Ribas do Rio Pardo
Em 2022, Programa Suzano de Educação beneficiou 3,7 mil estudantes em 10 escolas de Ribas do Rio Pardo/MS
Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do ensino, iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo atingiu 100% das escolas municipais rio-pardenses
Cerca de 3,7 mil estudantes da rede pública de ensino de Ribas do Rio Pardo (MS) foram beneficiados(as) em 2022 pelo Programa Suzano de Educação (PSE), iniciativa da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, que investe na melhoria da qualidade do ensino, realizada em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS). Ao longo do ano, o programa envolveu cerca de 300 profissionais da educação (entre professores, coordenadores e gestores) e contou com a adesão de todas as 10 escolas da rede municipal de ensino do município.
“Quando iniciamos a construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, assumimos um compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável local, o que passa diretamente pela educação, em linha com o nosso direcionador de que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Nós acreditamos que a promoção de um ensino de qualidade colabora com a redução de desigualdades sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, auxiliando para que estas crianças e jovens estejam mais bem preparados para o futuro. Por isso, foi com muito orgulho que encerramos o ano de 2022 com a adesão de 100% das escolas públicas, índice que pretendemos manter em 2023”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Dentre as ações realizadas pelo programa em 2022, estão: encontros formativos, palestras e cursos com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, com a direção e a coordenação pedagógica das escolas, além de professores na modalidade EaD (Ensino a Distância). “Um ponto positivo do projeto em 2022 foi a realização da formação continuada com a equipe gestora, apoiando a Secretaria de Educação local na institucionalização de ações formativas para as lideranças e coordenação pedagógica das escolas”, completa Israel.
Ainda em 2022, foi consolidado o grupo de participação social com representantes dos setores de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e conselho tutelar. Esse grupo realizou um importante diagnóstico das condições sociais e, com isso, promoveu o 1° Fórum intersetorial para discutir as políticas de garantia de direitos de crianças e jovens de Ribas do Rio Pardo, aproximando o diálogo entre as instituições de ensino. No ano passado, o PSE apoiou a secretaria municipal de Educação na realização do planejamento estratégico em conjunto com os gestores escolares e a construção do TEAR (Territórios Educativos de Apoio de Ribas do Rio Pardo).
Em Mato Grosso do Sul, além de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa contemplou, no ano passado, estudantes dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, totalizando 57 unidades de ensino apoiadas e mais de 1,9 profissionais da educação engajados. Ao todo, foram 27.450 mil estudantes beneficiados no estado.

Programa Suzano de Educação
O Programa Suzano de Educação está vinculado à meta de longo prazo da Suzano de aumentar em 40% a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos municípios prioritários até o ano de 2030. Para isso, além de práticas efetivas dos educadores na sala de aula, o programa contempla temas como acesso e a permanência na escola e garantia de outros direitos também, como: segurança alimentar, a erradicação do trabalho infantil e o acesso às políticas públicas sociais. Mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa no ano passado, entre estudantes, educadores(as) e equipes intersetoriais.
Com atuação em 29 municípios de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia e Espírito Santo e São Paulo, o Programa possui como direcionadores apoiar lideranças educacionais, garantir a equidade no ensino de escolas públicas, formar profissionais da educação e motivar a participação social em prol de uma formação integral do(a) estudante.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Ribas do Rio Pardo
Idosa é assassinada com 14 facadas dentro de casa em Ribas do Rio Pardo
Um crime de extrema violência abalou moradores de Ribas do Rio Pardo (MS), distante 231 km de Três Lagoas na manhã desta segunda-feira, 29. A assistente social Maria José de Oliveira Beserra, de 70 anos, foi encontrada morta dentro da própria residência após ser brutalmente atacada com 14 golpes de faca, em um assassinato que já mobiliza as forças de segurança e levanta diversas linhas de investigação.
A vítima, bastante conhecida no município por atuar na instituição Associação Pestalozzi, foi localizada por um familiar por volta das 6h30 da manhã, caída no chão do quarto, com ferimentos profundos principalmente na região do pescoço.
A descoberta aconteceu após uma mudança incomum na rotina da idosa. Segundo familiares, ela morava sozinha em uma residência integrada a imóveis de parentes, funcionando como uma espécie de condomínio familiar. Todos os dias, logo cedo, costumava preparar o café e deixar na varanda antes de sair para trabalhar.
Ao perceber que a rotina não havia sido seguida naquela manhã, um cunhado decidiu verificar o que estava acontecendo. Após tentar chamá-la pela janela sem qualquer resposta e ouvir o choro insistente da cadela de estimação, ele entrou pela parte dos fundos da casa, encontrou a porta aberta e se deparou com a cena do crime ao acender a luz do quarto.
Apesar da brutalidade do assassinato, um detalhe chamou atenção dos investigadores: nenhum objeto de valor foi levado da residência. A bolsa da vítima, joias pessoais, incluindo um colar e um anel de formatura, permaneceram intactos no imóvel, afastando inicialmente a hipótese de latrocínio e fortalecendo a suspeita de um homicídio premeditado e direcionado.
Outro fator que intriga a investigação é o silêncio durante a execução do crime. Familiares que moram em casas vizinhas e moradores próximos afirmaram não ter ouvido gritos, movimentação estranha ou sequer latidos dos cães durante toda a madrugada. Equipes da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foram acionadas imediatamente e iniciaram os trabalhos periciais no local.
Durante os levantamentos iniciais, familiares entregaram imagens de câmeras de segurança de um imóvel vizinho. As gravações registraram a presença de um homem em atitude suspeita em frente à residência em dois momentos distintos: primeiro por volta das 19h30 de domingo e depois entre 0h40 e 1h10 da madrugada, horário em que o suspeito aparece entrando em uma área de matagal próxima à casa.
Em nota oficial, o delegado responsável pela investigação, Felipe Braga, informou que testemunhas já começaram a ser ouvidas e que a polícia conseguiu identificar um suspeito. Informações extraoficiais apontam que o homem investigado pode ser um foragido do sistema prisional. As diligências continuam em sigilo absoluto para não comprometer o andamento das buscas.
Com informações de Rádio Caçula
Ribas do Rio Pardo
Menino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
Uma tragédia abalou uma família de Ribas do Rio Pardo na tarde deste domingo (21). Um menino de apenas 10 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma propriedade rural localizada no município.
De acordo com informações da Polícia Civil, a criança estava no quintal da fazenda quando encontrou um pedaço de arame. Em circunstâncias que ainda serão apuradas pelas autoridades, o material teria entrado em contato com uma rede elétrica de alta tensão.
Ao tentar retirar o arame, o menino acabou sendo atingido por uma forte descarga elétrica. Familiares que estavam no local prestaram os primeiros socorros e tentaram ajudar a vítima, porém a criança não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber atendimento médico especializado.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e compareceram à propriedade para atender a ocorrência. A Polícia Científica também esteve no local realizando os levantamentos periciais que deverão auxiliar no esclarecimento dos fatos.
Após os procedimentos de praxe, o corpo da criança foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), em Campo Grande, onde passará por exames necroscópicos.
O caso foi registrado pela Polícia Civil como morte a esclarecer e seguirá sob investigação para apurar todas as circunstâncias que levaram ao acidente.
A morte do menino causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região rural de Ribas do Rio Pardo.
A equipe do ArapuáNews manifesta profundo pesar pela perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor, desejando força e conforto para enfrentar essa irreparável perda.
-
Policial6 dias atrásFalsa funcionária de hospital aplica golpe e idosa perde R$ 30 mil reais
-
Arapuá4 dias atrásMoradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba
-
Trânsito6 dias atrásCaminhão tomba em alça de acesso entre a MS-010 e a BR-163 e deixa um morto em Campo Grande
-
Trânsito6 dias atrásEm Três Lagoas| Motorista fica ferido após forte colisão entre carretas
