Câmara Municipal de Três Lagoas
Diploma de excelência é outorgado a onze artesãs de Três Lagoas

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas outorgou o “Diploma Artesão de Excelência” a 11 artesãs que atuam no setor e fazem desta arte um ofício que gera renda e promove valores culturais. A solenidade é um ato previsto no Decreto Legislativo n°1, de 19 de fevereiro de 2020, proposto pelo vereador Marcus Bazé e coincide com o Dia Mundial do Artesão, comemorado em 19 de março. A sessão solene pode ser realizada anualmente e cada vereador pode propor um nome que é aprovado em sessão ordinária.
As homenageadas foram Clair de Moraes Arruda ( Marcus Bazé), Sônia Maria Costa (Daniel da Farmácia) , Joana de Almeida Rocha (Mi do Santa Luzia), Gilsely Duarte Pimenta Ferreira (Mário Grespan), Ana Patricia Sobral dos Santos (Evalda Reis), Maria de Lourdes Soares de Freitas (Fernando Jurado), Dalgisa de Souza (Maria Diogo), Keller Cristina Fachine de Almeida (Sargento Rodrigues), Dagmar Soares Alencar (Robson do Alinhamento), Cássia Mara Martins Gregório (Pedrinho Júnior) e Aline Santos Araújo (Tonhão).
O presidente da Câmara, vereador Tonhão, abriu a solenidade, destacando a importância da atividade artesanal para o município. “É uma alegria receber cada um de vocês, em mais uma sessão solene, feita para valorizar a classe que merece respeito e carinho, que faz diferença e deixa registrada a sua identidade em suas obras e, desta forma, leva estas obras do munícipio para a região, para o MS e país. Sabemos que temos artesãos premiados nacionalmente e com obras em outros países. Isto é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou e passou a presidência da solenidade para o vereador Marcus Bazé.
Aline Santos Araújo, presidente da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e homenageada pelo vereador Tonhão, falou em nome da classe, ressaltando que, atualmente, o artesanato tem sido mais que hobbie, tornando-se fonte de renda para muitos três-lagoenses. Ainda afirmou que, por meio de parcerias, a associação tem conseguido promover a formação e capacitação dos artesãos, além de vendas. “Hoje, o nosso nome ecoa globalmente, pela excelência do artesanato aqui produzido”, afirmou. Aline ainda lembrou que as leis municipais, oriundas do Poder Legislativo, têm ajudado a promover e a dar visibilidade para o artesanato local.
O diretor de Cultura do município, Stênio Congro Neto, parabenizou os profissionais homenageados e também falou da importância que o setor representa para o município. “Sou ligado ao turismo e vivencio o quanto o artesanato muda e insere financeiramente, sustenta famílias, tira pessoas da depressão. Ele insere de forma digna e conta a nossa história. O artesanato é a lembrança que o turista que levar. À frente da diretoria de Cultura e da futura Fundação, espero ter uma entrega maior e melhor para o setor. Estamos de portas abertas para novos e grandes projetos, como qualificação para que a cidade, como parte da Rota Biocênica, esteja preparada para receber turistas e eles levarem lembrança feitas aqui”, disse Stênio.
Marcus Bazé, proponente da sessão solene, agradeceu aos vereadores por terem possibilitado as homenagens, ao sugerir os nomes dos artesãos. “O artesanato, que já foi hobbie e passatempo, hoje é sustento de muitas famílias. Pela luta de associações, como a Atar e a Aclams, nos trouxe para este momento de reconhecimento. Esta é uma classe unida e de dedicação imensa. Aqui na Câmara, já nasceram dois grandes projetos e temos outros dois em estudo. Um deles, é uma lei municipal, que defina exatamente o que é o artesanato, para que haja reconhecimento e mais pessoas possam trabalhar nos eventos”, afirmou. Bazé parabenizou cada homenageado. “Vocês são orgulho das suas famílias e vamos honrar um por vez”, concluiu.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores

A tribuna livre da Câmara de Vereadores foi utilizada, durante a abertura da 11ª sessão, pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), José Aparecido Moraes, o qual lançou a 19ª Semana Municipal de Trânsito, com o tema “Construindo a Paz no Trânsito”. Autoridades municipais e população estiveram presentes.
O diretor informou que, diariamente, ocorrem cerca de cinco acidentes no município e que, entre 2023 e 2024, houve o alarmante crescimento de 34% no número de acidentes fatais, na cidade.
Moraes reforçou que a segurança no trânsito depende, em grande parte, do comportamento dos condutores. Neste sentido, segundo ele, não basta apenas engenharia de tráfego e fiscalização para redução nos números. “A consciência, a educação e o respeito dos condutores é essencial. Sem isso, não há lei e fiscalização que resolvam”, afirmou.
Ainda assim, segundo ele, a administração municipal tem adotado medidas para promover a segurança no trânsito, como colocação de redutor de velocidade em pontos estratégicos, fiscalização, instalação de novos semáforos e projetos de educação.
A Semana Municipal de Trânsito vai de 22 a 25 de maio, com ações educativas, e o diretor informou que a campanha será intensificada durante o Maio Amarelo, que tem âmbito nacional. Ainda disse que a prefeitura estuda estender o atendimento do departamento para 24 horas, a princípio com remanejamento da jornada de trabalho dos 18 agentes e, futuramente, com a abertura de concurso para aumentar o número.
Na ordem do dia, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 32, de autoria dos vereadores Evalda Reis e Tonhão, o qual declara de utilidade pública a Associação de Artes Marciais de Três Lagoas. Também tramitaram os seguintes projetos de lei, que foram encaminhados para análise pelas comissões permanentes:
Projeto de lei nº 27 de 28 de março de 2025: “torna de utilidade pública a Associação Três-Lagoense de Atletismo Professor Milton José da Silva – Tó”.
Projeto de lei nº 43 de 15 de abril de 2025: “garante direitos, nas unidades de saúde da rede pública e privada do município, às mulheres que vivenciem perdas gestacionais”.
Projeto de lei nº 44 de 15 de abril de 2025: “institui o programa “Passarinhando, entre frutas e cantos” no município de Três Lagoas/MS, voltado ao plantio de árvores frutíferas nativas para promoção da biodiversidade, preservação das aves e incentivo ao turismo ecológico”.
Projeto de lei nº 45 de 16 de abril de 2025: “torna obrigatório aos estacionamentos públicos e privados a inserção, nas placas e avisos sinalizadores de atendimento prioritário, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais em todos os estacionamentos ou garagens, o símbolo mundial da conscientização do autismo”.
Os vereadores também aprovaram cinco projetos de decreto legislativo, voltados à concessão de Título de Cidadão Três-Lagoense às seguintes pessoas: Tiago Cremo Cndido, Ronaldo Moreira ^de Araújo, Mauro Cesar Sales Ormay, Tétis Sol Mendes Barbosa Lima (Sargento Rodrigues) e Maria dos Santos (Fernando Jurado).
CRONOGRAMA SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO
Dia 22 (terça-feira) -15h30 – Blitz educativa – Ciclovia Av. Custódio Andries, atrás do SESI
Dia 23 (quarta-feira) – 8h30 – Blitz educativa – Antônio Trajano – Lateral da Matriz
Dia 24 (quinta-feira) – 6h30 ás 10h – Orientação em horário de estrada, palestra, travessia em faixa de pedestres e jogos informativos – Escola Municipal Olyntho Mancini
Dia 25 (sexta-feira) – 8h – Live no Instagram (@deptrantl)
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores aprovam repasses para o Torneio de Pesca e a Expotrês

Durante a sessão do dia 15 de abril, os vereadores analisaram 12 projetos, sendo cinco aprovados e sete foram encaminhados para a Comissão de Justiça e Redação Final.
Na Ordem do Dia, foram aprovados os seguintes projetos:
PROJETO DE LEI Nº 40 DE 11 DE ABRIL DE 2025: REVOGA E INCLUI DISPOSITIVOS NA LEI Nº 1.067/1991 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);
PROJETO DE LEI Nº 41 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM A APETL – ASSOCIAÇÃO DE PESCA ESPORTIVA DE TRÊS LAGOAS MS, ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);
PROJETO DE LEI Nº 42 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM O SINDICATO RURAL DE TRÊS LAGOAS, PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal).
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 14 DE 07 DE MARÇO DE 2025: “CONCEDE O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO “ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS” AO SENHOR MANOEL FERNANDES NEGRÃO”. (autor: vereador Mário Grespan);
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21 DE 10 DE ABRIL DE 2025: CONCEDE AO SENHOR CARLOS ALBERTO DAVID DOS SANTOS, O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS. (autor: vereador sargento Rodrigues);
No que se refere aos projetos do Executivo Municipal, tratam de adequações na Lei Municipal nº 1.067, de 05 de dezembro de 1991 (Código Tributário Municipal), especificamente, alteração do texto da lei para: § 4º – No usufruto e na cessão de seus direitos, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico ou 50% (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior; e no § 5º – Na concessão de direito real de uso, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico, ou 509á (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior. E ainda de apoio financeiro para realização do 14ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – MS, no Balneário Municipal, nos dias 0l, 02 e 03 de maio de 2025; e da 47ª Expotrês que ocorrerá de 11 a 15 de junho de 2025, respectivamente.
Os sete projetos encaminhamento para Comissão Permanente, para análise e emissão de parece foram:
PROJETO DE LEI Nº 033 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS O PROGRAMA REMÉDIO EM CASA. (autor: vereador Daniel da Farmácia);
PROJETO DE LEI Nº 034 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DE ABELHAS SILVESTRES NATIVAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS; (autora: vereador Daniel da Farmácia);
PROJETO DE LEI Nº 35 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O RESTAURANTE POPULAR NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS, COM FOCO NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 36 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA VISIBILIDADE TRANS EM TRÊS LAGOAS/MS E O INCLUI NO CALENDÁRIO OFÍCIAL DO MUNICÍPIO. (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 37 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE INSTITUIR VAGAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE E FISCALIZAÇÃO PARA MOTORISTAS DE APLICATIVOS E VEÍCULOS DE TRANSPORTE PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autora: vereadora professora Maria Diogo);
PROJETO DE LEI Nº 38 DE 11 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS E UNIFORMES DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE INTERNET NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues);
PROJETO DE LEI Nº 39 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE COMBATE AOS IMÓVEIS ABANDONADOS CAUSADORES DE DEGRADAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues).
Tribuna Livre
Ainda durante a sessão foi concedido o tempo de 10 minutos, para representante do Lions Clube, Rosangela Fernandes dos Santos, falar sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela se apresentou com uma pessoa autista (com diagnóstico tardio), ressaltando, inclusive que a condição em pessoas adultas não vem sendo muito discutida pela sociedade e que a comunidade científica olha o TEA, mais na perspectiva da infância. E, destacou a importância de “se olhar” para os autistas na fase adulta, sobretudo, do ponto de vista da despatologização. “Em vez de ficar nas “deficiências” ou “déficits” associados ao TEA, uma abordagem baseada em capacidades de buscar identificar, nutrir e celebrar os talentos e habilidades únicas de cada indivíduo. E, essa mudança de paradigma tem implicações profundas e positivas em diversos aspectos”, destacou.
Neste sentido, o clube de serviço, com atuação em Três Lagoas está com um trabalho e ações, conforme citou Rosangela.
Por fim, ela ainda fez questão de frisar que é de suma importância por diversas razões: diagnóstico precoce (nas crianças permitem intervenções mais eficazes); adultos (pode levar a diagnósticos tardios, que ainda são valiosos, para autoconhecimento, acesso a serviços de apoio adequados, redução de estigma e melhor compreensão de suas próprias experiências e desafios, ao longo da vida); suporte adequado ao longo da vida (infância, adolescência, vida adulta e idosos); e inclusão e aceitação (entender o TEA em todas as idades) e conscientização em todos os níveis da sociedade (família, escola, trabalho e comunidade) são cruciais.
-
Água Clara7 dias atrás
Água Clara se despede de Nilson Dutra, ícone da música regional
-
Três Lagoas6 dias atrás
Bocha Paralímpica – Três Lagoas garante pódio no Open em Campo Grande
-
Três Lagoas6 dias atrás
Prefeito Cassiano Maia participa de entrega de ovos para crianças em acolhimento, com apoio de parceiros locais
-
Três Lagoas6 dias atrás
Três Lagoas realiza 10ª edição da Feira do Peixe amanhã, 17