TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Assembléia Legislativa MS

Lei: Campanha orienta sobre efeitos de álcool na gestação

Publicado em

Foi sancionada a Lei Estadual 6.220, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Campanha Gravidez Segura e Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22).

A campanha deve ser realizada na segunda semana do mês de setembro, com objetivo básico de prevenir a SAF, mediante orientação às gestantes sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas e a conscientização acerca dos danos irreversíveis que o álcool pode causar ao feto.

No nascimento, o recém-nascido com a síndrome pode ser identificado por menor comprimento e fácies atípica, incluindo microcefalia, microftalmia, face medial pequena e achatada, lábio superior fino e queixo pequeno. Ainda, podem-se notar pregas palmares anormais, problemas cardíacos e contratura das articulações.

Após o nascimento, os déficits cognitivos tornam-se aparentes. A manifestação mais séria é deficiência intelectual grave. A exposição ao álcool no útero aumenta o risco de aborto espontâneo. A lei também insere a campanha no Calendário Oficial de Eventos do Estado

Utilidade pública

A Lei Estadual 6.221 declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Produtores Indígenas da Aldeia Água Branca (Aproab), com sede e foro no município de Nioaque.

A entidade distribui sementes aos agricultores indígenas e óleo diesel para funcionamento de maquinários de preparo do solo. Os recursos, em sua grande maioria, são encaminhados pelos órgãos governamentais.

A associação atua também na coordenação da utilização do maquinário e implementos agrícolas, plantio e colheita das culturas de subsistência implantadas na comunidade indígena.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook

Assembléia Legislativa MS

Tia Eva, Niemeyer, japoneses, biodiversidade e liberdade de imprensa no Fazendo Arte

Published

on

By

A edição de maio do programa ‘Fazendo Arte’ tem artesanato regional, Comunidade Quilombola Tia Eva, imigração japonesa no Brasil e Mato Grosso do Sul, estatísticas a respeito de registros civis, liberdade de imprensa, biodiversidade e a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. A atração entra na grade da TV ALEMS neste sábado (18), às 12h45, e depois já pode ser vista no YouTube da Casa de Leis.

O artesanato regional retrata costumes, tradições e referências culturais, sendo produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense. Conforme informações do Sistema de Cadastramento do Artesão Brasileiro (Sicab), ligado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Mato Grosso do Sul possui 8,5 mil profissionais.


Comunidade Quilombola Tia Eva é mostrada no programa

(Foto: João Humberto)

Em alusão ao Dia Estadual do Artesão, celebrado em 19 de março, a ALEMS realiza anualmente a entrega da Medalha Conceição dos Bugres. Matéria sobre o evento pode ser conferida no programa.

O Fazendo Arte mostra ainda uma reportagem a respeito da Comunidade Quilombola Tia Eva, localizada no Jardim Seminário, região norte de Campo Grande, que destaca curiosidades do local, principalmente da igrejinha em homenagem a São Benedito, levantada em meados de 1905. Dados do IBGE apontam que a população quilombola do Brasil é de 1,3 milhão de pessoas, sendo que 2,5 mil se concentram em Mato Grosso do Sul, que ocupa a terceira colocação com as maiores proporções de quilombolas residindo em territórios delimitados.

Japoneses, registros e imprensa – Mato Grosso do Sul abriga cerca de 30 mil descendentes de japoneses, sendo a terceira maior colônia do Brasil, conforme dados do Consulado Geral do Japão e do IBGE. Por conta dessa representatividade, recentemente a Embaixada do Japão no Brasil recebeu homenagem da ALEMS, por meio de Título de Visitante Ilustre, concedido ao embaixador Teiji Hayashi.

Matéria sobre a entrega da homenagem e entrevista com Eduardo Kanashiro, presidente da Associação Okinawa, abrilhantam o programa, que aborda os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, e a representatividade dessa colônia para a cultura regional.


Presidente da Associação Okinawa durante entrevista

(Foto: Kleber Teotonio)

Em abril deste ano, o IBGE divulgou estatísticas relacionadas a registro civil. Conforme os dados, apenas 0,83% dos recém-nascidos no Estado não são registrados dentro do período integral, configurando o menor número desde o início da série histórica em 2015. Lucas Zamperlini, vice-presidente da Arpen/MS (Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul), fala mais ao programa a respeito desse estudo.

Já a liberdade de imprensa é a base para todo estado democrático, afinal, por meio dela, o povo exerce seu direito de ser informado e participar da cidadania com consciência a respeito da realidade pública. Ela garante que jornalistas investiguem e publiquem informações livremente, possibilitando esse acesso à população.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é celebrado em 3 de maio, e por conta disso o jornalista Marcos Paulo da Silva, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), explana essa pauta na atração.

Biodiversidade e Niemeyer – Em 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da cons

ervação e proteção da diversidade de vida no planeta. Ao ‘Fazendo Arte’, o biólogo Fernando Ibanez, doutor em Ecologia pela UFMS, explica a respeito desse cenário em Mato Grosso do Sul.

Em relação à arquitetura de Oscar Niemeyer, é importante destacar que Mato Grosso do Sul possui dois projetos do arquiteto, considerado uma das figuras-chave da arquitetura moderna brasileira: a Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada no Centro de Campo Grande, e a Escola Estadual João Leite de Barros, em Corumbá. Matéria sobre a primeira, você confere no Fazendo Arte.

Fazendo Arte – Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45. Também pode ser visto na playlist da atração no Youtube da Casa de Leis.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Assembléia Legislativa MS

Talento Regional traz um bate-papo especial com a dupla Victor Gregório e Marco Aurélio

Published

on

By

O programa Talento Regional, da Rádio e TV ALEMS, traz uma entrevista especial com a dupla Victor Gregório e Marco Aurélio, prometendo emocionar e encantar os fãs da música sertaneja. Reconhecidos não apenas como cantores e intérpretes, mas também como talentosos compositores, eles contribuíram significativamente para a música, sendo responsáveis por verdadeiros sucessos na voz de grandes artistas como Zezé Di Camargo e Luciano, Guilherme e Santiago, Maiara e Maraisa, Munhoz e Mariano, entre muitos outros.

Em um bate-papo descontraído, Victor Gregório e Marco Aurélio, que juntos somam mais de três décadas de carreira bem-sucedida, tanto regionalmente quanto nacionalmente, compartilharam suas experiências e desafios ao longo dos oito anos de parceria. Durante a entrevista, relembraram momentos marcantes de suas trajetórias, revelando os bastidores da vida artística.

Com um repertório vasto de mais de 1000 músicas compostas, incluindo hits como “Você de Volta”, “Labirinto” e “Camaro Amarelo”, a dupla já lançou 4 álbuns, sendo 3 DVDs e um Single, disponíveis em diversas plataformas de streaming. Destaque para o lançamento do primeiro EP do Projeto Na Moagem em agosto de 2022, com a música “Sereno” conquistando o primeiro lugar em todas as rádios de Mato Grosso do Sul.

Além da entrevista com Victor Gregório e Marco Aurélio, o programa apresenta também a segunda parte da entrevista com o grupo “Bella Donna Trio”, no quadro do Barroco ao Barracão. As musicistas – Ana Gee, Renata Sena e Livia Canela – falaram um pouco mais de sua trajetória e planos futuros na música. O Talento Regional é transmitido diariamente pela Rádio e TV ALEMS nos canais TV ALEMS 7.2 e Rádio FM 105.5 em diversos horários ao longo da semana. Além disso, o programa pode ser acompanhado no YouTube, no site oficial da Assembleia Legislativa de MS e nas redes sociais, como Instagram (@TVeradioalems) e Facebook.

Confira essa edição do Talento Regional:

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas17/05/2024

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEJUVEL), divulga os eventos esportivos deste...

Três Lagoas17/05/2024

PARTICIPE – formulário online referente ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO) ainda está aberto.

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), está promovendo uma consulta de...

Três Lagoas17/05/2024

SEJUVEL – Mais Tintas e Tudo Nóis FC decidem neste sábado (18) o título do Campeonato Sênior 45+

Neste sábado, 18 de maio, será definido o grande campeão do Campeonato Municipal Sênior 45+, promovido pela Prefeitura de Três...

Três Lagoas17/05/2024

SMS promove campanha de vacinação contra Influenza/Gripe no Shopping Três Lagoas, neste sábado (18)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste sábado, dia 18 de...

Três Lagoas17/05/2024

VIDA NA PRAÇA – acontece neste sábado (18) no Bairro Jardim dos Ipês

O projeto “Vida na Praça” estará neste sábado, 18 de maio, no bairro Jardim dos Ipês, proporcionando lazer com atividades...

Três Lagoas17/05/2024

TARDEZINHA BALNEÁRIO – com praça de alimentação e vários shows será no domingo (19)

Neste domingo, 19 de maio, acontecerá o retorno do “Tardezinha no Balneário”, um evento gratuito organizado pela Prefeitura de Três...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana