Brasil
Expectativa de turistas dobra para feriadão e show da Lady Gaga no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou na tarde desta sexta-feira (2) que dados consolidados pela Rodoviária Novo Rio e pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) indicam que mais de 500 mil turistas estão chegando na cidade entre os dias 1º e 3 de maio, superando as expectativas iniciais de 240 mil visitantes.
Neste período, a cidade recebe ainda visitantes que chegam por carros particulares, ônibus fretados e voos que pousam no Aeroporto Santos Dumont.
Além do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, a capital fluminense recebe neste sábado (3) o megashow gratuito da cantora Lady Gaga, que não se apresentava no Brasil desde 2012.
São esperadas mais de 1,6 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, onde foi montado o palco e instaladas 16 torres com telões de 9 metros de altura por 5 metros de largura, permitindo que o público acompanhe a apresentação à distância.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Riotur, o evento deve injetar mais de R$ 600 milhões na economia carioca.
O show começa às 17h30, com a apresentação de DJs, e a cantora americana deve entrar no palco às 21h45
Brasil
Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, nesta sexta-feira (2), após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em seu lugar, o Palácio do Planalto anunciou ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. O agora ex-ministro, que é presidente nacional do PDT, anunciou a saída do governo em uma postagem nas redes sociais.
“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula. Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu Lupi.
Segundo o Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando do Ministério da Previdência ocorre uma semana após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação conjunta que apura um suposto esquema de descontos não autorizados de mensalidades associativas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A investigação aponta que as irregularidades começaram em 2019, durante a gestão de Jair Bolsonaro, e prosseguiram nos últimos anos.
“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente. Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”, prosseguiu Carlos Lupi.
Mudanças no INSS
O caso já havia resultado na exoneração do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e no afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.
Deputados de oposição protocolaram, na última quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS. Pressionado pela oposição, Lupi chegou a prestar depoimento durante sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, também da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (29), mas sua permanência à frente da pasta acabou ficando insustentável.
A PF informou ter reunido indícios da existência de irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões que a cobrança das mensalidades associativas movimentou apenas entre 2019 e 2024. Nos dias seguintes, a CGU e o próprio INSS tornaram públicos os resultados de auditorias realizadas desde 2023, que também apontavam inconsistências e problemas relacionados ao tema.
Suspensão e devolução
Logo após a deflagração da operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades.
Para reaver o dinheiro retroativo aos anos anteriores, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos. Esse grupo se reuniu na tarde desta sexta, na sede da AGU, envolvendo o próprio advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção e o novo presidente do INSS, nomeado há dois dias.
Na última quinta-feira (30), em pronunciamento nacional por ocasião do Dia do Trabalhador, Lula prometeu que os prejudicados serão ressarcidos.
Por Agência Brasil
Brasil
Anvisa proíbe novamente a venda de creme dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (30/4), interditar a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint. Essa proibição já havia sido implementada em 27 de março, mas a Colgate havia conseguido suspender a medida por meio de um recurso. No entanto, a fabricante retirou o recurso, permitindo que a interdição fosse restabelecida.
A nota divulgada pela Anvisa informa que a interdição impede a comercialização do produto enquanto são investigadas as queixas de usuários que relatam ter desenvolvido feridas na boca após o uso do creme dental. Recentemente, a empresa alterou a formulação da pasta, substituindo o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.
Diversos consumidores relataram efeitos colaterais, como feridas bucais, inflamação nas gengivas e inchaços que dificultam a alimentação. A dentista Anna Karolina Ximenes, da IGM Odontologia para Família, recomenda: “Se você perceber que tem feridas na boca, ardência ou qualquer outro sintoma incomum após usar essa pasta, a recomendação é suspender o uso. Essas reações adversas cessam quando você para de usar o produto.”
A Colgate emitiu uma nota confirmando que, em 29 de abril de 2025, solicitou à Anvisa a retirada do recurso contra a interdição temporária do Colgate Total Clean Mint. A empresa destacou que essa decisão reflete seu compromisso com a colaboração contínua com a Anvisa e o progresso das investigações. A Colgate reafirmou a segurança e qualidade do produto, que segue os rigorosos padrões das agências regulatórias, e se disponibilizou para esclarecer dúvidas por meio de seu canal oficial de atendimento.
Por Agência Brasil
-
Suzano5 dias atrás
Suzano está com seis processos seletivos abertos para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
-
Emprego5 dias atrás
349 vagas na Casa do Trabalhador de Três Lagoas/MS nesta segunda (28) de abril
-
Brasil4 dias atrás
PM vai na delegacia e descobre que o bandido morto é seu filho
-
Mato Grosso do Sul5 dias atrás
No MS| Membros do MST bloqueiam rodovia nesta segunda-feira