Três Lagoas
Carreta Digital já está em funcionamento e inicia capacitação de alunos da REME em Três Lagoas
A Carreta Digital do programa do Governo Federal já começou suas atividades em Três Lagoas e, nesta primeira etapa, os alunos dos 6º ao 8º anos da Escola Municipal Parque São Carlos já estão participando das capacitações tecnológicas oferecidas pela iniciativa.
A ação é realizada com apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que organizou previamente as turmas para garantir o acesso dos estudantes durante o horário regular de aula.
O projeto, de iniciativa do Governo Federal, tem como objetivo ampliar o acesso à educação tecnológica, oferecendo capacitações que envolvem noções de informática, ferramentas digitais e conteúdos voltados ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Instalada no pátio da unidade escolar, a carreta funciona como um laboratório tecnológico itinerante, equipada com computadores e estrutura adequada para o ensino prático. A proposta é levar conhecimento diretamente aos alunos, sem necessidade de inscrição, promovendo inclusão digital e despertando o interesse pelas áreas de tecnologia e inovação.
Em Três Lagoas, a expectativa é que cerca de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) sejam contemplados ao longo das próximas semanas, conforme cronograma estabelecido pela SEMED. O diretor de Inovação da SEDECTI, Jardel Matos, destacou a importância da ação para o desenvolvimento dos estudantes.
“Estamos falando de uma oportunidade concreta de acesso à tecnologia dentro do ambiente escolar. Essa iniciativa contribui para preparar nossos alunos para um mercado cada vez mais digital, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade desde cedo”, afirmou.
Já o prefeito Dr. Cassiano Maia ressaltou que o investimento em educação e inovação é prioridade da gestão municipal. “Trazer esse tipo de projeto para Três Lagoas é investir no futuro da nossa cidade. Estamos garantindo que nossos alunos tenham acesso a ferramentas modernas e conhecimento de qualidade, criando oportunidades e abrindo caminhos para uma nova geração mais preparada”, destacou.
| Texto por: | Henrique Alves | Foto por: | Wander Oliveira |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Prefeito anuncia construção de Porto Fluvial e Eco Parque na Cascalheira em parceria com a Bracell
O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, anunciou uma importante parceria com a indústria Bracell que promete impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do município. O projeto prevê a construção de um Porto Fluvial na região da Laje da Cascalheira, com investimento superior a R$ 100 milhões.
A nova estrutura será utilizada para o escoamento da produção do setor de silvicultura da empresa, fortalecendo a logística da cadeia produtiva e contribuindo diretamente para a geração de empregos e movimentação da economia local.
Além do impacto econômico, a parceria também contempla uma importante contrapartida voltada ao meio ambiente e ao turismo. Em conjunto com a Administração Municipal, a Bracell irá investir cerca de R$ 3 milhões na construção de um Eco Parque na Cascalheira, transformando a área em um novo espaço de lazer e convivência para a população.
O investimento no parque representa a primeira de diversas etapas do projeto. A empresa deverá apresentar, em breve, um projeto técnico completo à Administração Municipal, detalhando as próximas fases de implantação do espaço, que será desenvolvido de forma planejada e sustentável.
O Eco Parque terá foco no turismo ecológico e na integração com a natureza, contando com áreas de lazer, espaços para convivência familiar, decks, torres de observação e um receptivo para visitantes, tudo projetado com respeito ao meio ambiente e valorização da paisagem local.
No aspecto econômico, o projeto também se destaca pela geração de empregos. A previsão é de cerca de 200 postos de trabalho durante a obra, além de 100 empregos diretos na operação do porto após a conclusão. Somado a isso, aproximadamente 500 motoristas de carreta devem atuar no transporte da produção entre o campo e o porto, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva e a economia regional.
Para o prefeito Dr. Cassiano Maia, a iniciativa representa o equilíbrio entre desenvolvimento e responsabilidade. “É assim que trabalhamos: olhando para o futuro, com responsabilidade e planejamento. Estamos trazendo um investimento importante que gera emprego, movimenta a economia e, ao mesmo tempo, garante uma contrapartida que valoriza o meio ambiente e cria um novo espaço de lazer para a população. É dessa forma que seguimos construindo uma Três Lagoas cada dia melhor”, destacou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Junior, ressaltou que toda a operação foi pensada para conviver de forma harmônica com o turismo e o meio ambiente.“Apesar da operação da balsa, não haverá impacto significativo no ambiente local, na pesca ou no turismo náutico da região. É um projeto planejado para gerar desenvolvimento com responsabilidade, sem comprometer o uso do espaço pela população”, explicou.
| Texto por: | Henrique Alves | Foto por: | Wander de Oliveira |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
SMS promove ação de saúde com roda de conversa sobre a Doença de Chagas na Vila Piloto
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o setor de endemias, convida a população do bairro Vila Piloto, para participar de uma roda de conversa sobre a Doença de Chagas e o inseto transmissor, conhecido como barbeiro.
A ação tem como foco o trabalho preventivo, levando informação à comunidade, esclarecendo dúvidas e promovendo o diálogo sobre formas de prevenção da doença, com atenção especial às áreas do Cinturão Verde.
O encontro acontecerá no dia 8 de maio, às 14h, na sede do Florestinha, localizada na Rua Taific Farran, nº 345.
Durante a atividade, além da roda de conversa, haverá a exposição de alguns insetos e animais empalhados cedidos pela Polícia Ambiental, bem como a apresentação do vetor da Doença de Chagas, seu hospedeiro e o próprio barbeiro, permitindo que os participantes conheçam melhor os riscos e formas de identificação.
Também haverá venda de produtos da agricultura familiar do Cinturão Verde, incentivando a produção local e a participação da comunidade.
| Texto por: | Moacyr Rogerio | Foto por: | Arquivo próprio |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
Celulose em Destaque6 dias atrásArauco mobiliza mais de 880 motoristas em ações do Abril Verde
-
Celulose em Destaque6 dias atrásFeira de Profissões da Arauco conecta talentos à operação florestal
-
Educação6 dias atrásDia Mundial da Educação: por que aprender na vida adulta parece tão difícil?
-
Água Clara6 dias atrásÁgua Clara confirma Raça Negra e Rafa & Junior na Festa das Nações 2026 com entrada gratuita











