Água Clara
Em Água Clara: Ônibus escolar pega fogo e coloca vida de alunos em risco
Um incêndio em um ônibus da Prefeitura de Água Clara que fazia o transporte de alunos nesta sexta-feira (25) colocou a vida dos estudantes em risco na zona rural do município.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas, contudo, o ônibus transportava mais de 20 alunos do Distrito de São Domingos e na tarde de ontem o fogo tomou conta do veículo em frente à fazenda São José. Os estudantes conseguiram sair do ônibus e não ficaram feridos.
O incêndio no ônibus demonstra a falta de comprometimento em que se encontra o transporte escolar na zona rural do município, pois constantemente os vereadores cobram melhorias, uma vez que, alunos das fazendas Serena e Dourado terão neste ano um aproveitamento de apenas 7 a 8 meses de aula quando se encerrar o ano letivo devido a falta do transporte escolar.
Nas redes sociais o sentimento é de revolta por conta dos munícipes. O vereador eleito, Saylon Cristiano de Moraes, postou em seu perfil no Facebook as imagens do ônibus coberto por chamas e ressaltou que pretende ajudar a melhorar a situação do transporte escolar a partir do ano que vem, assim que assumir sua cadeira no Legislativo Municipal. “É duro saber da situação caótica que se encontra o transporte escolar do nosso município, falta ônibus, falta manutenção, falta comprometimento com o transporte de nossas crianças. Trabalharemos incansavelmente para mudar essa triste realidade. Essa será a herança que iremos receber”, disse Saylon.
A vereadora eleita Simone ‘Xucra’ também se manifestou no Facebook. “Que absurdo. Isso é um verdadeiro descaso com os alunos da área rural, que além de enfrentar estradas de péssima qualidade, os ônibus ainda encontram-se sem manutenção. É muito triste ver isso acontecendo, sorte que nenhuma tragédia aconteceu. Vamos sim Saylon Cristiano de Moraes trabalhar para mudar esta triste realidade, estamos juntos neste mesmo objetivo”, declarou.
Marcela Lopes, mãe de alunos que estavam no ônibus também se manifestou no Facebook. “Meus filhos estava naquele ônibus, e eu não acho que é culpa do motorista, pois não é ele que faz as manutenções e revisões do ônibus!!!!deveria ta em ordem”, disse a mãe.
Mãe de aluna que utilizava o mesmo ônibus, Patricia Cristina defendeu o motorista do veículo isentando ele de qualquer culpa em relação ao incêndio. ”Minha filha é estudante desse ônibus, muitos estão julgando o Motorista mas ele não te culpa disso, os culpados estão La dentro da prefeitura…isso sim no começo minha filha ficou 1 mês sem estudar por falta de manutenção agora eu pergunto a vcs quem são os culpados”, declarou
“Tadinho dos alunos. Percorrem tantos km p estudarem. Levantam muito cedo, muitos tem dificuldades p se concentrarem dentro de sala de aulas, com sono e quando estão voltando p casa acontece isso. Por pouco n vira uma tragédia. Que dó desses pequenos”, postou Izabel Berzott.
Água Clara
PRF apreende 14 Kg de maconha em Água Clara (MS)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 14 quilos de maconha, nesta sexta-feira (17), em Água Clara (MS).
A droga era transportada em um VW/Fox, abordado na BR-262 pelos policiais. Um casal viajava no veículo e demonstrou nervosismo durante a fiscalização.
Em vistoria, a equipe encontrou os tabletes da droga no assoalho do automóvel. O condutor confessou que levaria a maconha de Campo Grande até Três Lagoas.
O casal foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Água Clara, junto com a droga e o veículo.
Fonte: PRF MS
Água Clara
Água Clara dispara no ranking estadual de alfabetização e já supera meta do MEC para 2030
Com um salto expressivo de 17 pontos percentuais em apenas dois anos, Água Clara se consolidou como um dos maiores exemplos de evolução na alfabetização em Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados do Indicador Criança Alfabetizada 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, o município alcançou 87% de crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental.
O resultado coloca a cidade no Nível 5 da escala, o mais elevado possível (acima de 80%), e representa a superação da meta estabelecida pelo governo federal para o ano de 2030, que é de 80%.
O desempenho de Água Clara não é apenas excelente em termos absolutos, mas também em comparação com outros municípios sul-mato-grossenses.
Posição no Estado: A cidade ocupa a 5ª colocação entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Seletividade do Nível 5: Em todo o estado, apenas 14 municípios conseguiram alcançar o patamar do Nível 5, evidenciando a dificuldade e a excelência da conquista.
A trajetória crescente do município demonstra o acerto das estratégias pedagógicas adotadas pela gestão municipal. Em três anos, Água Clara saltou do 12º lugar para o 5º lugar no ranking estadual.
2023 -70%- 12º Lugar
2024- 77% -10º Lugar
2025- 87% -5º Lugar
A prefeita, Gerolina Alves, destacou que o resultado é fruto de muito investimento na educação municipal e da dedicação dos professores, servidores e toda comunidade escolar.
“Educação é a base de tudo. Estamos realizando as maiores entregas já vistas em Água Clara, investindo pesado na formação dos nossos professores e na infraestrutura escolar. Nossa cidade estar entre as 14 em nível 5 do estado, mostra que estamos no caminho certo, garantindo que nenhuma criança fique para trás”, celebrou a prefeita.
Os dados oficiais do MEC mostram que o resultado de Água Clara está muito à frente das médias nacional e estadual, reforçando o car caráter vanguardista do município.
Com 87%, Água Clara não apenas ultrapassou a meta final estipulada para 2030 (80%), como também superou em 21 pontos percentuais a média atual do seu próprio estado e do país, que estão em 66%
-
Água Clara7 dias atrásÁgua Clara dispara no ranking estadual de alfabetização e já supera meta do MEC para 2030
-
Três Lagoas7 dias atrásMiss Três Lagoas 2026 consagra novas rainhas em noite histórica
-
Celulose em Destaque7 dias atrásAos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco
-
Trânsito7 dias atrásMotiva Pantanal realiza 1º Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas na BR-163/MS




