Mato Grosso do Sul
Mês da Mulher: MS recebe ex-ministra e executiva da Magalu em painel sobre protagonismo feminino
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul, promove nesta segunda-feira (9) o painel “Elas, Protagonistas”, que reúne duas referências nacionais no debate sobre liderança feminina, empreendedorismo e políticas públicas para mulheres: a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, e a ex-ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves.
O encontro acontece às 14 horas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e integra a programação especial do Mês da Mulher, dentro da campanha “Todas Diferentes, Todas Importantes”, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania.
Mediado pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o painel “Mulheres que Movem a Economia e Transformam Territórios: Autonomia, Empreendedorismo e Fortalecimento do PROTEGE” é o momento central da programação e será aberto ao público em geral, especialmente mulheres empreendedoras, gestoras públicas, lideranças e representantes da sociedade civil. A proposta é criar um espaço de escuta, troca de experiências e conexões que fortaleçam caminhos para ampliar a autonomia econômica e a participação feminina nos territórios.
Para Viviane Luiza, a presença das duas lideranças nacionais em Mato Grosso do Sul reforça o simbolismo do mês de março como um período de reconhecimento e mobilização em torno das conquistas e dos desafios das mulheres.
“Trazer a Luiza Helena Trajano e a Aparecida Gonçalves para Mato Grosso do Sul durante o Mês da Mulher é uma forma de celebrar trajetórias que inspiram e, ao mesmo tempo, fortalecer o debate sobre autonomia e oportunidades. São mulheres que abriram caminhos em suas áreas e mostram, na prática, que quando ampliamos o acesso a direitos, formação e empreendedorismo, ampliamos também a participação feminina na economia e na tomada de decisões”, destaca a secretária.
Viviane ressalta ainda que iniciativas como o painel contribuem para conectar experiências e estimular novas lideranças. “Mais do que uma conversa, o encontro é um convite para que cada mulher se reconheça como protagonista da própria história e também da transformação dos seus territórios”, completa.
Economia criativa e empreendedorismo feminino
Paralelamente ao painel, o público poderá conhecer iniciativas lideradas por mulheres sul-mato-grossenses no Mercado Criativo Elas Protagonistas, espaço de exposição e comercialização de produtos autorais da economia criativa local.
A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul (Setesc) e busca ampliar oportunidades para empreendedoras que atuam em áreas como artesanato, moda, gastronomia, design, literatura e produção cultural.
Para a superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, o fortalecimento desse setor também representa uma estratégia de inclusão produtiva e desenvolvimento territorial.
“A economia criativa é um modelo de negócio que transforma criatividade, cultura e conhecimento em valor real. Além de valorizar a cultura e fortalecer a identidade de um povo, também gera empregos e renda, promove a inovação e o empreendedorismo, fomenta o comércio local e impulsiona o turismo. É um mercado que se expande rapidamente e está presente em áreas como artesanato, moda, teatro, design, dança, games, música, tecnologia, literatura, audiovisual, arquitetura, turismo, festas populares e gastronomia”, detalha.
Segundo a superintendente, o empreendedorismo criativo também pode representar um caminho de independência para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Muitas vezes as mulheres se sentem presas em relacionamentos abusivos devido à falta de recursos financeiros e à dependência econômica e afetiva. É nesse contexto que o empreendedorismo criativo pode se tornar uma porta de saída do ciclo de violências. Empreender com criatividade não apenas gera renda, mas também devolve dignidade e confiança para que a mulher assuma o controle da própria vida”, completa.
O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, especialmente voltadas a mulheres empreendedoras, gestoras públicas, lideranças e representantes da sociedade civil interessadas em fortalecer redes, trocar experiências e ampliar a participação feminina nos territórios.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/445.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC/Arquivo
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
UEMS recebe inscrições de voluntários para ensinarem Português para Migrantes Internacionais
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com inscrições abertas para selecionar voluntários para o Curso de Português para Migrantes Internacionais. A ação de extensão é realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e integra o módulo Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do programa UEMS Acolhe.
Para participar, não é exigida graduação específica nem formação pedagógica em língua portuguesa. A atuação é 100% voluntária, e os colaboradores voluntários receberão certificado de participação, condicionado ao cumprimento de no mínimo 75% de frequência nas atividades. Todos os selecionados passarão por capacitação on-line obrigatória com conteúdos teóricos e práticos para a condução das aulas.
Locais de atuação e vagas
O curso está estruturado para atendimento em oito municípios sul-mato-grossenses: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Cassilândia, Sidrolândia, Naviraí e Corumbá. A demanda por novos colaboradores voluntários para ministrar as aulas concentra-se nas cidades de Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Nova Andradina.
Estrutura e histórico do programa
O módulo possui carga horária total de 60 horas-aula. O programa engloba ações de ensino do idioma, mediação cultural e suporte comunitário voltados a refugiados, apátridas e migrantes em situação de vulnerabilidade. A equipe do projeto conta com colaboradores de diversas áreas do conhecimento, incluindo Letras, Pedagogia, Enfermagem, Direito, Administração, Economia, Medicina Veterinária, Turismo, Geografia e História.
Além das aulas de português, o programa desenvolve ações de extensão voltadas ao acesso a conhecimentos, direitos linguísticos e suporte à comunidade migrante internacional no estado.
Em 2025, a iniciativa registrou a atuação de 237 colaboradores voluntários e totalizou 575 alunos concluintes distribuídos por oito cidades do estado. Desde o início das atividades, em 2017, o programa soma mais de cinco mil migrantes atendidos em cursos de português, oficinas de integração, apoio humanitário, formação de agentes de acolhimento e ações binacionais, que incluem atividades realizadas na Bolívia.
Regularização documental e menção de órgãos oficiais
Em 2024, o UEMS Acolhe foi integrado ao programa de auxílio ao acesso à regularização migratória. A medida possibilita o suporte aos migrantes para a solicitação e renovação do Registro Nacional Migratório (RNM), junto à Polícia Federal, e para a solicitação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), junto à Receita Federal, visando mitigar barreiras linguísticas e documentais.
O programa também foi citado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o acompanhamento nacional de ações direcionadas a pessoas refugiadas no Brasil, constando no documento ao lado de outras entidades do país no levantamento de boas práticas.
SERVIÇO
- Atividade: Trabalho voluntário no Curso de Português para Migrantes Internacionais (UEMS Acolhe)
- Caráter da participação: 100% voluntária
- Certificação: Emissão de certificado de participação para quem cumprir, no mínimo, 75% das atividades
- Período de inscrição: De 27/07 a 09/08
- Link para inscrição: Formulário de Inscrição
- Capacitação on-line (Obrigatória):
– Primeira etapa: 21/08 (das 19h às 21h) ou 22/08 (das 9h às 11h)
– Segunda etapa: 28/08 (das 19h às 21h) ou 29/08 (das 9h às 11h)
- Início das reuniões de trabalho: A partir de 31/08, integração às reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Acolhimento
Comunicação UEMS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Detran-MS disponibiliza serviços e atividades educativas em feirão de veículos neste fim de semana
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) participa de um feirão de veículos que será realizado entre sexta-feira (7) e domingo (9), em Campo Grande. Durante os três dias de programação serão disponibilizados serviços de consulta de débitos, transferência de veículos, emissão de documentos, geração de guias de pagamento e comunicação de venda, em postos de atendimento presencial e digital.
A equipe de Educação para o Trânsito também estará no local com ações voltadas para adultos e crianças. As atividades incluem a demonstração com os óculos simuladores de embriaguez, que reproduzem as alterações de reflexo e percepção provocadas pelo consumo de álcool ao volante, além de dinâmicas educativas infantis.
O evento será das 8h às 18h, na Avenida Bandeirantes, 3280, entre a Rua Pagé e a Avenida Constantino. A estrutura principal concentrará os atendimentos, enquanto mais de 90 lojas credenciadas estarão com veículos expostos ao longo da via e ainda empresas credenciadas de vistoria veicular, bancos e instituições financeiras para viabilizar o financiamento e a regularização dos automóveis no próprio local.
O feirão é organizado pela União dos Empreendedores e Comércio de Mato Grosso do Sul (Unecon-MS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Mega Feirão de Veículos
Dia: 07, 08, 09 de agosto
Hora: 8h-18h
Local: Avenida Bandeirantes, entre a Rua Pagé e a Avenida Constantino
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fonte: Governo MS
-
Arapuá7 dias atrásO lado invisível da celulose| Esvaziamento populacional e apagamento cultural em Arapuá e Garcias
-
Ribas do Rio Pardo7 dias atrásCapacitação amplia oportunidades de geração de renda para famílias atendidas pelo CRAS em Ribas do Rio Pardo
-
Sem categoria7 dias atrásReinaldo é homenageado em Cassilândia e cita a cidade como exemplo de desenvolvimento
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásFiems leva demandas da indústria aos ministros da Fazenda e dos Transportes em encontro empresarial