TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Educação

Curso de Jornalismo da AEMS realiza evento em comemoração ao Dia do Jornalista

Publicado em

O curso de Jornalismo da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas), realizou no dia 07 de abril, um evento em comemoração ao Dia do Jornalista, pelo segundo ano consecutivo. A programação, que teve início as 19:00hs, na sala do júri da instituição, reuniu grandes nomes do jornalismo de Três Lagoas e Estado de São Paulo e contou com um show de abertura da cantora Débora Neves.

Durante as palestras, os alunos conheceram a trajetória profissional de cada jornalista convidado. Na opinião do coordenador do curso de Jornalismo, Rafael Furlan, esse contato com os profissionais da área é de extrema importância para a formação acadêmica do estudante. “O maior laboratório da comunicação é a prática, que faz com que os alunos criem esse laço com o jornalismo”, explica.

Os palestrantes convidados para abrilhantar o evento foram: A coordenadora da comunicação da Câmara Municipal de Três Lagoas, Ana Maria Barbosa; o diretor da AR Comunicação Empresarial, Adriano Vialle; a assessora de comunicação e imprensa, Elizangela Ramos; o apresentador do programa RCN Notícias, Thiago Bonfim; a jornalista do site e da Revista Expressão MS, Sarah Minini e o gerente de comunicação do Shopping Cidade Norte em São José do Rio Preto, Alexandre Silva.

 

Segundo a fotógrafa e estudante do 2º ano de Jornalismo, Laila Rebecca, através das experiências contadas pelos jornalistas foi possível que os alunos adquirissem não só o conhecimento técnico, como também conhecimento de vida. “É muito comum o estudante ficar em dúvida sobre qual área do Jornalismo ou da Publicidade pretende seguir e através disso você consegue ter uma noção do caminho a escolher. Eventos como esse na faculdade somam para as pessoas que já são profissionais, para quem está estudando e para o público de uma forma geral, que também acaba adquirindo novos conhecimentos”, expressa.

Edgard Corrêa Junior é formado em Direito e esteve no evento prestigiando os colegas. Para ele, “reunir profissionais da área é muito importante não só para o estudante, mas para todos aqueles que se interessam pela profissão. Eu acho muito bonito isso no Jornalismo, pois é uma gama muito grande, um leque de oportunidades e opções para seguir”, comenta.

Para o palestrante Alexandre Silva, “é um prazer imenso ser convidado para esse evento em Três Lagoas. Nós que já estamos um tempo a mais no mercado de trabalho consequentemente temos mais experiências, e isso deve ser multiplicado. A função do jornalista é essa, multiplicar a informação e a experiência, e assim fortalecer a formação do aluno através desse contato”, conta.

No decorrer da cerimônia, os presentes ganharam um outro motivo para comemorar, com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/2009, pelo Plenário do Senado, onde torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista.

Para conhecer o curso de jornalismo da AEMS, mande um e-mail para [email protected] .

Comentários Facebook

Educação

Projeto Arte da Música lança livro com composições de alunos de escolas públicas

• 20 canções foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos

• As músicas mixadas podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming

• Todo o material está ainda reunido em um livro, que será distribuído às escolas participantes

Published

on

Por meio do projeto “Arte da Música”, 3.240 alunos de 44 escolas de 10 cidades brasileiras descobriram, na prática, como letras e melodias são um rico elemento para a educação, contribuindo no processo criativo e nas habilidades motoras. 85 professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo trabalharam com os estudantes na construção de mais de 200 composições inscritas no projeto. Dessas, 20 foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos.

As músicas mixadas, resultado de um trabalho de cerca de seis meses, podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming (Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, Tidal, TikTok e Youtube Music), procurando pelo nome “Arte da Música” ou na galeria do site do projeto, que conta ainda com vídeos dos bastidores das atividades. Todo o material também foi reunido em um livro, que será distribuído gratuitamente em todas as escolas participantes.

Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, participar de atividades musicais em grupo, auxilia no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, estimula a imaginação e a criatividade, favorecendo a concentração, a memória, a autodisciplina e a atenção. E ainda contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção do senso rítmico dos alunos. “Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares podem ainda ajudar no desenvolvimento pessoal, como colaboração, paciência e respeito mútuo”, ressalta.

Realizado pela Horizonte Educação e Comunicação com patrocínio da CTG Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto envolveu os municípios de Andirá (PR), Avaré (SP), Carneirinho (MG), Ilha Solteira (SP), Iturama (MG), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Ribeirão Claro (PR), Selvíria (MS) e Três Lagoas (MS).

O “Arte da Música” levou às salas de aula orientações para que os alunos pudessem criar canções sobre o tema “Água e Rios”. Destinado às escolas de Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos, as atividades utilizaram a música como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Nesta edição, o projeto propôs como tema a importância da preservação da água e dos rios, como forma de incentivar a reflexão sobre a sobrevivência do planeta. “Ao unirmos esta temática à musicalidade, esperamos que o projeto ajude a sensibilizar toda a comunidade escolar”, reforça Amorim.

Estúdio portátil para as gravações do Arte da Música
(Créditos: Juliano Henrique Rosseti / Horizonte)

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil, e parceria com as Secretarias e Diretorias Regionais de Educação dos municípios contemplados.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala.Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

Comentários Facebook
Continue Reading

Educação

Matrículas abertas: confira os cursos técnicos mais procurados no Senai

Published

on

A formação abre portas no mercado de trabalho, mas saber escolher as áreas com mais oportunidades de emprego facilita o ingresso na profissão. Para ajudar a traçar um futuro com chances de sucesso ainda maiores, listamos quais os cursos técnicos mais procurados no Senai em Mato Grosso do Sul.

Para os interessados, as matrículas para os cursos em 2024 estão abertas e podem ser feitas até março pelo meufuturoagora.com.br. São 1.650 em dez município para quem planeja trabalhar na indústria.

Confira os cursos técnicos mais procurados do Senai:

1º – Técnico em eletrotécnica – O técnico em eletrotécnica é uma formação no qual se obtém conhecimentos para atuação em diversas áreas da eletrotécnica, sendo um profissional que planeja, projeta, executa e faz manutenções em instalações elétricas residenciais, comerciais, industriais e rurais;

2º – Técnico em segurança do trabalho – O curso técnico em segurança do trabalho tem como objetivo formar profissionais que conheçam, além das normativas técnicas, os procedimentos de segurança e questões que envolvam saúde e higiene;

3º – Técnico em manutenção automotiva – O curso habilita profissionais técnicos de nível médio em manutenção automotiva, visando suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados para atuarem com manutenção, diagnóstico mecânico e eletroeletrônico em veículos automotivos.

4º – Técnico em automação industrial – O técnico em automação industrial elabora desenhos técnicos, produz diagramas para a calibração de máquinas em campo, executa manutenções elétricas, medições e testes em variados equipamentos, coordena equipes, planeja projetos, e outros;

5º – Técnico em mecânica – Os formados nesta área exercem atividades relacionadas à construção, montagem, manutenção e reparos de equipamentos que funcionam mecanicamente;

6º Técnico em química – O técnico em química oferece diversas possibilidades de ingresso nas indústrias, seja atuando em processos industriais de transformação de matérias-primas, no desenvolvimento de novos produtos ou em laboratórios, com análises de substâncias e controle de qualidade de produtos.

7º – Técnico em celulose e papel – O técnico em celulose e papel será capaz de enfrentar os desafios e se destacar em uma variedade de funções, desde engenharia de processos até gestão ambiental. O profissional será qualificado para controlar as plantas industriais para a obtenção de celulose e fabricação de papel, além de atuar no controle de processos, análise de laboratório, controle de qualidade, manutenção e outras atividades relacionadas à produção.

Três dos cursos mais procurados estão entre os 10 com maiores taxas de ocupação de egressos no Brasil, segundo o Sistema de Acompanhamento de Egressos do Senai, painel 2021-2023. São eles: técnico em eletrotécnica, técnico em automação industrial e técnico em mecânica. Também possuem alta taxa de empregabilidade e são oferecidos pelo Senai os cursos de técnico em alimentos e técnico em refrigeração e climatização.

 Serviço – Mais informações pelo WhatsApp (67) 9263-9000

 A ação está em sintonia com os itens 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana