Paula Maciulevicius, Setescc
Foto (destaque): Fabien Espinasse / Divulgação
“O chão tá pegando fogo, pegando fogo, pegando fogo
Parede pegando fogo, pegando fogo, pegando fogo
O teto pegando fogo, pegando fogo, pegando fogo
Palácio pegando fogo, pegando fogo, pegando fogo”
A Esplanada Ferroviária vai pegar fogo neste domingo. Pela primeira vez em Campo Grande, a banda “Francisco, el Hombre” sobe ao palco na segunda edição da Feira O Balaio, de graça! O final de semana também tem festas juninas, incluindo o arraiá de Santo Antônio, além de show com Àiyé, festival em Bonito e apresentação de Roberto Carlos.
A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e a Fundação de Cultura listam os principais eventos culturais desta sexta, sábado e domingo. Confira.
Arraial de Santo Antônio – Em sua 21ª edição, a tradicional festa junina de Campo Grande terá muita música, quadrilha, comidas típicas e brincadeiras. Nesta sexta-feira tem apresentação da quadrilha junina e shows com Marlon Maciel e a dupla João Haroldo e Betinho.
Hora: a partir das 16h
Local: Praça do Rádio
Entrada: Gratuita
Quintal Sesc – Em clima de festa junina, o Quintal Sesc desta sexta tem show musical com a dupla Elvis e Adriano, além de barracas e food trucks com as comidas típicas.
Hora: 17h
Local: Estacionamento da Riachuelo do Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita
Feira Junina no Jardim – Música ao vivo do Tapioca Forró, artesanato, quentão, doces e drinks. Assim será a festa junina no Jardim, promovida pelo Um Chá, que contará com show do duo Vozmecê.
Hora: 17h30
Local: Avenida Rodolfo José Pinho, 785
Entrada: Gratuita
Feira São Chico – Toda sexta-feira tem feirinha de São Chico com gastronomia, artesanato, brechó, antiguidades e acessórios.
Hora: 18h
Local: Rua Laguna 265, esquina com a Euler de Azevedo
Entrada: Gratuita
Sesc Seresta – Em clima de festa junina, o Sesc Seresta desta sexta-feira será com a banda de forró Flor de Pequi. No repertório, o grupo realiza interpretações de grandes compositores e compositoras do forró, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Flávio José, Guadalupe, Marinês e Anastácia.
Hora: 18h30
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270
Entrada: Gratuita
Show Big Gilson – Guitarrista e ícone do blues faz show na Capital nesta sexta-feira. Em apresentação única, Big Gilson toca ao lado de Marco Yallouz, Alex Cavalheri, e Matheus Mattos na cervejaria Canalhas.
Hora: 19h30
Local: Cervejaria Canalhas – Rua Lustosa, 214 – Jardim Seminário
Entrada: Ingressos a partir de R$25,00
10º Bonito Blues e Jazz Festival – Neste fim de semana Bonito é palco do 10º Bonito Blues & Jazz Festival, trazendo os estilos musicais mais populares do mundo como o Blues e Jazz, nas vozes e rifs de diversas bandas nacionais e internacionais.
Nesta sexta, o show é de músicos do Paraguai, com apresentações das bandas Band’Elaschica formada por 10 mulheres, VPL Blues com composições autorais em espanhol e guarani e o lendário baterista Toti Morel y Família.
Hora: 21h
Local: Selina Hotel – Rua Santana do Paraíso, 554
Entrada: Ingressos a partir de R$ 40,00
Show Roberto Carlos – O Rei está de volta a Campo Grande para uma apresentação única nesta sexta-feira. Roberto Carlos sobe ao palco do Guanandizão tocando os grandes sucessos dos seus 33 álbuns lançados ao longo da carreira. Ah, e tem até nova versão do clássico “Evidências”.
Hora: 21h
Local: Ginásio Guanandizão – Avenida Ernesto Geisel, 6859
Entrada: Ingressos a partir de R$ 160,00 a meia-entrada

Show Àiyé – A cantora carioca radicada em São Paulo, Àiyé ou Larissa Conforto, vem a Campo Grande com a turnê do novo álbum “Transes”. A artista combina os ritmos de tambores latinos com futurismo, beatmaking e espiritualidade.
Hora: 21h
Local: Barcelona Pub – Rua José Eduardo Rolim, 201
Entrada: Ingressos a partir de R$ 30,00
Festa junina Colocada – A tradicional Festa Junina LGBTQIAP+ de Campo Grande, a Colocada Junina 2023, acontece nesta sexta-feira. O line up da festa conta com set dos djs Abhnerrr, Gustavo Freitas, Fábio Jara, Baiflufaga e da drag Kitana Shiva. A programação conta também com comidas e bebidas típicas, quadrilha queer e, como não poderia deixar de ser: correio elegante.
Hora: 22h
Local: Estância das Flores, que fica na Av. Cônsul Assaf Trad, 3484, Cel. Antonino
Entrada: Ingressos a partir de R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível que será revertido para a Casa Satine

Maracangalha de Pé na Rua – Com intervenção e cortejo cenopoético, o Teatro Imaginário Maracangalha vai até o Bairro Jardim Noroeste neste sábado com o projeto “Maracangalha de Pé na Rua”. A ideia é levar arte para as regiões mais afastadas do Centro da cidade mostrando o teatro de rua.
Hora: 9h30
Local: Praça do Jardim Noroeste – Rua Indianápolis, 1949
Entrada: Gratuita
Festival de Capoeira – Neste sábado tem festival de capoeira na Arena do Horto Florestal com as crianças atendidas pela Cufa. Serão 32 capoeiristas participando graças à solidariedade dos padrinhos que abraçaram a causa. Quem quiser ajudar a Cufa a realizar suas atividades, pode fazer um pix para 45.776.653/0001-03 – Associação das mulheres das favelas do Mato Grosso do Sul.
Hora: das 15h às 18h
Local: Arena do Horto Florestal
Entrada: Gratuita
Apresentação Circense – O New York Cirkus se apresenta no Espaço Sesc em duas sessões no sábado. A programação é para toda a família e promete entreter a criançada. A família Perez, como todas as histórias de circos itinerantes, leva a arte do circo pela Capital percorrendo bairros da periferia com seu espetáculo.
Hora: 15h e 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita
Sesc Arte para Crianças – A oficina deste sábado é, claro, em clima de festa junina. A criançada vai aprender a fazer uma linda fogueirinha para decorar a mesa das gostosuras caipiras. Cada um deve levar: tesoura sem ponta, cola branca, uma folha de papel colorset vermelho e um pincel fino. Classificação: 5 anos. Cada criança deve estar acompanhada de um (a) responsável.
Hora: 15h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270
Entrada: Gratuita
Arraiá Infantil Sesc – Criançada não vai ficar de fora das festas juninas! Neste sábado, tem matinê com música e desfile de trajes típicos com animação de Nano Elânio e Bandinha Caipira.
Hora: 16h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270
Entrada: Gratuita
Arraiá do Rita Vieira – Tem festa junina na Associação de Moradores do Rita Vieira neste sábado. Na programação, tem sertanejo raiz e moda de viola com Mary Lopes, Anderson Alvarenga, Lucas Molina, além de comidas típicas, brinquedo e pescaria.
Hora: 16h
Local: Associação de Moradores – Rua Rotterdan, 1255
Entrada: Gratuita
Arraial de Santo Antônio – Em sua 21ª edição, a tradicional festa junina de Campo Grande terá muita música, quadrilha, comidas típicas e brincadeiras. Neste sábado tem apresentação da orquestra de violas de Valinhos e show da dupla Fred e Victor.
Hora: a partir das 16h
Local: Praça do Rádio
Entrada: Gratuita
Jóquei de Matilde Campilho – Neste sábado estreia programação mensal de leitura integral de livros, com “Jóquei”, de Matilde Campilho, o primeiro livro lançado pela autora portuguesa, uma obra com poemas e prosas poéticas.
Hora: 16h30
Local: Café do Teatro – R. Barão de Melgaço, 177.
Entrada: Gratuita
Feira do Bosque Camburé – Tem feirinha no Oliveira II neste sábado com muito artesanato, gastronomia, moda, cultura e ainda sorteio de brindes.
Hora: 17h
Local: Bosque Camburé – Rua Antônio João Escobar, 404 – Oliveira II
Entrada: Gratuita
“Como nascem as estrelas” – De volta para mais uma temporada de “Como Nascem as Estrelas”, a Estação Cultural Teatro do Mundo recebe o espetáculo neste fim de semana.
Hora: 20h
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00
10º Bonito Blues e Jazz Festival – Neste fim de semana Bonito é palco do 10º Bonito Blues & Jazz Festival, com apresentações doo guitarrista argentino, Rula Cancino, com a banda Rula y Los de La Esquina, além de grandes nomes do estilo em Mato Grosso do Sul, com Luis Ávila & Friends tocando José Boaventura, Zé Pretim e Renato Fernandes. Encerrando a noite é a vez de Big Gilson subir ao palco para mostrar o blues carioca.
Hora: 21h
Local: Selina Hotel – Rua Santana do Paraíso, 554
Entrada: Ingressos a partir de R$ 40,00
Aniversário da comunidade indígena Marçal de Souza – Neste domingo tem festa pelos 28 anos da Marçal de Souza, comunidade indígena Terena em contexto urbano aqui da Capital.
Na programação tem a abertura com oração na língua Terena e o hino nacional, seguido de danças tradicionais masculina e feminina, história da comunidade Marçal de Souza e homenagens, encerrando com almoço.
Hora: a partir das 9h
Local: Marçal de Souza – Rua Terena, sem número, região do Bairro Tiradentes.
Entrada: Gratuita
Praça Bolívia – Com a temática de Dia dos Namorados, a Feira da Bolívia deste domingo tem shows de Gio Resquim, Karina Marques, Beca Rodrigues, Ronaldo Raimundo e a apresentação de dança da Ciganinha. Além das atividades culturais, a feira conta com diversas barracas de alimentos, bebidas, artesanatos e feira de adoção.
Hora: 9h às 14h
Local: Esquina da Rua Barão da Torre com a Rua Das Garças
Entrada: Gratuita
Maracangalha de Pé na Rua – Com o premiado espetáculo “Tekohá – Ritual de Morte e Vida do Deus pequeno”, o Teatro Imaginário Maracangalha vai até o Bairro Jardim Noroeste com o projeto “Maracangalha de Pé na Rua”. A ideia é levar arte para as regiões mais afastadas do Centro da cidade mostrando o teatro de rua.
Hora: 11h30
Local: Praça do Jardim Noroeste – Rua Indianápolis, 1949
Entrada: Gratuita
Espaço Sesc – No domingo, o “Espaço Sesc” as contações de histórias de Nano Elânio. Com muita interação e musicalidade, Nano usa violão, pandeiro e outras brincadeiras cantadas. Arte-educador e musicoterapeuta, o artista tem carreira no teatro, música, comunicação social e é autor do livro “Conte histórias para crianças”.
Hora: Às 15h e 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita
Arraial de Santo Antônio – Em sua 21ª edição, a tradicional festa junina de Campo Grande terá muita música, quadrilha, comidas típicas e brincadeiras. No domingo tem apresenta do grupo de forró Ipê da Serra e da dupla sertaneja Patrícia e Adriana.
Hora: a partir das 16h
Local: Praça do Rádio
Entrada: Gratuita
Festa junina Okinawa – A Associação Okinawa de Campo Grande tem quermesse neste domingo com gastronomia e danças típicas. Na programação terá sobá, espetinho, sopa de cabrito e muito mais.
Hora: 17h
Local: Rua dos Barbosas, 110
Entrada: Gratuita
O Balaio Feira Criativa – Em sua segunda edição em Campo Grande, a feira douradense mostra que veio para ficar. Com 180 expositores, O Balaio será palco para o show de Francisco, el Hombre, banda que toca música latina, que nasceu do encontro do México com o Brasil.
Composta pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, Lazúli, Helena Papini e Andrei Kozyreff, a banda tem 10 anos de estrada e está com a turnê “10 años”. Em 2017, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com a música “Triste, louca ou má”.
Francisco, el Hombre começou se apresentando em praças e lugares públicos pelo Brasil e América do Sul, passando o chapéu, sempre levando manifestações políticas em canções que mesclam português e espanhol.

Quem abre o show de Francisco, el Hombre é o duo Vozmecê, que há quatro anos segue tocando música de rua.
“É um encontro de malucos, falamos isso porque eles tiveram um começo de carreira bem interessante e parecido com o nosso, viajando de carro pelo País e por toda a América Latina, tocando na rua pra ganhar o dinheiro do almoço, pra sobrevivência e fazendo o rolê de música de rua. Para nós, é uma felicidade abrir o show de uma grande inspiração que são eles tanto em arte de rua quanto em músicas com mensagens políticas”, diz Vozmecê.
Hora: das 16h às 23h
Local: Avenida Calógeras, em frente à Esplanada ferroviária
Entrada: Gratuita
“Como nascem as estrelas” – De volta para mais uma temporada de “Como Nascem as Estrelas”, a Estação Cultural Teatro do Mundo recebe o espetáculo neste fim de semana.
Hora: 20h
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00
Paula Maciulevicius, Setescc
Foto (destaque): Fabien Espinasse / Divulgação
Fonte: Governo MS
Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.
Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.
A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.
Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.
“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.
Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.
No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.
Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.
Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.
“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.
A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.
O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.
Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.
A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.
No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.
Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.
Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.
“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.
A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.
O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.
“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.
“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.
Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.
A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Evento reforça estratégia de qualificação, inovação e desenvolvimento humano como pilares para a melhoria dos serviços prestados à população
A valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da gestão de pessoas ganharam protagonismo na segunda-feira (22), com a abertura do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS. Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o evento reúne profissionais de diferentes instituições públicas para debater inovação, liderança, saúde mental, desenvolvimento humano e os desafios da administração pública contemporânea.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), o encontro conta ainda com a correalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), consolidando-se como um dos principais fóruns voltados à modernização da gestão pública no Estado.
Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, a quinta edição reforça uma diretriz cada vez mais presente na gestão estadual: investir nas pessoas para oferecer serviços públicos mais eficientes, modernos e alinhados às necessidades da população. A programação se estende até quarta-feira (24) e contempla palestras, painéis e apresentação de experiências exitosas desenvolvidas por órgãos públicos sul-mato-grossenses.
Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa necessariamente pelo fortalecimento das pessoas que constroem diariamente as políticas públicas do Estado.
“Nenhum governo alcança resultados consistentes sem investir em quem faz a política pública acontecer. Quando qualificamos nossos servidores, fortalecemos a capacidade de gestão, ampliamos a eficiência dos serviços e melhoramos a vida da população. Mato Grosso do Sul vive um ciclo de crescimento e transformação, e isso também é resultado de servidores preparados, valorizados e comprometidos com a entrega de resultados para a sociedade”, afirmou.
A iniciativa está alinhada às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que estabelece o desenvolvimento dos servidores, a modernização da gestão e a construção de soluções inovadoras para a administração pública como prioridades do Governo do Estado.
Gestão de pessoas como estratégia de desenvolvimento
A área de Gestão de Pessoas tem assumido papel cada vez mais estratégico dentro da administração pública. Além de promover a qualificação profissional, o setor é responsável por desenvolver lideranças, fortalecer a cultura organizacional e criar ambientes mais produtivos, colaborativos e preparados para os desafios do futuro.
Segundo o secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, fortalecer a gestão de pessoas é investir diretamente na capacidade de resposta do Estado às demandas da população.
“A gestão de pessoas está no centro da transformação do serviço público. Quando valorizamos, acolhemos e desenvolvemos nossos servidores, fortalecemos a capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade. Este encontro representa exatamente isso: um momento de aprendizado, integração e construção de soluções que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou o secretário.
Investir nas pessoas para transformar serviços
Ao longo dos três dias, os participantes terão acesso a debates sobre saúde mental, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, liderança, bem-estar e novas estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos. A programação também reúne especialistas reconhecidos nacionalmente, como Izabella Camargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e a atriz e apresentadora Dany Suzuki, responsável pela palestra de encerramento com o tema “O Futuro é Humano”.
Para o Governo do Estado, a qualificação permanente dos servidores é um dos pilares para sustentar os avanços conquistados nos últimos anos em áreas como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, assistência social e transformação digital.
“O maior patrimônio de qualquer instituição são as pessoas. Quando investimos em conhecimento, inovação, saúde emocional e desenvolvimento humano, estamos investindo diretamente na qualidade dos serviços que chegam à população. É essa visão que tem guiado Mato Grosso do Sul: um Estado que cresce, que se moderniza e que entende que o desenvolvimento passa, antes de tudo, pela valorização das pessoas”, concluiu Barbosinha.
Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
*com informações da SAD
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria e Jéssica Salles/SAD
Fonte: Governo MS
Chuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
Em Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
Prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil iniciam segunda etapa da Operação Aproximatus no bairro Vila Guanabara
Em Três Lagoas| Golpe do falso intermediário causa prejuízo de R$ 7 mil à vítima no Jardim Alvorada