TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Rodada de Empregos dedicada ao setor de bioenergia é a esperança de um novo trabalho ainda em 2024

Publicado em

Jocir Alves da Fonseca, que tem 63 anos e encontrava dificuldades para retornar ao mercado de trabalho, teve mais uma vez a certeza de que persistir sempre vale a pena. Ele procurou a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) e após quase dois anos desempregado, conseguiu encaminhamento para uma empresa em Rio Brilhante.

“Tenho vinte anos de experiência em montagem de usina, supervisão de qualidade, supervisão de processo de álcool, açúcar e capacitação de funcionários. O meu encaminhamento é para técnico de automação Industrial. Estou disposto a trabalhar, não importa qual seja a cidade”, diz ele, que é de Nova Andradina, mas atualmente vive com a família em Campo Grande.

Jocir Alves tem 63 anos e segue ativo no mercado

A intermediação da vaga foi durante a 1ª ação de empregabilidade dedicada ao setor de Bioenergia, realizada na Capital e nos municípios de Aparecida do Taboado, Caarapó, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora. Ao todo, foram oferecidas 370 vagas.

As usinas participantes – Agroterenas, Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora — estão em busca de profissionais para diversas funções, como mecânicos, eletricistas, operadores industriais, analistas ambientais, instrumentistas, operadores de máquinas, motoristas, aprendizes, vagas para PCD, entre outras.

Norberto foi em busca de vaga no mercado de trabalho da bioenergia.

Norberto Moura, de 42 anos, ficou sabendo do feirão e também foi em busca de um emprego. “Busco oportunidade de crescimento na área de usina, de preferência nas cidades de Nova Alvorada e Rio Brilhante”, disse.

“Há mais de um ano estamos dialogando com todos os setores produtivos e agindo de forma coordenada para fazer com que a população tenha conhecimento dessas oportunidades. Quem passa pela Funtrab recebe encaminhamento para empresas e indústrias que estão contratando”, destaca Marina Dobashi, presidente da Funtrab.

O diretor-técnico da Biosul, Érico Paredes, ressalta que as empresas têm investido cada vez mais em qualificação profissional para que os profissionais consigam conhecer as tecnologias, aprender, alcançar cargos de liderança e melhorar de vida na instituição.

“Boa parte das vagas não exige experiência. É importante que as pessoas saibam que existe muita tecnologia e oportunidade nas Indústrias. As energias renováveis estão muito em pauta hoje, o etanol é um grande produto, tem novas indústrias chegando com muita tecnologia, gerando muito emprego e renda em Mato Grosso do Sul”, explica.

Amigos foram em busca de um novo emprego, juntos

Os amigos Anderson Ramão Rosa Machado, de 40 anos, e Vanderlei Moreira da Silva, de 42 anos, enxergaram o potencial de crescimento e foram juntos em busca de uma vaga que oferecesse benefícios atrativos, como plano de saúde e cargo de carreira.

“Eu quero muito estar num lugar onde eu tenha a oportunidade de crescer e onde a minha família se sinta segura também. Tenho um filho especial, dependo muito de médicos, então ter um plano de saúde é prioridade”, disse o Anderson.

“Nós estudamos muito, trabalhamos 14 anos em fábrica, entendemos desde o processo administrativo, até planejamento, compras, produção, operador de processo. Essas vagas que estão vindo pra cá são a oportunidades que temos de usar toda a nossa qualificação profissional”, explica o Vanderlei, que tem formação em logística.

Erico Paredes da Biosul fala sobre a importância da iniciativa para o setor

Nos atendimentos dos guichês, os candidatos tiveram acesso a todas as vagas. Quem se encaixava no perfil, recebia encaminhamento com agendamento de entrevista. Foi o que aconteceu com o Franqui Silva, de 50 anos.

“Já trabalhei em companhias de combustíveis, no setor de compras e gerência. Saí para trabalhar em construtoras, não deu muito certo. Após ver o anúncio da Funtrab, decidi tentar uma oportunidade porque as companhias de energia estão vivendo um novo momento, tem muita coisa nova aparecendo nesse setor e vale a pena tentar me encaixar novamente. Estou com esperança de conseguir algo”, diz ele que destaca a importância dos feirões de emprego.

Adriana é outra trabalhadora que aproveitou a rodada para buscar recolocação no mercado

Adriana dos Santos, de 33 anos, recém-formada em engenheira, saiu com sorriso no rosto e muita esperança. Ela recebeu encaminhamento para técnico de automação Industrial, e uma empresa de Rio Brilhante.

“Flexibilizaram bastante, não pediram experiência. A gente vive em busca de desafios e de melhorar como pessoa. Eu estou muito feliz! O sonho de um recém-formado é conseguir um emprego na área e eu estou pronta para trabalhar. Vai ser meu presente de Natal”.

Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS
Fotos: Luiz Valney/Funtrab

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Projeto inovador, PPP do Hospital Regional é apresentada para Ministério do Planejamento e Orçamento

Published

on

By

Com destaque nacional, a PPP (Parceria Público-Privada) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, é reconhecida como uma das principais ações desenvolvidas na área da saúde pública de Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel apresentou à ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), na manhã desta quarta-feira (24), o trabalho realizado pelo Governo do Estado e conduzido pelas equipes da EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

“No dia 4 de dezembro vai ocorrer o leilão na B3. A expectativa é positiva, pois é um projeto bastante robusto, que em sua estrutura envolve crescimento físico, como novos leitos, além da melhoria no tempo de atendimento”, explicou Riedel.

O objetivo da parceria é garantir eficiência na saúde pública, com a oferta otimizada de bens e serviços essenciais, promovendo maior qualidade no atendimento à população.

“É um projeto bem construído e certamente é modelo para o Brasil e o mundo e poderá fazer parte de outras ações inovadoras”, disse a ministra Simone Tebet.

Com atração do olhar internacional de potenciais investidores, no dia 17 de setembro, a PPP recebeu o Selo FAST-Infra. A certificação atesta que o projeto atende aos padrões mundiais de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), fortalecendo a gestão pública, especialmente na área da saúde e nas entregas à população sul-mato-grossense.

“O projeto recebeu o Selo FAST-Infra, que qualifica o Hospital Regional do Mato Grosso do Sul em relação à governança, aos aspectos socioambientais e de inovação. Isso mostra a robustez, a solidez e a boa estrutura que a gente conseguiu trazer para dentro do projeto. Porque não é um aspecto só, são muitas variáveis que a gente precisa considerar. É o terceiro projeto que é certificado no país com esse selo. E o segundo hospital do mundo. Tem um hospital que recebeu esse selo que está na África do Sul e agora o hospital regional do Mato Grosso do Sul”, disse a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni.

Idealizado de forma pioneira pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), o projeto da PPP do Hospital Regional prevê a construção de novos blocos e a reforma das instalações existentes, aquisição, mobiliário clínico e instrumental cirúrgico, engenharia clínica, Central de Material Esterilizado (CME), nutrição e dietética, esterilização, logística de almoxarifado e farmácia, gases medicinais e utilidades, aquisição de insumos e dietas, além da administração e gestão de todos os serviços de apoio.

O contrato prevê soluções sustentáveis e inovadoras, como energia fotovoltaica, automação, transporte pneumático e robotização da farmácia. Tudo isso pautado pela melhoria contínua na qualidade dos serviços, com base em indicadores de desempenho.

“O projeto da PPP, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, traz no seu escopo muitas inovações. Uma delas é a estrutura de garantias. E o Estado tem uma preocupação muito grande em relação à gestão fiscal. Essa estrutura de garantia é realmente inovadora, e a gente percebe que tem grande chance de ser replicada também por outros entes subnacionais”, disse Detoni.

Todo o processo de elaboração do projeto, prevendo financiamento e mitigação de riscos, foi acompanhado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no Brasil com o intuito de criar estratégias para que a PPP seja uma parceria mais atrativa ao setor privado. O banco prestou consultoria e apoiou o projeto tido como fundamental para fechar lacunas de infraestrutura.

“A gente está trazendo um novo modelo de garantia para as PPPs. Conseguimos aprovar isso na COFIEX, que é a Comissão de Financiamentos Externos do Governo Federal. Foi o único projeto do país aprovado na categoria PPP. E amanhã sai a recomendação para estruturar essa operação que consiste em ofertar a garantia de um ente de melhor classificação de risco e isso traz um benefício muito grande para o nosso projeto, porque mitiga o risco do investidor quando ele participa, quando ele vai disputar o leilão”, explicou a secretária do EPE.

Projeto

A PPP tem como foco a modernização e a ampliação de leitos, no HRMS, para atender a população. A contratação é para prestação de serviços não assistenciais. O hospital permanecerá público, com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e gestão assistencial sob responsabilidade estadual – que inclui assistência médica, de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, análises clínicas e radiologia.

A iniciativa privada ficará responsável por obras e investimentos para a construção de novos blocos e a reforma das instalações existentes, além da aquisição e instalação de equipamentos médico-hospitalares, mobiliário clínico e instrumental cirúrgico.

A empresa concessionária administrará recepção, limpeza e jardinagem, vigilância, portaria e estacionamento, lavanderia e rouparia, manutenção predial e engenharia clínica, Central de Material Esterilizado (CME), nutrição e dietética, esterilização, logística de almoxarifado e farmácia, transporte, necrotério, serviço de arquivo médico, estatística e faturamento, gases medicinais e utilidades, aquisição de insumos e dietas e apoio ao serviço de atendimento domiciliar.

As intervenções serão realizadas em etapas e concluídas em 56 meses, sem interrupção dos serviços hospitalares – com previsão de finalização da primeira delas em 24 meses. O complexo passará a ter dois novos blocos que ampliarão a capacidade de atendimento em 60%, totalizando 577 leitos de internação.

O valor total dos investimentos é de R$ 5,6 bilhões com vigência de 30 anos. Os investimentos em obras e equipamentos somam R$ 966,8 milhões – sendo R$ 748,4 milhões para o investimento inicial e R$ 218,4 milhões em reinvestimentos ao longo do contrato, destinados à renovação tecnológica periódica. Já os custos anuais com a operação são estimados em R$ 154,4 milhões, recursos que cobrirão todos os serviços não assistenciais pelo período de três décadas.

O desempenho da concessionária será monitorado por indicadores de qualidade e de satisfação, que impactam diretamente na contraprestação mensal. O valor máximo previsto para esse pagamento é de R$ 20 milhões por mês, antes da aplicação dos descontos que serão definidos no leilão.

O leilão está marcado para o dia 4 de dezembro, às 14h, na B3, em São Paulo (SP). O critério de julgamento será o de menor valor de contraprestação pública máxima. Serão convocadas todas as licitantes com propostas de até 10% do valor da melhor classificada, com um mínimo de três participantes para a fase de lances em viva-voz.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Laine Breda, Comunicação EPE
Fotos: Álvaro Rezende

——————————————————————————-

Leia mais:

PPP do Hospital Regional recebe selo internacional por desenvolvimento de infraestrutura sustentável

Projeto inovador: edital da PPP para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é lançado

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Campo Grande sedia assembleia do Fonset com foco em qualificação e inclusão no mercado de trabalho

Published

on

By

Campo Grande recebe quinta e sexta-feira (25 e 26) a 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset), reunindo representantes de todo o País para debater políticas públicas voltadas à geração de emprego, qualificação profissional e fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O Fórum tem como objetivo promover o diálogo e fortalecer as políticas públicas trabalhistas nos estados.

O encontro, que será realizado no Hotel Flat Afonso Pena, contará com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, do atual presidente da Fonset, Vladyson Viana, também secretário do Trabalho do Ceará, além de muitos outros secretários estaduais, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de entidades como Sest/Senat e Senac.

A abertura terá homenagens aos ex-presidentes do Fonset, Esacheu Nascimento e Eloísa Berro. Na sequência, os debates envolverão desde a cooperação internacional com a OIT até parcerias com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para o programa Acredita no Primeiro Passo.

Outro destaque será a preparação para as comemorações dos 50 anos do Sine, que ao longo de sua trajetória já encaminhou milhões de brasileiros ao mercado formal.

Na sexta-feira (26), a programação avança com a presença do Secretário Nacional de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, representando o ministro Luiz Marinho; a apresentação de iniciativas inovadoras de Mato Grosso do Sul, como o Voucher Transportador (Sest/Senat), o Voucher Desenvolvedor (Senac) e a Plataforma MS Qualifica Digital.

Avanço da qualificação em MS

De acordo com levantamento da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho (Sequalit/MS), mais de 450 mil vagas de qualificação foram oferecidas pelo Governo do Estado em parceria com o Sistema S e Funtrab, entre 2023 e 2025, nos mais diversos segmentos de negócios.

O evento encerra com um debate sobre os Desafios do Pleno Emprego em Mato Grosso do Sul, coordenado pelo secretário executivo da Sequalit, Esaú Aguiar, reforçando o compromisso do Estado em alinhar formação profissional às demandas do setor produtivo.

“Com a realização da Assembleia, Campo Grande se firma como espaço estratégico para a construção de agendas nacionais do trabalho, fortalecendo parcerias e compartilhando experiências que ampliam a empregabilidade no Brasil”, frisa Aguiar.

Comunicação Semadesc

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas24/09/2025

Prefeitura de Três Lagoas convida população para Audiência Pública referente ao Orçamento Anual de 2026

A prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), convida a população do...

Três Lagoas24/09/2025

NÃO PERDE O PRAZO – Três Lagoas facilita pagamento de débitos municipais com descontos de até 100% no primeiro mês

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), lançou na última sexta-feira,...

Três Lagoas24/09/2025

SMS realiza Audiência Pública de prestação de contas no Plenário da Câmara dia 29 de setembro

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida toda a população para participar da...

Três Lagoas24/09/2025

Prefeitura interdita Estrada do Katayama após deslizamento de terra

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), informa que ocorreu um...

Três Lagoas24/09/2025

Casa do Trabalhador de TL está com 230 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (24)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas24/09/2025

Ator e professor Lucas Spirandeli da Diretoria de Cultura de TL estreará em filme nacional

O ator e professor Lucas Spirandeli da Diretoria de Cultura de Três Lagoas está fazendo a ponte entre o cinema...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana