Bombeiro
Corpo de Bombeiros Militar alerta a população três-lagoense sobre aumento de ocorrências com abelhas e cuidados que se deve ter
Conforme o Assessor de Imprensa do 5º GBM e 2º Tenente BM, Waldevino G. Pinheiro, são comuns durante o ano os atendimentos pelo Corpo de Bombeiros Militar a ocorrências envolvendo abelhas, principalmente no início da primavera e em períodos de calor. Porém neste ano de 2017 as ocorrências vêm aumentando consideravelmente, o que causa certa preocupação.
Estatísticas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul apontam que durante o ano de 2016, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) atendeu, na região de Três Lagoas, um total de 190 ocorrências. Neste ano, somente no 1º Semestre, os atendimentos já somam 130, ou seja, aproximadamente 70% do total dos atendimentos de todo o ano de 2016.
Como fatores que explicam esse aumento podem ser apontados: o manejo das florestas de eucalipto, o forte calor, o desmatamento e os incêndios em vegetação (queimadas) que são constantes em nossa região. Isso faz com que os enxames de abelhas migrem para a área urbana, em busca de novos locais para construírem suas colmeias e em busca de alimentos que estão escassos nas áreas rurais cada vez mais degradadas. As abelhas estão indo buscar seus alimentos nas lixeiras em restos de doces, frutas e refrigerantes, pois têm preferência por aqueles alimentos com maior teor de açúcar.
O Corpo de Bombeiros Militar explica que não faz recolhimento de enxames, pois as abelhas são protegidas por leis. A corporação realiza remoções, ou até mesmo o extermínio, somente em casos de ataques que coloquem em risco a vida de pessoas. Quando há solicitação para remoção de colmeias que causam apenas inconvenientes ou desconforto, os bombeiros militares orientam a entrar em contato com um apicultor para providenciar a retirada do enxame. Por meio do telefone 193 podem ser obtidos contatos de apicultores devidamente reconhecidos no município de Três Lagoas.
Pensando na segurança da população o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:
- Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria, se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193;
- Mantenha a calma, não faça movimentos bruscos perto do enxame, evite bater nas abelhas, lembre-se: As abelhas têm o instinto natural de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;
- Atenção redobrada com as crianças e os idosos. Oriente seus filhos para que não mate as abelhas, não brinque próximo ao enxame e não jogue nenhum objeto nelas;
- Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam, poderá irritá-las e desencadear um ataque;
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
- Abelhas não gostam de barulho, se for realizar algum trabalho que necessite utilizar máquinas barulhentas ou usar equipamentos motorizados faça uma inspeção cuidadosa do local e tenha certeza de que não exista nenhum enxame próximo;
- Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se e se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em ziguezague;
- Caso seja atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camiseta ou outra vestimenta;
- Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos às matas;
- Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo;
- Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente;
- Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar uma empresa de apicultura especializada para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
As abelhas convivem em um sistema de organização extraordinário: Em cada colônia existem cerca de 80.000 abelhas, sendo uma única rainha, centenas de zangões e o restante são as operárias. Somente a rainha põe ovos férteis, os zangões são os machos e vivem para fecundar a rainha. As abelhas que possuem ferrão são as fêmeas, porém somente as operárias ferroam, cabe a elas a função de defender a colônia contra qualquer ameaça.
Elas possuem uma função fundamental para o planeta. São elas as responsáveis pela polinização, que é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. A polinização é realizada também por pássaros, vespas, borboletas, entre outros, porém são as abelhas os agentes mais adaptados e eficientes, sendo dessa forma os mais importantes no processo de polinização.
Assim, diante da comprovada importância desses insetos, a Lei 9605/98 (LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS) considera crime ambiental o extermínio de abelhas, trazendo em seu artigo 29 o seguinte texto:
Art. 29 – Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
O Corpo de Bombeiros Militar atende 24 horas por dia em todo estado o de Mato Grosso do Sul e deve ser acionado em casos de emergência por meio do telefone 193.
Bombeiro
Em Três Lagoas| BR 262 interditada e deixa 2 feridos, após grave acidente envolvendo carreta boiadeira, ônibus e carro
Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta terça-feira (26), por volta das 23h30, na BR-262, entre a base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a empresa Sitrel, em Três Lagoas/MS, deixou duas pessoas feridas e provocou a interdição total da rodovia durante toda a madrugada.
Segundo informações apuradas no local, o acidente envolveu uma carreta boiadeira carregada com aproximadamente 60 animais bovinos, um veículo VW Polo e um ônibus.
De acordo com o relato do motorista da carreta, o condutor do automóvel seguia em zigue-zague pela rodovia. Para evitar uma colisão frontal, o caminhoneiro tentou desviar, porém acabou tombando a carreta e, mesmo assim, houve a colisão entre os veículos.
Minutos depois, um ônibus, que transportava apenas um passageiro, acabou colidindo lateralmente com a carreta, que permanecia obstruindo parte da pista. Com o impacto, o caminhão ficou atravessado na rodovia, impedindo totalmente a passagem de veículos.
O motorista do VW Polo ficou preso às ferragens, já que a parte frontal do automóvel ficou completamente destruída. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram o resgate utilizando equipamentos de desencarceramento, expansão e corte da lataria para retirar a vítima, que apresentava quadro grave devido às fraturas e à força do impacto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também esteve no local e encaminhou o motorista do carro para atendimento médico. O caminhoneiro sofreu apenas ferimentos leves. Já o motorista e o passageiro do ônibus não tiveram ferimentos.
Conforme informações da PRF, o sinistro ocorreu no KM 29 da BR-262 e envolveu três veículos. A causa do acidente ainda será apurada por meio de levantamento pericial administrativo.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conforme a gravidade dos ferimentos.
Durante toda a madrugada, equipes tentaram contato com a seguradora da carreta para acionamento do guincho responsável pelo destombamento do veículo, porém sem sucesso. Apenas nas primeiras horas da manhã foi possível iniciar os procedimentos para remoção da carreta.
Enquanto os trabalhos eram realizados, a PRF improvisou uma passagem pelo acostamento para permitir o fluxo de veículos de pequeno porte no sistema “pare e siga”.
Além da PRF, equipes do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal auxiliaram na retirada dos animais da carreta para posterior destombamento e liberação total da pista.
O trânsito permaneceu parcialmente interditado até a conclusão dos trabalhos de remoção dos veículos envolvidos.
As 11 horas desta quarta-feira (27), o trânsito foi liberado, com congestionamento de 20Km, com cerca de 11 horas de interdição.
Com informações do Quinto Grupamento de Bombeiros Militar e PRF
Bombeiro
Operador de trator cai em ribanceira, fica preso em veículo e morre
Operador de trator, que não teve a identidade divulgada, de 32 anos, morreu após cair em uma ribanceira entre Paranaíba e Cassilândia, a cerca de 410 quilômetros de Campo Grande. O trabalhador não retornou ao alojamento na noite de terça-feira (23), momento em que os colegas perceberam o desaparecimento.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as buscas começaram pelos próprios colegas na área onde a vítima trabalhava. Os militares foram acionados no fim da manhã de ontem (24) para auxiliar e encontraram o trator utilizado pelo homem caído em uma ribanceira, em uma região de serra.
O corpo da vítima estava dentro do veículo. A cabine do trator ficou destruída com o impacto. Uma retroescavadeira foi utilizada para estabilizar o maquinário, permitindo que as equipes realizassem a retirada do corpo.
A vítima tinha 32 anos, era natural de Florianópolis (SC) e trabalhava há mais de três anos em uma empresa sediada em Três Lagoas.
Fonte: Campo Grande News
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Água Clara5 dias atrásÁgua Clara promove evento “TEAcolher em Rede” para fortalecer inclusão e acolhimento
-
Suzano6 dias atrásOperações da Suzano em MS geram R$ 3,7 bilhões para 824 fornecedores locais em 2025




