Assembléia Legislativa MS
Defensoria Explica traz entrevista com coordenador do Nuspen

Esta edição do programa ‘Defensoria Explica’, veiculada na TV Assembleia de Mato Grosso do Sul, traz a entrevista com o defensor público Mauricio Augusto Barbosa, coordenador do Núcleo Institucional do Sistema Penitenciário (Nuspen) da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS).
Mauricio Augusto Barbosa fala sobre assuntos pertinentes a sua função. O defensor explica o sobre o programa ‘Pena Justa’, como são feitas as inspeções em estabelecimentos penitenciários, os tratamentos diferenciados destinados às mulheres e indígenas, e ainda esclarece as dúvidas sobre a ressocialização e diminuição de penas de condenados.
Também contamos neste programa com o Giro de Notícias, trazendo alguns dos acontecimentos mais recentes da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Você pode assistir esta e as demais edições do “Defensoria Explica’, na TV ALEMS, canal 7.2 na TV Aberta, canal 9 da Claro NET TV, em Campo Grande, e canal 9, vica Cabo TV em Dourados.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Projeto declara Casa de Ensaio Patrimônio Material e Imaterial e Cultural do Estado

O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou, nesta manhã (10), durante a sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo 11/2025, que declara a Casa de Ensaio como Patrimônio Material e Imaterial e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. A Casa de Ensaio é situada no município de Campo Grande e será declarada como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento à sua relevância histórica, educacional, artística, cultural e social para o povo sul-mato-grossense.
Por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Poder Executivo adotará as providências necessárias para o registro, preservação e proteção do bem ora reconhecido, conforme a Lei Estadual 3.522, de 30 de maio de 2008, e o Decreto 12.686, de 30 de dezembro de 2008, que regulamentam o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural.
“O projeto reconhece a trajetória exemplar de quase três décadas de atuação ininterrupta na área da cultura, da arte, da educação e da inclusão social da Casa de Ensaio. Fundada em 1996, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho pioneiro e transformador por meio da arte e da educação, utilizando uma metodologia própria denominada Pedagogia das Artes Emendadas, que integra múltiplas linguagens artísticas com foco no afeto, na cidadania, no respeito à diversidade e na valorização do coletivo. Seu principal programa, o curso ‘Brincaturas e Teatrices’, já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes oriundos de diferentes contextos sociais, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade”, justificou o deputado Renato Câmara.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
MS e Suas Histórias conta a trajetória de prefeitos assassinados no Estado

A série de documentários Mato Grosso do Sul e Suas Histórias estreia um novo episódio esta semana na TV Assembleia: ‘’Prefeitos Caçados” conta a trajetória marcada pela violência que, infelizmente, alguns prefeitos do nosso Estado tiveram de enfrentar. Modesto Dauzacker, Manoel Marino, Ari Coelho e Dorcelina Folador foram os quatro prefeitos assassinados durante o exercício de seus mandatos na política sul-mato-grossense, sendo os dois últimos, tema do documentário produzido pelo ex-deputado e jornalista Sérgio Cruz.
Apresentado por Sérgio e pelo jornalista Paulo Radamés, “Prefeitos Caçados” detalha à audiência da TV ALEMS a história de vida e os desdobramentos das mortes de Ari Coelho, que governou Campo Grande entre janeiro de 1.951 e novembro de 1.952, e de Dorcelina Folador, que comandou o executivo de Mundo novo entre janeiro de 1.997 e outubro de 1.999.
Mato Grosso do Sul e suas Histórias
O quadro define o compromisso da Assembleia Legislativa com a preservação da identidade e cultura sul-mato-grossense, apresentando histórias emblemáticas e por vezes esquecidas que aconteceram no estado, com exibições às terças-feiras (7h45), quartas (12h), quintas (19h45), sábados (8h15) e domingos (22h), com transmissão pelo canal aberto e operadoras de TV por assinatura, mas também pode ser assistido a qualquer momento pelo canal oficial da Assembleia Legislativa no YouTube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Três Lagoas6 dias atrás
Ex-morador de Três Lagoas morre em trágico acidente de helicóptero na Indonésia; não houve sobreviventes
-
Água Clara6 dias atrás
Em Água Clara| Prefeita Gerolina entrega Praça da Portelinha e reforça compromisso com a qualidade de vida
-
Brasilândia6 dias atrás
Em Brasilândia| Polícia Civil prende homem em flagrante por estupro de vulnerável
-
Trânsito6 dias atrás
Em Três Lagoas| Carro é atingido por carreta em rotatória da Ranulpho Marques Leal