Notícias da Região
CESP promove ação de incentivo ao reflorestamento na região da UHE Porto Primavera
Companhia tem visitado propriedades no entorno da usina para apresentar o programa Fomento Florestal, que visa a doação de mudas nativas para restauração ambiental
A CESP – Companhia Energética de São Paulo, intensificou a ação de promoção e incentivo ao reflorestamento ambiental nas áreas próximas à UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera). A campanha faz parte do Programa de Fomento Florestal da companhia e conta com a distribuição de materiais informativos em pontos estratégicos – de grande circulação de pessoas – e visitas às comunidades. O objetivo é sensibilizar as comunidades vizinhas à Porto Primavera sobre a importância de se manter a floresta em pé e promover o reflorestamento ambiental em suas propriedades, explicando ainda como participar do Fomento Florestal, projeto da companhia voltado para a doação de mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica.
“A conservação dos nossos recursos naturais e a produção de energia limpa, em harmonia com a biodiversidade, fazem parte do nosso DNA quanto empresa. Por isso, para além das ações já promovidas pela companhia, estamos realizando essa ação para explicar o Programa Fomento Florestal e, consequentemente, incentivar o reflorestamento também pelas comunidades vizinhas. Temos diversas solicitações de doações em andamento, mas, quando falamos de restauração ambiental, proteção de habitats de diversos animais silvestres, redução do efeito estufa, geração de emprego e renda, entre tantos outros benefícios trazidos com as florestas em pé, quanto mais parceiros empenhados nesta luta, melhor. Este é o legado que queremos deixar para as gerações futuras”, destaca Jarbas Amaro, gerente de Operações e Sustentabilidade da companhia.
Somente no primeiro semestre deste ano, a companhia doou, por meio do Programa Fomento Florestal, 8.740 mudas nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, produzidas no Viveiro de Mudas da empresa (Horto Florestal), instalado em Porto Primavera. O índice corresponde a uma média de 48,5 mudas nativas doadas a cada 24 horas somente para ações de reflorestamento. As espécies mais procuradas são as frutíferas, como por exemplo o Araçá-do-campo, Uvaia e Guabiroba. Se somadas às doações realizadas no ano passado, o total de mudas destinadas a ações de reflorestamento chegam a 54,7 mil mudas em um ano e meio.
Para a produção de mudas nativas, a companhia mantém, em Porto Primavera, o Viveiro de Mudas, também chamado de Horto Florestal. O local possui uma capacidade produtiva de 1 milhão de mudas ao ano de cerca de 240 espécies do Cerrado e da Mata Atlântica. Entre elas, espécies ameaçadas de extinção como Aroeira, Peroba-rosa e Jatobá.
Todas as mudas produzidas no Horto Florestal são destinadas exclusivamente para doação, por meio do Fomento Florestal, e para as ações de reflorestamento em áreas de preservação ambiental da própria companhia.
Conservação da biodiversidade
Além do Fomento Florestal, a CESP mantém programas e projetos voltados para a proteção da biodiversidade em suas áreas de atuação com o objetivo de promover a conservação e recuperação de áreas de proteção permanentes (APP) e de conscientização ambiental.
Entre eles, está o Programa de Restauração Florestal da companhia, que realiza, anualmente, o plantio de cerca de 500 mudas nativas do Cerrado e da Mata Atlântica em ações de reflorestamento e enriquecimento florestal na região de influência da Usina de Porto Primavera. O volume corresponde ao total de 240 hectares de matas nativas restauradas por ano, uma média de 1,3 mil mudas plantadas a cada 24 horas.
Além disso, a companhia conta com a ação de programas de educação ambiental para estudantes da rede pública de ensino e atuação permanente de brigadas para ações de prevenção e combate a incêndios florestais.
Doação de mudas
As pessoas e instituições interessadas no Programa Fomento Florestal podem obter mais informações por meio do Canal Diálogo Aberto da companhia, disponível pelo WhatsApp, pelo número (11 93032-6699). A aprovação das doações está condicionada à disponibilidade das mudas nos viveiros da companhia e ao atendimento de requisitos para enquadramento no programa.
Notícias da Região
Anta, lobo-guará e onça-parda encontram refúgio em reserva natural mantida pela CESP em Mato Grosso do Sul
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina se tornou um refúgio estratégico para centenas de espécies de animais silvestres na região leste de Mato Grosso do Sul. Conforme estudo do Programa de Monitoramento de fauna da CESP (Companhia Energética de São Paulo), em andamento na unidade de conservação, entre as 113 espécies catalogadas até o momento, estão a anta (Tapirus terrestris), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a arara-canindé (Ara ararauna) e o chora-chuva-preto (Monasa nigrifrons), que, juntas, somam seis registros com algum grau de ameaça de extinção nas listas oficiais (ICMBio/SALVE e IUCN).
Localizada em Brasilândia (MS), área de influência da UHE Porto Primavera, a Reserva tem 3.857 hectares preservados e reúne, num mesmo território, ambientes de Cerrado, Mata Atlântica do Interior e áreas úmidas da planície do rio Paraná. É esse mosaico de paisagens que explica a diversidade encontrada já nas primeiras campanhas de monitoramento: 91 espécies de aves, 12 mamíferos, oito de anfíbios e duas espécies de répteis, registradas ao longo de três campanhas de monitoramento, iniciadas no segundo semestre de 2025 e que segue e andamento.
“A Cisalpina é um santuário para a fauna silvestre e uma reserva estratégica para o futuro do Cerrado. Seus 3.857 hectares estão inseridos em uma área de proteção permanente de aproximadamente 17 mil hectares, formando, junto com outras áreas preservadas, um conjunto de mais de 21 mil hectares conservados. Esse território oferece abrigo para espécies ameaçadas, como mostra o resultado parcial desse estudo, e ajuda a manter o equilíbrio de toda a região”, destaca Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia.
A anta é a que carrega o status de conservação mais crítico, considerada Vulnerável (VU) nas avaliações nacional e internacional. O lobo-guará, símbolo dos ambientes abertos do Cerrado, também é Vulnerável (VU) tanto no estado quanto no país. Já a onça-parda, classificada como Quase Ameaçada (NT), reforça a relevância da Reserva por se tratar de um grande predador que depende de extensas áreas de vida para sobreviver.
Programa de Monitoramento de Fauna
A ação faz parte do Programa de Monitoramento de Fauna da companhia, que visa, por meio de diferentes técnicas de avistamento, acompanhar o comportamento da fauna na unidade de conservação.
“Esse acompanhamento fortalece a gestão ambiental e contribui para a proteção desse patrimônio natural. O monitoramento é uma ferramenta importante para entender a relação entre as espécies e os ambientes que compõem esse território, ampliando o conhecimento sobre a área e reunindo informações que apoiam decisões e orientam ações de conservação e manejo”, completa Veronez.
Para chegar a esses números, a equipe combinou pontos de escuta, transectos, busca ativa, armadilhas fotográficas e encontros ocasionais, somando cerca de 1.483,5 horas de esforço amostral, boa parte dela graças ao funcionamento contínuo das câmeras que flagram mamíferos sem interferir em seu comportamento.
O trabalho é conduzido por uma equipe de biólogos especializados em fauna, responsável pela identificação das espécies registradas na área de estudo. Das oito campanhas previstas no programa, três já foram concluídas, e as demais serão realizadas até 2027, contribuindo para o acompanhamento da biodiversidade e avaliação da efetividade das ações de conservação desenvolvidas na região.
Sobre a CESP
Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável, priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/
Notícias da Região
Publicidade e Propaganda da UNIGRAN é destaque entre os finalistas do Prêmio Cria do Mato 2026
O curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN é finalista, pela primeira vez, do Prêmio Cria do Mato 2026, uma das principais premiações de criação publicitária da região. Na categoria Universitária, que reúne trabalhos de estudantes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, dois dos três trabalhos finalistas são de acadêmicos da UNIGRAN, colocando o curso em evidência entre as produções selecionadas nesta edição.
Ao todo, 262 peças foram inscritas no Prêmio, representando campanhas ligadas a 82 marcas anunciantes. Os trabalhos foram avaliados por um júri formado por profissionais de reconhecimento nacional. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de novembro, durante a cerimônia de premiação, em Campo Grande (MS).
Nesta edição, a categoria Universitária propôs aos estudantes o tema ‘Criar é mais do que gerar’. O desafio convidou os participantes a refletirem sobre o uso da inteligência artificial no cotidiano e nos processos criativos, destacando o papel do olhar humano na construção de ideias com significado e propósito. As propostas incluíram a criação de VT, spot e banner para internet.
A presença de dois trabalhos da UNIGRAN entre os três finalistas evidencia a produção acadêmica desenvolvida pelos estudantes do curso e a conexão da formação com os desafios e transformações do mercado publicitário.
Para o curso de Publicidade e Propaganda, a conquista representa também o reconhecimento da criatividade, da capacidade técnica e do olhar estratégico desenvolvido pelos acadêmicos ao longo da graduação.
O Prêmio Cria do Mato – Prêmio RMC de Criação Publicitária reúne produções de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e contempla nove categorias: Marca, Performance, Marca Regional, Performance Regional, Órgãos Governamentais, Concessionárias e Sistema S, Spot, Jingle, Digital e Universitária.
Na categoria Universitária, os estudantes finalistas concorrem a troféus e diplomas oficiais, além da possibilidade de ter seus trabalhos veiculados na TV, nas rádios e nos portais da RMC.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de novembro, em Campo Grande, reunindo agências, produtoras, anunciantes, profissionais do mercado publicitário e representantes da comunidade acadêmica.
UNIGRAN na final
Dos três trabalhos selecionados para a final da categoria Universitária, dois são de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN.
O resultado reforça a participação do curso no cenário da criação publicitária regional e valoriza uma formação que aproxima os acadêmicos de desafios reais, estimulando criatividade, estratégia e inovação.
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura lança editais de incentivo à Cultura pela PNAB CICLO 2
-
Notícias da Região7 dias atrásPublicidade e Propaganda da UNIGRAN é destaque entre os finalistas do Prêmio Cria do Mato 2026
-
Educação7 dias atrásONEE 2026 supera 750 mil inscritos e mobiliza estudantes de todo o Brasil
-
Celulose em Destaque7 dias atrásEm Três Lagoas| Workshop internacional debate bioeconomia e novos caminhos para a indústria