TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

MS Speaks: plataforma inovadora fortalece ensino do inglês para 83 mil alunos das escolas estaduais

Publicado em

Iniciativa também beneficia mais de 1 mil professores da Rede Estadual de Ensino, com aulas interativas, recursos de Inteligência Artificial e conteúdos exclusivos

O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), deu um passo importante para fortalecer o ensino de Língua Inglesa na REE (Rede Estadual de Ensino). A partir do segundo semestre letivo deste ano, estudantes do Ensino Médio e docentes de Língua Estrangeira Inglesa passaram a contar com o MS Speaks, uma plataforma educacional que reúne tecnologia, inovação e recursos pedagógicos e de Inteligência Artificial para aprimorar a proficiência no idioma.

No início do semestre, os participantes aptos receberam em seus e-mails institucionais (Edutec) um link com a chave de acesso à plataforma. De forma simples, cada um pôde criar seu perfil individual e iniciar o curso, totalmente gratuito e acessível a qualquer hora, de qualquer dispositivo conectado à internet.

Essa flexibilidade permite que estudantes e professores avancem no aprendizado conforme seu próprio ritmo e rotina.

“Se trata de uma grande novidade, um investimento novo do Governo de Mato Grosso do Sul. A partir de agora, todos os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passam a contar com uma plataforma para aprender melhor esse idioma que é tão importante. Uma ação que vai beneficiar cerca de 83 mil estudantes. Além disso, mais de mil professores também vão poder fazer o curso”, destaca o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

A ferramenta oferece conteúdos que vão do nível iniciante ao proficiente, de acordo com o (CEFR) Quadro Europeu Comum de Referência, além de cursos temáticos como Inglês para Negócios, Inglês Técnico e Inglês para Viajar.

Os professores têm acesso a diferenciais exclusivos, como aulas ao vivo ilimitadas com docentes nativos, disponíveis 24 horas por dia, práticas de conversação com Inteligência Artificial e até cursos de autoestudo em outros idiomas, como Alemão, Francês, Espanhol, Sueco e Português.

Para apoiar a implementação, a SED promoveu encontros formativos e disponibilizou um Guia Orientativo para gestores e PCPIs (Professores Coordenadores de Práticas Inovadoras), garantindo que todos estivessem preparados para explorar ao máximo os recursos da plataforma.

A iniciativa visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens sul-mato-grossenses e aprimorar a formação continuada dos professores, fortalecendo a Rede como um todo.

A plataforma MS Speaks é fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a EF Education, referência internacional em soluções educacionais, já presente em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.

“Com essa nova plataforma online, queremos ampliar o conhecimento da nossa juventude e prepará-los para o mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, mais espaço e um futuro melhor em um Estado que cresce a cada dia”, reforçou o governador Eduardo Riedel.

Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Foto: Ricardo Agra/SED

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul abre consulta pública para modernizar sistema de gestão da segurança pública

Published

on

By

Audiência pública será realizada de forma on-line no dia 24 de setembro; novo sistema promete uso de IA, mobilidade e integração com Judiciário e outras instituições

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) anunciou nesta quarta-feira (10), por meio e publicação na página 90 do Diário Oficial do Estado (DOE), a realização de uma audiência pública para apresentação do projeto de modernização do Sistema de Gestão Operacional (SGO), ferramenta central usada há mais de 14 anos pelas polícias e demais forças de segurança do Estado.

O encontro será realizado no dia 24 de setembro, às 9h (horário local), em formato on-line, e é aberto à participação de empresas do setor de tecnologia, entidades de classe, sociedade civil e órgãos de controle. O link de acesso já está disponível na publicação oficial do evento e nos canais da Sejusp e pode ser acessado clicando aqui.

O objetivo é apresentar ao mercado os detalhes do novo projeto, coletar sugestões técnicas e subsidiar a elaboração do Termo de Referência que irá embasar a futura contratação de uma empresa especializada para o fornecimento do sistema — serviço que é atualmente terceirizado pelo governo estadual.

Segundo a Sejusp, a modernização do SGO visa adaptar a gestão operacional das forças de segurança às novas tecnologias disponíveis no mercado, explorando recursos como mobilidade, inteligência artificial, integração em tempo real, uso em nuvem e interoperabilidade entre sistemas distintos.

Conectividade e Tecnologia

Atualmente, o Sistema de Gestão Operacional (SGO) é a plataforma responsável pelo registro, acompanhamento e gestão das atividades operacionais das principais forças de segurança estaduais: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Perícia Oficial e o sistema socioeducativo.

Com o fim do contrato vigente, o projeto prevê a contratação de uma solução mais moderna, escalável e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A nova plataforma deverá ser capaz de integrar-se em tempo real com sistemas externos, como os do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, FUNAI, Conselhos Tutelares, além de bases nacionais de dados como INFOSEG, SINESP e BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão).

O novo modelo será estruturado em cinco áreas funcionais: Atendimento e Despacho (CAD), Polícia Judiciária, Polícia Militar, Administração Penitenciária (AGEPEN) e Sistema Socioeducativo (SAS/UNEI). Fornecedores poderão apresentar soluções para uma ou mais dessas áreas, desde que atendam aos critérios de interoperabilidade, modularidade, segurança da informação e portabilidade, evitando a dependência de fornecedores únicos.

A proposta da Sejusp é priorizar a conectividade entre sistemas já existentes, aproveitando tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem e Internet das Coisas (IoT), em vez de desenvolver soluções do zero. A arquitetura esperada deve permitir evolução contínua, integração via APIs padronizadas e rápida adaptação a novos parceiros ou plataformas.

As contribuições técnicas enviadas após a audiência serão analisadas pelo corpo técnico da Sejusp para embasar o Estudo Técnico Preliminar (ETP) e a posterior elaboração do Termo de Referência, que servirá de base para o processo licitatório.

Os documentos técnicos e o regulamento da audiência estão disponíveis em https://cronos-seguranca-ms.mj.gov.br/s/GRHRn3asSSEZ5GS. As sugestões podem ser enviadas até 30 dias após a publicação do aviso oficial, pelo formulário https://forms.gle/oN17JbKSdrxqmnNbA.

Dúvidas técnicas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Comunicação Sejusp

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Pavimentação avança em Rio Verde, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul

Published

on

By

A cidade de Rio Verde de Mato Grosso, localizada no norte do Estado, prepara-se para um novo momento. Com investimento de R$ 15,8 milhões, ordem de serviço assinada pelo Governo de Mato Grosso do Sul irá mudar a realidade de três bairros e levar 32.779,31 m² de pavimentação para 18 ruas da localidade. Além disso, 6.116,47m de drenagem será executada no município.

Com balneários de águas cristalinas e cachoeiras que atraem visitantes durante todo o ano, Rio Verde tornou-se conhecida como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado. E com melhorias na infraestrutura urbana, tende a impulsionar ainda mais o setor.

As frentes de trabalho contemplam a Vila Ouro Verde, Jardim Semíramis e Coronel Manoel Mariano, onde as ruas ainda sem asfalto dão lugar à poeira e aos transtornos em dias de chuva. A pavimentação nesses bairros é vista como uma demanda antiga da população e, agora, passa a sair do papel com a execução das obras.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog) Guilherme Alcântara de Carvalho, o projeto tem como objetivo facilitar o tráfego de veículos nas vias e, acima de tudo, devolver qualidade de vida aos moradores, melhorando a rotina de quem vive e trabalha nas imediações.

“Estamos preparando as cidades com olhar no futuro, para que esses locais recebam novos empreendimentos. O compromisso de transformação e melhoria da infraestrutura urbana em todas as regiões de Mato Grosso do Sul tem sido permanente”, reforça o secretário

A empresária Neula Alves Afonso, proprietária de uma floricultura na cidade lembra que os bairros que serão pavimentados são populosos e que esse investimento em infraestrutura vai beneficiar a população do município. “Como moradora, agradeço muito a chegada dessa obra. Rio Verde precisava dessa intervenção. É um privilégio ver essa mudança”.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana