TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Educação

IFMS realiza série de eventos virtuais até dezembro

Publicado em

Cinco propostas foram selecionadas em edital de fomento para realização de eventos virtuais. Todos são gratuitos e abertos ao público

Até dezembro deste ano, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) irá realizar uma série de eventos virtuais sobre diferentes temáticas. Todos são gratuitos e abertos a qualquer pessoa interessada.

Cinco propostas foram selecionadas no edital de apoio à realização de eventos de extensão online. Juntos, receberão fomento institucional de R$ 24,6 mil.

Saiba que eventos são esses e como participar:

“I Jornada Estadual de Educação Física Escolar do IFMS” começou no último dia 5 e segue até 26 de novembro, sempre às quintas-feiras, com o objetivo de conhecer e analisar os sentidos e significados da Educação Física da escola.

Com o tema “Educação Física na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio: sentidos (para quê?) e significados (o quê?)”, o evento organizado pelo Campus Naviraí tem como público-alvo professores e pesquisadores da área. Algumas atividades são voltadas especificamente a servidores do IFMS.

Na sexta-feira, 19 de novembro, das 13h às 15h, tem a roda de conversa “Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Física do IFMS”. Das 15h às 17h será realizada a mesa-redonda “Orçamento e gestão da Educação Física: demandas materiais, físicas, organizacionais e orçamento”.

A mesa-redonda “Educação Física na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio: sentidos (para quê?) e significados (o quê?)” será realizada no dia 26 de novembro, das 13h às 15h. Entre 15h e 17h, haverá uma plenária para a redação e aprovação de documento final do evento, com metas, estratégias e responsáveis.

A coordenadora do evento, professora Catia da Costa, explica que a jornada consolida um espaço adequado para discutir e promover avanços reais e significativos na organização curricular das práticas corporais no IFMS.

“Espera-se que a realização desta I Jornada promova uma reflexão crítica a respeito dos sentidos e significados da Educação Física, de modo a contribuir na (des)construção das práticas docentes e na atuação da gestão nas tomadas de decisão que envolvem a área”, destaca.

As inscrições para o evento devem ser feitas em formulário online.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“VI Encontro Anual dos Napnes”, evento organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Corumbá, teve início no último dia 6 e segue até 24 de novembro.

Na quarta-feira, 18 de novembro, às 14 horas, será oferecida a palestra “Ter intérprete de Libras significa ser acessível?”.

O evento será encerrado no dia 24 de novembro, às 14 horas, com a mesa-redonda “Desafios e possibilidades de atuação e intervenção do Napne”.

O encontro é aberto ao público, com atividades no canal do Napne do Campus Corumbá. Para obter o certificado de participação é preciso se inscrever antecipadamente na página do evento.

A coordenadora do Napne em Corumbá, Flávia Pedrosa de Camargo, explica como foi elaborada a programação.

“Neste ano, trouxemos a prática cotidiana para a programação do evento, fornecendo discussões que contemplem aspectos do dia a dia no trabalho com a educação de pessoas com necessidades específicas”, explica Flávia.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A partir desta segunda-feira, 16, o Campus Três Lagoas realiza a “X Semana da Consciência Negra”. O evento, que nesta edição traz o tema  “Vidas negras importam – a urgência do combate à necropolítica”, segue até sábado, 21, com uma série de atividades virtuais no Youtube.

A programação completa está disponível na página da Semana, e inclui palestras, oficinas e rodas de conversa, além da 5ª edição do Concurso de Beleza Negra do IFMS e do 3º Encontro dos Neabis, Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dos campi.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia.

O coordenador do evento, professor Guilherme Tommaselli, ressalta a importância do debate nesta 10ª edição da Semana da Consciência Negra.

“Nos últimos meses, a pauta racial ganhou contexto mundial, expondo a necessidade do debate sobre a preservação das vidas negras, que, por muitas vezes, são desrespeitadas e violadas por agentes do próprio Estado”.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O “II Workshop Migração e Refugiados: uma discussão necessária” será realizado pelo Campus Corumbá entre os dias 8 e 10 de dezembro, tendo como público-alvo professores da rede estadual e municipal, estudantes de graduação e pós-graduação, organizações sindicais, grupos comunitários e demais membros das comunidades externa e interna.

A programação inclui palestras sobre temas como o fenômeno da migração, classificações dos fluxos migratórios e cultura híbrida; atividades práticas, como a construção coletiva de mapas afetivos relacionados à memória, língua, território e identidade e um painel de exposição de fotografias; além de apresentações circenses e musicais.

A coordenadora do evento, professora Renilce Barbosa, explica que o workshop busca propiciar um espaço para reflexão e compreensão da integração social, cultural e laboral de imigrantes na comunidade de Corumbá, além de promover a empatia com relação à situação.

“A proposição da segunda edição deste workshop se justifica pela relevância da reflexão temática que se constitui como uma das principais pautas das nações na contemporaneidade, que é a questão dos refugiados, sendo compreendida como uma crise humanitária mundial”, ressalta.

O evento é um desdobramento do projeto de iniciação científica “Em questão: Português como língua de acolhimento para refugiados no contexto corumbaense”, em desenvolvimento desde 2018.

O formulário de inscrição será divulgado em breve, bem como o canal de transmissão das atividades virtuais.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

No dia 10 de dezembro, o Campus Coxim realiza a palestra “Criação de peixes em tanques de geomembrana montagem do sistema”. A atividade será oferecida em uma sala virtual, das 18h45 às 22h45, e é voltada a qualquer pessoa interessada no tema, principalmente produtores rurais e piscicultores.

Na palestra serão abordados temas como os equipamentos necessários e o passo a passo para a montagem do sistema, as vantagens da recirculação de água para criação de peixes em tanques de geomembrana, o dimensionamento do filtro para tratamento da água, manejos a serem adotados durante o ciclo produtivo, além de estimativa de custos e receitas.

O coordenador do evento, professor Odair Diemer, explica que será montada uma unidade de produção demonstrativa no campus, e que as imagens e fotografias das etapas do processo serão mostradas na palestra.

“A piscicultura tem crescido muito nos últimos anos, assim como a utilização de tanques elevados, o que permite uma produção em maior quantidade numa área menor. Muita gente tem dúvida ou desconhece o funcionamento desse sistema. O intuito dessa palestra é disseminar essa nova tecnologia aos interessados no tema”, ressalta Odair.

Interessados em participar da palestra devem se inscrever em formulário online.

Comentários Facebook

Educação

Projeto Arte da Música lança livro com composições de alunos de escolas públicas

• 20 canções foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos

• As músicas mixadas podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming

• Todo o material está ainda reunido em um livro, que será distribuído às escolas participantes

Published

on

Por meio do projeto “Arte da Música”, 3.240 alunos de 44 escolas de 10 cidades brasileiras descobriram, na prática, como letras e melodias são um rico elemento para a educação, contribuindo no processo criativo e nas habilidades motoras. 85 professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo trabalharam com os estudantes na construção de mais de 200 composições inscritas no projeto. Dessas, 20 foram selecionadas e gravadas pelos alunos com o auxílio de um produtor musical, em ritmos diversos.

As músicas mixadas, resultado de um trabalho de cerca de seis meses, podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming (Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, Tidal, TikTok e Youtube Music), procurando pelo nome “Arte da Música” ou na galeria do site do projeto, que conta ainda com vídeos dos bastidores das atividades. Todo o material também foi reunido em um livro, que será distribuído gratuitamente em todas as escolas participantes.

Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, participar de atividades musicais em grupo, auxilia no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, estimula a imaginação e a criatividade, favorecendo a concentração, a memória, a autodisciplina e a atenção. E ainda contribui para o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção do senso rítmico dos alunos. “Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares podem ainda ajudar no desenvolvimento pessoal, como colaboração, paciência e respeito mútuo”, ressalta.

Realizado pela Horizonte Educação e Comunicação com patrocínio da CTG Brasil e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto envolveu os municípios de Andirá (PR), Avaré (SP), Carneirinho (MG), Ilha Solteira (SP), Iturama (MG), Ourinhos (SP), Piraju (SP), Ribeirão Claro (PR), Selvíria (MS) e Três Lagoas (MS).

O “Arte da Música” levou às salas de aula orientações para que os alunos pudessem criar canções sobre o tema “Água e Rios”. Destinado às escolas de Ensino Fundamental II, abrangendo estudantes dos 8º e 9º anos, as atividades utilizaram a música como ferramenta de ensino-aprendizagem.

Nesta edição, o projeto propôs como tema a importância da preservação da água e dos rios, como forma de incentivar a reflexão sobre a sobrevivência do planeta. “Ao unirmos esta temática à musicalidade, esperamos que o projeto ajude a sensibilizar toda a comunidade escolar”, reforça Amorim.

Estúdio portátil para as gravações do Arte da Música
(Créditos: Juliano Henrique Rosseti / Horizonte)

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de diversas usinas hidrelétricas distribuídas pelo Brasil, e parceria com as Secretarias e Diretorias Regionais de Educação dos municípios contemplados.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala.Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

Comentários Facebook
Continue Reading

Educação

Matrículas abertas: confira os cursos técnicos mais procurados no Senai

Published

on

A formação abre portas no mercado de trabalho, mas saber escolher as áreas com mais oportunidades de emprego facilita o ingresso na profissão. Para ajudar a traçar um futuro com chances de sucesso ainda maiores, listamos quais os cursos técnicos mais procurados no Senai em Mato Grosso do Sul.

Para os interessados, as matrículas para os cursos em 2024 estão abertas e podem ser feitas até março pelo meufuturoagora.com.br. São 1.650 em dez município para quem planeja trabalhar na indústria.

Confira os cursos técnicos mais procurados do Senai:

1º – Técnico em eletrotécnica – O técnico em eletrotécnica é uma formação no qual se obtém conhecimentos para atuação em diversas áreas da eletrotécnica, sendo um profissional que planeja, projeta, executa e faz manutenções em instalações elétricas residenciais, comerciais, industriais e rurais;

2º – Técnico em segurança do trabalho – O curso técnico em segurança do trabalho tem como objetivo formar profissionais que conheçam, além das normativas técnicas, os procedimentos de segurança e questões que envolvam saúde e higiene;

3º – Técnico em manutenção automotiva – O curso habilita profissionais técnicos de nível médio em manutenção automotiva, visando suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados para atuarem com manutenção, diagnóstico mecânico e eletroeletrônico em veículos automotivos.

4º – Técnico em automação industrial – O técnico em automação industrial elabora desenhos técnicos, produz diagramas para a calibração de máquinas em campo, executa manutenções elétricas, medições e testes em variados equipamentos, coordena equipes, planeja projetos, e outros;

5º – Técnico em mecânica – Os formados nesta área exercem atividades relacionadas à construção, montagem, manutenção e reparos de equipamentos que funcionam mecanicamente;

6º Técnico em química – O técnico em química oferece diversas possibilidades de ingresso nas indústrias, seja atuando em processos industriais de transformação de matérias-primas, no desenvolvimento de novos produtos ou em laboratórios, com análises de substâncias e controle de qualidade de produtos.

7º – Técnico em celulose e papel – O técnico em celulose e papel será capaz de enfrentar os desafios e se destacar em uma variedade de funções, desde engenharia de processos até gestão ambiental. O profissional será qualificado para controlar as plantas industriais para a obtenção de celulose e fabricação de papel, além de atuar no controle de processos, análise de laboratório, controle de qualidade, manutenção e outras atividades relacionadas à produção.

Três dos cursos mais procurados estão entre os 10 com maiores taxas de ocupação de egressos no Brasil, segundo o Sistema de Acompanhamento de Egressos do Senai, painel 2021-2023. São eles: técnico em eletrotécnica, técnico em automação industrial e técnico em mecânica. Também possuem alta taxa de empregabilidade e são oferecidos pelo Senai os cursos de técnico em alimentos e técnico em refrigeração e climatização.

 Serviço – Mais informações pelo WhatsApp (67) 9263-9000

 A ação está em sintonia com os itens 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e crescimento econômico) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana