TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas realiza solenidade em alusão ao Dia Internacional das Mulheres

Publicado em

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (02) de abril, 14 mulheres foram homenageadas, na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

O presidente da Casa, vereador Tonhão, abriu a sessão solene ressaltando a alegria e simbolismo de promover o ato. “O dia da mulher tem que ser comemorado todo dia, toda hora e a todo momento. Não tenho dúvida que todas as homenageadas são merecedoras da honraria, porque fazem diferença na sua família, no seu local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade”, afirmou.

A vereadora Maria Diogo lembrou que as mulheres têm lutado muito e sido resilientes para suas conquistas sociais e pessoais. Sobre sua homenageada, a ex-vereadora Bel do PT, ela frisou o extenso trabalho e o legado que deixou na política e nas lutas sociais. “Como vereadora, estou trabalhando por melhorias nas políticas públicas para as mulheres e no sonho de ter a Casa da Mulher Brasileira, em Três Lagoas, para acolher vítimas de violência e tentar reduzir os números”, destacou.

A vereadora Sirlene dos Santos Pereira afirmou estar feliz por  compartilhar o momento da homenagem com todos os presentes. “Quero parabenizar as mulheres aguerridas que estão sendo homenageadas, hoje, como a Júlia Cabrini Ferratone, por colaborar há 28 anos na Casa da Sopa Meimei. Em seu nome, quero cumprimentar todas as voluntárias que atuam junto. Recebam o carinho especial de todos os vereadores que aprovaram esta sessão, por reconhecer o trabalho relevante de vocês, ainda em vida”, disse.

Proponente da solenidade, a vereadora Evalda dos Reis, destacou que é uma honra realizar a sessão. “Estamos aqui para homenagear mulheres especiais, mulheres valorosas e notáveis para a nossa sociedade,  como a professora Ana Maria, que me alfabetizou na EJA do Afonso Pena. Hoje, sou professora, exerci o magistério por 15 anos, graças aos caminhos que ela me ensinou. Também quero enaltecer quem criou esta ferramenta para homenagear pessoas que fazem diferença na vida de alguém, como as homenageadas fazem”, afirmou.

Além das vereadoras, os vereadores que prestaram homenagens estavam presentes. A mesa diretiva também contou com a presença da tenente Camargo, representando o comando do Exército.

AS HOMENAGEADAS

Ana Maria de Miranda Lima: Homenageada pela vereadora Evalda dos Reis: natural do município de Santo Antônio do Leverger, mudou-se para Três Lagoas em 1970, em busca de novas oportunidades. Iniciou sua trajetória acadêmica na UFMS e finalizou sua formação na Faculdade de Pereira Barreto/SP. Atuou como pedagoga por 30 anos, especialmente com a Alfabetização para Jovens e Adultos (EJA).

Anna Luiza de Castro Sejópoles Grespan: Homenageada pelo vereador Mário Grespan: formada em administração de empresas na faculdade AEMS, é pós-graduada em Administração Financeira pela UFMS. Atuou na prefeitura Três Lagoas, nos setores Procon, Secretaria de Educação e Secretaria de Finanças. Também fez parte da equipe parlamentar do ex-vereador Nuna Viana. Casada com Mário Grespa, atualmente trabalha como administradora no ramo imobiliário.

Cléria Ribeiro de Castro: Homenageada pelo vereador Sargento Rodrigues: iniciou sua jornada profissional como empregada doméstica, babá e vendedora de loja. Após formada em pedagogia, ingressou, em 1977, na Rede Municipal de Ensino, até a aposentadoria. A partir daí montou a empresa “Só Picolé”, na qual atuou durante dez anos.  Em 2008, iniciou como voluntária no grupo AAFC – MULHER (ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA FUNDAÇÃO CESP), permanecendo até os dias atuais na função de presidente, tendo como objetivo enfatizar assuntos relacionados à associação, à saúde, esporte, cultura, lazer e social.

Dalziza Ferreira: Homenageada pelo vereador Mi do Santa Luzia: sua trajetória de vida foi marcada pela dedicação à educação, profissão que exerceu com muito amor e orgulho por mais de 40 anos. Se destacou como professora e alfabetizadora, tocando a vida de muitos alunos com sua dedicação e carinho. É formada em pedagogia pela Faculdade de Penápolis, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos para oferecer o melhor ensino a seus alunos.

Fátima da Cruz Batista Pomboni: Homenageada pelo vereador Robson do Alinhamento: há dez anos, escolheu o bairro Montanini, como seu lar, e desde então se dedica a transformar a realidade local com uma determinação que só aumenta com o tempo. Aos 66 anos, ela é líder comunitária desde 2020, tendo obtido grandes conquistas na área de infraestrutura e transportes públicos.

Julia Cabrini Ferratone: Homenageada pela vereadora Sirlene dos Santos Pereira: juntamente com suas amigas, atua na Casa da Sopa Meimei,  fundada por Oneida Siqueto , há mais de 28 anos. Ela coordena os grupos de voluntários que trabalham de segunda a sexta-feira, oferecendo marmitex a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Joelma de Souza Corrêa dos Anjos: Homenageada pelo vereador Vagner Silverado: graduada em educação física, sócia- proprietária da “Casa de Ração Celeiro MS”, atua como ministra da eucaristia, há 19 anos. Busca a missão de levar a palavra de Deus por onde a conduzir, atua no ministério de cura e libertação, nas causas solidárias ao próximo, levando alimento a quem necessita e dedica atenção, carinho, e leva uma palavra amiga para ajudar a transformar vidas através da fé.

Kellen Noadia de Oliveira Gomes Sabú: Homenageada pelo vereador Davis Martinelli:  formada em administração de empresas e proprietária da Kéh Tortas e da Cheiro de Chocolate, possui um projeto social que chama “Mãos que alimentam”, que nasceu no início da pandemia, em 2020, e até hoje consegue atender em média 20 famílias por mês, com alimentos e outras necessidades básicas. Como sua filha tem Síndrome de Down, ela apoia mães especiais, abraçando as causas da desigualdade e inclusão.

Lourdes Raimunda dos Santos Nascimento: Homenageada pelo vereador Professor Pedrinho Jr: formada em pedagogia, pela UFMS, tem três pós-graduações e atuou nas redes municipal e estadual de ensino como professora e supervisora.  Foi também presidente do DEM Mulher e participou das escolas de samba Estação Primeira de Três Lagoas e Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, como vice-presidente.

Maria da Silva Prates Oliveri (Bel do PT): Homenageada pela vereadora Professora Maria Diogo: formada em Serviço Social, fez magistério e especialização em Educação. Trabalhou como coordenadora da Pastoral Social de Três Lagoas e, em 1996, foi eleita vereadora. Participou na organização e coordenação do Movimento Popular de Mulheres do MS e também de Três Lagoas. Foi professora de serviço social e trabalhou na organização e articulação política durante o governo Zeca do PT e, até hoje é um exemplo, de militante do Partido dos Trabalhadores

Maria Lucia Domingos dos Santo: Homenageada pelo vereador Marco Silva: residente no bairro Guanabara, começou, há mais de duas décadas, um projeto social destinado à distribuição de sopa para pessoas carentes, contando com doações, todas as sextas-feiras, junto a membros da igreja Adventista do Sétimo Dia. Seu projeto evoluiu e conta com “Bazar beneficente”, em sua própria casa, onde todo dinheiro arrecadado é revertido na compra de cestas básicas que são distribuídas para a comunidade do bairro Guanabara e outros necessitados.

Terezinha de Jesus Rocha: Homenageada pelo vereador Daniel da Farmácia: ao perder a mãe, muito jovem, aprendeu o ofício da costura, o que a levou a conhecer o designer de joias Joaquim Silva Torres com quem se casou. Com a antiga máquina de sua mãe, costurou algumas das primeiras “calças de brim” do país. Após várias mudanças, a família se estabeleceu em Três Lagoas e Joaquim conquistou diversos prêmios como o melhor designer de joias do Mato Grosso e Terezinha passou a ter poder de decisão no que dizia respeito aos negócios e rumos da família. Aos 91 anos, é conhecida pela generosidade e o ágil humor.

Vandressa Matias Borges Gomes: Homenageada pelo vereador Fernando Jurado: profissional multifacetada com compromisso com o desenvolvimento social de Três Lagoas. É sócia do escritório Aliança e advogada atuante há dez anos, especializada em mediação e conciliação de conflitos, direito trabalhista e empresarial. É vice-presidente da APAE, diretora jurídica da Associação de Jovens Empresários (AJE) e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela também atua como tesoureira do Programa Social COMUNIDADE EDUCA, é membro honorária do Rotary Clube Costa Leste e associa-se à iniciativa Protetoras Três Lagoas.

Solange de Souza Mariano: Homenageada pelo vereador Tonhão: formada em Magistério, está cursando Pedagogia. Sua trajetória na vida pública começou em 2006, no gabinete do vereador Tonhão. Desde então, Solange se destacou como a servidora comissionada mais antiga dentro do Legislativo Municipal de Três Lagoas, onde construiu uma carreira de grande respeito, sempre com muito comprometimento e dedicação. Além de sua competência profissional, Sol é conhecida pela sua alegria contagiante e por estar sempre com um sorriso no rosto, conquistando o carinho e respeito de todos os seus colegas, criando um clima de harmonia e cooperação entre os que a rodeiam.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Em Três Lagoas| Semana Municipal de Trânsito é lançada durante a 11ª sessão da Câmara de Vereadores

Published

on

A tribuna livre da Câmara de Vereadores foi utilizada, durante a abertura da 11ª sessão, pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), José Aparecido Moraes, o qual lançou a 19ª Semana Municipal de Trânsito, com o tema “Construindo a Paz no Trânsito”. Autoridades municipais e população estiveram presentes.

O diretor informou que, diariamente, ocorrem cerca de cinco acidentes no município e que, entre 2023 e 2024, houve o alarmante crescimento de 34% no número de acidentes fatais, na cidade.

Moraes reforçou que a segurança no trânsito depende, em grande parte, do comportamento dos condutores. Neste sentido, segundo ele, não basta apenas engenharia de tráfego e fiscalização para redução nos números. “A consciência, a educação e o respeito dos condutores é essencial. Sem isso, não há lei e fiscalização que resolvam”, afirmou.

Ainda assim, segundo ele, a administração municipal tem adotado medidas para promover a segurança no trânsito, como colocação de redutor de velocidade em pontos estratégicos, fiscalização, instalação de novos semáforos e projetos de educação.

A Semana Municipal de Trânsito vai de 22 a 25 de maio, com ações educativas, e o diretor informou que a campanha será intensificada durante o Maio Amarelo, que tem âmbito nacional. Ainda disse que a prefeitura estuda estender o atendimento do departamento para 24 horas, a princípio com remanejamento da jornada de trabalho dos 18 agentes e, futuramente, com a abertura de concurso para aumentar o número.

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 32, de autoria dos vereadores Evalda Reis e Tonhão, o qual declara de utilidade pública a Associação de Artes Marciais de Três Lagoas. Também tramitaram os seguintes projetos de lei, que foram encaminhados para análise pelas comissões permanentes:

Projeto de lei nº 27 de 28 de março de 2025: “torna de utilidade pública a Associação Três-Lagoense de Atletismo Professor Milton José da Silva – Tó”.

Projeto de lei nº 43 de 15 de abril de 2025: “garante direitos, nas unidades de saúde da rede pública e privada do município, às mulheres que vivenciem perdas gestacionais”.

Projeto de lei nº 44 de 15 de abril de 2025: “institui o programa “Passarinhando, entre frutas e cantos” no município de Três Lagoas/MS, voltado ao plantio de árvores frutíferas nativas para promoção da biodiversidade, preservação das aves e incentivo ao turismo ecológico”.

Projeto de lei nº 45 de 16 de abril de 2025: “torna obrigatório aos estacionamentos públicos e privados a inserção, nas placas e avisos sinalizadores de atendimento prioritário, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais em todos os estacionamentos ou garagens, o símbolo mundial da conscientização do autismo”.

Os vereadores também aprovaram cinco projetos de decreto legislativo, voltados à concessão de Título de Cidadão Três-Lagoense às seguintes pessoas: Tiago Cremo Cndido,  Ronaldo Moreira ^de Araújo, Mauro Cesar Sales Ormay, Tétis Sol Mendes Barbosa Lima (Sargento Rodrigues) e  Maria dos Santos (Fernando Jurado).

CRONOGRAMA SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

Dia 22 (terça-feira) -15h30 – Blitz educativa –  Ciclovia Av. Custódio Andries, atrás do SESI

Dia 23 (quarta-feira) – 8h30 – Blitz educativa –  Antônio Trajano – Lateral da Matriz

Dia 24 (quinta-feira) – 6h30 ás 10h – Orientação em horário de estrada, palestra, travessia em faixa de pedestres e jogos informativos – Escola Municipal Olyntho Mancini

Dia 25 (sexta-feira) – 8h – Live no Instagram (@deptrantl)

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereadores aprovam repasses para o Torneio de Pesca e a Expotrês

Published

on

Durante a sessão do dia 15 de abril, os vereadores analisaram 12 projetos, sendo cinco aprovados e sete foram encaminhados para a Comissão de Justiça e Redação Final.

Na Ordem do Dia, foram aprovados os seguintes projetos:

PROJETO DE LEI Nº 40 DE 11 DE ABRIL DE 2025: REVOGA E INCLUI DISPOSITIVOS NA LEI Nº 1.067/1991 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);

PROJETO DE LEI Nº 41 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM A APETL – ASSOCIAÇÃO DE PESCA ESPORTIVA DE TRÊS LAGOAS MS, ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal);

PROJETO DE LEI Nº 42 DE 11 DE ABRIL DE 2025: AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR TERMO DE CONTRIBUIÇÃO COM O SINDICATO RURAL DE TRÊS LAGOAS, PARA REPASSE DE CONTRIBUIÇÕES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autor: Executivo municipal).

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 14 DE 07 DE MARÇO DE 2025: “CONCEDE O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO “ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS” AO SENHOR MANOEL FERNANDES NEGRÃO”. (autor: vereador Mário Grespan);

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 21 DE 10 DE ABRIL DE 2025: CONCEDE AO SENHOR CARLOS ALBERTO DAVID DOS SANTOS, O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO ANTÔNIO TRAJANO DOS SANTOS. (autor: vereador sargento Rodrigues);

No que se refere aos projetos do Executivo Municipal, tratam de adequações na Lei Municipal nº 1.067, de 05 de dezembro de 1991 (Código Tributário Municipal), especificamente, alteração do texto da lei para: § 4º – No usufruto e na cessão de seus direitos, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico ou 50% (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior; e no § 5º – Na concessão de direito real de uso, a base de cálculo será o valor do negócio jurídico, ou 509á (cinquenta por cento) do valor venal do imóvel, aquele que for maior. E ainda de apoio financeiro para realização do 14ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – MS, no Balneário Municipal, nos dias 0l, 02 e 03 de maio de 2025; e da 47ª Expotrês que ocorrerá de 11 a 15 de junho de 2025, respectivamente.

Os sete projetos encaminhamento para Comissão Permanente, para análise e emissão de parece foram:

PROJETO DE LEI Nº 033 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS O PROGRAMA REMÉDIO EM CASA. (autor: vereador Daniel da Farmácia);

PROJETO DE LEI Nº 034 DE 10 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DE ABELHAS SILVESTRES NATIVAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS; (autora: vereador Daniel da Farmácia);

PROJETO DE LEI Nº 35 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O RESTAURANTE POPULAR NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS, COM FOCO NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (autora: vereadora professora Maria Diogo);

PROJETO DE LEI Nº 36 DE 11 DE ABRIL DE 2025: INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA VISIBILIDADE TRANS EM TRÊS LAGOAS/MS E O INCLUI NO CALENDÁRIO OFÍCIAL DO MUNICÍPIO. (autora: vereadora professora Maria Diogo);

PROJETO DE LEI Nº 37 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE INSTITUIR VAGAS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE E FISCALIZAÇÃO PARA MOTORISTAS DE APLICATIVOS E VEÍCULOS DE TRANSPORTE PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autora: vereadora professora Maria Diogo);

PROJETO DE LEI Nº 38 DE 11 DE ABRIL DE 2025: DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS E UNIFORMES DE EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE INTERNET NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues);

PROJETO DE LEI Nº 39 DE 11 DE ABRIL DE 2025: “DISPÕE SOBRE A POLÍTICA DE COMBATE AOS IMÓVEIS ABANDONADOS CAUSADORES DE DEGRADAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS (autor: vereador sargento Rodrigues).

Tribuna Livre

Ainda durante a sessão foi concedido o tempo de 10 minutos, para representante do Lions Clube, Rosangela Fernandes dos Santos, falar sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela se apresentou com uma pessoa autista (com diagnóstico tardio), ressaltando, inclusive que a condição em pessoas adultas não vem sendo muito discutida pela sociedade e que a comunidade científica olha o TEA, mais na perspectiva da infância. E, destacou a importância de “se olhar” para os autistas na fase adulta, sobretudo, do ponto de vista da despatologização. “Em vez de ficar nas “deficiências” ou “déficits” associados ao TEA, uma abordagem baseada em capacidades de buscar identificar, nutrir e celebrar os talentos e habilidades únicas de cada indivíduo. E, essa mudança de paradigma tem implicações profundas e positivas em diversos aspectos”, destacou.

Neste sentido, o clube de serviço, com atuação em Três Lagoas está com um trabalho e ações, conforme citou Rosangela.

Por fim, ela ainda fez questão de frisar que é de suma importância por diversas razões: diagnóstico precoce (nas crianças permitem intervenções mais eficazes); adultos (pode levar a diagnósticos tardios, que ainda são valiosos, para autoconhecimento, acesso a serviços de apoio adequados, redução de estigma e melhor compreensão de suas próprias experiências e desafios, ao longo da vida); suporte adequado ao longo da vida (infância, adolescência, vida adulta e idosos); e inclusão e aceitação (entender o TEA em todas as idades) e conscientização em todos os níveis da sociedade (família, escola, trabalho e comunidade) são cruciais.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana