Suzano
Suzano incentiva a produção de mel para geração de trabalho e renda em Ribas do Rio Pardo/MS
Um dos carros-chefes das iniciativas da empresa voltadas ao desenvolvimento social local, o Programa Colmeias beneficia 47 famílias que integram a Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo)
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, deu início à implantação do Programa Colmeias na região de Ribas do Rio Pardo (MS), onde está em construção a nova fábrica da empresa. Realizada em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista de Ribas do Rio Pardo (Coopardo) e a empresa TTG Brasil Investimentos Florestais, a iniciativa visa promover a geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento da apicultura e já beneficia 47 famílias de apicultores do município e região.
Já em andamento em Mato Grosso do Sul, na região de Três Lagoas, o Programa Colmeias é um dos carros-chefes das iniciativas da empresa voltadas ao desenvolvimento social, fomentando a geração de trabalho e renda ao incentivar a apicultora entre agricultores(as) familiares como forma de diversificação da produção no campo. O programa garante o acesso à flora apícola (florada do eucalipto) e promove investimentos em infraestrutura, equipamentos e insumos necessários à prática direcionados aos apicultores participantes de associações e cooperativas.
Para isso, as famílias que integram a ação recebem apoio, por meio de uma assistência técnica especializada contratada pela Suzano, visando qualificar os(as) participantes sobre temas que vão desde o manejo sustentável das abelhas e produção e produtividade até comercialização e gestão da cooperativa. As orientações são destinadas tanto àqueles que estão ingressando na produção de mel quanto aos que querem aumentar a produção.
“A ampliação do Colmeias para a região de Ribas do Rio Pardo vem ao encontro de duas metas de longo prazo da companhia, a de conservação da biodiversidade e a de redução das desigualdades sociais. Em uma única iniciativa, estamos colaborando para a preservação do meio ambiente, por meio da proteção das abelhas, e gerando trabalho e renda no campo. Por isso, este programa é tão importante para a companhia. Temos diversos casos em que a agricultura familiar foi transformada por meio da iniciativa e esperamos que o mesmo ocorra com Ribas do Rio Pardo, que já começa com indicadores surpreendentes: são quase 50 famílias participantes no início do programa, número que deve crescer ainda mais nos próximos meses”, afirma Israel Batista Gabriel, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
Adicionalmente à consultoria, no início de janeiro de 2023, foi realizada a entrega de cerca de 500 caixas – colmeias – para o fortalecimento da atividade, que corresponde a cerca de 10 colmeias por apicultor(a). Além disso, a empresa já disponibilizou 18 propriedades próprias para que os apicultores se aproveitem do espaço para a produção de mel, aproveitando a florada do eucalipto. Só em Ribas do Rio Pardo são 70 mil hectares de plantações de eucalipto abertas ao Colmeias.
Para Daiane de Oliveira, presidente da Coopardo, a Suzano está mudando a história da apicultura em Ribas do Rio Pardo. “Nós, da cooperativa, só temos a agradecer a parceria. Ela tem grande significado para nós. A floresta da Suzano veio como a salvação para a apicultura, além de que, a empresa trouxe aos apicultores a possibilidade de crescimento”, ressalta.
Transformação que já começou a ser sentida por Eliene Cardoso Limonge. Moradora do assentamento Avaré há cinco anos, ela é uma das poucas mulheres a apostarem na agricultura familiar e, agora, também integra o Programa Colmeias. “Aprendi junto com a Suzano as questões de Sistema Agroflorestal e hoje não me vejo fazendo outra coisa a não ser agricultura familiar. A presidente da cooperativa foi a minha inspiração e hoje quero incentivar mais mulheres a participarem do programa. Estou me sentindo realizada”, disse.
Assim como Eliene, Erivaldo do Carmo, conhecido como Baiano também está descobrindo a apicultura por meio da iniciativa. Morador do Assentamento Avaré há 13 anos, o agricultor acredita que essa é uma grande oportunidade de crescimento profissional. “Estou muito feliz com essa oportunidade. Não sei nada sobre apicultura, mas tenho muita vontade de aprender e não vou desperdiçá-la”, conta.
Autonomia e redução de custos
Com a Coopardo sendo a única cooperativa parceira do programa em Ribas do Rio Pardo, a Suzano já se comprometeu com a construção de uma marcenaria própria para os apicultores para que eles possam construir suas próprias colmeias. A ação visa aumentar a autonomia da cooperativa e reduzir custos aos apicultores com a atividade. Atualmente, uma caixa utilizada para colmeia custa em torno de R$ 400.
“A Suzano tem um direcionador que diz que algo só é bom para nós se for bom para o mundo, e a disponibilidade de um local em que os cooperados terão acesso a caixa de colmeias para a apicultura pela metade do preço dá uma vantagem para aqueles que estão iniciando na atividade. Isso facilita a expansão das atividades, gerando mais confiabilidade no processo e acelerando a independência de cada apicultor”, completa Israel.

Programa Colmeias em MS
Em Mato Grosso do Sul, o Programa Colmeias já atende a sete associações e duas cooperativas da região leste. Com cerca de 190 apicultores participantes do projeto e 5,4 mil colmeias produtivas, que têm acesso a um pasto apícola de 150 mil hectares de florestas plantadas da Suzano para a produção do mel.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Suzano
Com o apoio da Suzano, associação local leva aulas de karatê a 45 jovens em Ribas do Rio Pardo (MS)
Projeto utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, disciplina e crescimento pessoal em Ribas do Rio Pardo
Quarenta e cinco jovens de Ribas do Rio Pardo (MS) iniciaram gratuitamente aulas de karatê por meio de projeto inclusivo da Associação Sales de Artes Marciais. Apoiada pela Suzano, a iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e prevenção de vulnerabilidades, oferecendo aos participantes um espaço de convivência, disciplina e fortalecimento pessoal. Indiretamente, a ação também beneficia pelo menos 135 pessoas, considerando familiares dos participantes e a comunidade envolvida nas atividades.
Douglas Peixoto Pereira, gerente de Relacionamento Social da Suzano, destaca que a parceria reforça as ações sociais da empresa em Ribas do Rio Pardo, especialmente as voltadas à formação e geração de oportunidades para jovens no município. “Ribas do Rio Pardo vive em um momento de crescimento e transformação, e é essencial que esse desenvolvimento se traduza em oportunidades para a juventude. O projeto atua nesse sentido, proporcionando atividades em um ambiente seguro e estruturado, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e formação dos jovens”, afirma.
A parceria foi iniciada em outubro de 2025 e oficializada em abril de 2026, com a entrega dos itens viabilizados por um investimento social de mais de R$ 48 mil realizado pela Suzano. O recurso possibilitou a aquisição de kimonos, protetores individuais, tatame e equipamentos para a melhoria da estrutura utilizada nos treinamentos, como bebedouro e ventilador.
Segundo o presidente da associação, Jacson Sales de Souza, a parceria permitiu ampliar o alcance do trabalho realizado pela entidade e fortalecer a estrutura oferecida aos alunos atendidos pelo projeto. “Nosso propósito é transformar vidas por meio do esporte, oferecendo acolhimento, orientação e novas perspectivas para jovens. Com o apoio da Suzano, conseguimos melhorar nossa estrutura, adquirir equipamentos e ampliar o atendimento aos jovens do município. Isso faz diferença no dia a dia dos alunos e das famílias, que passam a contar com um espaço seguro, de convivência e evolução pessoal”, destaca.
Aluno do projeto, Mickael Firmo Ribeiro, de 23 anos, afirma que a prática do karatê trouxe mudanças importantes para sua rotina e amadurecimento pessoal. “O karatê me ensinou a persistir, me dedicar mais e enfrentar meus medos. Participar do projeto também me deu mais responsabilidade e um objetivo para buscar evolução, tanto mental quanto física. Além disso, a estrutura e as aulas mostram o compromisso em atender cada vez mais pessoas e reforçam que o esporte traz aprendizados que vão muito além do tatame”, relata.
Além das técnicas de karatê e treinamento físico, as atividades também trabalham disciplina, respeito, convivência e trabalho em equipe, contribuindo para a formação do caráter e o fortalecimento da autoestima.
Serviço | Inclusão por meio das Artes Marciais
Endereço: Associação Sales de Artes Marciais – R. Filinto Müller, 951 – Vila Jabour, Ribas do Rio Pardo – MS
Público atendido: jovens do município
Modalidade: aulas gratuitas de karatê
Informações: (67) 99821-1603
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Suzano
Artesãos e produtores de Três Lagoas (MS) alcançam receita recorde de R$100 mil em vendas com loja dentro da Unidade da Suzano
Espaço Sustentabilidade completa quatro anos de funcionamento com cerca de 25 mil compras realizadas e uma receita bruta total de R$240 mil
Artesãos, agricultores e pequenos empreendedores locais faturaram o valor recorde de R$100 mil em vendas realizadas no último ano, na loja do Espaço Sustentabilidade instalado dentro da Unidade da Suzano em Três Lagoas. A iniciativa completa quatro anos de funcionamento, conectando agricultura familiar e artesanato regional ao mercado consumidor interno da companhia. Ao longo do período, o espaço já registrou cerca de 25 mil compras e uma receita acumulada superior a R$240 mil, consolidando-se como um canal estratégico de autonomia financeira e valorização da cultura regional.
“Na Suzano, acreditamos que o desenvolvimento da nossa operação deve caminhar junto com o fortalecimento das comunidades onde atuamos. O Espaço Sustentabilidade é a prova prática disso, ao criar uma ponte real entre a produção e o nosso público interno. É uma iniciativa que gera autonomia financeira para dezenas de famílias, valoriza a cultura de Três Lagoas dentro da nossa unidade e ainda incentiva a alimentação saudável, com alimentos e produtos direto do campo”, afirma Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
O espaço funciona como uma loja aberta semanalmente, às terças e quintas-feiras, para exposição e venda de produtos. A iniciativa reúne parceiros como Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS), Associação Três-lagoense de Apicultura (ATLA), Missão Salesiana e representantes da comunidade indígena Ofaié, de Brasilândia.
Entre os itens comercializados estão peças de artesanato, mel e derivados, doces típicos, hortaliças, temperos e produtos sustentáveis. Apenas em 2025, o espaço recebeu 7,6 mil visitantes e gerou mais de R$100 mil em receita. No período, a média mensal foi superior a 600 visitantes e R$9 mil em vendas, números que demonstram o crescimento e a consolidação da iniciativa como fonte complementar de renda para os participantes.
Para quem vive essa realidade no dia a dia, o impacto vai além da renda. Integrante da diretoria da ACLAMS, Aline Araújo relembra que, antes da criação do espaço, muitos artesãos produziam sem um canal estruturado de venda. “O Espaço Sustentabilidade representa uma verdadeira transformação. Em quatro anos, deixou de ser apenas um ponto de comercialização e se tornou um ambiente de aprendizado, acolhimento e crescimento, com artesãos mais preparados e maior estabilidade para muitas famílias”, afirma.
Segundo ela, o apoio da Suzano foi determinante, com capacitações, organização da produção e incentivo à melhoria da qualidade, fazendo com que o artesanato passasse a ser visto como uma fonte real de renda.
Outro destaque é a Feirinha Sustentável, realizada quinzenalmente pela Suzano. O evento reúne agricultores familiares e participantes do projeto Hortas Urbanas, realizado em parceria com a Missão Salesiana, para a produção e venda de produtos agroecológicos na unidade. A iniciativa amplia as oportunidades de comercialização e incentiva o consumo consciente.
“O Hortas Urbanas promove o acesso a alimentos saudáveis, incentiva práticas sustentáveis e ainda gera renda por meio da comercialização dos produtos cultivados. Assim, além de contribuir para a segurança alimentar, o projeto estimula o senso de comunidade e autonomia dos participantes. O Espaço Sustentabilidade coroa esse ciclo, disponibilizando um local para a venda de alimentos saudáveis e para a troca de experiências entre produtores e colaboradores da empresa”, destaca Sadi Silva, coordenadora do Centro Juvenil Jesus Adolescente da Missão Salesiana, em Três Lagoas.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
-
Mato Grosso do Sul3 dias atrásAtenção condutores: prazo para quitar a última parcela do IPVA 2026 termina nesta semana
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásVereadores de Três Lagoas garantem reajuste e melhorias aos servidores e novo prazo para regularização de dívidas
-
Civil7 dias atrásJovem é assaltado por dupla armada em motocicleta no bairro Santos Dumont em Três Lagoas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrásEm Três Lagoas| Semana da Enfermagem é celebrada em sessão solene

