Política
Após denúncias de irregularidades, Conselho Federal da OAB passa a acompanhar julgamento de Pollon no Conselho de Ética
O julgamento do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) no Conselho de Ética passou a ser acompanhado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após denúncias de graves irregularidades e do desrespeito às prerrogativas da advocacia. A medida expõe fragilidades no processo e levanta questionamentos sobre a condução dos trabalhos pela comissão responsável.
O acompanhamento do Conselho Federal da OAB é uma resposta necessária diante de um momento que exige transparência, imparcialidade e respeito ao Estado Democrático de Direito.
Na última quinta-feira (11) o advogado Ricardo de Sequeira Martins renunciou à defesa do parlamentar após denunciar que a comissão não vem assegurando condições mínimas para o exercício da advocacia. Foi o próprio defensor quem solicitou o acompanhamento do Conselho Federal da OAB, diante do cerceamento da atuação da defesa e da violação de garantias básicas previstas em lei.
A situação se agravou com a renúncia de um segundo advogado, designado pela Câmara dos Deputados. Conforme relata Pollon, a própria Comissão de Ética indicou um defensor que é servidor do colegiado responsável pelo julgamento. O advogado admitiu não ter tido qualquer contato com o deputado antes de assumir a função, comprometendo desde o início a independência da defesa.
Ao ser solicitado para apresentar requerimentos essenciais ao processo, o profissional se recusou, alegando conflito de interesses. Em seguida, renunciou ao caso, com isso, Marcos Pollon ficou sem defesa legal constituída, fato que, segundo o parlamentar, escancara a condução arbitrária do processo e coloca em xeque a legitimidade do julgamento.
O deputado federal Marcos Pollon segue em licença de saúde, após sofrer crise aguda decorrente de hiperestímulo, associado a pico hipertensivo súbito, durante sessão da Comissão de Ética, de 11 de dezembro.
O acompanhamento de representantes do Conselho Federal da OAB surtiu efeito. Durante a sessão desta terça-feira, o presidente da Comissão de Ética afirmou que em respeito a licença médica do deputado Marcos Pollon, o depoimento dele ocorrerá somente após o recesso parlamentar. Também para garantir o direito de defesa, Pollon poderá convocar as testemunhas que forem ouvidas enquanto ele estiver de licença médica, podendo fazer os questionamentos necessários para sua defesa.
Política
Ministra Simone Tebet comunica a Lula decisão de sair do governo
Simone Tebet anunciou que planeja deixar o Ministério do Planejamento no próximo mês para se lançar como candidata ao Senado. A ministra marcou prazo: até 30 de março.
Em evento em São Paulo, Tebet revelou que já acertou a saída com o presidente Lula, que apoia sua entrada na corrida eleitoral de 2026.
“Deixo o Ministério do Planejamento e Orçamento até o dia 30 de março, quando o presidente definir, porque o presidente entende que eu sou importante no processo eleitoral, acho importante a minha candidatura”, afirmou.
Substituição será anunciada em breve
A decisão final sobre sua substituição deve ser anunciada na semana que vem. Tebet ainda não definiu por qual estado disputará, mas destacou seu compromisso: “Para mim, política é missão, sempre foi. Eu sempre abri mão muitas vezes daquilo que eu achava que deveria fazer para cumprir missão em nome do meu partido, em nome do meu estado”. Sobre a possibilidade de concorrer por São Paulo, ela disse apenas: “Não chegamos nesse detalhe. Eu me coloquei à disposição do presidente”.
A mudança faz parte de um movimento maior no governo: cerca de 20 ministros devem sair até abril para disputar as eleições, conforme exige a lei eleitoral.
Em 2026, Lula inicia as mudanças em seu ministério. Após a saída de Ricardo Lewandowski, a Justiça está sob um interino. A próxima deve ser Anielle Franco (Igualdade Racial), que confirmou sua candidatura a deputada federal com aval do presidente
Fernando Haddad (Fazenda) também já anunciou a sua saída até fevereiro para comandar a campanha de Lula. Nomes como Camilo Santana (Educação) e Wellington Dias (Assistência Social), senadores em mandato, são cotados para realocações internas, substituindo Rui Costa e Gleisi Hoffmann.
Política
Três Lagoas| Sindicalista Jenir Neves pode disputar vaga na Assembleia Legislativa
Em Três Lagoas e em várias cidades do Mato Grosso do Sul, cresce a pressão para que Jenir Neves aceite disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Agricultores, empresários, jovens e lideranças comunitárias defendem a pré-candidatura da procuradora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.
Jenir não descarta candidatura
Questionada sobre o tema, Jenir Neves disse que não tem intenção de entrar na disputa, mas deixou aberta a possibilidade.
“Não tenho intenção de ser pré-candidata a deputada estadual. Mas se o povo assim desejar, e com o aval do meu amigo, ex-governador e pré-candidato a deputado estadual André Puccinelli, além do partido MDB, não terei dúvidas de que estarei à disposição”, afirmou.
Trajetória no sindicalismo
Natural de Andradina (SP) e moradora de Mato Grosso do Sul desde antes da divisão do Estado, Jenir construiu sua trajetória ligada ao sindicalismo rural. Já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas, integrou a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do MS e o Conselho Fiscal da Central dos Trabalhadores do Brasil. Também coordenou o Polo Sindical do Bolsão e as Mulheres Trabalhadoras Rurais do Estado.
Apoio popular cresce em Três Lagoas
Nas últimas semanas, o nome de Jenir Neves tem sido defendido em encontros de sindicatos, reuniões comunitárias e conversas informais. Agricultores da região do Bolsão afirmam que a sindicalista representa a luta dos trabalhadores e poderia levar essa pauta à Assembleia Legislativa.
Decisão depende do MDB
Apesar do apoio popular, a possível candidatura de Jenir Neves ainda depende da definição do MDB e da própria sindicalista, que mantém cautela sobre os próximos passos.
-
Esportes5 dias atrásInternacional vence Gre-Nal de virada e mantém liderança no Gauchão
-
Esportes5 dias atrásFluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
-
Mato Grosso do Sul4 dias atrásFim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
-
Esportes5 dias atrásEndrick brilha com hat-trick e Lyon goleia Metz por 5 a 2 no Campeonato Francês
