TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Suzano

Monitoramento de rios da região atesta manejo sustentável nas áreas da Suzano em MS

Publicado em

Manutenção da qualidade da água das seis microbacias hidrográficas nas áreas de florestas plantadas na região faz parte do programa de conservação ambiental da empresa

C

om o objetivo de garantir o manejo sustentável e a conservação da biodiversidade, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, promove o monitoramento de seis microbacias hidrográficas (áreas com corpos hídricos bem definidos, como rios, riachos etc) existentes nas áreas de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul.

A ação faz parte das ações de conservação ambiental da empresa e inclui coletas mensais para análise, que vão desde a temperatura ambiente até a presença de materiais físico-químicos e biológicos na água. O objetivo, explica Renato Cipriano Rocha, é avaliar o manejo florestal e possíveis impactos nos cursos d’água.

“A promoção da biodiversidade faz parte dos valores da Suzano, que mantém, desde que chegou a Mato Grosso do Sul, várias ações voltadas para a preservação ambiental, incluindo a manutenção dos recursos naturais e o manejo florestal sustentável em suas operações. São análises mensais, qualitativas, que analisam desde temperatura ao oxigênio existem nas bacias. Com base nestes resultados, podemos afirmar que não há relação entre impactos ao meio ambiente ou mudanças na qualidade da água e a atividade de silvicultura nas áreas que fazem parte do nosso maciço florestal. Todas as microbacias existentes em nossas operações apresentam alto índice proteção dos recursos hídricos”, ressalta.

O monitoramento ocorre em microbacias existentes nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Selvíria e Água Clara. Os pontos de coleta das amostras são distribuídos de forma estratégica, em propriedades rurais da empresa, com uma abrangência de mais de 12,5 mil hectares, ocupados por matas ciliares, fragmentos florestais nativos e plantio de eucalipto.

De acordo com Rocha, o monitoramento frequente das microbacias é essencial para a gestão ambiental da empresa. “Por meio do monitoramento das microbacias, assim como ocorre com o monitoramento da fauna e da flora, podemos assegurar a qualidade de nossas operações florestais em sinergia com nossos valores de conservação da biodiversidade”, completa.

Conservação

Atualmente, a Suzano mantém uma área de conservação ambiental de 135 mil hectares, o que corresponde a 30% do total do maciço florestal da empresa no Estado e 10% a mais do que determina a Legislação brasileira. Por meio do programa de monitoramento da fauna e da flora, foram identificadas mais de 1.376 espécies de plantas e animais silvestres nas áreas da empresa, sendo 53 delas de peixes. Somente em 2020, houve crescimento de 14% no número de espécies catalogadas nas florestas da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

 

 

Comentários Facebook

Suzano

Suzano tem 17 vagas abertas para profissionais de diferentes áreas em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)

Inscrições são gratuitas e realizadas pela Plataforma de Oportunidades da empresa; vagas contemplam as áreas florestal, manutenção, operacional e tecnologia

Published

on

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, está com 17 vagas abertas para atuação em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). As oportunidades abrangem as áreas florestal, técnica, operacional e manutenção, com inscrições abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência ou orientação sexual, por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano  (https://suzano.gupy.io/).

Confira abaixo a lista completa das vagas disponíveis e os respectivos prazos de inscrição. Nas páginas, é possível consultar os pré-requisitos, atribuições de cada função e os benefícios oferecidos pela empresa.

Ribas do Rio Pardo

Mecânico(a) Trainee – Inscrições até 23/08/2026Página da Vaga | Mecânico(a) Trainee

Planejador(a) de Manutenção Florestal – Inscrições até 28/08/2026: Página da Vaga | Planejador(a) de Manutenção Florestal

Operador(a) de Máquina de Silvicultura II – Inscrições até 29/08/2026: Página da Vaga | Operador(a) de Máquina de Silvicultura II

Mecânico(a) Especialista em Silvicultura – Inscrições até 31/08/2026: Página da Vaga | Mecânico(a) Especialista em Silvicultura

Mecânico(a) em Silvicultura I – Inscrições até 31/08/2026: Página da Vaga | Mecânico(a) em Silvicultura I

Motorista – Inscrições até 31/08/2026: Página da Vaga | Motorista

Aprendiz de Manutenção – Inscrições até 06/09/2026: Página da Vaga |Aprendiz de Manutenção

Técnico(a) de Manutenção Florestal II e III em Silvicultura – Inscrições até 11/09/2026: Página da Vaga | Técnico(a) de Manutenção Florestal II e III em Silvicultura

Programa de Aprendiz – Manutenção – Inscrições até 31/12/2026: Página da Vaga | Programa De Aprendiz – Manutenção

Três Lagoas

Analista de Planejamento de Estoques Pl – Florestal – Inscrições até 23/08/2026: Página da Vaga | Analista de Planejamento de Estoques Pl – Florestal

Lavador(a) de Máquinas Florestais – Inscrições até 23/08/2026: Página da Vaga | Lavador(a) de Máquinas Florestais

Motorista de Comboio – Inscrições até 23/08/2026: Página da Vaga | Motorista de Comboio

Retificador(a) de Corrente – Inscrições até 23/08/2026: Página Da Vaga | Retificador(a) de Corrente

Analista de Planejamento de Manutenção Pl | Pátio De Madeiras – Inscrições até 28/08/2026: Página da Vaga | Analista de Planejamento de Manutenção Pl | Pátio De Madeiras

Aprendiz de  Manutenção – Inscrições até 31/08/2026: Página da Vaga | Aprendiz de Manutenção

Operador(a) de Máquinas Florestais | Harvester ou Forwarder – Inscrições até 31/08/2026: Página da Vaga | Operador(a) Maquinas Florestais | Harvester E Ou Forwarder

 

Programa de Aprendiz – Manutenção – Inscrições até 31/12/2026: Página da Vaga | Programa De Aprendiz – Manutenção

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

 

Comentários Facebook

Continue Reading

Suzano

Apae de Três Lagoas recebe 800 quilos de doações arrecadadas em corrida interna da Suzano

Primeira edição da Corrida e Caminhada Interna Suzano Faz Bem reuniu 200 participantes na unidade industrial do município

Published

on

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Três Lagoas (MS) recebeu cerca de 800 quilos de doações arrecadadas na primeira Corrida e Caminhada Interna Suzano Faz Bem. O evento ocorreu na manhã da última sexta-feira (14/08), na unidade industrial da companhia no município, e reuniu cerca de 200 participantes, entre colaboradores próprios e de empresas parceiras.

A inscrição foi ‘paga’ em produtos. Cada participante entregou um kit com um pacote de papel higiênico de 12 unidades, dois litros de leite integral e dois detergentes neutros. Todos os itens já foram repassados à instituição, que atende crianças, jovens e adultos com deficiência em Três Lagoas.

Conforme Eduardo Ferraz, diretor de Operações Industriais da Suzano em Três Lagoas, a corrida juntou saúde do time e apoio à comunidade. “Este foi um momento de pausa na rotina da indústria, de interação entre os colegas e de cuidado com a saúde e o bem-estar. Impactar de forma positiva a vida das pessoas, sejam elas nossos colaboradores ou integrantes da comunidade, faz parte do compromisso da empresa”, afirmou.

Cinco quilômetros dentro da fábrica

O percurso de 5 quilômetros teve duas modalidades, corrida e caminhada. Os cinco primeiros colocados da corrida, no feminino e no masculino, foram premiados. A campeã feminina foi Cristiane Silva, operadora de painel de branqueamento, há 15 anos na empresa. “Poder participar de um evento como este foi incrível. Eu sempre tive vontade de correr dentro da fábrica e foi um sonho realizado. Nós, que gostamos de corrida, sempre tivemos vontade de correr aqui [na fábrica]”, contou.

No masculino, venceu Rubenilton Silva Costa, conhecido como Raposinha, que treina cinco vezes por semana e disputa provas na região. “Para nós, corredores, foi de fato especial participar de uma prova dentro da empresa. Sempre busco calendários de corridas na região, mas me preparei um pouco mais só para este evento pelo significado que tem para mim. Só tenho que parabenizar todo mundo que participou e a empresa pela oportunidade”, disse.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas28/08/2026

Projeto de Eficiência Energética entrega 79 refrigeradores a famílias em situação de vulnerabilidade

A tarde da última quinta-feira, 27 de agosto, foi marcada por uma ação do Projeto de Eficiência Energética, da Neoenergia...

Três Lagoas28/08/2026

CRAM de Três Lagoas recebe visita de Promotor de Justiça

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) recebeu a visita do Promotor de...

Três Lagoas28/08/2026

Três Lagoas avança 67 posições e é a 2ª cidade mais competitiva de Mato Grosso do Sul

Três Lagoas avançou 67 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2026 e alcançou o 2º lugar em Mato Grosso...

Três Lagoas28/08/2026

Comitê Intersetorial acompanha execução das metas do Plano Municipal pela Primeira Infância

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, os membros do Comitê Intersetorial de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal pela Primeira Infância...

Três Lagoas28/08/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (28)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 28 de...

Três Lagoas27/08/2026

Prefeitura moderniza sistema de descarte de resíduos com instalação de 12 contêineres e apresenta solução para problema antigo na região da BR-158

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou a modernização dos pontos de descarte de resíduos no município e está trazendo uma...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana