Suzano
Em MS, agricultores familiares apoiados pela Suzano produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021

Com mais de 500 famílias apoiadas, o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial visa fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos com técnicas que integram alta produtividade e conservação ambiental
Agricultores que integram o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Mato Grosso do Sul produziram 4.491 toneladas de alimentos agroecológicos em 2021. O volume de hortaliças cultivadas corresponde à 22,5 caminhões hexatrens da Suzano, e a sua comercialização foi responsável por gerar uma receita bruta estimada em R$ 10,337 milhões.
O PDRT foi implantado em Mato Grosso do Sul em 2012 com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e transformar a vida das famílias de pequenos produtores na região por meio de consultoria especializada, capacitações e acompanhamentos que vão desde o plantio até a comercialização dos alimentos. Além disso, o programa apoia as comunidades rurais em projetos para a aquisição inicial de insumos e equipamentos para a modernização dos processos e implementação da produção agroecológica, que prevê o cultivo de hortaliças alinhada à conservação ambiental, por meio do manejo sustentável com uso responsável do solo e da água. Além disso, não são utilizados defensivos agrícolas na produção.
“Atualmente, contamos com a participação de 515 Famílias de 15 associações, que totalizam uma área de 728 hectares destinados ao plantio de alimentos. Todas recebem auxílio na gestão, produção e comercialização, que são os três eixos de atuação do PDRT. O programa tem um potencial enorme e, com as retomadas das aulas presenciais e feiras livres em boa parte dos municípios, prevemos um ótimo cenário para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização dos produtos em 2022”, conta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
No Estado, o programa tem sido um grande aliado para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades do campo. Mauriney Santos, de 53 anos, é agricultora desde 2008 e participa da PDRT há seis anos. Hoje, ela conta com a ajuda da sua filha e genro no plantio. “O programa nos trouxe técnicos que nos auxiliam e, com isto, aprendemos a trabalhar melhor em mutirões”, ressalta a agricultora. Para Mauriney, a agroecologia é o diferencial do programa. “O benefício para saúde é muito grande para quem planta e quem consome, já que os produtos agroecológicos não possuem agrotóxicos. Eu planto meu milho, meu feijão e minhas frutas e a gente não fica doente”, completa a produtora.
O programa também tem mudado a vida de quem nunca havia tido contato com a agricultura, como é o caso de Maria Helena Soares Pereira, de 55 anos. Há quatro anos, com o apoio da Suzano, ela deu início à produção de hortaliças em sua propriedade. “No meu sítio, eu não plantava nada, mas a Suzano forneceu insumos, mudas e materiais de irrigação e começamos com o sistema agroflorestal. Foi um passo muito grande. Hoje, não vivo mais sem o plantio. A gente começa a plantar um pouquinho e acha que não vai dar certo, mas ver a produção e é muito gratificante. A gente vai se apaixonando. Agora, temos manga, laranja, limão… Se não fosse o apoio da empresa, eu não teria um terço do que tenho hoje”, ressalta.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Suzano
Suzano abre inscrições para Curso de Mecânica de Silvicultura com 25 vagas em Três Lagoas/MS

-
Formação é gratuita e as inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, cor, origem, deficiência ou orientação sexual, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMhexXvtaZ7-B9RvWc5a4OhBs8oAkQ7UTc2BvGMBYEvrvJAg/viewform
-
O curso faz parte do Programa Cultivar da empresa e ofertará aos aprovados/as bolsa auxílio, equipamentos de proteção individual (EPIs), uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abre, a partir desta terça-feira (10/5), as inscrições para o Curso de Mecânica para a área de Silvicultura em Três Lagoas (MS). Com 25 vagas disponíveis, a formação faz parte do Programa Cultivar da companhia, realizado em parceria com a empresa Word Fire, e as inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, deficiência, cor, origem ou orientação sexual, desde que atendam a alguns pré-requisitos.
Para participar do processo seletivo, candidatos/as precisam: ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria C, residir em Três Lagoas e ter disponibilidade para participação integral das aulas. O período para inscrição termina no dia 19 de maio, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMhexXvtaZ7-B9RvWc5a4OhBs8oAkQ7UTc2BvGMBYEvrvJAg/viewform.
“A Suzano tem o compromisso público de contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas às suas operações, o que inclui a promoção de trabalho e renda por meio da qualificação da mão de obra local. Conseguimos honrar este compromisso mesmo com os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e fechamos o ano de 2021 com 117 profissionais qualificados pela companhia, sendo grande parte deles, contratada por nossa empresa. Agora, é com muito orgulho, que damos continuidade a esta ação, iniciando mais uma formação em Três Lagoas”, destaca Ângela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Unidade Três Lagoas da Suzano.
Estas será a terceira formação profissional promovida pela Suzano em Três Lagoas para este ano.
Benefícios
Candidatos e candidatas aprovadas na seleção firmarão um contrato de aprendizagem durante todo o período em que estiverem estudando. Por meio dele, a Suzano irá oferecer benefícios como: bolsa auxílio, equipamentos de proteção individual (EPIs), uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço. O curso será realizado em Três Lagoas e prevê formação teórica e prática de 482 horas.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Suzano
Em vídeo, Suzano compartilha avanços na obra da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo/MS

Dentre as obras concluídas e entregues, alguns dos destaques são o escritório de obras, que vai abrigar toda a equipe da Suzano dedicada ao projeto, o posto médico e brigada de incêndio.
As obras de construção da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Ribas do Rio Pardo (MS), seguem dentro do cronograma com importantes avanços registrados neste mês de abril. O andamento das frentes de trabalho pode ser conferido em novo vídeo divulgado pela empresa por meio do link https://youtu.be/xVu_8kmW3Ro.
Dentre as obras concluídas e entregues, alguns destaques são o escritório de obras, que vai abrigar toda a equipe da Suzano dedicada ao projeto, o posto médico e brigada de incêndio, além de grandes estruturas como a cozinha e refeitório e o centro social – que vão atender até 10 mil trabalhadores no pico da obra. Destacam-se ainda a finalização da torre de comunicação e a evolução nos trabalhos do sistema de drenagem profunda, das lagoas pluviais e da primeira estaca da linha de fibras e da extratora de celulose. No vídeo, também é possível acompanhar o andamento das ações das áreas florestal, meio ambiente e programas sociais.
Projeto Cerrado
Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 19,3 bilhões e, no pico das obras, deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
-
Entretenimento18 de maio de 2022, 08:19
Com frio, elenco do Pantanal faz a festa em comércio de Aquidauana
-
PRF17 de maio de 2022, 10:50
PRF apreende 211 Kg de pasta base e cloridrato de cocaína em Miranda (MS)
-
Mato Grosso do Sul16 de maio de 2022, 11:45
Com mínimas de 4°C, onda de frio pode durar até 5 dias no Mato Grosso do Sul
-
Policial16 de maio de 2022, 17:20
PMA do Distrito de Águas do Miranda prende e autua em R$ 6 mil caseiro de rancho por pesca predatória, derrubada de árvore em área protegida e com rifle, munições e motosserra ilegais
-
Policial17 de maio de 2022, 14:51
Equipe da PMA de Rio Negro presencia acidente com bitrem boiadeiro e ajuda a resgatar o motorista e parte do gado
-
Policial16 de maio de 2022, 18:31
Polícia Militar em Bonito prende indivíduo com mandado de prisão por homicídio
-
Arapuá17 de maio de 2022, 14:55
2º Aninho de Maitê Mira Canistro
-
Cassilândia16 de maio de 2022, 14:51
Polícia Militar em Cassilândia prende jovem de 24 anos em flagrante por Tráfico de Drogas
-
Trânsito17 de maio de 2022, 01:06
Identificado motociclista que bateu em ônibus parado na BR em Três Lagoas
-
Policial16 de maio de 2022, 15:06
Em Deodápolis, Polícia Militar prende indivíduo por ameaça e vias de fato contra a sua esposa
-
Assembléia Legislativa MS16 de maio de 2022, 10:05
Rota Bioceânica: ALEMS credencia imprensa para reunião sobre corredor Bioceânico
-
Água Clara17 de maio de 2022, 14:27
8ª Festa das Nações de Água Clara/MS reuni milhares de pessoas, levando música, dança e gastronomia
