TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Estudo de viabilidade da ferrovia Malha Oeste avança e licitação pode sair no segundo semestre
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
Quarta-feira continua com tempo estável, sem previsão de chuva no Estado
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
Desde 2017, estudantes da EE 11 de Outubro realizam aulas de capoeira
Secretaria de Meio Ambiente doa óleo usado para pessoas que fazem sabão em Água Clara
Polícia Civil de Água Clara prende professor de música suspeito de abusar sexualmente de aluna de 9 anos
Polícia Civil de Três Lagoas fecha boca de fumo e prende homem em flagrante por tráfico de drogas no residencial Novo Oeste
Autores dos furtos em hamburguerias na Lagoa Maior são identificados pela Policia Civil de Três Lagoas
Cruzeiro vence no Mineirão e amplia vantagem na liderança da Série B
Internacional perde para Colo-Colo e se complica na Sul-Americana
Centro de Promoção da Saúde e SOS são inaugurados pela Unimed Três Lagoas
Corinthians fica no 0 a 0 com o Boca Juniors pela Libertadores
Athletico-PR derrota Libertad por 2 a 1 na Arena da Baixada
Polícia Militar prende autores por tráfico de drogas e apreende 188 kg de drogas
MPE´s lideram criação de empregos formais em 2022
Suzano está com três processos seletivos abertos para Três Lagoas (MS)
Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito
Design de Interiores EAD incorpora proposta biofílica na UNIGRAN Decor
Em visita de manutenção, HNSA que já é ONA Nível 1, recebe retorno positivo de avaliadores do IBES
Prefeito de Sonora, que é também presidente do Cointa, assina contratos de gestão
Bracell abre inscrições para Programa de Trainee 2022
Libertadores: Hulk perde pênalti e Galo empata na ida das oitavas
Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
Polícia Militar Rodoviária apreende três cargas de contrabando e descaminho, na MS 164, em Maracaju
Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas
Liga das Nações: seleção feminina bate China em abertura da 3ª etapa
Governo arca com passe da Rede Estadual de Ensino, mas quer tarifa congelada
Coluna – Brasileirão está mais difícil do que nunca
Next
Prev

Cultura

Cultura convida população para prestigiar ensaio aberto da Orquestra de Violeiros

Publicado

O Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Música, convida a população três-lagoense para prestigiar os ensaios abertos da Orquestra de Violeiros de Três Lagoas que acontecem todas as terças-feiras no Saguão da Antiga Prefeitura, em frente à Praça Senador Ramez Tebet, a partir das 19h.

Atualmente, a orquestra conta com 25 violeiros, um acordeonista e 10 cantoras que são regidos pela musicista, professora e coordenadora de projetos musicais e cultura popular da Prefeitura de Três Lagoas, Cidinha Mariano. As músicas ensaiadas são preferencialmente caipiras de raiz, como Délio e Delinha, Alvarenga e Ranchinho e Tonico e Tinoco.

A maestrina Cidinha Mariano utilizou uma frase de Mário de Andrade para ressaltar a importância da orquestra.  “Nada melhor que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma brasileira”.

“É muito gratificante pra nós do Departamento de Cultura apoiarmos iniciativas como essa que objetivam manter viva a verdadeira música sertaneja, a autêntica moda de viola que fala da vida simples do campo e, são a base de nossa identidade cultural”, salientou a diretora de Cultura, Vickie Vituri.

HISTÓRIA

Fundada em outubro de 1995, a Orquestra de Violeiros de Três lagoas desenvolve importante trabalho de recuperação e preservação das raízes culturais sul-mato-grossenses, bem como a divulgação das potencialidades culturais do Município. Ela nasceu em uma roda de amigos formada esporadicamente para tocar suas violas e violões.

A orquestra já participou de apresentações e difusões televisivas e radiofônicas de âmbito regional e nacional; de aberturas de shows de importantes nomes da música brasileira como Sérgio Reis e Almir Sater.

Apresentou-se em cidades do estado de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás e em 15 cidades do Mato Grosso do Sul. Participou de eventos como o I Seminário Nacional de Viola Caipira, em Belo Horizonte – MG; Revelando Grandes Lagos, em Ilha Solteira-SP; e várias edições da Expogrande, em Campo Grande.

Em abril de 2009, a orquestra participou da gravação do “Estância no Alto da Serra”, programa de música sertaneja televisionado pelo Canal Rural.

Em 2014 participou do Projeto Música no Hospital, quando percorreu corredores do Hospital Auxiliadora cantando e levando um alento para enfermos e parentes.

Nos últimos anos participou da abertura da Exposição Rural de Paranaíba (Expopar) e na Exposição Rural de Três Lagoas e em várias cidades do Bolsão, levando sempre um repertório de música sertaneja raiz.

No último dia 01 de abril foi publicado no Diário Oficial dos Municípios a Lei Municipal nº 2.812, de 25 de março de 2015, que tornou a Associação dos Violeiros de Três Lagoas utilidade pública municipal.

 

Comentários Facebook

Cultura

Aquidauanenses lotam praça e vibram com estreia de “Pantanal”

Publicado

Após meses de gravações, a novela mais esperada pelos sul-mato-grossenses, principalmente pelos moradores de Aquidauana e região, finalmente estreou. O primeiro capítulo do remake de Pantanal foi exibido na noite de ontem (28) na Praça dos Estudantes, na região central de Aquidauana.

Ansiosos e vibrando por ver as belezas do Pantanal sul-mato-grossense nas telinhas da Globo, moradores lotaram a praça e fizeram da estreia da novela um grande evento. Teve até quem escolheu comemorar o aniversário assistindo ao primeiro capítulo da trama na praça, como é o caso de Emanuel Benites.

Ao jornal O Pantaneiro, Emanuel contou que resolveu comemorar a chegada dos 30 anos na praça por ser um dia de festa para todos da região. “A festa hoje não é só minha e o presente é para todo mundo aqui. A novela vai mostrar a beleza do Pantanal”, disse.

A novela que parou a cidade de Aquidauana também conquistou o Brasil.  A média de audiência foi de 26.7 segundo os dados do Kantar Ibope. O pico foi às 22h24, com 30.3 pontos, batendo a audiência da concorrência e até mesmo da última novela da emissora, “Um lugar ao sol”, que registrou 25 pontos no primeiro e último capítulo.

O Pantaneiro também acompanhou a estreia da novela. Veja abaixo:

Evento na praça

O evento para acompanhar a estreia da novela, organizado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, também contou com a apresentação da dupla sertaneja Brendo & Vinícius e do grupo de dança “Os Taboqueiros”.

Por O Pantaneiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Cultura

I Saberes Integrados das Licenciaturas da Unigran EAD acontece de 23 a 26 de agosto

Publicado

Com o objetivo de fortalecer os cursos de licenciatura e proporcionar maior interação entre a comunidade acadêmica, a Unigran EAD realiza o I SILES – Saberes Integrados das Licenciaturas.

O evento acontecerá de forma on-line de 23 a 26 de agosto, a partir das 19h (Horário de Brasília), reunindo temas das áreas de Artes Visuais, Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site do evento e garantem aos participantes um certificado de 40h, que será remetido pela organização ao e-mail cadastrado no ato de inscrição, em até 15 dias após o encerramento do evento.

A programação do I SILES é composta por apresentações culturais, palestras, mesas redondas e minicursos. O músico e compositor Fernando Dagata fará a abertura do evento com uma apresentação cultural.

Na sequência a palestra “Mídias digitais e sala de aula: ações educativas e medidas criativas” será ministrada pela pedagoga Rita de Cassia Borges, Doutora em Engenharia de Produção, Mestre em Antropologia e Sociologia e Especialista em Planejamento e Gestão da EaD.

Para fechar a primeira noite do SILES acontece a mesa redonda “Desafios da formação docente no século XXI” com a Doutora Nara Sgarbi e as Mestras Julyana Moreira, Hilluska Carneiro, Geysa Juce e Inês Velter.

O I Saberes Integrados das Licenciaturas Durante vai promover debates sobre os temas “Covid 19: Processo Fisiopatológico e Diagnóstico Laboratorial”, “Metodologias Ativas”, “O Ensino da arte como instrumento de inclusão”, “A dinâmica da mediação pedagógica em tempos de incerteza”, dentre outros conteúdos correspondentes.

Durante os quatro dias do SILES os inscritos têm acesso a dez minicursos que abrangem conhecimentos diversos nas áreas integrantes das licenciaturas.

Toda a programação e o link de inscrições estão disponíveis na página ead.unigran.br/evento-i-siles-os-saberes-integrados-das-licenciaturas.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana