Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara de Três Lagoas realiza Sessão de Abertura do Ano Legislativo de 2026 nesta terça-feira
A Câmara Municipal de Três Lagoas realiza nesta terça-feira, 3 de fevereiro, a Sessão de Abertura do Ano Legislativo de 2026. A solenidade está marcada para às 8h, no Plenário Ranulpho Marques Leal, localizado na Rua Sunao Miura, nº 71, no bairro Santos Dumont.
O evento marca oficialmente o início dos trabalhos legislativos do ano e contará com a presença do prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, que fará a tradicional apresentação dos planos de governo para o exercício de 2026, destacando prioridades, ações e diretrizes da administração municipal.
A sessão é aberta ao público e reúne autoridades, representantes de instituições, lideranças locais e a comunidade em geral. De acordo com a Câmara de Vereadores, a participação da sociedade é fundamental para fortalecer a transparência e o diálogo entre os poderes.
“A presença da população engrandece o evento e reafirma o compromisso com o desenvolvimento do município”, destaca o convite institucional divulgado pela Casa Legislativa.
A Câmara de Vereadores de Três Lagoas reforça o convite à população para prestigiar esse importante momento da vida política e administrativa da cidade.
Com informações Asscom CMTL
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores prestigiam entrega de pavimentação da Urias Ribeiro
Na manhã desta quarta-feira (28), os vereadores Evalda Reis, Marco Silva, Mário Grespan e Robson do Alinhamento, prestigiaram a entrega da primeira etapa das obras de pavimentação da rua Urias Ribeiro, ligando o Montanini com via asfaltada. Ao todo, foram feitos 630m de asfalto na Urias e 320m no acesso ao bairro. A vereadora Sirlene dos Santos mandou um representante.
O prefeito, Doutor Cassiano Maia, junto aos seus secretários e diretores, celebrou o fim desta fase, uma vez que agora podem dar início às demais etapas, que exigem uma complexidade muito maior: “será preciso obras de drenagem, que já estão com estudo em andamento, e aquisição de áreas para poder fazer o acesso até o Instituto Federal (IFMS)”, explicou.
O secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Osmar Dias, afirmou que a região antes era um caos: “com a pavimentação, resolvemos um problema de anos, entregando segurança, conforto e mobilidade para essa população. Agora, faltam mais 1000m até a rua Ângelo Melão, rua do IFMS”.
Os vereadores também enalteceram a importante obra. Mário Grespan afirmou que “é uma obra que entrega qualidade de vida e que vai de encontro ao objetivo da gestão de entregar Três Lagoas 100% asfaltada”. Robson do Alinhamento, em sua fala, reforçou que “é um sonho realizado da população local e que, agora, podem iniciar as próximas etapas, como a instalação de iluminação”.
Para o vereador Marco Silva, que contou já ter passado inúmeras vezes naquela via, inclusive cobrando por soluções, o ato não representa a entrega de uma obra, “mas a entrega de dignidade aos moradores da região, como uma transformação em tão pouco tempo”. Por fim, a vereadora Evalda Reis relatou: “estou há cinco anos como vereadora cobrando por essa pavimentação. Por isso, hoje gostaria de parabenizar o executivo e também de agradecer a todos os trabalhadores que se empenharam em construir esses quase 1000m de asfalto que irão beneficiar muito a população”. Inclusive, a parlamentar citou uma moradora local que fez um vídeo mostrando toda a obra em gratidão por resolver a situação triste que enfrentava, principalmente, nos dias de chuva.
“Não fazemos nada sozinhos! É com o esforço individual de cada um, em seus respectivos propósitos, que fazemos Três Lagoas cada dia melhor”, ressaltou Cassiano Maia. Para o chefe do executivo, com essa entrega, é possível desmembrar várias outras obras de planejamento urbano e mobilidade. Por fim, o prefeito anunciou: “neste ano de 2026, vamos fazer uma mega operação para reformar os prédios públicos, como os da saúde e educação, garantindo maior conforto e segurança para a população nos atendimentos e instalação de ar condicionado nas salas de aula que ainda não possuem”.

Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam prorrogação do programa “Dívida Zero”
Nesta terça-feira (27), antes mesmo do retorno do recesso legislativo, os vereadores de Três Lagoas se reuniram para realizar a 1ª sessão extraordinária de 2026. Com pauta exclusiva, os vereadores apreciaram o projeto de lei nº01, de 22 de janeiro de 2026, que “prorroga o prazo de adesão do programa Dívida Zero, instituído pela lei nº4339, de 16 setembro de 2025”, oficialmente conhecido como “Programa de Recuperação de Créditos Fiscais” (Refis) 2025.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Sendo assim, o prazo final, que se encerraria em 30 de janeiro, passa para o dia 29 de maio de 2026. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a inadimplência e facilitar a regularização de débitos municipais, como IPTU, ISS e multas administrativas. A prorrogação contempla exclusivamente a última etapa do programa, considerada a mais atrativa para os contribuintes, por oferecer descontos expressivos: 70% de remissão sobre juros e multas para pagamento à vista e 30% para quem optar pelo parcelamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle, a decisão de estender o prazo se mostrou necessária diante da grande procura registrada nas últimas semanas. Muitos contribuintes buscaram esclarecimentos, levantamentos de débitos ou ainda estavam em fase de análise documental, o que inviabilizou a adesão dentro do período inicialmente previsto.
Até o momento, o Programa Dívida Zero já garantiu cerca de R$ 20 milhões aos cofres municipais. Com a prorrogação, a expectativa da administração é alcançar uma arrecadação total de R$ 25 milhões, reforçando o caixa do município sem a criação de novos tributos. A ampliação do prazo também é vista como uma medida de impacto social e econômico, ao permitir que mais famílias e empresas regularizem a situação fiscal.
Ainda durante a sessão, merendeiras se fizeram presentes para manifestar a insatisfação com a terceirização da merenda. Assim, os vereadores fizeram uso da tribuna para falar sobre o assunto.
-
Celulose em Destaque7 dias atrásCiclo do Conhecimento, promovido pela Arauco, fortalece instituições sociais de Inocência-MS
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeito acompanha atendimento odontológico com sedação para pessoas com deficiência em Três Lagoas
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásFim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
-
Policial7 dias atrásPolícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas e apreende entorpecentes
