TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Boletim Epidemiológico: Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue

Publicado em

Mato Grosso do Sul já registrou 14.270 casos prováveis de dengue, sendo 5.754 casos confirmados em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (17). Segundo o documento, 14 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 14 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Ponta Porã, Camapuã, Iguatemi, Mundo Novo, Figueirão, Amambai, Itaquiraí, Vicentina e Naviraí.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.093 casos prováveis, sendo 335 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 14 e semana epidemiológica 15, Antônio João apresenta alta incidência da doença, seguido por Jaraguari e Amambai.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Flor Solar: Governo inaugura mini usina fotovoltaica dentro do Parque da Nações Indígenas

Published

on

By

Para incentivar a produção de energia limpa, o governador Eduardo Riedel participou da inauguração da mini usina fotovoltaica “Flor Solar”, que foi instalada dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A escultura faz parte de uma parceria entre Energisa, Agems (Agência de Regulação de Serviços Públicos de MS) e Governo do Estado.

A estrutura metálica tem mais de 5 metros de altura, com um design e tecnologia sustentável. Ela gera até 400 kw/h, sendo responsável pela energia ao redor da escultura, que conta com quatro quiosques a céu aberto com bancos, tomadas e espaço para carregar aparelhos eletrônicos.

“É uma entrega simbólica, não pelo valor do investimento, mas pelo que representa. O Governo do Estado apoia e incentiva a energia limpa. Temos grandes projetos de sucesso como as mais de três mil famílias de indígenas e ribeirinhos que foram beneficiadas com o Ilumina Pantanal”, citou o governador.

Riedel destacou que é importante construir projetos e iniciativas que representem um futuro sustentável. “Mato Grosso do Sul pensa em ações para o futuro e já está construindo projetos agora no Estado. Que este seja mais um marco, um monumento simbólico neste caminho”, completou.

Governador ao lado da estudante Taila, que foi prestigiar a inauguração

Tecnologia sustentável

A Flor Solar trata-se de um projeto de inovação, que dispõe de um monumento com pétalas equipadas de painéis solares, capazes de acompanhar os diferentes ângulos de incidência solar ao longo do dia. Ela abre e fecha devido ao sistema integrado e inteligente de geração fotovoltaica.

“Este projeto só saiu porque é uma soma de esforços, uma parceria que deu certo. Um presente da Energisa para Campo Grande e Mato Grosso do Sul. A ideia surgiu na Agems e depois nós conversamos sobre a possibilidade de trazer ao Estado. Foi então que definimos a instalação aqui no Parque das Nações Indígenas, para ser uma atração para população”, disse o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes.

O projeto é assinado pela arquiteta Vivian Breier, que teve como foco a utilização de materiais sustentáveis e um paisagismo que levou em consideração a fauna do Parque das Nações. O espaço além de incentivar a energia limpa, também será mais uma atração no local.

“Política pública se faz com trabalho conjunto. Na Agems sempre digo que devemos sonhar com inovações, fazer diferente para promover transformações, como a construção deste monumento. No Estado o governador sempre busca a transformação, projetando Mato Grosso do Sul para o futuro”, descreveu o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto Assis.

Também participaram do evento os deputados federais Beto Pereira, Geraldo Resende e Vander Loubet, além do secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

ATENÇÃO IMPRENSA: Confira o pack com pool de imagens de apoio e coletiva do evento

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS tem saldo de 4.197 vagas de emprego

Published

on

By

A indústria de transformação, os transportes e o setor florestal foram destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul no mês de março, que fechou com saldo positivo de 4.197 vagas. Os dados são da Carta de Conjuntura da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), elaborada com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego). Nos últimos doze meses (abril/2023 a março de 2024) foram criados 27.560 empregos no Estado. O MS ficou na 12ª posição entre as Unidades Federativas com maior saldo no mês.

Segundo o relatório, Mato Grosso do Sul registrou 39.331 admissões no mês de março e 35.134 desligamentos. A maioria dos setores de atividade econômica teve um desempenho positivo em março de 2024. O destaque ficou novamente com o setor de serviços (2.177), seguido pela indústria (972), agropecuária (834), comércio (566) e construção (-352). Na indústria, o subsetor Indústrias de Transformação apresentou o maior salto entre os demais, com a abertura de 839 novos postos, seguido pelos subsetores Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação (91).

Entre os subsetores dos Serviços, houve destaque positivo para Transporte, armazenamento e correios, responsável pela criação de 1.043 novas vagas, seguido pelos setores administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (701). Na Agropecuária, o subsetor de Produção Florestal foi responsável por 510 novos postos de trabalho formal. Para o governador Eduardo Riedel, a geração de empregos é reflexo da confiança do empresariado e da política de redução de impostos para impulsionar a economia e ajudar o bolso do cidadão. Ele destacou ainda que, paralelamente à atração dos investimentos, o Governo do Estado incentiva a qualificação profissional, por meio do programa MS Qualifica, para que os sul-mato-grossenses possam aproveitar as oportunidades.

“Mato Grosso do Sul vive um momento de pleno crescimento, atraindo investimentos e gerando oportunidades. São dois grandes eixos. O primeiro é o bom ambiente econômico que atrai investimentos e negócios, gera empregos, aumenta a renda e melhora a vida das pessoas. O segundo é a educação, para que as pessoas que moram aqui possam viver as oportunidades que são criadas, seja conseguindo colocação no mercado de trabalho, promoção ou até mesmo gerando novos negócios”, disse o governador.

“O avanço nas contratações na indústria de transformação, nos transportes e no agro, com o setor de produção florestal, são uma sinalização evidente do resultado da ação das políticas do Governo do Estado no fomento à geração de novas vagas no mercado de trabalho”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Governador Eduardo Riedel visitando a Suzano – Foto Álvaro Rezende

Municípios

Campo Grande lidera os municípios com maior saldo de empregos no Estado (808). Logo em seguida aparece Dourados (430) e Rio Brilhante (266) foram os três municípios com maior saldo no mês de março. Por outro lado, os municípios que mais fecharam postos foram Rio Brilhante (-103), Aral Moreira (-79) e Maracaju (-76).

Rosana Siqueira, Semadesc

Fotos: Álvaro Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana