Três Lagoas
Com divulgação sobre Comissão Regional, Diocese de Três Lagoas reforça o combate ao abuso sexual de menores e pessoas vulneráveis
No dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro diocesano, o Bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Gonçalves Knupp, utilizou as redes sociais para fazer um importante pronunciamento. Em atendimento a Carta Apostólica sob a forma de “Motu Proprio” do Papa Francisco, de 9 de maio de 2019, com o título Vos Estis Lux Mundi (Vós sois a luz do mundo), a Diocese de Três Lagoas, bem como todo o Regional Oeste 1 (que compreende as sete Dioceses do Estado de Mato Grosso do Sul), conta com uma Comissão Regional que irá auxiliar no combate ao abuso sexual de menores e pessoas vulneráveis.
Na Carta Apostólica, o Papa solicita aos Bispos Diocesanos um ato de responsabilidade diante do clero, dos religiosos e religiosas e das lideranças leigas presentes e atuantes na Igreja que lhes é confiada, no combate ao abuso sexual. “A igreja tem tratado este tema com muita seriedade. Porém, mesmo com esta atitude, Ela vem sendo machucada e ferida por comportamentos de pessoas que agem de maneira diferente ao que nos pede o coração de Jesus, isso tem sido uma grande chaga. O fato de organizarmos esta comissão, não quer dizer que temos casos, mas sim, que temos a consciência da importância que é trabalhar esta conscientização não só dentro da Igreja, mas, em toda a nossa sociedade e chamar a atenção para a proteção da Vida em sua totalidade”, disse Dom Luiz Gonçalves Knupp, Bispo da Diocese de Três Lagoas.
Com este propósito, foi constituída uma Comissão Regional de Proteção de Vulneráveis, com regimento próprio, sendo um órgão colegiado, cujos membros são eleitos pelos Bispos do Regional Oeste 1 (as sete Dioceses que compõem o Estado de Mato Grosso do Sul), correspondente à Província Eclesiástica de Campo Grande e que, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano, tem como finalidade principal zelar para que crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, no âmbito das Dioceses que compõem o referido Regional, sejam preservados de quaisquer formas de abuso, sexual, físico, psicológico ou moral.
Esta comissão pode ser acionada por qualquer pessoa da comunidade que queira fazer a denúncia de abuso sexual. Após esse contato, a comissão fará os devidos encaminhamentos junto aos órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências. “Todo esse processo de comunicação será feito de forma sigilosa, acolhedora e com muito respeito, sem que a vítima, bem como seus familiares, reviva este momento doloroso. Sabemos que há vários meios, já conhecidos em todo o Brasil, que auxiliam no combate ao abuso sexual e queremos nos juntar a eles reforçando o combate e o enfrentamento a este mau”, disse o Roberto Rabelati, Chanceler da Cúria Diocesana.
As denúncias podem ser feitas na Comissão Regional, sediada na Rua Abílio Barbosa, nº 169, Bairro São Francisco, em Campo Grande. Em Três Lagoas, o contato pode ser feito na Cúria Diocesana (localizada na Rua Bom Jesus, nº 270, Centro, em Três Lagoas), ou, pelo telefone (67) 3521-3027 e o e-mail [email protected].
Decreto de Normas de Condutas
Aproveitando este importante momento, Dom Luiz também divulgou na data de hoje (19/6), um decreto com Normas de Condutas que tem como objetivo evidenciar o compromisso do povo de Deus em defender a vida em todas as suas fases de desenvolvimento, desde a concepção até a morte natural.
Confira o decreto de Normas de Condutas da Diocese de Três Lagoas na íntegra no endereço http://diocese3lagoas.com.br/newsite/?p=26899
Assista ao pronunciamento de Dom Luiz Gonçalves Knupp https://www.facebook.com/watch/live/?v=374189460226057&ref=watch_permalink
Sobre a Diocese de Três Lagoas
A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.
Três Lagoas
“Um clique salva vidas”: começa hoje (27) a Semana Municipal de Trânsito em Três Lagoas
Começa nesta segunda-feira, 27 de abril, a Semana Municipal de Trânsito de Três Lagoas. Denominada “Cinto de segurança: um clique salva vidas!”, a Semana de Trânsito está em sua 20ª edição no município, sempre focada em uma única missão: conscientização e segurança no trânsito.
Realizado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), o evento faz parte da Campanha Nacional da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) “Desacelere, seu bem maior é a vida” e acontece até o dia 30, com palestras e blitz educativas, entrevistas e ações com participação da imprensa local.
As ações realizadas irão abranger todas as faixas etárias, desde a primeira infância até a fase adulta, promovendo não apenas informações relevantes, mas também a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança ao utilizar um automóvel. A iniciativa busca reforçar comportamentos seguros no trânsito, incentivando a adoção de hábitos responsáveis desde cedo, contribuindo para a redução de riscos e a preservação de vidas.
PROGRAMAÇÃO
Segue abaixo a programação completa da 20ª Semana Municipal de Trânsito:
27 de abril: Realização de lives e entrevistas no perfil da DEPTRAN no Instagram: @deptrantl.
28 de abril: Fala em sessão da Câmara, com a presença dos alunos da patrulha mirim e blitz educativa.
29 de abril: Evento com participação da imprensa local e ação educativa na CEI Neife.
30 de abril: Palestra para o G6 e 1º ano da Escola Olynto Mancini.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | Arquivo |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Marinha inicia hoje (27), no Balneário, oferta de diversos serviços aos aquaviários
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal, estará em Três Lagoas entrehoje, 27 de abril e quinta-feira, 30 de abril, levando uma série de serviços à população no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox. O atendimento será realizado das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, com foco em facilitar o acesso de proprietários de embarcações, aquaviários e amadores a serviços essenciais.
A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC) e oferecerá diversos atendimentos, como inscrição, renovação, transferência de propriedade e emissão de 2ª via de embarcações; renovação de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), emissão de 2ª via e mudança de categoria para aquaviários, além de renovação de Carteira de Amador e emissão de 2ª via para amadores.
De acordo com a Capitania Fluvial do Pantanal, a iniciativa busca aproximar os serviços da população e garantir maior regularização das atividades náuticas na região, contribuindo para a segurança da navegação e a preservação ambiental.
O QUE PRECISA PARA CADA SERVIÇO
RENOVAÇÃO TIE / TIEM
- Requerimento
- BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
- Procuração (quando aplicável)
- Cópia da identidade do procurador
- TIE / TIEM original
- Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio (se aplicável)
- Cópia do documento oficial de identidade
- CPF (pessoa física) ou CNPJ (para pessoa jurídica)
- Cópia do comprovante de residência
- Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
- Guia de Recolhimento da União (GRU)
- Seguro DPEM
TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE
- Requerimento
- BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
- Procuração (quando aplicável)
- Cópia da identidade do procurador
- TIE / TIEM original
- Autorização para transferência (com firmas reconhecidas por verdadeiras)
- Em caso de perda da autorização, solicitar a 2ª via do TIE/TIEM
- Cópia do documento oficial de identidade
- CPF (pessoa física) ou CNPJ (para pessoa jurídica)
- Cópia do comprovante de residência
- Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
- Guia de Recolhimento da União (GRU)
- SEGURO DPEM
RENOVAÇÃO ARRAIS AMADOR
- Requerimento
- Procuração (quando aplicável)
- Cópia do documento oficial de identidade do procurador
- Carteira de habilitação de amador (original)
- Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio (quando aplicável)
- Atestado de saúde (estado físico e mental ou CNH válida)
- Cópia do documento oficial de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Guia de Recolhimento da União (GRU)
- Captura da foto digital no balcão de atendimento
CADERNETA DE INSCRIÇÃO E REGISTRO – 2ª VIA (CIR)
- Requerimento
- Boletim de ocorrência ou declaração de perda/extravio
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) – estado físico e mental, cor dos olhos e altura
- Cópia do documento oficial de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
- Guia de Recolhimento da União (GRU)
- Captura da foto digital no balcão de atendimento
REVALIDAÇÃO DA ETIQUETA (CIR)
- Requerimento
- Cópia das páginas 2 e 3 da CIR
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
- Cópia do documento oficial de identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do comprovante de residência
INSCRIÇÃO DE EMBARCAÇÃO
- Requerimento
- BSADE/BADE (preenchido em duas vias)
- Procuração (quando aplicável)
- Cópia da identidade do procurador
- Prova de propriedade (nota fiscal, escritura pública ou contrato registrado em cartório)
- Termo de construção
- Prova de propriedade do motor (para embarcações acima de 50HP)
- Cópia do documento oficial de identidade
- CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica)
- Comprovante de residência
- Duas fotos coloridas (uma de popa e outra de través), em mídia digital
- Guia de Recolhimento da União (GRU)
- SEGURO DPEM
SERVIÇO
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 99295-2931.
SOBRE A CAPINATINA FLUVIAL DO PANTANAL
A Capitania Fluvial do Pantanal tem como missão assegurar a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica nos rios e lagos de Mato Grosso do Sul, além de atuar na formação e qualificação de profissionais por meio do Ensino Profissional Marítimo.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Galeria de Imagens5 dias atrásEdilaine Evelyn celebra 30 anos com festa especial ao lado de familiares e amigos em Três Lagoas
-
Policial5 dias atrásPolícia Militar apreende mais de 20 quilos de droga em abordagem na região da Popular Nova, em Corumbá.
-
Policial4 dias atrásEx-vereador de Três Lagoas é condenado a 46 anos de prisão por abusar da própria irmã
-
Policial5 dias atrásPolícia Militar em Três Lagoas recupera veículo roubado