Câmara Municipal de Três Lagoas
Melhorias na iluminação pública são destaque entre as indicações em Três Lagoas
Vereadores fazem novas solicitações ao prefeito e secretário
Por meio de indicações e requerimentos, os vereadores vêm solicitando a melhoria no fornecimento de energia da cidade. As reivindicações são encaminhadas para o secretário municipal de infraestrutura, Transporte e Trânsito.
O vereador André Bittencourt solicita a adequação ou substituição do Relógio de energia elétrica, da Associação Comunitária Santo André.
O vereador Renée pede providências que se fizerem necessárias, para a substituição de toda a iluminação pública, por lâmpadas de LED, uma vez que, além da economia no consumo de energia, as referidas lâmpadas aumentam significativamente a luminosidade e, consequentemente, a segurança dos cidadãos três-lagoenses.
Ele ainda pede providências visando a compelir à Empresa Elektro, que restabeleça o fornecimento de energia em toda a região do Parque do Pombo, uma vez que desde o dia 25 de outubro estão sem o fornecimento de energia e, por diversas vezes, em contato direto com a concessionária, a mesma permanece inerte até a presente data.
A troca de lâmpadas nas ruas do Jardim Alvorada é uma indicação da vereadora Marisa Rocha.
Ruas
Outros serviços pleiteados pelos vereadores são para reparos e manutenção das vias da cidade, sobretudo, porque as chuvas tem sido constantes.
André Luiz Bittencourt
Com urgência a correção efetiva de patrolamento e nivelamento da rua Crispim Coimbra nas proximidades do N° 2650 no bairro Jardim das Paineiras e da rua Projetada “A” (altura N° 1187), no bairro Jardim Estoril.
Renée
Patrolamento e/ou cascalhamento da rua Antônio Penelli, antiga rua do Palmito, vez que a mesma, após as chuvas nos últimos dias, ficou intransitável, solicitando providências paliativas para a referida via pública.
Davis Martinelli
Com a máxima urgência a manutenção e reparos das ruas que estão intransitáveis Na Vila Haro, no bairro Jardim das Violetas, no bairro Jardim Eldorado.
Flodoaldo Moreno Júnior
Solicitando operação tapa buraco na rua Manoel Ferreira da Rocha (no trecho entre a rua Elvírio Mário Mancini até a Rua Otávio Sigefredo Roriz), no bairro Vila Nova; cascalhamento na Viela Locomoção e/ou rua Aquarela no bairro Vila Operária; e patrolamento e cascalhamento na rua Jose Amílcar Congro Bastos(no trecho entre a avenida Ranulpho Marques Leal até a rua dos Maçons.).
Gilmar Garcia Tosta
Providências cabíveis quanto a limpeza e operação tapa buraco, entre as ruas Protázio Garcia Leal e São Sebastião e Santa Luzia e Antônio Carvalho no Bairro Jardim das Oliveiras; providências quanto a limpeza e pavimentação da rua Júlio Mancini, com a rua Baldomero Leituga, no Jardim Mirassol.
Ivanildo Teixeira
Recapeamento da rua Maria Guilhermina Esteves desde a Avenida Clodoaldo Garcia até a Rua Manoel Duque de Farias; na rua Protázio Garcia desde a Avenida Clodoaldo Garcia até o cruzamento da rua Plínio Alarcon e que seja feito operação tapa buracos na Rua Rui José da Costa, cruzamento com a rua Anis Irab.
Luiz Akira
Providencie operação tapa buraco na rua Manoel Custódio de Queiroz na altura do número 850, no bairro Vila Alegre; providencie com o máximo de urgência, reparo e manutenção no piscinão localizado no Jardim Mirassol.
Marcus Vinícius Bazé de Lima
Em caráter de urgência, patrolamento com o devido cascalhamento na rua Jorge Elias Seba (na altura da numeração 2635), no Jardim Alvorada (entre as vias Baldomero Leituga e Benedito Soares da Mota) e ainda o patrolamento na rua Bernardino Antônio Leite, principalmente nas proximidades dos cruzamentos com as vias Wilson Carvalho Viana e Domingos Rímoli, até o cruzamento com a rua Antônio Estevão Leal, no bairro São Jorge, bem como, na rua Benedito Soares da Mota, na altura da numeração 1341, no Jardim Glória.
Marisa Andrade Rocha
Patrolamento da Rua Urias Ribeiro próximo a horta no bairro Alto da Boa Vista.
Sirlene dos Santos Pereira
As seguintes melhorias: tapa buraco – rua Egídio Thomé – bairro Interlagos; asfalto na rua Bernardino Antônio Leite – bairro Santa Rita; roçada e limpeza geral, na lateral da antiga linha férrea no Distrito de Arapuá.
Vagner Tenório da Silva (Silverado)
Patrolamento e cascalhamento na Rua dos Fotógrafos no Bairro Jardim Violetas II; varrição na Avenida Rafael de Haro, nas proximidades do número 1274 até 2880.
Wellington Ricardo de Jesus (Cascão)
Operação tapa buraco na rua Duque de Caxias, desde o cruzamento da rua Egídio Thomé até a rua Antônio Estevão Leal, na Vila Nova; nivelamento, patrolamento e cascalhamento na rua Antônio Pinelli na altura do Nº 2783 no Bairro Jardim das Oliveiras; nivelamento, patrolamento e cascalhamento na rua Ruy Barbosa (Nº 1741), no bairro Itamaraty.
Limpeza e lixeiras
Antônio Rialino
Limpeza retirar os vagões da Viela Alberto de Oliveira na altura do N°10 ao N°100 no bairro da Santa Luzia.
Ivanildo Teixeira
Providências quanto ao parque infantil localizado no cruzamento da rua Nova York, com a rua dos Caules no bairro Jardim Hortência, pois o local se encontra sem condições de ser utilizado.
Luciano Dutra
Viabilidade de refazer a pintura do monumento do Cristo Redentor e do monumento da Praça da Bíblia, esse último, localizado na Praça da Rodoviária.
Luiz Akira
Solicitando que providencie com o máximo de urgência, reparo e manutenção no piscinão localizado no Bairro Jardim Mirassol, e também, com o máximo de urgência, reparo na cobertura da entrada do Centro de Educação Infantil Olga Salati.
Marcus Bazé
Limpeza da margem da linha férrea, no centro da cidade.
Sirlene
Possibilidade de disponibilizar um agente de combate às endemias para o Distrito de Arapuá, para realizar vistoria nas residências e pulverização ao combate ao mosquito transmissor da dengue.
Silverado
Reforma na Lixeira da CEI Nossa Senhora Aparecida;
Trânsito
Gilmar Garcia Tosta
Estacionamento de 45 graus, na rua João Gonçalves de Oliveira, entre o Nº 518 ao Nº 640, no Bairro Vila Nova.
Luciano Dutra
Viabilidade de fazer demarcações de faixas de pedestres nos seguintes cruzamentos: cruzamento da rua Orestes Prata Tibery, com a rua Elvírio M. Mancini, no centro; cruzamento da rua Munir Thomé, com a rua Elvírio M. Mancini, cruzamento da rua Munir Thomé, com a avenida Eloy Chaves.
Marisa
Colocar redutores de velocidade nas ruas 11,12 e 13 no Bairro Setsul.
Mais solicitações
Rialino
Ao Vereador André Luiz Bittencourt, Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, solicitando que estude a possibilidade de realizar 2(duas) sessões semanal.
Ao Senhor Ângelo Chaves Guerreiro, Prefeito Municipal, solicitando que estude a possibilidade de criar uma Secretaria ou Coordenadoria de Políticas Públicas para as mulheres, onde a mesma não seja vinculada à secretaria de serviço Social.
Silverado
Reforma na Lixeira da CEI Nossa Senhora Aparecida;
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores reforçam apoio à rede de proteção social durante inauguração do CREAS Vila Verde
A Câmara Municipal de Três Lagoas esteve representada na solenidade de inauguração da nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Verde, realizada na manhã desta quarta-feira (16). A entrega do espaço amplia e descentraliza a infraestrutura da rede de proteção social do município, garantindo atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.
O ato solene contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Tonhão, acompanhado dos vereadores Mário Grespan, Mi do Santa Luzia e professor Pedrinho Júnior. Também estiveram presentes o chefe de gabinete Paulo Correia (representando o vereador Sargento Rodrigues) e Caio (representando a vereadora Maria Diogo).
A cerimônia reuniu o prefeito Dr. Cassiano Maia, a secretária municipal de Assistência Social, Meire Cardoso, a diretora do CREAS, Cecília, a coordenadora da nova unidade, Fernanda da Silva Gomes, e o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ronaldo Moreira de Araújo.
A escolha estratégica do bairro Vila Verde visa aproximar o atendimento das regiões com maior demanda por assistência especializada, atuando de forma integrada aos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e à unidade do CREAS no bairro Santo André.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Tonhão, destacou a relevância do trabalho dos servidores municipais e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em apoiar iniciativas que promovam a dignidade humana. “Cada cidadão que busca o CREAS traz consigo uma história e a necessidade de apoio em momentos delicados. Confiamos plenamente na capacidade dos nossos servidores em oferecer um atendimento pautado pela dignidade, respeito e acolhimento. O CREAS desempenha um papel essencial no desenvolvimento social da nossa cidade, e a Câmara de Vereadores permanece firme no apoio a políticas públicas que priorizam o bem-estar e a proteção da nossa população”, enfatizou o parlamentar.
A secretária de Assistência Social, Meire Cardoso, enfatizou que a nova sede concretiza um planejamento focado no cuidado humanizado e na garantia de direitos.
Em seguida, o prefeito Dr. Cassiano Maia agradeceu a parceria constante da Câmara Municipal no respaldo às ações que fortalecem a segurança social e o amparo a crianças, mulheres e idosos no município.
O evento foi encerrado com o descerramento da placa inaugural pelas autoridades presentes, oficializando o início das atividades da unidade no Vila Verde.
Câmara Municipal de Três Lagoas
Vereadores de Três Lagoas aprovam emenda à Lei Orgânica do município
Durante a manhã desta terça-feira (15), os vereadores se reuniram para realizar a 30ª sessão ordinária de 2026, aprovando duas das três matérias em pauta. A primeira trata-se de um projeto de emenda à Lei Orgânica e a segunda de um decreto legislativo. Os vereadores também aprovaram oito requerimentos e apresentaram 24 indicações, que são solicitações de melhorias para a cidade como um todo.
O projeto de emenda à Lei Orgânica nº01/2026, de autoria do prefeito Doutor Cassiano Maia, altera o §8º e acresce os §§ 11,12 e 13 ao art. 58 da Lei Orgânica do município de Três Lagoas/MS, para adequá-la à legislação complementar federal e estabelecer prazos para o processo legislativo orçamentário. Como manda o regimento, a referida lei precisa passar por duas votações. Nesta segunda votação, a emenda foi aprovada.
Na justificativa, o poder executivo ressaltou que “a nova redação do §8º, do artigo 58, harmoniza a disciplina a legislação municipal com a federal, aplicável às finanças públicas, especialmente com a Lei Complementar Federal nº101, de 4 de maio de 2000, e organiza as matérias em enumeração uniforme e gramaticalmente paralela”. Além disso, “restaura a referência aos prazos, elemento indispensável à adequada disciplina do processo orçamentário.
Os parágrafos 11 a 13, que foram acrescentados ao mesmo artigo, conferem objetividade ao calendário orçamentário municipal. O projeto de lei do Plano Plurianual (PP) deverá ser encaminhado até 15 de outubro do primeiro ano do mandato do prefeito; e o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), até o 15 de outubro de cada exercício financeiro.
O decreto legislativo aprovado (nº135/2026), de autoria do vereador Fernando Jurado, concede o diploma de Professor Comprometido à Catarina Correa Souza. Aproveitando a aprovação deste decreto, o presidente da Câmara, Tonhão, já anunciou que será feita uma solenidade em alusão ao dia dos professores, no dia 15 de outubro, a ser realizado no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Por fim, foi encaminhado para as comissões permanentes emitirem parecer, o projeto de lei nº123, de 30 de julho de 2026, que “institui no município o programa Empresa Amiga do Esporte e o selo de reconhecimento institucional para pessoas jurídicas apoiadoras de atletas e paradesportistas locais.
Período eleitoral
A Câmara está, temporariamente, com algumas alterações na divulgação das sessões por causa do período eleitoral. Para acessar a pauta das sessões, as matérias deliberadas, basta acessa o FaciLegis ou http://cmtls.ms.gov.br/noticias/geral/acesse-a-pauta-das-sessoes-realizadas-durante-o-periodo-eleitoral
-
Trânsito6 dias atrásRotatória da BR-262 será interditada em Três Lagoas para obras de novo posto fiscal
-
Suzano6 dias atrásSuzano amplia o acesso ao banco de talentos por meio da assistente virtual Flora
-
Três Lagoas6 dias atrásTrês Lagoas abriga cinco tatus-canastra monitorados e nova “moradora” pesa 26 quilos
-
Sem categoria6 dias atrásJoaquim Romero assume a presidência do Misto com metas para a Copa do Brasil




