Mato Grosso do Sul
Campanha “Caixa Encantada” realiza último dia D nas secretarias e já inicia triagem dos brinquedos doados
A campanha de arrecadação de brinquedos “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo” chega na sua reta final. Nesta segunda-feira (24) foi realizado o último dia D nas secretarias estaduais e já inicia a triagem dos itens no Centro de Convenções Albano Franco. O objetivo é contemplar milhares de crianças durante o período de Natal. Um ato de solidariedade e esforço coletivo.
Esta iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul está na sua 10° edição, com participação efetiva dos servidores estaduais e das instituições parceiras. O encerramento oficial da campanha está previsto para o dia 1° de dezembro. Já as entregas dos brinquedos começam no dia 2 e seguem até 8 de dezembro.
“O impacto que esta campanha tem para estas famílias é muito grande. Meu sentimento é de gratidão por este comprometimento de todo mundo que participou e mobilizou as doações. A sociedade é construída pelas nossas atitudes e esta doação vai fazer a diferença na vida de muita gente. Nossa meta é chegar a 100 mil brinquedos”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha, destacou que os brinquedos vão chegar às crianças que não teriam brinquedos no Natal, beneficiando toda família. “Quando a gente atende estas crianças a gente ajuda a família inteira. Sempre nos contam o esforço dos pais que precisam abrir mão de algo para dar o presente. A campanha está muito bonita e vale a pena todo o esforço”.
Para o secretário estadual de Administração, Frederico Felini, o sucesso desta edição é uma união de esforços de toda equipe e servidores estaduais. “Ano passado foram 75 mil brinquedos distribuídos em mais de 40 municípios. Já neste ano mais de 50 cidades fizeram pedidos de brinquedos para quem precisa. Isto mostra a credibilidade da nossa campanha”.
Dia D
O último dia “D” da campanha passou por várias secretarias como Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e SAD (Secretaria de Estado de Administração).
“A campanha é feita por todos nós. As pessoas se envolvem neste projeto. Quando participamos destas ações solidárias percebemos que elas fazem bem para nós, engradece nosso coração. Aqui arrecadamos 12.684 brinquedos”, afirmou a secretária adjunta de Governo, Ana Nardes.
O chefe da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, elogiou a dedicação e empenho dos servidores. “Toda vez que a campanha chega aqui o pessoal se dedica, se solidariza pela causa. E o resultado final são as entregas dos brinquedos, que é o objetivo maior que podemos proporcionar”.
A ajuda e o ato de solidariedade chega a muitos lugares. Miguel Menezes de apenas 15 anos, faz parte da ONG Sonhadores, uma das entidades contempladas pela campanha. Lá ele participa da área musical e também fez a sua contribuição, ao fazer a música da edição deste ano da Caixa Encantada. “Uma iniciativa muito importante que contribui com muitas crianças. Foi muito especial ajudar na composição da canção”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de MS divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta terça-feira (25) a lista de feriados e pontos facultativos para 2026, que serão cumpridos pelos servidores estaduais dos órgãos e entidades da Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.
Segundo a publicação a definição destas datas não trazem prejuízos para os serviços considerados essenciais. Os feriados instituídos pelos municípios (lei municipal) serão observados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, nas respectivas localidades.
A publicação esclarece que os pontos facultativos definidos por decretos federais e municipais não se aplicam aos órgãos estaduais.
Nas datas fixadas na publicação e feriados municipais caberá aos dirigentes dos órgãos e das entidades garantir o funcionamento dos serviços essenciais, por meio de escalas de serviços ou plantão.
Entre os feriados previstos estão 1° de janeiro (Ano Novo), Paixão de Cristo (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1° de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Criação do Estado (11 de outubro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Já os pontos facultativos constam as datas de 2 de janeiro, 16 e 17 de fevereiro (carnaval), 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) até às 13 horas. Além de 2 de abril, 20 de abril, 4 e 5 de junho (Corpus Christi), 28 de outubro (Dia do Servidor Público), 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Do combate aos incêndios até o apoio à comunidade, bases avançadas dos Bombeiros fazem a diferença no meio do Pantanal
Implementadas como estratégia de resposta rápida aos incêndios florestais no Pantanal, as bases avançadas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vêm se consolidando como estruturas essenciais não apenas para o combate ao fogo, mas também para o atendimento emergencial aos pantaneiros que vivem nas áreas mais isoladas do bioma.
Nesses locais remotos, onde as formas de comunicação são limitadas e o socorro nem sempre chega com facilidade, pedidos de ajuda surgem de maneira simples, mas igualmente urgentes. E é nas bases avançadas, instaladas em 2024, que os ribeirinhos e moradores das regiões distantes têm encontrado apoio seguro em momentos críticos.
Uma delas, instalada na Serra do Amolar, tornou-se permanente e funciona durante todo o ano. Outras seguem o modelo temporário, sendo ativadas apenas no período mais crítico da seca e seguindo o planejamento anual de prevenção e combate aos incêndios. Elas são estruturadas com equipamentos, viaturas e efetivo e todas oferecem atendimento quando acionadas pelas comunidades isoladas.
Foi o que ocorreu no dia 2 de novembro, quando a equipe dos Bombeiros que atua na base da Serra do Amolar realizou um resgate de emergência no Pantanal do Paiaguás. Um trabalhador rural, de 44 anos, sofreu ferimentos provocados por arma branca em uma fazenda de difícil acesso. A pronta resposta dos militares da base foi decisiva para salvar a vítima.
Diego Teodoro de Jesus, que foi o responsável por acionar os Bombeiros, relatou a importância do atendimento.
“A logística que o Corpo de Bombeiros conseguiu desenvolver aqui, com essa base no Amolar, fez toda a diferença. A resposta foi muito rápida. A embarcação foi fundamental; sem ela, talvez o desfecho fosse outro. O tenente Laertes me orientou o tempo todo por telefone, fez chamada de vídeo, explicou como estancar o sangramento. Graças ao trabalho da base avançada e da lancha rápida, a operação foi um sucesso. Agradeço o empenho do Corpo de Bombeiros pela agilidade com que nos atenderam”, disse.
Essa é apenas uma das inúmeras ocorrências atendidas pelas equipes que permanecem de prontidão nas bases. Entre agosto e setembro deste ano, elas foram acionadas pelo menos sete vezes para atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência que exigiram conhecimento técnico e rapidez por parte dos bombeiros militares.
O ribeirinho Severo Xavier de Farias, morador da Serra do Amolar, também já contou com o apoio da base em mais de uma ocasião. Após três meses sem ir à cidade e com um ferimento no pé, no dia 28 de agosto ele recebeu auxílio dos militares para se deslocar até Corumbá e obter atendimento médico. Durante o trajeto, agradeceu à equipe e lembrou que os bombeiros também atenderam sua esposa quando ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral.
“Quando a gente precisa, procura o bombeiro. Já ajudaram minha esposa quando ela teve AVC. É muito bom ter o Corpo de Bombeiros aqui, porque está ajudando muito a gente”, afirmou.
Outras ocorrências atendidas este ano pelas equipes das bases incluem o socorro a um homem atacado por uma onça, atendimento a vítima de picada de abelhas, busca por pessoa desaparecida, atendimento a uma criança ferida e diversos transportes fluviais e aeromédicos, além de ações cotidianas de apoio aos moradores.
Em setembro, a sede da base avançada na Serra do Amolar foi utilizada como apoio para a operação do projeto Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Fluvial, que levou serviços de cidadania a moradores ribeirinhos e indígenas ao longo do Rio Paraguai, no município de Corumbá.
Ações como essa, somadas à atuação constante dos bombeiros militares, reforçam a importância das estruturas das bases avançadas para garantir assistência rápida e eficiente à população pantaneira.
Edilene Borges, Comunicação CBM-MS
Fonte: Governo MS
-
Agronegócios6 dias atrásExportações do agronegócio passam de R$ 88 bilhões até outubro de 2025
-
Três Lagoas6 dias atrásPrefeitura realiza “A Rua é Nossa” na Lagoa Maior neste domingo (23)
-
Policial6 dias atrásPolícia Militar desarticula ponto de distribuição de drogas e prende autor em flagrante em Coxim
-
Policial7 dias atrásPolícia Militar e Prefeitura realizam formatura do Proerd com 450 crianças em Coxim







