Arapuá
Arapuá de luto com o falecimento de Valdomiro Paschoalim, o “Mirão”
O Distrito de Arapuá-MS recebeu a triste notícia do falecimento de Valdomiro Garcia Paschoalim, o “Mirão”, de 69 anos, nesta manhã chuvosa de quinta-feira (16) de dezembro.
Mirão foi socorrido por sua esposa Jocilea Trannin e um sobrinho, após passar mal em sua residência por volta das 23h45min de ontem (15) de dezembro. Mirão foi levado até Três Lagoas por um carro da família, enquanto o SAMU via de encontro na BR 262, mas foi socorrido pela equipe ainda na entrada de Três Lagoas, na região da fazenda Rodeio, mas já estava sem vida. O motivo do falecimento foi insuficiência cardíaca (cardiopatia isquêmica) devido a hipertensão arterial sistêmica.
O velório será na Capela Nossa Senhora Aparecida do Distrito de Arapuá, a partir do meio dia desta quinta (16), com o sepultamento as 16 horas no Campo Santo de Arapuá.
Nascido em Andradina-SP em 20 de setembro de 1952, Valdomiro escolheu o Arapuá como seu lar, e foi em 1976 que se casou com Jocilea Trannin, onde trabalhava com bicho da seda com seu pai Jorge Paschoalim, logo em seguida foi contratado pela Seda Shoei Bratac para dar assistência aos criadores do Bicho da Seda no Distrito de Arapuá e região. Ia para São José do Rio Preto buscar larvas e desinfetava os barracões e por último levava os casulos para São José. Um trabalho que abrangia Selviria até próximo ao distrito de Garcias.
Amante do futebol, torcedor do Santos Futebol Clube, foi um dos melhores goleiros que fizeram parte SERA (Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá), após encerrar sua carreira como esportista ao machucar um joelho, Valdomiro sofreu um AVC perdendo assim a voz, mas mesmo assim não abandonou seu time do coração o Arapuá, continuando como dirigente, e assim o técnico de futebol do S.E.R.A, por muitos anos, dando vários títulos de campeão em campeonatos regionais e amadores de Três Lagoas. Mesmo com a falta da fala, os jogadores entendiam seu técnico, que era muito querido por todos os atletas que por ali passaram.
Aposentou como Funcionário Publico Municipal na pasta da Sejuvel, onde tinha todo o cuidado com o gramado do campo Municipal de Arapuá “José Aguinaldo”, e por ali trabalhou por muitos anos, tendo um dos melhores gramados do Estado do MS, graças a todo seu carinho e cuidado.

O seu outro hobbie era a pesca, por onde passava dias diante dos rios Rio Verde ou Sucuriu, sempre com seus amigos inseparáveis José do Brejo e Toninho, que aos poucos foi perdendo durante a vida. Já por último foi diminuindo as idas aos Rios, mas uma vez ou outro isso acontecia, na companhia de Soares e do seu filho Flávio.
A história contada por Zeca Trannin
Mirão: obrigado por ter feito parte de minha vida. Eu ainda piá e o Mirão era goleiro do Arapuá. Me lembro de uma final de campeonato quando ele pegou dois pênaltis e o Arapuá se sagrou campeão. Dali em diante, vivemos muitos momentos de alegria. As reuniões em família, minhas idas ao Arapuá, as pescarias com o seu Jorge, as histórias, as mentiras, as músicas sertanejas, as conversas sem maldades, os desenhos que ele fazia na areia, quando eu não entendia o que ele queria me dizer, devido ao problema de saúde que ele teve. Da amizade que ele fez com meu sogro, da visita que fez com a prima Joci, aqui em minha casa em Curitiba. Fomos ao Couto Pereira, por que era torcedor do coxa e pra sacaneá-lo, o levei até a arena da baixada. Sou grato meu amigo por todo carinho que você sempre demonstrou por mim, minha esposa e meus filhos. Hoje, acordei e vi a fatídica notícia de sua partida. Meu coração se entristeceu, minha voz embargou e lutei contra as lágrimas que me rodearam neste momento de dor. Refiz meu emocional e liguei para a Joci para entender o que havia acontecido. Era verdade! Você havia sido chamado por Deus. Ainda confuso, tento levar adiante minhas tarefas laborais, sem deixar de pensar em você. Que Deus já esteja com você em seus braços, que Ele derrame misericórdia sobre a Joci e todos nós, que neste momento ficamos um pouco mais pobres de alegria e causos. Vai em paz, para nós, ficará sempre as lembranças de suas qualidades, as coisas boas que você nos proporcionou. Ficará para sempre, o valor de sua amizade. Já estou com saudades!
Nós do ArapuáNews estamos de luto com a passagem de nosso amigo e cunhado para o plano espiritual, que Deus conforte os corações de amigos e familiares.
Mensagem do ArapuáNews
O mundo nos prega muitas surpresas. Muitas nos fazem sofrer, trazem tristeza, dor e luto. A sua partida, tão prematura, foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino que nos tiram o chão. Ninguém poderia imaginar que você nos deixaria tão cedo, tão abruptamente.
Você deixou um imenso vazio em nossas vidas e em nossos corações. Depois da sua partida, a nossa vida nunca mais será a mesma. Você sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações.
Você deixou muito amor em nós. O seu amor pela vida continua pulsando em nosso peito. Siga o seu caminho em paz, iluminado pelas bênçãos de Deus. Nós estaremos sempre aqui, orando por você e enviando as nossas energias positivas de amor e carinho.
Arapuá
Arapuá perde um de seus ilustres ex-moradores e Diácono: Alberto Cabral Tranin
Na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro, os moradores do Distrito de Arapuá/MS e a família Trannin receberam com profunda tristeza a notícia do falecimento de Alberto Cabral Tranin, aos 85 anos, ocorrido em Londrina (PR), onde residia atualmente. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.
Alberto é irmão de Altair Trannin e construiu sua família em Arapuá ao lado da esposa Eurides, deixando os filhos Carlos, Roberto, Zeca e Elizabeth. O sepultamento ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (05), no Cemitério Parque Alamedas, em Londrina/PR.
História e legado em Arapuá
Diácono da Diocese de Três Lagoas, Alberto Cabral Tranin realizou inúmeras celebrações religiosas, com atuação marcante no Distrito de Arapuá, especialmente nas Capelas São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, onde deixou um legado de fé, dedicação e compromisso com a ação evangelizadora e missionária.
Morador do distrito por muitos anos, Alberto construiu fortes laços de amizade e participou ativamente da história local, com presença no centro rural, no esporte, por meio da Sociedade Esportiva Recreativa Arapuá (SERA), na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, além de diversos eventos comunitários.
Nós, do ArapuáNews, agradecemos por sua contribuição à história do distrito e pelo aprendizado deixado à população. Que descanse ao lado do Pai. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Nota de pesar da Diocese de Três Lagoas/MS
“Nele brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E,
aos que a certeza da morte entristece, a promessa da
imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós,
a vida não é tirada, mas transformada.”
A Diocese de Três Lagoas manifesta o seu imenso pesar pelo falecimento, aos 85 anos, do Diácono Permanente Alberto Cabral Tranin, ocorrido no dia 5 de janeiro, em Londrina/PR.
O Diác. Alberto Tranin exerceu seu ministério com grande afinco e dedicação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Três Lagoas, especialmente no Distrito de Arapuá, onde residiu por muitos anos, com enorme empenho na ação evangelizadora e missionária, tendo retornado para Londrina em 2014.
Enfim, expressamos nossa dor, mas também nossas preces, de maneira especial aos seus familiares e à comunidade do Distrito de Arapuá (Capelas São João Batista, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Aparecida de Serraria), hoje pertencente à Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, que acompanhou a vida deste nosso irmão. Somos agradecidos a Deus pelo dom da vida e do ministério do Diácono Alberto Tranin, na firme esperança da Vida Eterna conquistada por Cristo Crucificado-Ressuscitado.
Três Lagoas, 6 de janeiro de 2026.
Dom Luiz Gonçalves Knupp
Bispo Diocesano de Três Lagoas
Diác. Roberto Rabelati
Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Carta ao meu pai
(Texto na íntegra, assinado por Zeca Tranin – 05/01/26)
Vivo um momento embaraçoso. O de receber a notícia que não te tenho mais fisicamente. São várias lembranças de momentos que passamos juntos, suas artes e sua risada “sacana”, disfarçada. Mas quero agradecer a Deus pelo pai que o senhor foi para mim, pelo amigo, pelos exemplos de homem e tantas outras qualidades.
O senhor foi exemplo de fé, de religiosidade, de amor e de temência a Ele. O senhor me passou o DNA para escrever textos e poesias, e isso me oportunizou homenagear pessoas e lugares, mas nunca havia pensado ou me preparado para homenageá-lo por sua partida.
Pela fé, creio que o senhor já está no reino celestial. Pela sua virtude humana, tenho certeza disso. O senhor batalhou muito, criou seus filhos, evangelizou pela sua vocação diaconal, fez muitos amigos e deixou sua marca. Foi o companheiro fiel de minha mãe por 65 anos — e esse número não é para qualquer um.
Guardarei para sempre todas as lembranças que tenho do senhor em Arapuá. Foi lá que tive minha formação humana, onde recebi inúmeros exemplos seus.
Sei que às vezes vou chorar, mas será sempre de saudade. Siga em paz, meu pai. Aqui cuidaremos de sua esposa amada e seguiremos nossa jornada juntos. Nunca deixe de olhar por nós. Obrigado, meu pai. Tenho muito orgulho do senhor.
Arapuá
Casamento de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé é celebrado em Arapuá
Na tarde do dia 22 de novembro, a Rua Carlos Alberto, no Distrito de Arapuá/MS, foi palco de um momento especial: o casamento civil de Márcia Maria dos Santos de Souza e José Carlos Vitamé.
A cerimônia, marcada pela simplicidade e emoção, reuniu amigos, familiares e pessoas queridas que fizeram questão de prestigiar a união do casal. Entre sorrisos, abraços e registros fotográficos, o clima era de felicidade e celebração.
Que esta nova etapa da vida de vocês seja repleta de união, respeito e companheirismo. Que cada dia juntos fortaleça ainda mais o amor que os trouxe até aqui, e que os desafios da caminhada sejam sempre superados com sabedoria, paciência e parceria.
Que a felicidade celebrada neste momento especial se renove diariamente no lar que estão construindo.
Desejo a vocês uma vida inteira de paz, harmonia e muitas conquistas.
Parabéns pelo casamento e que Deus abençoe esta união! 💍✨
O ArapuáNews acompanhou o evento e registrou cada detalhe desse dia inesquecível.
Confira abaixo as fotos desse momento tão especial.
-
Esportes6 dias atrásInternacional vence Gre-Nal de virada e mantém liderança no Gauchão
-
Esportes6 dias atrásFluminense vence Flamengo em clássico eletrizante no Maracanã e lidera o Carioca
-
Mato Grosso do Sul5 dias atrásFim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
-
Esportes6 dias atrásEndrick brilha com hat-trick e Lyon goleia Metz por 5 a 2 no Campeonato Francês


























































