TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

MS Irriga fortalece qualificação técnica e impulsiona uso sustentável da água no campo

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), tem avançado na consolidação do programa MS Irriga como uma das principais estratégias para ampliar a produtividade com sustentabilidade no campo. Um dos pilares fundamentais da iniciativa é a capacitação continuada de profissionais que atuam diretamente na assistência técnica e no desenvolvimento das propriedades rurais.

Com foco nos 26 municípios que integram o Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul do Estado, o programa tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar as competências técnicas de profissionais ligados à irrigação, especialmente em pequenas e médias propriedades.

A proposta é garantir que esses técnicos estejam preparados para atuar no dimensionamento, instalação, operação, manutenção e otimização de sistemas irrigados, promovendo o uso eficiente da água e fortalecendo a produção sustentável. Na semana passada o dia de campo foi realizado em Dourados na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para os alunos inscritos na capacitação em irrigação do módulo II de pecuária com foco em pastagens.

As capacitações são realizadas em formato híbrido, com aulas virtuais e presenciais, instrutores de diversas regiões do Estado e também especialistas de fora de Mato Grosso do Sul. Além da formação teórica, os módulos contam com atividades práticas e dias de campo em instituições parceiras que possuem estrutura e expertise na área.

Em 2025, o programa já capacitou 35 técnicos em Pecuária Leiteira, em parceria com a Agraer, e outros 50 profissionais no Módulo I, voltado à Fruticultura e Hortaliças. Já em 2026, o Módulo II, com foco em Pecuária e manejo de pastagens, foi concluído no dia 9 de abril, qualificando 55 técnicos.

O público-alvo das capacitações inclui técnicos de nível médio em Agropecuária e profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins, vinculados à AGRAER, ao SENAR e também à iniciativa privada.

Segundo o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta a proposta do MS Irriga vai além da formação técnica. “A expectativa é que os profissionais capacitados atuem como multiplicadores do conhecimento, levando aos produtores rurais práticas mais eficientes e sustentáveis de irrigação. Com isso, o programa contribui diretamente para o aumento da produtividade, o uso racional dos recursos hídricos e a redução de riscos na produção agropecuária”, salientou.

De acordo com o gestor do programa, engenheiro agrônomo Sandro Cardoso, as atividades práticas têm papel estratégico dentro da capacitação. No Módulo I, o dia de campo foi realizado no Centro de Excelência do SENAR, em Campo Grande.

Já o Módulo II contou com atividades na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição escolhida pela sua infraestrutura e capacidade técnica.

Para o próximo ciclo, o Governo do Estado trabalha na viabilização do Módulo III, com foco em grandes culturas como soja e milho, previsto para ocorrer entre os dias 4 de agosto e 16 de setembro, com atividades práticas planejadas na Embrapa Agropecuária Oeste.

De acordo com o secretário da Semadesc, Artur Falcette, a definição dos temas e áreas prioritárias do programa foi construída de forma colaborativa, a partir das demandas apresentadas pelas associações integrantes do MS Irriga, com validação dos parceiros envolvidos. “A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em posicionar Mato Grosso do Sul como referência nacional em irrigação, aliando inovação, qualificação profissional e sustentabilidade no campo”, concluiu.

O que é o MS Irriga

O Programa Estadual de Irrigação de Mato Grosso do Sul foi criado pelo Governo do Estado para fomentar a expansão da área irrigada de forma sustentável. Ele visa aumentar a produtividade e diversificar a produção, oferecendo incentivos fiscais, agilidade no licenciamento/outorga e crédito facilitado, visando irrigar 4 milhões de hectares.

O programa prevê entre seus benefícios a isenção tributária, agilidade na regularização ambiental e apoio ao planejamento hídrico. O programa também facilita o acesso a recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) através do Banco do Brasil. O MS Irriga inclu capacitações técnicas, mapeamento de áreas (diagnóstico de bacias) e pesquisa para produção sustentável.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Arquivo pessoal

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Patrulheiros do Detran de Aquidauana passam por capacitação para intervenção em crises de saúde mental

Published

on

By

os agentes de trânsito nas ruas e rodovias de Mato Grosso do Sul tem se tornado cada vez mais complexo e voltado ao bem-estar integral do cidadão. Diante de um cenário em que as abordagens diárias muitas vezes revelam motoristas enfrentando severo sofrimento emocional, quatro patrulheiros da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS de Aquidauana participaram de um treinamento essencial para a realidade atual: o 5º Estágio de Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas (PRIC).

Promovido em Aquidauana, o curso é coordenado pelo 1° Tenente do Corpo de Bombeiros Max Sousa Tosta e ministrado por militares do Corpo de Bombeiros de MS. O objetivo principal é capacitar os profissionais de primeira resposta para atuarem de forma técnica, segura e humanizada em situações críticas relacionadas à saúde mental, reduzindo os riscos para a vítima, familiares e para a própria equipe. Do Detran-MS, integram o treinamento os servidores Adriana da Silva de Oliveira Elias, João Antônio Ferreira Guedes, Michelle Escolhant Fanaia e Tony Luiz Lemos da Silva.

Ao longo do período teórico, os patrulheiros aprofundaram conhecimentos em tópicos que vão desde o reconhecimento de transtornos mentais frequentes e sinais de crise até aspectos legais, éticos e de direitos humanos, englobando também comunicação em saúde mental e contenção física e mecânica. O Tenente Max Sousa Tosta ressalta que “essa capacitação vem sendo realizada periodicamente em diferentes municípios do Estado em razão do aumento da demanda por ocorrências dessa natureza, tornando indispensável a padronização dos procedimentos para que o primeiro interventor saiba exatamente como agir”.

Prática nas vias públicas

A necessidade de preparar os patrulheiros para esses cenários se reflete no cotidiano das operações de segurança viária. Tony Luiz Lemos da Silva, veterano com 18 anos de carreira no Detran-MS e prestes a completar dois anos nas atividades operacionais de policiamento e fiscalização de trânsito, relata que as equipes frequentemente se deparam com condutores que demonstram fragilidade emocional durante as abordagens. Recentemente, durante uma Operação Lei Seca, a equipe abordou um motorista que, além dos indícios de embriaguez, apresentava choro constante, falas desconexas e desorientação. Mesmo após a realização dos procedimentos administrativos previstos na legislação, com respeito e preservação da dignidade, a preocupação continuou. Dias depois, quando o cidadão compareceu ao órgão para regularizar o veículo e ainda demonstrava intenso sofrimento, os agentes adotaram uma postura humanizada, acolhendo o motorista, acionando um familiar para prestar apoio e orientando sobre a importância de buscar atendimento especializado.

Essa vivência real reforça que o trabalho nas ruas vai muito além da fiscalização, pois lida diretamente com vidas que podem estar passando por momentos extremos. Segundo Tony Luiz, participar deste curso “foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito técnico quanto humano, pois fortalece a capacidade de acolhimento e a tomada de decisão rápida por meio da escuta ativa e do manejo adequado de crises, integrando de maneira eficiente os diversos órgãos envolvidos”.

O treinamento em Aquidauana se destaca justamente por esse caráter integrado e cooperativo, reunindo forças de segurança, salvamento e saúde mental que incluem o Corpo de Bombeiros Militar de diferentes municípios, o SAMU de Aquidauana e Terenos, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, o 7º Batalhão da Polícia Militar, o DEMUTRAN, a Cruz Vermelha, o CAPS, o Centro de Acolhimento, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de psicólogos, enfermeiros locais e até um acadêmico de medicina da Universidade Sudamericana do Paraguai.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Samya Carvalho e Prefeitura de Aquidauana

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Funtrab e unidades da Capital terão atendimento até às 13 horas nesta sexta-feira

Published

on

By

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, em Campo Grande, informa que nesta sexta-feira (12), o atendimento ao público será realizado excepcionalmente até às 13 horas.

A alteração também se aplica às unidades de atendimento da Capital (Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês) e ocorre em razão da realização de treinamento interno das equipes.

Os atendimentos serão retomados normalmente nesta segunda-feira (15).

A Funtrab agradece a compreensão de todos.

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas11/06/2026

Handebol feminino de Três Lagoas é campeã em amistosos no Município de Castilho

As equipes femininas de handebol de Três Lagoas, representadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), deram início...

Três Lagoas11/06/2026

Três Lagoas celebra 111 anos com homenagem da Câmara Municipal a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade

O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, foi um dos homenageados durante a sessão solene em comemoração aos 111...

Três Lagoas10/06/2026

CMAS realiza Reunião Ampliada no CRAS Interlagos e reforça participação social na assistência social

Na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveu uma Reunião Ampliada no Centro...

Três Lagoas10/06/2026

Prefeitura de TL convoca aprovados de dois Processos Seletivos do Município

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), convoca os candidatos aprovados em dois Processos Seletivos...

Três Lagoas10/06/2026

30 de junho é o prazo final para aderir ao REFIS 2025. CONFIRA COMO

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), informa que o prazo final para aderir o...

Três Lagoas10/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (10)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 10 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana