Mato Grosso do Sul
Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS
Somar esforços para gerar desenvolvimento. A premissa básica do cooperativismo e tudo o que nasce em torno das atividades dessa natureza são protagonistas no crescimento de Mato Grosso do Sul, algo reforçado na noite de ontem (4) pelo Governo do Estado no evento de 45 anos da OCB (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras) sul-mato-grossense.
O governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) participaram do evento, ao lado do presidente da OCB-MS, Celso Ramos Régis, e do coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, o deputado estadual Rinaldo Modesto. Ambos ressaltaram o poder da atividade e sua importância socioeconômica.
“A gente veio aqui para ratificar o nosso compromisso com o sistema cooperativista, que tem um importante papel na nossa economia e na formação cultural pela qual o nosso desenvolvimento passa”, comenta o governador, citando também em seguida o crescimento entre 5% e 7% ao ano, o pleno emprego e a baixo índice de pobreza extrema do Estado.
Os índices citados por Riedel são frutos de um ambiente de crescimento que se autoalimenta, já que melhorias sociais refletem também em um ambiente melhor para o desenvolvimento econômico. “Isso tem a ver com a uma série de ações coordenadas e com uma estratégia clara por parte do Governo, que é criar um ambiente de confiança”, destaca o governador.
Eduardo Riedel frisa ainda que é fundamental que as pessoas não tenham surpresas ao buscarem investir em Mato Grosso do Sul. “Quando a empresa, a cooperativa vem investir aqui, ela tem absoluta segurança de que a diretriz de que o rumo formado pelo Estado não vai gerar nenhum tipo de surpresa para o empreendimento colocado”.
A capacidade de investimento por parte do Estado, com 18,5% da receita corrente líquida sendo aplicada em ações diretas, é outro trunfo apontado por Riedel. Mato Grosso do Sul é o estado que mais investiu ‘per capta’ e o que mais investiu percentualmente.
“É o crescimento associado a essa responsabilidade como comunidade, com a força da consciência de que quem faz as mudanças somos nós. Não vamos ficar esperando vir de alguém, vamos realizar, vamos executar e é o que o sistema cooperativo faz. Então a nossa gratidão por acreditarem no Mato Grosso do Sul, seja das cooperativas de fora, sejam com as que aqui nasceram, construíram”, conclui Eduardo Riedel.
Termo de cooperação e agradecimentos
Durante a solenidade, Riedel, Verruck e outros presentes foram homenageados com troféus pela OCB-MS. Além disso, o Governo também assinou termo de cooperação mútuo com a OCB, reforçando a parceria que ocorre há anos entre o Poder Público e as cooperativas aqui estabelecidas.
“Temos um trabalho de fortalecimento, de criação de cooperativas de Mato Grosso do Sul e a OCB fazendo toda essa capacitação. Nós do Governo entendemos que tem vários seguimentos que ainda tem o potencial de cooperar e desenvolver o cooperativismo no nosso Estado, e principalmente apoiar também aqueles que já estão instalados”, explica Verruck.
O secretário acrescenta ainda que em conjunto foi possível garantir várias melhorias na busca por recursos e outros instrumentos de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo local e, consequentemente, crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Atualmente, as cooperativas representam 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.
“Somente na atual gestão estadual nós já temos investimento de mais de R$ 2 bilhões na economia sul-mato-grossense, investimentos do cooperativismo. Esses R$ 2 bilhões geraram nesse curto período de um ano e meio mais de 1,25 mil empregos diretos para o Estado de Mato Grosso do Sul. Então a estratégia do cooperativismo está dentro da estratégia de desenvolvimento do nosso Estado”, finaliza o secretário de Desenvolvimento.
Antes do fim da cerimônia, o presidente da OCB-MS fez questão de ressaltar a importância do apoio do Governo de Mato Grosso do Sul para o crescimento do cooperativismo no Estado. “Aquilo que é bom tem que continuar, e nós estamos em um Estado com certeza de um Governo que prega aquilo que chamamos de felicidade, e se felicidade é coisa boa para o ser humano, nós vamos continuar com felicidade”, disse Celso Régis.
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Brasil e Alemanha trocam experiências sobre biomassa e tecnologias para indústria de baixo carbono
O Brasil tem biomassa em abundância. A Alemanha, experiência no desenvolvimento de tecnologias para aproveitar resíduos e fontes renováveis. Os pesquisadores dos dois países discutiram como essa combinação pode abrir novos caminhos para uma indústria de baixo carbono durante o 4º Workshop Internacional de Inovação em Biomassa, evento realizado na sede do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), em Três Lagoas.
Duas palestras magnas no primeiro dia de evento trouxeram experiências dos institutos alemães Fraunhofer IGB e Fraunhofer UMSICHT. Ambos são institutos de pesquisa aplicada pertencentes à rede alemã Fraunhofer-Gesellschaft, mas diferem em seus focos científicos e áreas de atuação.
A brasileira Luciana Vieira, líder de grupo do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Interfaces e Biotecnologia (IGB), na Alemanha, apresentou trabalhos que integram processos eletroquímicos, energia renovável, biotecnologia e outras áreas para desenvolver alternativas mais sustentáveis e ampliar a valorização da biomassa.
“Não acho que haverá uma tecnologia que vai salvar tudo. Precisamos de interdisciplinaridade, de pessoas de várias áreas trabalhando juntas para chegar a soluções inovadoras. O básico e o de sempre já não funcionam mais. Precisamos de novas ideias, novas possibilidades e diferentes expertises”, argumentou.
A pesquisadora também destacou a colaboração entre o Fraunhofer e o ISI Biomassa. Para ela, a relação entre os centros de pesquisa brasileiros e alemães não deve ser entendida apenas como transferência de conhecimento da Europa para o Brasil.
“Muitas vezes, quando se fala de colaboração com a Alemanha, fala-se em transferência de tecnologia. Eu não estou falando de transferência, mas de troca. O que é desenvolvido aqui no ISI Biomassa nos coloca em um nível de troca de tecnologias. Estou aprendendo muito e trocando muito”, ressaltou.
O potencial brasileiro em biomassa
O pesquisador alemão Robert Daschner, chefe de departamento do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energética (UMSICHT), atua há cerca de 20 anos em pesquisas na área. Ele apresentou experiências relacionadas ao aproveitamento de resíduos biogênicos, conversão termoquímica e desenvolvimento de tecnologias voltadas à redução de emissões.
“Na Alemanha, trabalhamos muito com resíduos da agricultura e do setor florestal porque temos uma área menor e menos biomassa disponível. Quando olhamos para o Brasil, a disponibilidade é muito maior. Por isso, acredito que o papel da biomassa pode ser ainda maior do que na Europa”, afirmou.
Parceiro do ISI Biomassa há três anos, esta foi a primeira vez do pesquisador em Três Lagoas. Para Daschner, a cooperação entre os países abre oportunidades para transformar o potencial brasileiro.
“A parceria entre a Alemanha e o Fraunhofer com o Brasil, especialmente com o Senai e o ISI Biomassa, representa uma grande oportunidade para avançarmos no setor de biomassa. Temos muita experiência para compartilhar e, trabalhando juntos, podemos desenvolver boas tecnologias para o mercado brasileiro”, destacou.
Mato Grosso do Sul
Final de semana no MS com calor intenso entre 40 a 43 graus, veja as informações aqui
O CEMTEC (Centro de Monitoramento do Temo e do Clima de Mato Grosso do Sul) divulgou a a previsão do tempo para sexta-feira (25/09) a Segunda-feira (28/09), em grande parte de Mato Grosso do Sul, a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade, associado à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece a estabilidade do tempo, a redução da nebulosidade e a manutenção de condições mais quentes e secas.
O principal destaque será o calor intenso, com rápido aquecimento das temperaturas ao longo do dia. As temperaturas já estarão elevadas nas primeiras horas da manhã e, durante a tarde poderão atingir 40°C a 43°C em algumas localidades, principalmente nas regiões Pantaneira e Sudoeste. A persistência desse padrão ao longo do fim de semana caracteriza um período de temperaturas acima da média, podendo configurar onda de calor em algumas regiões, marcando o primeiro episódio de calor intenso da primavera.
Mais importante do que a classificação meteorológica são os impactos sobre a população. A combinação de temperaturas muito elevadas e baixa umidade do ar pode favorecer desidratação, mal-estar e agravamento de problemas respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas expostas ao calor. Recomenda-se reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e atividades físicas nos horários de maior aquecimento, além de manter atenção especial com os grupos mais vulneráveis.
As condições de calor persistente e baixa umidade também aumentam significativamente o risco de ocorrência e rápida propagação de incêndios florestais, devido ao ressecamento da vegetação e à maior disponibilidade de material combustível. Ventos, mesmo que pontuais, podem favorecer a dispersão das chamas, aumentar a velocidade de propagação dos incêndios e dificultar as ações de controle e combate.
Diante desse cenário, é fundamental não utilizar o fogo para limpeza de terrenos, manejo da vegetação, queima de resíduos ou outras finalidades, além de seguir rigorosamente as medidas vigentes de suspensão da queima controlada em Mato Grosso do Sul.
Embora os modelos indiquem baixa probabilidade de chuva, o forte aquecimento diurno poderá favorecer, de forma muito pontual e isolada, a ocorrência de pancadas de chuva e eventuais tempestades. A probabilidade é baixa e não altera o cenário predominante de tempo quente e seco.
Os ventos atuam predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, rajadas superiores a 50 km/h.
Em relação às temperaturas previstas
Regiões Sul, Cone-Sul, Leste e Grande Dourados: Mínimas entre 17-24°C e máximas entre 29-38°C;
Regiões Pantaneira e Sudoeste: Mínimas entre 21-28°C e máximas entre 35-43°C;
Regiões Bolsão e Norte: Mínimas entre 20-27°C e máximas entre 34-40°C; Campo Grande: Mínimas entre 20-25°C e máximas entre 32-36°C.
EM TRÊS LAGOAS
A previsão aponta calor cada vez mais intenso a partir de sábado, justamente quando começa a primeira onda de calor da primavera de 2026, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso vermelho de grande perigo vale de sábado (26) até quarta-feira (30).
SEXTA-FEIRA: AINDA PODE TER CHUVA
A sexta-feira (25) deve começar com temperaturas mais amenas, mas o calor aumenta ao longo do dia.
As previsões consultadas apontam máxima na casa dos 32°C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. Quem pretende sair na sexta precisa ficar atento às mudanças durante o dia.
SÁBADO: O CALOR COMEÇA A APERTAR
No sábado (26), a temperatura sobe bastante. A previsão indica máxima entre 35°C e 37°C em Três Lagoas, com tempo predominantemente aberto.
É também o dia em que começa oficialmente o período de onda de calor destacado pelo INMET. O instituto prevê temperaturas pelo menos 5°C acima da média climatológica por vários dias consecutivos.
DOMINGO: TERMÔMETROS PODEM ENCOSTAR NOS 40°C
O domingo (27) promete ser o dia mais quente do fim de semana.
As projeções consultadas apontam máxima entre 37°C e 39°C, enquanto outra atualização chega a indicar até 42°C para a cidade. Como a previsão pode sofrer alterações, o cenário mais seguro é esperar calor extremo, próximo dos 40°C.
-
Celulose em Destaque6 dias atrásArauco abre inscrições em Três Lagoas para formação de motoristas para categoria E
-
Campo Grande6 dias atrásCom parceria do Senai, Energisa abre 33 vagas para oportunidade de primeiro emprego em Campo Grande
-
Brasil6 dias atrásCantor Rick, da dupla com Renner, morre aos 59 anos em acidente de helicóptero em Santa Catarina
-
Celulose em Destaque6 dias atrásBR 262| Implementação de torres de 4G avança nas rodovias da Caminhos da Celulose em MS






