TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

MS em Ação: Governo do Estado levará ações de segurança e cidadania a comunidades indígenas de Miranda

Publicado em

Com objetivo de atender os povos indígenas do Pantanal, o município de Miranda recebe a 4ª edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, com oferta de serviços essenciais a mais de 9 mil indígenas que vivem nas 13 comunidades presentes no município.

A ação coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), será realizada na Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha, com a abertura oficial nesta sexta-feira (5), a partir das 18h30.

Ação leva atendimentos essenciais para a população indígenas. Foto: Álvaro Rezende – Secom.

No sábado (6) e domingo (7), a população indígena terá acesso a serviços gratuitos disponibilizados pelos 40 parceiros. Desde a emissão de documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho, bem como solicitação de benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, passar por atendimentos na Defensoria Pública, por consultas médicas, com dentistas, vacinação e receber orientações da correta escovação e higiene bucal.

Desde a sua primeira edição o MS em Ação: Segurança e Cidadania, atendeu diretamente 17.400 pessoas e realizou a emissão de 3.464 documentos, promovendo a garantia dos direitos fundamentais, além da aproximação das forças de segurança com as comunidades, fomentando o desenvolvimento sustentável e inclusivo com respeito e preservação cultural por onde passou.

De acordo com o Secretário-Executivo de Segurança Pública, Coronel Wagner Ferreira da Silva, o programa que é uma política de Estado, vem se fortalecendo e aprimorando as políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais.

“O Programa vem sendo fortalecido a cada ação executada, graças a efetiva participação dos parceiros que entenderam a necessidade dessas comunidades vulneráveis. A ação em Miranda é prova disso, teremos o maior grupo de parceiros disponibilizando novos serviços no âmbito deste programa”, finaliza.

Serão dois dias intensos de atendimentos que contará ainda com palestras, cursos, exposições de materiais e aeronave, sala de cinema e brinquedos para as crianças brincarem enquanto os pais recebem atendimento.

A ação tem apoio de 40 instituições. Foto: Álvaro Rezende – Secom.

Pela primeira vez a ação é realizada para os povos indígenas do Pantanal, uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Miranda e comunidade local. Serão atendidas as comunidades indígenas: Cachoeirinha; Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de Fátima.

“A 4ª edição do evento, será realizada pela primeira vez para o Povos do Pantanal, e reflete o compromisso contínuo do Governo em promover a inclusão social e a cidadania. Essa ação é essencial por diversos motivos, primeiramente, proporciona acesso direto a serviços públicos que muitas vezes são inacessíveis para as comunidades indígenas devido à distância geográfica e à falta de infraestrutura. Além disso, fortalece o vínculo entre as comunidades indígenas e o Estado, promovendo um diálogo mais próximo e uma compreensão mútua das necessidades e desafios enfrentados pelos povos indígenas. É um exemplo de como políticas públicas bem implementadas podem transformar realidades, fortalecendo a cidadania e a segurança das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul”, explica a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Conselhos Comunitários de Segurança Indígena

Durante a abertura oficial da ação, será realizada a posse dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena, que receberão as respectivas carteiras de identificação e distintivos. Uma ação afirmativa desenvolvida pela Sejusp, fortalecendo a integração entre a comunidade indígena e os órgãos da Segurança Pública.

Parceiros

Prefeitura Municipal de Miranda, Anoreg, Ministério Regional do Trabalho e Emprego, Funtrab, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, Funai, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde, Faculdade Refferencial de Odontologia de Campo Grande; DSEI, SESAI, Coordenadoria Geral de Perícias – Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Receita Federal, INSS, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, DEAM, DOF, CHOQUE, BOPE, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, SENAI, FAMASUL/SENAR, Observatório da Cidadania, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fudesporte e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”

Instituído por meio da Resolução conjunta Sejusp e SEC Nº 001, foi criado com o propósito de fortalecer e aprimorar as políticas voltadas para o exercício pleno da cidadania, direcionadas às comunidades tradicionais, bem como às populações que residem em regiões remotas, de difícil acesso e em condições de vulnerabilidade.

Garantindo a proteção dos direitos humanos, a preservação da cultura e identidade, a promoç:ão da igualdade e inclusão, o desenvolvimento sustentável, o empoderamento comunitário, a redução das disparidades sociais e o respeito ao território.

SERVIÇO:

MS EM AÇÃO: SEGURANÇA E CIDADANIA

05 de julho de 2024
18h30 – abertura oficial
Local: Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha.

06 de julho de 2024
09h às 12h e 14h às 17h – Atendimentos
Local: Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha.

07 de julho de 2024
08h às 12h e 13h às 16h – Atendimentos
Local: Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na Aldeia Cachoeirinha.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação SEC
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Governo de MS autoriza promoções e ampliação de vagas em cursos para forças de segurança

Published

on

By

Para valorizar e fortalecer a segurança pública do Estado, o governador Eduardo Riedel se reuniu nesta quinta-feira (30) com representantes e comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Durante o encontro autorizou a retomada e regularização das promoções de ambas as instituições, assim como a ampliação de vagas em cursos e concursos das corporações.

“Isto é um fruto do trabalho de todos nós. Só reforça e confirma o bom ambiente que temos em Mato Grosso do Sul, em que temos que fortalecer e equipar as forças de segurança do Estado. Neste contexto está a renovação de frota, aquisição de equipamentos e principalmente a valorização das pessoas. Todos olhando para o mesmo objetivo”, afirmou o governador.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, hoje é um dia importante para segurança do Estado, já que são decisões aguardadas pelas instituições.

“Além da retomada das promoções, e dos cursos necessários para efetivação (promoções) tanto da PM, como do Corpo de Bombeiros, também foi autorizado a ampliação para concursos de oficiais, vagas para cursos de sargento e cabos. Isso é fundamental para manter nossa tropa motivada, sempre pronta para realizar o serviço, produzindo os resultados que a nossa população exige e merece”.

O secretário estadual de Administração, Roberto Gurgel, explicou que serão colocadas em prática cinco promoções neste ano. “Fizemos um calendário de promoções referente ao ano base de 2025, que são quatro que vamos regularizar. E temos a primeira promoção referente a abril de 2026”.

Também destacou os cursos que serão realizados para as duas instituições, que vão contar com ampliação de vagas. “Agora falta apenas estipular o quantitativo. Vamos fazer um estudo para fechar estas vagas (ampliação) até sexta-feira que vem. São cursos de formação, curso superior de polícia, curso habilitação de oficiais e formação de sargento”.

Agenda positiva

Além dos representantes das categorias, os comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também participaram da reunião. Eles descreveram o encontro como positivo, já que são demandas e benefícios que as corporações desejavam e vão ser atendidas pelo Estado.

“Avançou muito nas nossas demandas, o calendário de promoções que será colocado em dia, bem como os cursos. Ou seja, uma agenda bem positiva. Nosso Governo do estado realmente fazendo a diferença para segurança pública. Importante que nós estamos avançando cada vez mais”, descreveu o comandante-geral da PM, o coronel Renato dos Anjos Garnes.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Salas, ressalta que esta decisão do governador mostra a valorização dos homens e mulheres da corporação. “Mostra a valorização dos nossos bombeiros militares no tocante à progressão na carreira. A tropa já estava com um número (cursos) de formações e o governo autorizou e falou que vai fazer ampliação”.

Governador ao lado dos representantes e comandantes das forças de segurança

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Hospital Regional de Dourados inaugura serviço de ressonância magnética e amplia apoio diagnóstico

Published

on

By

Exame de imagem de alta complexidade já está disponível na unidade; previsão é de quase 500 atendimentos ao mês, beneficiando pacientes de 34 municípios da macrorregião

O Hospital Regional Olga Castoldi Parizotto, em Dourados, acaba de inaugurar um dos métodos mais avançados de diagnóstico por imagem disponíveis na medicina atual. Em operação desde o início da semana, o setor de Ressonância Magnética amplia a capacidade diagnóstica e representa um avanço significativo na consolidação do hospital como polo regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras regiões do Estado.

A previsão é realizar em torno de 480 exames por mês, beneficiando aproximadamente 900 mil pessoas que vivem nos 34 municípios da macrorregião.

O exame é capaz de fornecer imagens detalhadas e em alta resolução de diversas estruturas do corpo humano e é fundamental para o diagnóstico precoce, acompanhamento de doenças ou planejamento de tratamentos. Por ser não invasivo, indolor e sem efeitos colaterais significativos, é adequado para pacientes de todas as idades incluindo crianças, gestantes e idosos.

O aposentado Alcides Camilo Diniz, de 69 anos, foi o primeiro paciente a realizar o exame, para acompanhamento de hérnias de disco na região lombar. “Eu sinto muita dor e quase nem ando mais. Estou aguardando a cirurgia há bastante tempo, e agora tenho esperança que dê certo após o exame”, afirmou o paciente, que está sendo acompanhado por um ortopedista do hospital. “Aqui é tudo novinho e fui muito bem atendido todas as vezes. E o exame saiu rápido, na semana passada me ligaram avisando que poderia vir fazer”, acrescentou.

Para a dona de casa Lesiane de Araújo Cantero, de 39 anos, o acesso ao exame pelo SUS é uma novidade. Ela conta que já passou pelo procedimento outras duas vezes, mas em uma clínica particular. “Fico muito feliz não só por mim, mas pelos outros pacientes também, por terem acesso a um exame complexo e caro, sem precisar pagar nada. Com certeza é um grande avanço para a saúde em Dourados”, avaliou.

Ela também sofre com hérnia de disco e uma doença chamada Síndrome da Calda Equina, que provoca muitas dores na região lombar. “Já me consultei aqui duas vezes e agora a torcida é para dar tudo certo na realização da cirurgia. Fazer tudo no mesmo lugar com certeza torna tudo mais fácil, ainda mais estando na minha cidade”, completou.

Previsão é realizar até 480 exames de ressonância magnética todos os meses, beneficiando pacientes de 34 municípios

Para o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que acompanhou a ativação do serviço no Hospital Regional, o investimento reforça a estratégia de regionalização da saúde adotada pelo Governo do Estado, dentro da chamada Nova Arquitetura da Saúde. O modelo reorganiza o atendimento por níveis de complexidade, garantindo que o paciente seja atendido mais próximo de sua região e com maior resolutividade.

“A implantação deste exame diminui drasticamente a necessidade de envio de pacientes de Dourados e de outros municípios do entorno para outras regiões do Estado. A regionalização da saúde é fundamental e importante para salvar vidas, tratar bem das pessoas e é isso que estamos fazendo e buscando fazer a cada dia no Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O diretor técnico do Hospital Regional de Dourados, João Angelo Hoffmann, destaca que essa é uma conquista pleiteada há algum tempo pelas equipes de saúde pública do município. Antes da abertura do serviço, os pacientes eram encaminhados para Campo Grande ou outras regiões para a realização do exame. “Isso provocava um atraso de até dois meses quando havia indicação cirúrgica. Agora, o paciente passa pelo médico e faz o exame aqui mesmo no hospital, acelerando o processo e permitindo mais agilidade e eficiência”, explicou.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Leoni Estácio Lopes, de 63 anos. Poucas semanas após passar por consulta com o especialista, foi convocada para a realização do exame de ressonância magnética, no próprio hospital. “Achei bem rápido e fiquei feliz por fazer o exame em um aparelho novo, pelo SUS. O atendimento aqui é muito bom, os funcionários são atenciosos e me sinto muito tranquila”, garantiu.

Hospital Regional de Dourados

Inaugurado há pouco mais de quatro meses, o Hospital Regional de Dourados é um dos mais importantes investimentos em saúde pública do sul do Estado, consolidando o município como referência regional em atendimento hospitalar especializado.

A unidade integra um complexo estruturado de saúde que inclui a Policlínica Cone Sul, responsável pelo atendimento ambulatorial e diagnóstico, funcionando como porta de entrada da linha de cuidado regional. O hospital iniciou suas atividades com estrutura voltada ao atendimento de média e alta complexidade, contando com 100 leitos.

Aparelho de Ressonância Magnética entrou em operação nesta semana no Hospital Regional de Dourados; exame de ressonância magnética agrega tecnologia de ponta ao diagnóstico médico e evita deslocamento a outros centros de saúde

O Hospital Regional de Dourados foi concebido com base em um modelo moderno de gestão hospitalar, com processos totalmente digitalizados, incluindo prontuário eletrônico, gestão de leitos e integração com a regulação estadual, garantindo maior eficiência, transparência e qualidade no atendimento. A entrada em funcionamento do setor de ressonância magnética reforça esse modelo, agregando tecnologia de ponta ao diagnóstico e ampliando a capacidade de resposta do sistema de saúde regional.

Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: Victor Arguelho/Vice-governadoria

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana