TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes

Publicado em

Foram publicadas na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) atas de eleições de mais duas comissões permanentes da Casa de Leis. Trata-se da Comissão de Saúde e da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas. Com essas publicações, somam-se 16 as comissões com presidências e vice-presidências oficializadas.

A Comissão de Saúde será presidida pelo deputado Lucas de Lima (PDT) e terá como vice-presidente o deputado Caravina (PSDB). As escolhas foram feitas no dia 7 de março em reunião com participação dos demais integrantes desse grupo, que são os deputados Antonio Vaz (Republicanos), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB).

Em reunião também realizada no dia 7 de março, os membros da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas escolheram para presidente o deputado Zeca do PT e para vice-presidente a deputada Lia Nogueira. Também compõem o grupo os parlamentares Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (PSDB) e João Henrique (PL).

De acordo com o Regimento Interno da ALEMS (Resolução 65/08), as comissões permanentes são constituídas por cinco deputados, assegurando, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, definida pelo número de lugares reservados ao partido em cada comissão. O Parlamento estadual tem 17 comissões permanentes.

Leia mais:

Definidas as presidências de mais cinco comissões permanentes da ALEMS

Publicadas atas de eleições de quatro comissões permanentes da ALEMS

Definidas presidências de mais quatro comissões permanentes da ALEMS

Comissão de Controle da Eficácia Legislativa define presidente e vice-presidente

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Ordem DeMolay: Celebração na ALEMS ressalta importância da organização juvenil  

Published

on

By

O Plenário Júlio Maia foi palco, mais uma vez, de uma grande celebração. O Dia Estadual da Ordem Demolay foi comemorado nesta sexta-feira (26) em solenidade repleta de reconhecimento e emoção ao grupo juvenil que pertence a Maçonaria. Alusiva à data instituída pela Lei 3.502, de 25 de abril de 2008, 18 de março, que também integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado, a solenidade de hoje é proposta pelo deputado Junior Mochi (MDB), também autor da Resolução 81/2018, que cria a Comenda de Mérito da Ordem DeMolay.

Junior Mochi parabenizou toda a Ordem DeMolay e seus familiares. “Parabéns às personalidades que se destacaram na formação de uma juventude mais igualitária e fraterna. Hoje nos reunimos nesta Casa da Democracia para festejar e celebrar o Dia da Ordem DeMolay. Essa data representa uma celebração dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, que inspiram e se incorporam nas almas dos homens e mulheres de bem, funcionando como pilares nos quais assentamos os valores morais e as sete virtudes da Ordem Demolay. Mato Grosso do Sul se orgulha de vocês”, disse.

“Por meio destes ensinamentos difundidos na Ordem Demolay, são formados verdadeiro líderes, eu sei como é essencial para os jovens, meus dois filhos participaram. Há muito tempo recebemos a incumbência de propor essa lei da comemoração do dia, que é 18 de março, e está sendo celebrado. A honraria aconteceu com o centenário da Ordem DeMolay no Brasil, e isso nada mais é que valorizar o trabalho daqueles que mantem a ordem ativa e com um único objetivo, na formação dos nossos jovens”, detalhou o deputado Junior Mochi, sobre a lei e resolução de sua autoria.

O Grande Mestre estadual Paulo Ricardo Wieckzoreck deixou uma mensagem gravada a todos. “Não estou aí devido aos compromissos da maçonaria. Infelizmente não pude estar presente, mas saibam que meu coração está com todos vocês, porque tanto a Maçonaria, quanto a Ordem DeMolay e a Assembleia Legislativa se preocupam com a nossa juventude, e, nós junto à Ordem DeMolay estamos trabalhando esses jovens para serem líderes pautados nas sete virtudes cardeais. Esse trabalho está sendo reconhecido pela Assembleia Legislativa, por meio dessa medalha de honra ao mérito, chegamos onde estamos por conta do trabalho de vocês, que essa medalha sirva de exemplo para que continuemos lutando por toda a juventude”, considerou.

Homenageados

Receberam homenagem em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na condução dos trabalhos da Ordem DeMolay Sul-Mato-Grossense, lideranças estaduais: André Luiz Constantino Barbosa, Grande Secretário Estadual do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay no Estado de Mato Grosso do Sul, Luis Felipe Nunes Almeida, Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay no Estado e Lucas Rodrigues Couto Sanches, Mestre Conselheiro Estadual Adjunto do Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay no Estado.

A Comenda e Medalha de Mérito Legislativo foram outorgadas a Anderson Martini de Almeida, Past Grande Mestre Estadual; Rafael Castello Monaco Dib, Past Grande Orador Estadual; Fernando Vieira, Past Grande Mestre Estadual Adjunto, Luís Otávio Lima Júlio, Past Mestre Conselheiro Nacional; Sérgio Luiz Gonçalves, Past Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul; Luz Antero Machado, Past Grande Mestre Estadual do Mato Grosso do Sul; e Durval Omine Farias Medeiros, Past Grande Mestre Estadual.

Durval Omine Farias Medeiros falou em nome dos homenageados. “Agradeço em primeiro lugar ao altíssimo pela permissão e a misericórdia de me conceder a honra de trabalhar pela Ordem DeMolay. agradecer as nossas famílias, pois, para que esses homens possam trabalhar, nossas famílias nos apoiam, agradecer a maçonaria pelo apoio incondicional, não só. Agradecer a esta Casa de Leis por lembrar e ter um olhar sensível ao trabalho feito pela maçonaria e ordem demolay olhando a sociedade pelos valores virtudes sabedoria, liderança, cidadania e fraternidade que a ordem demolay e maçonaria vem trazer a sociedade, venho agradecer essa Casa de Leis por essa homenagem”, destacou.

Apresentações culturais

Durante a solenidade, houve a entrada dos estandartes que representam as 20 ordens DeMolay’s de todo estado, ao som da música I’m living DeMolay, de autoria de Howie Damron e o Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), coordenado por Marlene Figueira e regido pelo Maestro Nillo Cunha, com a interpretação das músicas “Esperando na Janela”, “É Primavera” e “Cuitelinho”.

Ordem Demolay

A Ordem DeMolay foi fundada em 1919, nos Estados Unidos da América (EUA). É uma organização juvenil patrocinada pela maçonaria com o objetivo de lapidação moral e intelectual de seus membros, pautada nas sete Virtudes Cardeais: amor filial; reverência pelas coisas sagradas; cortesia; companheiro; fidelidade; pureza e patriotismo, e na defesa das liberdades religiosa, política e intelectual. A Ordem DeMolay chegou ao Brasil em 1980, e ao Estado de Mato Grosso do Sul, em 1983. Agrega jovens dos 12 aos 20 anos, e trabalha na formação deles por meio das sete virtudes cardeais, que norteiam todas as orientações recebidas com o princípios dentro da Ordem DeMolay.

Serviço

Acompanhe o trabalho parlamentar presencialmente na sede da ALEMS, localizada na Avenida Desembargador Nunes da Cunha, Bloco 9, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes; ou pelas mídias sociais oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, no Portal da ALEMS, e na TV Assembleia MS nos canais 7.2, sinal aberto, e 9 da Claro NET TV, ou no link TV ALEMS. O sinal aberto da Rádio ALEMS está na FM 105.5, e no link Rádio ALEMS.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

ALEMS participa de reunião sobre impactos da Reforma Tributária no Estado

Published

on

By

Presente nas discussões sobre os impactos da Reforma Tributária no Estado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) participou de reunião de grupo de trabalho que trata do assunto. A Casa de Leis foi representada pelo deputado Paulo Duarte (PSB), designado pelo presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP), para participar de reunião realizada nesta sexta-feira (26) na Secretaria de Fazenda.

Além da Assembleia Legislativa, também fazem parte do grupo de trabalho, entre outros órgãos e instituições, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Secretaria de Governo (Segov), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de de representantes do setor produtivo e sociedade civil, como a OAB/MS, Fiems, Sebrae-MS, Famasul e Fecomércio.

Durante a reunião, o secretário de Fazenda, Flávio César apresentou a proposta de regulamentação da Reforma Tributária, entregue na quarta-feira (24) ao Congresso Nacional, e que mostra como ficará o sistema tributário brasileiro. O projeto de regulamentação é apenas uma parte de vários outros que ainda serão apresentados. “A matéria entregue na quarta-feira é a que contém, efetivamente, os critérios de como o sistema tributário do país deverá funcionar. Até o momento, o que temos são apenas as normas gerais”, explica Paulo Duarte.

Para o deputado Paulo Duarte, que é economista, servidor público de carreira e Auditor Fiscal da Receita Estadual. Esse é o um dos temas mais importantes do Mato Grosso do Sul a serem debatidos e acompanhados neste momento. “A principal preocupação do Grupo de Trabalho é entender como se dará a compensação ao Estado e que será paga ao longo do tempo, porque, se aprovada ainda este ano, a Reforma Tributária terá uma transição de pelo menos cinquenta anos, até que esteja completamente implementada. No entanto, os reflexos da reforma começarão a ser sentidos daqui cinco ou seis anos”, esclarece o parlamentar.

Os sistemas tributários, tanto do Brasil quanto do estado de Mato Grosso do Sul são sistemas muito complexos. “O grande problema que o MS vai enfrentar com a Reforma Tributária é que nosso estado tem uma população muito pequena e o consumo será o indicador de arrecadação. A exportação das nossas matérias-primas para outros países e estados não vão gerar receita mais”, expõe.

As discussões e pautas levantadas pelo Grupo de Trabalho irão nortear o Governador do estado, Eduardo Riedel em defesa do Estado na Câmara de Deputados e principalmente no Senado Federal. “Vamos municiar o governador Riedel com todos aqueles pontos negativos para o Mato Grosso do Sul, apresentar mudanças para esses pontos negativos, para que ele possa defender propostas que contemplem MS no Congresso Nacional”, finaliza Paulo Duarte.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana