Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas apresentam reclamações e sugestões para Sanesul e MS Pantanal
Os vereadores de Três Lagoas reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (07), com representantes da Sanesul e da MS Pantanal para reforçar a reivindicação por melhorias em alguns serviços, como fechamento de valas abertas no asfalto para obras, vazamentos e uma solução para o mau cheiro exalado em estações elevatórias da rede de tratamento de esgoto.
A reunião foi coordenada pelo vereador Sargento Rodrigues, líder do Executivo na Câmara, e contou com a presença dos vereadores Daniel da Farmácia, Davis Martinelli, Evalda Reis, Fernando Jurado, Marco Silva, Mário Grespan, Mi do Santa Luzia, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento e Sirlene dos Santos. Representando a Sanesul, estavam o gerente regional em Três Lagoas, Adilson Silva Bahia, e a coordenadora comercial, Carolina Tosta. Já pela MS Pantanal, participaram o diretor Cleyton Bezerra e o supervisor de operações, Diego Carvalho.
Um dos assuntos discutidos foi redução do prazo para fechar os buracos abertos em ruas já asfaltadas, para fazer as ligações. Normalmente, as valas ficam abertas por cerca de uma semana, causando transtornos para o tráfego e riscos de acidentes. Cleyton explicou que, anteriormente a 2022, o prazo médio para realizar o serviço era de 36 horas, pois era utilizado um tipo de material para o fechamento, o concreto betuminoso aditivado, que é processado a quente, mas pode ser usado frio e mantido em estoque,
Porém, após 2022, foi aprovada lei municipal determinando o uso do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Segundo o representante da MS Pantanal, este asfalto precisa ser usinado em grandes quantidades, o que obriga a acumular valas abertas por cerca de sete a oito dias, até o serviço de fechamento.
Ficou acordado que os vereadores vão analisar, junto ao setor de obras da prefeitura, a viabilidade de voltar ao uso do asfalto frio aditivado, como era feito anteriormente. Caso haja durabilidade e qualidade, os vereadores poderão propor a alteração na lei.
Outro assunto abordado na reunião foi vazamento de esgoto, problema apontado, principalmente, por despejo irregular de águas pluviais na rede o que, de acordo com Cleyton satura a rede coletora e provoca o extravasamento, principalmente em períodos de chuva. Foi informado que deverá ser realizada campanha de conscientização para a população não ligar a água de chuva na rede de esgoto.
Também houve reclamação quando ao mau cheiro causado, nos bairros, quando há retirada de esgoto com caminhões tipo limpa-fossa. Este procedimento tem sido necessário, segundo os representantes, porque o furto de fios, bombas e baterias nas estações elevatórias – as quais enviam os resíduos para outro ponto, até a estação de tratamento do bairro Jupiá – são recorrentes.
Com isso, o fluxo da descarga dos resíduos é interrompido e a empresa precisa recolher o material antes que vaze e levar para outro ponto do sistema. Quando tem tempo hábil de descarregar na estação de tratamento (ETE Jupiá), a questão do odor não afeta a população. No entanto, Cleyton afirmou que os episódios têm sido muito frequentes, como neste final de semana, quando três pontos sofreram furto, o que obriga o despejo em outro ponto mais próximo, em ambiente urbano, causando o transtorno.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Em Três Lagoas| Jovens vereadores aprovam cinco projetos de lei
Na noite desta segunda-feira (24), o programa Parlamento Jovem realizou a 6ª sessão ordinária, aprovando cinco projetos de lei (PLs), os quais voltaram das comissões permanentes de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Finanças e Orçamento (CFO) com pareceres favoráveis pela tramitação. Foram aprovados os PLs:
- PL nº01, propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé), que dispõe sobre o “Programa de promoção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas públicas de Três Lagoas”;
- PL nº02, propositura do jovem Leonardo Alencar (Sesi, apadrinhado do Marcus Bazé), que “institui o Programa Municipal de Incentivo ao Pensamento Computacional nas Escolas Públicas de Três Lagoas/MS”;
- PL nº03, propositura da jovem Sara Leite (Escola Batista, apadrinhada da Sirlene dos Santos) que “institui o Programa Municipal Cantinho Verde como incentivo à criação e manutenção de pequenos espaços verdes urbanos em Três Lagoas/MS”;
- PL nº06, propositura da presidente do Parlamento Jovem, Sara Cortes (EE Edwards Corrêa, apadrinhada do Tonhão), que “propõe a criação de política pública para diagnóstico tardio do transtorno do espectro autista (TEA)”;
- E o PL nº07, propositura do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado do Mário Grespan) que “estabelece a criação de um programa municipal de combate ao cyberbullying nas escolas do município”.
As comissões são formadas pelos próprios jovens vereadores. A CCJ tem como presidente Larissa Cyles (EM Maria Eulália, apadrinhada pela Professora Maria Diogo); os membros Alexia Rios (EE Dom Aquino, apadrinhada pelo Professor Pedrinho Junior) e Pedro Henrique (EE LuLoCa, apadrinhado pelo Robson do Alinhamento). E a CFO tem como presidente Rafael Sales (EE Edwards Corrêa, apadrinhado pelo Fernando Jurado); os membros: Lucas Otero (IFMS, apadrinhado pela Evalda Reis) e Maria Fernanda (EE Fernando Corrêa, apadrinhada pelo Marco Silva).
Durante a sessão, também foi apresentado o 14º projeto de lei do programa, que “dispõe sobre a criação do Programa de Conscientização sobre o uso do Cigarro Eletrônico nas escolas da Rede Municipal”, propositura do jovem vereador Samuel Santana (EE Jomap, apadrinhado do Mário Grespan).
Após a Ordem do Dia, momento de apreciação e votação das matérias em pauta, os jovens vereadores iniciaram o Grande Expediente, momento de uso livre da tribuna para apresentarem seus projetos, indicações, requerimentos ou falarem sobre assuntos de seu interesse. Leonardo Alencar falou de sua trajetória no programa e celebrou os projetos aprovados. Lucas Otero voltou a cobrar melhorias na rua de acesso ao IFMS. Ryan Gomes (EE Dom Aquino, apadrinhado pelo Mi do Santa Luzia) agradeceu o curso de oratória oferecido pela Escola do Legislativo de Três Lagoas (Eletres).
Samuel Santana falou sobre o PL nº14, de sua autoria, apresentado nesta sessão, pedindo por atenção das comissões permanentes. Ele também falou sobre o projeto na ONG Rio Paraná, o qual faz parte e que pediram que no plano diretor e na educação do município seja inserida e valorizada a história do Rio Paraná: “sem este rio a nossa cidade nem existiria como é hoje”.

Arthur Ramos (EE Afonso Pena, apadrinhado pelo Daniel da Farmácia), com de costume, declamou um poema. Desta vez, “Se eu pudesse trincar a terra toda” de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro). Sara Leite defendeu sua indicação solicitando semáforo para pedestres em determinados pontos da cidade e agradeceu o apoio do gabinete de sua madrinha, sempre presente. Pietro Balen (EE Fernando Corrêa, apadrinhado pelo Silverado) também agradeceu a atenção do gabinete de seu padrinho e questionou: “quem aqui já escutou o som de uma arara? E é uma coisa tão linda”. Por isso, apresentou suas indicações que valorizam a fauna e flora e educam sobre a natureza.
Rafael Sales reforçou sobre uma luta que sempre trouxe durante o programa Parlamento Jovem: as ciclovias. “Nossa cidade é bem conhecida pelo número de bicicletas, por ser plana e ter esse transporte como principal aliado de seus habitantes, mas ainda não temos uma boa estrutura para atender essa demanda”, defendeu. Sara Cortes encerrou o tempo de falas apresentando suas indicações e projetos, como uma cultura de mais organização nas escolas.
Ao todo, os jovens vereadores já apresentaram 147 indicações, com pedidos de melhorias e atenção para diversas causas. Você confere todas as indicações na íntegra em nossas redes sociais.
_ _ _
TEXTO: Cadu Xavier
FOTO: Gabriela Fernandes
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara de Três Lagoas promove solenidade para entrega de homenagens
Entre os agraciados, o vereador Sargento Rodrigues recebeu Título de Cidadão Três-lagoense, proposto por Daniel da Farmácia
Com a outorga de títulos de cidadãos três-lagoenses, moções e diploma de mérito em saúde pública, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene, na noite desta quarta-feira (19), por propositura do vereador Daniel da Farmácia.
O presidente da Câmara, vereador Tonhão iniciou a sessão expressando a alegria de todos os vereadores em aprovar as honrarias, cumprindo uma função de reconhecer as pessoas que atuam em prol do município, desta vez, cidadãos indicados pelo vereador Daniel.
Receberam Título de Cidadão Três-lagoense: Adriano Cesar Rodrigues (Sargento Rodrigues), Gilberto de Oliveira Alves, Luiz Antônio Vargas de Andrade e André Luiz Gasparino
O psicólogo do Ministério Público, Sydnei Ferreira Ribeiro Junior, foi agraciado com o Diploma Mérito em Saúde Pública:
Já Valdivino de Oliveira, Valdete Batista de Jesus e Antônio de Jesus Arantes receberam Moção de Congratulação.
Fernando Cesar Bernardo da Silva e Valmiro de Souza receberam Moção de Reconhecimento.
Ao falar em nome dos homenageados, o vereador Sargento Rodrigues parabenizou a cada um, dizendo que eles podiam considerar como um momento histórico. “Isso pelas mãos do vereador Daniel, que soube reconhecer a importância de todos. Vocês são merecedores e as homenagens tiveram a aprovação unânime de todos os vereadores desta Casa”, afirmou. Ele ainda agradeceu pela lembrança de seu nome. “Estou eleito para o terceiro mandato e é uma honra passar a ser cidadão desta cidade. Estou muito grato e vou levar isso para o resto da minha vida”, disse.
Daniel da Farmácia, o vereador proponente das homenagens e da solenidade declarou-se contente em poder reconhecer pessoas que fazem diferença em prol da sociedade de Três Lagoas e ajudam a construir o município. Ele ainda agradeceu ao presidente por conduzir a Câmara com serenidade e humildade.
A solenidade contou com a presença do coronel Wilson Monari, ex-comandante da Polícia Militar, em Três Lagoas.
-
Assembléia Legislativa MS6 dias atrásProjeto autoriza crianças e adolescentes com seletividade alimentar a levarem utensílios e alimentos em locais públicos A matéria é voltada a quem tem Transtorno do Espectro Autista, alergias diversas e intolerâncias alimentares
-
Assembléia Legislativa MS6 dias atrásMS pode implantar política permanente de apoio e fortalecimento das APAEs
-
Assembléia Legislativa MS6 dias atrásSessão Solene na ALEMS celebra o Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino
-
Três Lagoas4 dias atrásTrês Lagoas celebra vitória na internação humanizada de morador de rua














