TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Novo sistema que gerencia e fiscaliza emplacamento veicular entra em operação em MS

Publicado em

Mais segurança, transparência, fiscalização e controle no emplacamento de veículos

Mato Grosso do Sul deu mais um passo importante na segurança do trânsito. Começou a funcionar no dia 16 de setembro o novo sistema de controle e validação de estampagem de placas no Estado, que incorpora inteligência artificial ao processo e eleva o padrão de segurança no emplacamento de veículos. A medida é fundamental para combater falhas humanas e fraudes que historicamente prejudicam o cidadão, o erário público e a segurança pública.

A iniciativa do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está totalmente alinhada à Resolução Federal nº 969, que regulamenta em todo o país a produção, emissão e instalação das Placas de Identificação Veicular (PIV). A norma determina o uso obrigatório de QR Code, sistemas informatizados de validação e fiscalização, além de critérios rigorosos para o credenciamento de fabricantes e estampadores.

Em maio deste ano, o Detran-MS publicou a Portaria “N” nº 191, que atualiza o regramento e estabelece normas locais para o fornecimento do sistema de fiscalização, gestão e controle da estampagem de placas no Estado. Até o momento, cinco empresas foram credenciadas e habilitadas pela autarquia para fornecerem o Sistema de Segurança para Empresas de Estampagem PIV.

Na prática, o novo sistema funciona como uma barreira adicional contra fraudes. Com validação por imagens, dados e inteligência artificial, a ferramenta exige a inserção de todas as informações e documentos previstos na legislação, em tempo real, valida as informações inseridas com a autorização emitida pelo Detran-MS, e somente após emite o comando para estampagem, evitando inconsistências ou ausência de dados e ampliando o controle sobre a cadeia produtiva.

Além disso, o aplicativo permite acompanhar o fluxo de produção em tempo real, mostrando a quantidade de placas restantes no estoque das credenciadas, medida que aumenta a segurança, previne irregularidades e possibilita a rastreabilidade de placas.

O impacto positivo da nova tecnologia já é visível e imediato: em apenas três dias de operação, o sistema já flagrou alguns casos com inconsistências nos dados de identificação veicular. Um desses casos, inclusive, envolveu um veículo zero km, evidenciando a capacidade do novo sistema em identificar irregularidades desde a origem e reforçar a segurança e a integridade dos dados no processo de emplacamento.

É crucial destacar que a modernização e a inovação no processo de estampagem não representam um ônus adicional para o cidadão. A experiência de outros estados que já adotaram este sistema, somada à análise das notas fiscais emitidas até o momento em Mato Grosso do Sul, reitera que o preço médio do serviço de estampagem tem se mantido estável.

Desse modo, quaisquer flutuações percebidas no valor final cobrado são inerentes à livre concorrência e aos diversos serviços e diferenciais oferecidos pelas empresas credenciadas, refletindo as dinâmicas naturais do mercado, e não o processo de modernização em si.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a tecnologia representa mais um passo importante na história do órgão.

“Com esse sistema, Mato Grosso do Sul se consolida na vanguarda da segurança veicular no país. É mais do que inovar, é garantir que cada placa estampada aqui tenha autenticidade, rastreabilidade e proteção contra fraudes. Nosso compromisso é proteger o cidadão, seu patrimônio, e oferecer serviços cada vez mais modernos e principalmente, confiáveis e convenientes. E neste ponto temos grande apoio da tecnologia para agilizar e dar mais segurança ao trabalho do servidor”, destacou.

Alinhamento

Refletindo esse compromisso com a modernização e a escuta ativa, na segunda-feira (22) o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reuniu-se com representantes dos despachantes, concessionárias de veículos e estampadoras. O encontro, que contou com a participação da assessoria jurídica e diretorias responsáveis do órgão, abordou demandas que surgiram e impactam o fluxo de emplacamento, como emplacamento de carretas, geolocalização do emplacamento, foto do instalador e valores praticados.

Em resposta às solicitações, o diretor-presidente, acolheu as preocupações e agiu prontamente, suspendendo de imediato a necessidade de geolocalização e foto do instalador, promovendo o ajuste necessário no fluxo de emplacamento de carretas. Em relação aos valores praticados pelas empresas, Rudel Trindade reforçou seu compromisso em realizar uma incursão do órgão junto aos credenciados para garantir que não haja variação indevida de preços.

Ele enfatizou que a mudança do sistema foca nas exigências sistêmicas para o relato detalhado de todas as etapas do serviço – desde a autorização de estampagem até a instalação e destruição de placas substituídas –, e não em alterar os custos operacionais que justificariam aumentos. O novo sistema visa a máxima transparência para o cidadão, o órgão e o fisco, sem que isso afete os valores praticados por empresas que cumprem a legislação.

O delegado chefe da Corregedoria de Trânsito do Mato Grosso do Sul, Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita, também participou da reunião e avalizou a evolução do sistema. “São tecnologias de ponta, que proporcionam maior garantia e segurança à administração pública, às empresas estampadoras credenciadas e, principalmente, aos cidadãos, uma vez que a sistematização do processo, com auditoria e rastreabilidade proporciona maior proteção tanto ao usuário quanto ao prestador do serviço”.

O avanço reforça a sintonia do Detran-MS com os pilares de Governo Digital e Governo Próspero da gestão estadual, consolidando o Estado como referência em modernização e transparência na prestação de serviços públicos. Além de elevar a segurança, o sistema contribui para um Governo Próspero, ao coibir práticas irregulares, assegurar arrecadação correta de tributos e proteger o cidadão de cobranças indevidas.

A Diretoria de Tecnologia do Detran-MS faz uma ressalva: Como todo novo processo, durante a fase de implantação, podem ocorrer instabilidades ou atrasos pontuais, mas todas as operações estão sendo monitoradas pela equipe de tecnologia do Detran-MS. “Estamos investindo em tecnologia para que o cidadão tenha serviços mais seguros, modernos e confiáveis, mas o uso fluente da nova ferramenta pode levar um tempo de aprendizado e adaptação do credenciado”, destaca o diretor de tecnologia do órgão, Robson Lui.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Cidades de MS vão receber teste para nova tecnologia de alerta de emergência da Defesa Civil

Published

on

By

Com tecnologia de transmissão de alertas de emergência inovadora, via telefonia celular, a Defesa Civil vai enviar uma mensagem de demonstração para a população de Mato Grosso do Sul, neste sábado (27).

O teste será disparado por meio de plataforma integrada com as redes móveis, para aparelhos Android e iOS que exibirão uma mensagem que deixará explicita a simulação, afim de evitar confusão.

A mensagem que aparecerá no celular é: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

Por meio do “Defesa Civil Alerta”, serão enviadas mensagens de texto, estilo pop-up na tela do celular, sobrepostas ao conteúdo sendo acessado naquele momento – mesmo com algum aplicativo aberto, as mensagens aparecem em primeiro plano na tela do celular, durante a realização de chamadas ou no modo silencioso –, a todos os aparelhos compatíveis conectados às redes móveis 4G e 5G, localizados nas regiões com risco de desastres naturais ou outras situações emergenciais. Somente após o usuário clicar em “OK”, a notificação só será retirada da tela do celular.

A ação é realizada de forma conjunta entre a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul. A partir da próxima quarta-feira (1º de outubro) a ferramenta ficará oficialmente à disposição do Estado, para complementar outros alertas de emergência disponíveis (SMS, TV por assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts). O trabalho de prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, orienta pessoas que estão em localidades de risco.

Para receber o “Defesa Civil Alerta” não será necessário cadastro prévio. O conteúdo das mensagens e o momento de envio será definido pelos órgãos de Defesa Civil.

Nesta nova tecnologia, há dois tipos de alertas, que são o extremo e o severo. O primeiro é o nível máximo de alerta, caracterizado por severidade muito alta, nível de confiança observada ou provável e urgência imediata. Já o segundo se diferencia por ter urgência esperada, representando um tempo maior para que a população adote as orientações de autoproteção. No caso do alerta extremo a mensagem acionará um sinal sonoro no celular, semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. No caso do alerta severo, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso.

Durante a fase de implantação também serão encaminhados alertas de demonstração, que têm por objetivo informar à população sobre o início da disponibilidade do “Defesa Civil Alerta” nos municípios que receberão a nova tecnologia e ambientar à nova ferramenta.

Natalia Yahn, Comuniação Governo de MS
Foto: Saul Schramm/Secom (arquivo)

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Recorde de inscritos marca a 3ª Corrida dos Poderes, que terá edição especial em outubro

Published

on

By

A 3ª edição da Corrida dos Poderes, que será realizada no dia 25 de outubro em Campo Grande, já entrou para a história antes mesmo da largada. A prova, que celebra o Dia do Servidor Público e integra o calendário esportivo de Mato Grosso do Sul, registrou recorde de inscrições, confirmando a força do evento que une esporte, cidadania e solidariedade.

Marcada para às 17h10, com largada em frente à Assembleia Legislativa a Corrida dos Poderes contará com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), além da prova infantil. A edição de 2025 traz novidades que reforçam a inclusão, como a estreia da categoria 60+, fruto de parceria com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Após o sucesso do “kids” na edição passada, a corrida ampliou ainda mais o público participante, incentivando diferentes gerações a praticarem atividade física.

O primeiro lote, exclusivo para servidores estaduais, movimentou a plataforma online e registrou 8 mil acessos simultâneos. Em apenas 23 minutos, 2 mil vagas foram preenchidas. O segundo lote, destinado ao público em geral, também esgotou rapidamente, com 500 inscrições em 3 minutos. A procura intensa se repetiu nas novas modalidades. A categoria “kids” alcançou 200 inscritos em apenas 4 minutos, enquanto a modalidade voltada aos servidores públicos teve 1,5 mil vagas concluídas em 1 hora e 7 minutos. Com esse desempenho, a competição se consolida como uma das mais aguardadas do Estado. Ao todo, a corrida contará com a participação de 4,2 mil pessoas.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñes, a Corrida dos Poderes representa um momento especial para o esporte e para as corridas de rua em Mato Grosso do Sul. “Estamos muito animados para mais uma edição da Corrida dos Poderes. Este evento já se tornou uma tradição no calendário do servidor público. É um momento de encontro, especialmente por marcar o Dia do Servidor. É uma oportunidade para todos nós reforçarmos a importância do esporte, da saúde e também da integração”.

Os inscritos poderão retirar seus kits mediante a doação de brinquedos nos dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Os brinquedos serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social por meio da campanha Caixa Encantada, do Governo do Estado. A premiação principal será entregue no dia da corrida e os troféus serão distribuídos em cerimônia no dia 29 de outubro.

A Corrida dos Poderes é uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), com organização da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Governo do Estado e apoio da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de MS (TCE-MS).

Serviço

3ª Corrida dos Poderes

Sábado, 25 de outubro de 2025, a partir das 15h.
Horário da largada: 17h10.

Local

Assembleia Legislativa de MS (estacionamento).
Av. Des. José Nunes da Cunha s/n.
Parque dos Poderes – Campo Grande | MS.

Programação

15h00 – Abertura da Arena

16h00 – Corrida Kids

17h10 – Largada Pernas Solidária

17h15 – Largada Corrida 5 km e 10 km

17h20 – Largada Caminhada

18h50 – Premiação

19h15 – Show Chicão Castro e Banda

Para mais informações acesse o site oficial da Corrida dos Poderes: https://corridadospoderes.ms.gov.br/

Comunicação Setesc
Fotos: Saul Schramm (arquivo)

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas25/09/2025

Prefeitura de Três Lagoas realiza “Dia D da Campanha Antirrábica” para cães e gatos no dia 04 de outubro

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),...

Três Lagoas25/09/2025

SESI Três Lagoas conquista títulos em dobradinha no Vôlei do JETs 2025

Três Lagoas testemunhou uma noite de pura emoção e talento esportivo na última quarta-feira, 24 de setembro, com a realização...

Três Lagoas25/09/2025

Prefeito Dr. Cassiano Maia recebe equipe do Sebrae que auxiliará na elaboração dos contratos de gestão das secretarias

Na quarta-feira, 24 de setembro, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, recebeu em seu gabinete a representante do...

Três Lagoas25/09/2025

Prefeitura de Três Lagoas prepara programação especial em comemoração ao Dia das Crianças

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das Secretarias de Educação e Cultura (SEMEC), Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Meio...

Três Lagoas25/09/2025

Casa do Trabalhador de TL está com 239 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (25)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa...

Três Lagoas25/09/2025

Alerta teste nos celulares de TL do novo sistema nacional de prevenção a desastres será neste sábado (27)

Atenção, moradores de Três Lagoas! Neste sábado, 27 de setembro, às 9h, todos os aparelhos celulares da cidade receberão uma...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana