanal, com composição de Estefany Cristina Costa Vitório.
    • Teatro Cantado “Cota Não é Esmola” – Abordagem crítica sobre desigualdade social, realizado pelos alunos do 7º ano.
  4. Exposição de Cartazes e Artesanato:
    • Cartazes sobre Cultura Afro-Brasileira – Feitos pelos alunos do 1º e 2º ano A, com temas como culinária, religião e música afro-brasileira.
    • Exposição de Máscaras e Artesanato – Produzidos pelos alunos sob a orientação dos professores Sidinea, José Ricardo e Gabriela.
  5. Exposição dos Estudantes do Ensino Médio Técnico Profissional:
    • Infográficos sobre a representatividade negra no Brasil, com temas como a redução da presença de negros em cargos hierárquicos e o afroempreendedorismo.
  6. Salas Temáticas:
    • Ciência em Tom de Resistência – Exposição sobre cientistas negros e suas contribuições.
    • Sala de Jogos sobre Personalidades – Valorização do protagonismo negro.
    • Diversidade Religiosa – Combatendo a intolerância religiosa e valorizando as religiões de matriz africana.
    • Violência e Casos de Bala Perdida – Reflexão crítica sobre a violência nas periferias.
    • Empoderamento e Personalidades – Exposição sobre trajetórias de sucesso de negros na sociedade.

Esse evento mostra o quanto a cultura afro-brasileira é central para a identidade do Brasil e a luta contínua por justiça e igualdade. É um momento de aprendizagem, celebração e reflexão profunda sobre o legado afro-brasileiro e sua presença vital na sociedade.

Comentários Facebook
Continue Reading

AFXT

Escola Estadual de Arapuá Afonso F.X Trannin, está com chamada para coordenação de efetivos

Published

on

A Escola Afonso Francisco Xavier Trannin está com chamada aberta para coordenação de efetivos da Rede Estadual de Ensino. Se você é um profissional dedicado e busca contribuir para o desenvolvimento educacional da nossa escola, essa é a sua oportunidade!

Requisitos:

Ser professor efetivo da Rede Estadual de Ensino

Comprometimento com a gestão educacional

Disponibilidade para atuar na unidade escolar

Local: Escola AFXT

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana