Mato Grosso do Sul
Boletim Epidemiológico: MS registra 8.319 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 13.696 casos prováveis de Dengue, sendo 8.319 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 46ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (24). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Sonora, Nioaque e Rio Brilhante registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.721 casos prováveis, sendo 7.546 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 46- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 46 – 2025
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de MS divulga lista de feriados e pontos facultativos para 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta terça-feira (25) a lista de feriados e pontos facultativos para 2026, que serão cumpridos pelos servidores estaduais dos órgãos e entidades da Administração Direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.
Segundo a publicação a definição destas datas não trazem prejuízos para os serviços considerados essenciais. Os feriados instituídos pelos municípios (lei municipal) serão observados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, nas respectivas localidades.
A publicação esclarece que os pontos facultativos definidos por decretos federais e municipais não se aplicam aos órgãos estaduais.
Nas datas fixadas na publicação e feriados municipais caberá aos dirigentes dos órgãos e das entidades garantir o funcionamento dos serviços essenciais, por meio de escalas de serviços ou plantão.
Entre os feriados previstos estão 1° de janeiro (Ano Novo), Paixão de Cristo (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1° de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Criação do Estado (11 de outubro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Já os pontos facultativos constam as datas de 2 de janeiro, 16 e 17 de fevereiro (carnaval), 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) até às 13 horas. Além de 2 de abril, 20 de abril, 4 e 5 de junho (Corpus Christi), 28 de outubro (Dia do Servidor Público), 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Do combate aos incêndios até o apoio à comunidade, bases avançadas dos Bombeiros fazem a diferença no meio do Pantanal
Implementadas como estratégia de resposta rápida aos incêndios florestais no Pantanal, as bases avançadas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vêm se consolidando como estruturas essenciais não apenas para o combate ao fogo, mas também para o atendimento emergencial aos pantaneiros que vivem nas áreas mais isoladas do bioma.
Nesses locais remotos, onde as formas de comunicação são limitadas e o socorro nem sempre chega com facilidade, pedidos de ajuda surgem de maneira simples, mas igualmente urgentes. E é nas bases avançadas, instaladas em 2024, que os ribeirinhos e moradores das regiões distantes têm encontrado apoio seguro em momentos críticos.
Uma delas, instalada na Serra do Amolar, tornou-se permanente e funciona durante todo o ano. Outras seguem o modelo temporário, sendo ativadas apenas no período mais crítico da seca e seguindo o planejamento anual de prevenção e combate aos incêndios. Elas são estruturadas com equipamentos, viaturas e efetivo e todas oferecem atendimento quando acionadas pelas comunidades isoladas.
Foi o que ocorreu no dia 2 de novembro, quando a equipe dos Bombeiros que atua na base da Serra do Amolar realizou um resgate de emergência no Pantanal do Paiaguás. Um trabalhador rural, de 44 anos, sofreu ferimentos provocados por arma branca em uma fazenda de difícil acesso. A pronta resposta dos militares da base foi decisiva para salvar a vítima.
Diego Teodoro de Jesus, que foi o responsável por acionar os Bombeiros, relatou a importância do atendimento.
“A logística que o Corpo de Bombeiros conseguiu desenvolver aqui, com essa base no Amolar, fez toda a diferença. A resposta foi muito rápida. A embarcação foi fundamental; sem ela, talvez o desfecho fosse outro. O tenente Laertes me orientou o tempo todo por telefone, fez chamada de vídeo, explicou como estancar o sangramento. Graças ao trabalho da base avançada e da lancha rápida, a operação foi um sucesso. Agradeço o empenho do Corpo de Bombeiros pela agilidade com que nos atenderam”, disse.
Essa é apenas uma das inúmeras ocorrências atendidas pelas equipes que permanecem de prontidão nas bases. Entre agosto e setembro deste ano, elas foram acionadas pelo menos sete vezes para atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência que exigiram conhecimento técnico e rapidez por parte dos bombeiros militares.
O ribeirinho Severo Xavier de Farias, morador da Serra do Amolar, também já contou com o apoio da base em mais de uma ocasião. Após três meses sem ir à cidade e com um ferimento no pé, no dia 28 de agosto ele recebeu auxílio dos militares para se deslocar até Corumbá e obter atendimento médico. Durante o trajeto, agradeceu à equipe e lembrou que os bombeiros também atenderam sua esposa quando ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral.
“Quando a gente precisa, procura o bombeiro. Já ajudaram minha esposa quando ela teve AVC. É muito bom ter o Corpo de Bombeiros aqui, porque está ajudando muito a gente”, afirmou.
Outras ocorrências atendidas este ano pelas equipes das bases incluem o socorro a um homem atacado por uma onça, atendimento a vítima de picada de abelhas, busca por pessoa desaparecida, atendimento a uma criança ferida e diversos transportes fluviais e aeromédicos, além de ações cotidianas de apoio aos moradores.
Em setembro, a sede da base avançada na Serra do Amolar foi utilizada como apoio para a operação do projeto Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Fluvial, que levou serviços de cidadania a moradores ribeirinhos e indígenas ao longo do Rio Paraguai, no município de Corumbá.
Ações como essa, somadas à atuação constante dos bombeiros militares, reforçam a importância das estruturas das bases avançadas para garantir assistência rápida e eficiente à população pantaneira.
Edilene Borges, Comunicação CBM-MS
Fonte: Governo MS
-
Agronegócios6 dias atrásExportações do agronegócio passam de R$ 88 bilhões até outubro de 2025
-
Três Lagoas6 dias atrásPrefeitura realiza “A Rua é Nossa” na Lagoa Maior neste domingo (23)
-
Policial6 dias atrásPolícia Militar desarticula ponto de distribuição de drogas e prende autor em flagrante em Coxim
-
Policial7 dias atrásPolícia Militar e Prefeitura realizam formatura do Proerd com 450 crianças em Coxim


