Mato Grosso do Sul
Governo de Mato Grosso do Sul fortalece protagonismo feminino com cursos exclusivos para servidoras
A rotina no serviço público é intensa. Entre prazos apertados, decisões estratégicas e responsabilidades que impactam milhares de pessoas, há mulheres que equilibram liderança e escuta, firmeza e sensibilidade, técnica e humanidade. São elas que também organizam fluxos, constroem soluções e sustentam, com competência e dedicação, a engrenagem que mantém o Estado em movimento.
Foi pensando nelas que o Governo do Estado, por meio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), lançou uma programação especial de capacitações para o Mês da Mulher com formações que vão além do currículo, fortalecem identidade, liderança e a atuação feminina.
Dentro dessa proposta, a Escolagov oferece três cursos exclusivos para servidoras, com foco no fortalecimento da liderança, da inteligência emocional e da comunicação. São oportunidades para ampliar a autoconfiança, consolidar o posicionamento profissional e avançar nos espaços de decisão no serviço público.
Os impactos da iniciativa podem ser percebidos na trajetória de servidoras que já participaram de formações voltadas ao protagonismo feminino. Com 26 anos de serviço público, a coordenadora de Análise de Contas da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), Paula Helena Ribeira Arevalo Furtado, conta que a motivação para participar da capacitação foi pessoal e profissional.
“O que me motivou foi o desejo de me reconectar comigo mesma enquanto servidora pública e enquanto mulher. Muitas vezes a rotina nos engole e a gente vai apenas ‘cumprindo tarefas’. Essa formação apareceu como uma oportunidade de pausa consciente: para refletir sobre trajetória, propósito, liderança e o lugar que ocupamos no serviço público.”



Ao refletir sobre os encontros, Paula destaca que a formação ultrapassou o campo profissional e alcançou dimensões pessoais. “Despertou emoção, coragem e esperança. Em alguns momentos foi impossível não se emocionar, porque o curso nos convida a acessar partes de nós que ficam adormecidas pela rotina. Também despertou orgulho da minha trajetória e da mulher que estou me tornando.”
Sobre a vivência com as demais participantes, ela define a experiência como enriquecedora. “Estar ao lado de outras servidoras, com histórias e realidades diferentes, mas com desafios tão parecidos, criou um ambiente de troca genuína. Houve acolhimento, identificação e aprendizado coletivo. A gente percebe que não está sozinha, e isso fortalece.”

Questionada sobre o principal legado do curso, ela aponta uma nova compreensão sobre liderança. “Aprendi que protagonismo não é ocupar todos os espaços, mas ocupar o espaço certo, com intenção, responsabilidade e autenticidade. Liderar também é saber quando falar, quando ouvir e quando agir.”


A trajetória da servidora Karla Bethânia Ledesma de Nadai também reforça a dimensão transformadora da formação. Com duas décadas de atuação no serviço público na área da Agricultura Familiar, Agroecologia e Meio Ambiente e, atualmente, como secretária-executiva do setor, na Sermadesc (Secretaria de Estado de Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), ela conta que a capacitação provocou mudanças significativas em sua postura profissional e também em sua vida pessoal.
Segundo Karla, um dos primeiros impactos foi na forma como passou a se enxergar e se posicionar. A formação a ajudou trabalhar aspectos como imagem, postura e comunicação, além de enfrentar sentimentos comuns a muitas mulheres, como a chamada “síndrome da impostora”. Para ela, o curso também trouxe reflexões importantes sobre a sobrecarga feminina, que envolve trabalho, família e cuidados pessoais.
“O curso trouxe mudanças importantes na forma como passei a me enxergar e posicionar, desde a minha imagem e postura até a maneira de comunicar. Também ajudou a refletir sobre desafios que muitas mulheres enfrentam, como a síndrome da impostora e a sobrecarga de conciliar trabalho, família e o cuidado com a própria saúde, inclusive a saúde mental”, ressalta Karla.
Ela destaca que o fortalecimento da autoconfiança foi um dos maiores ganhos. Ao perceber que inseguranças e dúvidas eram compartilhadas por outras mulheres, sentiu-se mais segura para assumir sua identidade nos espaços profissionais. Mudanças na forma de se vestir e de se portar refletiram diretamente na maneira como passou a ser percebida no ambiente de trabalho. “As pessoas passam a te ouvir mais, porque passam a te admirar. Isso fez toda a diferença”, afirma.



Karla acredita que esse processo também contribuiu para sua ascensão profissional. Após a formação, foi convidada a assumir um cargo de gestão. “Tenho certeza que essa transformação contribuiu para que eu estivesse preparada quando a oportunidade surgiu”, avalia.
Ao analisar a iniciativa, a servidora é enfática ao afirmar que o investimento na formação gera resultados concretos. “Eu sou prova viva de que, quando o Estado investe e olha para suas servidoras, as respostas aparecem. Durante o curso, vi o comprometimento e a entrega de muitas colegas, com depoimentos e experiências muito marcantes. São encontros que realmente transformam. Tenho certeza de que ninguém saiu da mesma forma que entrou. Quando o Estado oportuniza esse tipo de formação, ele é o maior ganhador. E quando o Estado ganha, o cidadão também ganha, com mais qualidade no serviço público”, destaca.
Para a servidora, o impacto é amplo: alcança a autoestima, o comprometimento, a qualidade do trabalho e o despertar de potencialidades muitas vezes adormecidas pela rotina. Iniciativas como essa, segundo ela, fortalecem o propósito do serviço público e reafirmam a missão de servir.

Ao final, Karla transforma sua vivência em um convite direto às mulheres servidoras, lembrando que as inscrições para novas formações estão abertas neste Mês da Mulher. “Agora que há essa oportunidade de participar de um curso como esse, com inscrições abertas, agarrem com todas as forças. Precisamos desses momentos para olhar para dentro, para o nosso trabalho, para a nossa trajetória e também para nós mesmas, como mulheres, profissionais e cidadãs. ”
Para ela, a experiência provoca mudanças reais. “São espaços de troca e reflexão que mexem com a gente por dentro e acabam refletindo de forma positiva na nossa ascensão profissional, na nossa conduta e também na nossa vida pessoal”, conclui.
Capacitações
O curso “Agora é com Elas: Protagonismo Feminino e Liderança no Setor Público” (16 horas) propõe fortalecer o protagonismo feminino a partir do desenvolvimento de competências em liderança, gestão de pessoas e autoconfiança, ampliando a atuação qualificada das mulheres nos espaços institucionais e de tomada de decisão.
O curso é divido em dois módulos. O Módulo I, “Lideranças do Presente: Gestão Estratégica de Pessoas”, será realizado em 11 de março, com a instrutora Tania Isabel Vendas Tanus. Já o Módulo II, “Fortalecendo Lideranças: Autoconfiança e Protagonismo Feminino”, acontece em 18 de março, sob condução de Eliane Arruda do Nascimento. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3924.
Outra formação é o “Mulheres em Foco: Inteligência Emocional e Posicionamento Profissional” (16 horas), que promove o desenvolvimento integral das participantes por meio do fortalecimento do autocuidado estratégico, da inteligência emocional e da comunicação profissional. O curso será dividido em dois módulos: “Presença Feminina: Imagem, Comunicação e Postura Profissional” (13 de março), ministrado por Milena Cássia, e “Você no Comando: Inteligência Emocional para a Liderança Feminina” (20 de março), com Claudia Teruel Bergamo. Inscrições: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3923.
Fechando a programação, o curso “Voz que Lidera – Oratória para Mulheres” (16 horas), que acontecerá nos dias 19 e 26 de março, é voltado ao desenvolvimento da comunicação oral e da expressão pública, com foco em clareza, segurança, argumentação e postura comunicacional. A proposta é ampliar a presença feminina qualificada nos espaços institucionais e de liderança. A formação será conduzida por Caroline Touro Beluque. Inscrições pelo link: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3924.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Investimento do Governo de MS ‘abre as portas’ para a Rota Bioceânica e ao desenvolvimento de Porto Murtinho
Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.
O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.
“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.
As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.
Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.
“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.
Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.
Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.
Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.
Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.
A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.
Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.
Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.
Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.
Ponte Bioceânica
A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.
No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.
Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Investimentos do Governo do Estado reforçam o desenvolvimento de Porto Murtinho
Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.
O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.
“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.
As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.
Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.
“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.
Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.
Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.
Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.
Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.
A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.
Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.
Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.
Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.
Ponte Bioceânica
A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.
No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.
Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas5 dias atrásEm Três Lagoas| Arraiá da Escola Olinto Mancini promete noite de tradição, cultura e diversão nesta quarta-feira (10)
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem e mulher são mortos a tiros na Vila São João
-
Três Lagoas5 dias atrásToninha Campos completa 70 anos: Comunicação e dedicação a Três Lagoas
-
Três Lagoas5 dias atrásMisto apresenta elenco, comissão técnica e novos uniformes para a disputa da Série B do Estadual





























