Suzano
Suzano e SEST/SENAT impulsionam qualificação profissional e geração de empregos no setor florestal em Três Lagoas/MS
Programa Escola de Motoristas já formou 57 motoristas, dos(as) quais 47,37% foram contratados pelas operações florestais da Suzano e empresas parcerias, e segue com inscrições abertas com foco em inclusão social e diversidade

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), tem colaborado para fomentar a qualificação profissional e a geração de emprego em Três Lagoas (MS). A ação integra o Programa Escola de Motoristas, que já formou 57 motoristas profissionais para atuarem no setor. Desse total, 27 motoristas foram contratados pela própria Suzano ou por empresas parceiras para atuarem nas operações florestais na região após a conclusão do curso, o que corresponde a um índice de aproveitamento de 47,37%.
“O Programa Escola de Motoristas é um exemplo prático de como podemos colaborar com a transformação social por meio da qualificação profissional. Os resultados superaram nossas expectativas, com cerca de 50% dos formados contratados, além dos casos em que foram absorvidos por outras áreas da companhia ou pelo mercado. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, ao investir na formação de motoristas, aumentamos a eficiência das operações, reforçamos a segurança da população e contribuímos para a geração de trabalho e renda”, destaca Gustavo Henning, gerente de Logística Florestal da Suzano.
Superação pessoal
Uma das pessoas que tiveram a vida transformada pela formação é Jéssica da Silva Muniz, de 32 anos. Com o programa, ela realizou o sonho de infância: dirigir uma carreta. “Desde os sete anos, quando vi uma carreta pela primeira vez, me apaixonei e, desde então, dediquei minha vida a esse sonho. Antes disso, trabalhei no setor de limpeza por quatro anos, até tirar a habilitação D e começar a dirigir um ônibus escolar. Continuei me qualificando até obter a CNH categoria E, no dia 28 de novembro. Foi então que conheci o programa e me inscrevi. Não foi fácil, enfrentei muitos desafios, mas nunca desisti. Sempre acreditei, no fundo do coração, que chegaria até aqui e hoje estou na Suzano”, recorda.
Jéssica também destaca a importância da formação para ingressar no setor: “É uma qualificação excelente. Fiz simulador, aulas práticas e teóricas. Aprendi muito. Quero dizer a todos que têm o sonho de dirigir uma carreta: não desanimem e sigam em frente. A Escola de Motoristas da Suzano foi a porta de entrada para mim. Por meio do programa, saí qualificada e, mesmo após a contratação, a Suzano continua investindo na minha capacitação, com o apoio de padrinhos e motoristas másters da empresa”. Os motoristas másters citados por Jéssica integram um projeto interno de qualificação da empresa, no qual os recém-contratados recebem orientação e suporte de profissionais mais experientes.
O programa também foi a porta de entrada para Edson dos Santos Pires, 45 anos, ingressar no setor. Com mais de 10 anos como motorista de ônibus, ele enfrentava dificuldades para ingressar no transporte de madeira por falta de experiência na área. “O Programa Escola de Motoristas foi a porta de entrada que eu precisava. Acreditei, fiz a inscrição, fui chamado e abracei a oportunidade. O curso me abriu novos horizontes e me proporcionou o conhecimento que faltava. Hoje, estou realizado por trabalhar na Suzano, uma empresa que sempre admirei e que agora faz parte da minha história”, relata Edson.
Além de realizar um sonho antigo, Edson destaca que o programa pode transformar ainda mais vidas. “O programa não só me preparou para a profissão, como também me mostrou que, quando a gente acredita e se dedica, a oportunidade chega. Espero que outras pessoas aproveitem essa chance como eu aproveitei. Quem tiver um sonho, pode correr atrás, porque a Suzano está abrindo portas para transformar vidas”, completa.
Escola de Motoristas
Lançado em julho de 2024, o Programa Escola de Motoristas Profissionais Suzano e SEST/SENAT tem como meta qualificar 150 profissionais para atuarem na área de logística florestal da região. A primeira turma do projeto foi formada exclusivamente por mulheres. A iniciativa também contemplou, recentemente, uma turma formada exclusivamente por pessoas com deficiência.
Atualmente, está na quinta turma e segue com as inscrições abertas para todas as pessoas interessadas, com foco na promoção da inclusão social e igualdade de gênero. A formação é totalmente gratuita aos participantes, que, ao concluírem a escola, ainda recebem uma bonificação de cerca de R$ 1,4 mil.
Como se inscrever
As pessoas interessadas em ingressar no programa podem encaminhar suas dúvidas ou solicitar mais informações na sede do SEST/SENAT em Três Lagoas, pelo telefone (67) 2105-5300 ou pelo e-mail [email protected].
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br.
Suzano
Suzano mira engajamento de fornecedores com agenda climática por meio da ampliação do Programa Compartilhar
Iniciativa reforça o compromisso da companhia com a transformação sustentável da cadeia de valor

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está ampliando o engajamento com seus fornecedores por meio da nova frente climática do Programa Compartilhar, que foi lançada oficialmente em 2 de julho. A iniciativa tem como objetivo apoiar parceiros estratégicos, especialmente das áreas de logística e insumos, na evolução de suas práticas relacionadas à agenda climática e na definição de metas baseadas na ciência.
Essa frente está diretamente conectada ao compromisso da Suzano com a agenda Climática e visa contribuir com a jornada de descarbonização tanto da companhia quanto de seus fornecedores. Como parte desse compromisso, a Suzano estabeleceu que 80% de seus fornecedores prioritários tenham metas compromissadas com a Science Based Target Initiavite (SBTi) até 2028.
“Acreditamos que o engajamento dos nossos fornecedores é essencial para avançarmos de forma consistente e colaborativa no enfrentamento da crise climática, por meio de compromissos concretos com a descarbonização. Com o Programa Compartilhar, buscamos apoiar os nossos parceiros a avançar em sua maturidade na agenda e cocriar soluções que promovam uma transformação duradoura em toda a nossa cadeia de valor”, diz Paulo Chaer, Diretor de Suprimentos da Suzano.
Para apoiar os parceiros nessa jornada, a companhia, em parceria com a Scheider Electric oferecerá suporte técnico, treinamentos educacionais, avaliação de maturidade, sugestão de plano de ação personalizado e acompanhamento contínuo, além de reconhecer os fornecedores mais engajados no Relatório Anual de Sustentabilidade da companhia e no evento Suzano Valoriza, que premia os parceiros que tiveram mais avanços em diversas frentes.
O Programa Compartilhar é uma iniciativa de colaboração com fornecedores que conduz a Suzano e sua cadeia de valor na evolução de uma série de indicadores e no cumprimento de metas estabelecidas pela companhia. A frente de Impacto Social Positivo, por exemplo, apoia a meta estabelecida pela Suzano de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de atuação até 2030. Por meio de parcerias para formação de mão de obra, aceleração de projetos sociais e uso da plataforma Bússola para monitoramento de resultados, a companhia já apoiou fornecedores a retirarem 11 mil pessoas da linha da pobreza.
Já no pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) do Programa Compartilhar, a Suzano tem como objetivo ampliar a participação de grupos minorizados em sua cadeia de fornecimento, incentivando negócios com empresas lideradas por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. Atualmente, os esforços têm se concentrado especialmente na frente de Mulheres, por meio da sensibilização de fornecedores para a formação e contratação de mão de obra feminina e da parceria com a WEConnect — organização que conecta empresas fundadas por mulheres a grandes corporações. Como reconhecimento por essa atuação, a Suzano foi vencedora do prêmio internacional World Procurement Award, na categoria Supplier Inclusion.
Na frente de Natureza, o foco tem sido a melhoria da gestão hídrica e a ampliação da transparência ambiental, por meio do engajamento ao programa CDP Supply Chain. Em 2024, a companhia alcançou 90% de engajamento entre os 100 fornecedores convidados, superando a taxa de engajamento global e refletindo o avanço da agenda ambiental em sua cadeia de valor.
Os fornecedores que fazem parte do Programa Compartilhar são os considerados prioritários para o negócio da companhia, sendo convidados a participar de forma voluntária e colaborativa da iniciativa.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br
Suzano
Suzano abre quatro processos seletivos para suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com quatro processos seletivos abertos em diferentes áreas para suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagos (MS). As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência e/ou orientação sexual, e podem ser feitas por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/).
Em Ribas do Rio Pardo, as pessoas interessadas poderão concorrer a vagas para Condutor(a) de Veículo Florestal I e Técnico(a) de Automação – Viveiro. Já em Três Lagoas, as oportunidades são para Operador(a) de Painel da Linha de Fibras e Analista Pleno de Excelência Operacional da área florestal.
Segue a lista completa dos processos seletivos da Suzano em andamento em Mato Grosso do Sul e os respectivos links para inscrições. Nas páginas, é possível consultar os pré-requisitos de cada vaga, detalhamento da função e benefícios ofertados pela empresa.
Ribas do Rio Pardo
Condutor(a) de Veículo Florestal I – inscrições até 05/07/2025: Página da vaga | Condutor(a) de Veículo Florestal I
Técnico(a) de Automação – Viveiro – inscrições até 06/07/2025: Página da vaga | Técnico(a) de Automação – Viveiro
Três Lagoas
Analista Pleno de Excelência Operacional – Florestal – inscrições até 06/07/2025: Página da vaga | Analista Pleno de Excelência Operacional – FlorestalOperador(a) de Painel – Linha de Fibras – inscrições até 08/07/2025: Página da vaga | Operador(a) de Painel – Linha de Fibras
Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para garantir a participação, e que as vagas oficiais estão abertas a todas as pessoas interessadas. Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Em Três Lagoas| 6 de julho acontece a fase decisiva do Varzeano e 3ª rodada do Amador| Veja as fotos de Arapuá x Vila Real
-
Policial7 dias atrás
Polícia Militar em Três Lagoas realiza a apreensão de autor de Tráfico de Drogas
-
PRF7 dias atrás
PRF apreende 49 Kg de prata em Corumbá (MS)
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista em Três Lagoas