TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Notícias da Região

Após realização da 4ª Costelada Beneficente, HNSA adquire 2 aparelhos de osmose reversa para pacientes internados na UTI

Publicado em

Resultado positivo demonstra compromisso e solidariedade das entidades envolvidas

Um evento que reúne filantropia, solidariedade e muito amor das pessoas e das instituições, assim resumiu-se a 4ª Costelada Beneficente do Hospital Auxiliadora. Evento que já é tradição no município e que em Agosto de 2022 teve a sua 4ª Edição, com o propósito na compra de 2 osmoses reversas portáteis. Esse equipamento é capaz de produzir água purificada para alimentar as máquinas de diálise para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Costelada ocorreu no último dia do MotoShow e teve apoio da Abrasel, Prefeitura Municipal de Três Lagoas e Governo do Estado.

Foram mais de 1 mil pessoas reunidas no dia em um momento de lazer e que na ocasião degustaram uma deliciosa costela de chão, acompanhamentos além de bingo. O evento foi um sucesso, conseguindo assim atingir o objetivo, a compra de dois equipamentos e que recentemente chegou no Hospital.

Para que o sucesso fosse garantido as parcerias foram essenciais no desenvolvimento do evento, como a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Prefeitura Municipal e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que apoiaram com o estacionamento do MotoShow e a estrutura para que o evento pudesse acontecer, e também aos colaboradores, voluntários e também o Lions Club de Junqueirópolis-SP que desde a 1ª edição preparam as costelas.

De acordo com o diretor executivo do HNSA, Marco Calderon, além de angariar recursos o evento também aproxima a sociedade e o Hospital. “É um evento da família e com apoio de todos conseguimos a compra desses equipamentos que irão auxiliar o tratamento dos pacientes”, disse.

O presidente da Abrasel, Marco Antônio Gomes Júnior, disse que o MotoShow sempre teve o cunho social, de ajudar as entidades. “Este ano estamos indo para 20 anos de Motoshow, é um evento que sempre teve apoio do município, e do Governo do Estado nós agradecemos sempre essa parceria, o MotoShow sempre pensou no resultado social, sempre tivemos doações pelo Rotary durante 16 anos, depois pela Rede Feminina e  agora pela Abrasel e no ano passado não foi diferente, conseguimos trazer muitos benefícios para o Hospital Auxiliadora e ficamos gratos”, E completou: “O MotoShow sempre terá esse cunho social e vai continuar trazendo esses benefícios para nossa cidade. Agradecemos todos os nossos parceiros em especial o HNSA que esteve junto para fazer acontecer a Costelada e o Estacionamento, o prefeito Ângelo Guerreiro e o Governo do Estado por nos apoiar neste projeto”, disse.

O resultado Costelada e o Estacionamento foi de R$ 99.962,32 e que foi possível para a compra de 2 equipamento de osmoses reversas.

De acordo com o médico nefrologista do HNSA Dr. Renato Pontelli, a máquina adquirida é um grande avanço e que irá garantir a eficiência do tratamento aos pacientes da UTI. “Essa é uma máquina que filtra água para podermos fazer a diálise no paciente que necessita deste tratamento na UTI. Antes tínhamos um único aparelho que era alugado. Este equipamento portátil é capaz de garantir uma água ultra pura, cada sessão utiliza cerca de 120 a 200 litros de água. A osmose é de grande avanço para o nosso Hospital, principalmente aos nossos pacientes”, explicou.

Agradecemos imensamente a participação e apoio de todos. Em breve estaremos divulgando a 5ª Edição da Costelada Beneficente do Hospital Auxiliadora.

Comentários Facebook

Notícias da Região

Anta, lobo-guará e onça-parda encontram refúgio em reserva natural mantida pela CESP em Mato Grosso do Sul

Published

on

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cisalpina se tornou um refúgio estratégico para centenas de espécies de animais silvestres na região leste de Mato Grosso do Sul. Conforme estudo do Programa de Monitoramento de fauna da CESP (Companhia Energética de São Paulo), em andamento na unidade de conservação, entre as 113 espécies catalogadas até o momento, estão a anta (Tapirus terrestris), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a arara-canindé (Ara ararauna) e o chora-chuva-preto (Monasa nigrifrons), que, juntas, somam seis registros com algum grau de ameaça de extinção nas listas oficiais (ICMBio/SALVE e IUCN).

Localizada em Brasilândia (MS), área de influência da UHE Porto Primavera, a Reserva tem 3.857 hectares preservados e reúne, num mesmo território, ambientes de Cerrado, Mata Atlântica do Interior e áreas úmidas da planície do rio Paraná. É esse mosaico de paisagens que explica a diversidade encontrada já nas primeiras campanhas de monitoramento: 91 espécies de aves,  12 mamíferos, oito de anfíbios e duas espécies de répteis, registradas ao longo de três campanhas de monitoramento, iniciadas no segundo semestre de 2025 e que segue e andamento.

“A Cisalpina é um santuário para a fauna silvestre e uma reserva estratégica para o futuro do Cerrado. Seus 3.857 hectares estão inseridos em uma área de proteção permanente de aproximadamente 17 mil hectares, formando, junto com outras áreas preservadas, um conjunto de mais de 21 mil hectares conservados. Esse território oferece abrigo para espécies ameaçadas, como mostra o resultado parcial desse estudo, e ajuda a manter o equilíbrio de toda a região”, destaca Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia.

A anta é a que carrega o status de conservação mais crítico, considerada Vulnerável (VU) nas avaliações nacional e internacional. O lobo-guará, símbolo dos ambientes abertos do Cerrado, também é Vulnerável (VU) tanto no estado quanto no país. Já a onça-parda, classificada como Quase Ameaçada (NT), reforça a relevância da Reserva por se tratar de um grande predador que depende de extensas áreas de vida para sobreviver.

Programa de Monitoramento de Fauna

A ação faz parte do Programa de Monitoramento de Fauna da companhia, que visa, por meio de diferentes técnicas de avistamento, acompanhar o comportamento da fauna na unidade de conservação.

“Esse acompanhamento fortalece a gestão ambiental e contribui para a proteção desse patrimônio natural. O monitoramento é uma ferramenta importante para entender a relação entre as espécies e os ambientes que compõem esse território, ampliando o conhecimento sobre a área e reunindo informações que apoiam decisões e orientam ações de conservação e manejo”, completa Veronez.

Para chegar a esses números, a equipe combinou pontos de escuta, transectos, busca ativa, armadilhas fotográficas e encontros ocasionais, somando cerca de 1.483,5 horas de esforço amostral, boa parte dela graças ao funcionamento contínuo das câmeras que flagram mamíferos sem interferir em seu comportamento.

O trabalho é conduzido por uma equipe de biólogos especializados em fauna, responsável pela identificação das espécies registradas na área de estudo. Das oito campanhas previstas no programa, três já foram concluídas, e as demais serão realizadas até 2027, contribuindo para o acompanhamento da biodiversidade e avaliação da efetividade das ações de conservação desenvolvidas na região.

Sobre a CESP

Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável, priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/

Comentários Facebook
Continue Reading

Notícias da Região

Publicidade e Propaganda da UNIGRAN é destaque entre os finalistas do Prêmio Cria do Mato 2026

Published

on

O curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN é finalista, pela primeira vez, do Prêmio Cria do Mato 2026, uma das principais premiações de criação publicitária da região. Na categoria Universitária, que reúne trabalhos de estudantes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, dois dos três trabalhos finalistas são de acadêmicos da UNIGRAN, colocando o curso em evidência entre as produções selecionadas nesta edição.

Ao todo, 262 peças foram inscritas no Prêmio, representando campanhas ligadas a 82 marcas anunciantes. Os trabalhos foram avaliados por um júri formado por profissionais de reconhecimento nacional. Os vencedores serão anunciados no dia 6 de novembro, durante a cerimônia de premiação, em Campo Grande (MS).

Nesta edição, a categoria Universitária propôs aos estudantes o tema ‘Criar é mais do que gerar’. O desafio convidou os participantes a refletirem sobre o uso da inteligência artificial no cotidiano e nos processos criativos, destacando o papel do olhar humano na construção de ideias com significado e propósito. As propostas incluíram a criação de VT, spot e banner para internet.

A presença de dois trabalhos da UNIGRAN entre os três finalistas evidencia a produção acadêmica desenvolvida pelos estudantes do curso e a conexão da formação com os desafios e transformações do mercado publicitário.

Para o curso de Publicidade e Propaganda, a conquista representa também o reconhecimento da criatividade, da capacidade técnica e do olhar estratégico desenvolvido pelos acadêmicos ao longo da graduação.

O Prêmio Cria do Mato – Prêmio RMC de Criação Publicitária reúne produções de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e contempla nove categorias: Marca, Performance, Marca Regional, Performance Regional, Órgãos Governamentais, Concessionárias e Sistema S, Spot, Jingle, Digital e Universitária.

Na categoria Universitária, os estudantes finalistas concorrem a troféus e diplomas oficiais, além da possibilidade de ter seus trabalhos veiculados na TV, nas rádios e nos portais da RMC.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 6 de novembro, em Campo Grande, reunindo agências, produtoras, anunciantes, profissionais do mercado publicitário e representantes da comunidade acadêmica.

UNIGRAN na final

Dos três trabalhos selecionados para a final da categoria Universitária, dois são de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN.

O resultado reforça a participação do curso no cenário da criação publicitária regional e valoriza uma formação que aproxima os acadêmicos de desafios reais, estimulando criatividade, estratégia e inovação.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana