Nota de Falecimento
Aos 73 anos, nos despedimos do publicitário Washington Olivetto
O publicitário Washington Olivetto, 73, morreu na tarde deste domingo (13) por falência múltipla dos órgãos em hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 5 meses por complicações pulmonares.
Criador do garoto Bombril e da Democracia Corinthiana, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, e é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards em 2001.
No seu currículo tem ainda criações icônicas, como as campanhas publicitárias do casal Unibanco, o cachorrinho da Cofap e o primeiro sutiã, da Valisere, entre outras.
O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor – ‘Alô, Alô, W / Brasil’ e ‘Engenho de Dentro’, conforme infomações divulgadas em seu site oficial. Seu nome também virou nome de pratos em restaurantes sofisticados.
Descendente de italianos da região da Ligúria, nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Tem três filhos: Homero e dois gêmeos, Antônia e Theo. Seu pai era vendedor e o inspirou para a carreira de publicitário.
Olivetto era um dos torcedores símbolo do clube esportivo Corinthians e foi, em 1981, um dos criadores do movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana, quando era vice-presidente do clube.
Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel o homenageou em seu desfile de Carnaval, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
Durante a pandemia, em 2021, ano em que completou 70 anos de idade, Olivetto decidiu mergulhar no universo digital e lançou seu podcast, o W/Cast, em parceria com a HUB Mídia.
SEUS TRABALHOS
As campanhas do publicitário Washington Olivetto viralizaram muito antes de existir a internet. O publicitário que morreu na tarde deste domingo (13) por falência múltipla dos órgãos em hospital no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 5 meses por complicações pulmonares.
Olivetto foi um dos publicitários mais premiados do mundo, conquistou, por exemplo, mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes, e é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards em 2001.
Além disso, é um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional e foi eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).
Para se ter uma ideia, ele produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos.
Primeiro sutiã
O primeiro deles foi em 1987 com o filme ‘Primeiro Sutiã’, da Valisère. A campanha é considerada um marco. Nela uma adolescente ganha seu primeiro sutiã e passa a se sentir mais confiante.
Filme Hitler
O outro é o filme ‘Hitler’, comercial feito para a Folha de S. Paulo em 1989. O comercial traz um narrador contando feitos positivos de Adolph Hitler para a economia alemã, sem revelar de quem se tratava. Ao mostrar, então, Hitler, ele diz “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.
Garoto Bombril
E quem não se lembra da propaganda icônica do garoto Bombril? A campanha com Carlos Moreno foi listada no Guinness Book of Records em 1994 como a que se manteve mais tempo no ar estrelada pelo mesmo ator. O ícone foi criado em 1978, quando a DPZ tinha o desafio de renovar o slogan ‘Mil e uma utilidades’ utilizado pela marca desde os anos 50.
Cachorrinho da Cofap
O publicitário foi responsável pela campanha do cachorrinho da Cofap. Nela um cachorro da raça dachshund virou o garoto-propaganda da marca de peças automotivas Cofap, especialmente os amortecedores. O slogan utilizado foi ‘o melhor amigo do carro e do dono do carro’. O impacto foi tamanho, que os dachshund passaram a ser chamados de ‘Cofapinhos’.
Chambinho
Chambinho, o ‘queijinho do coração’ marcou uma geração como um dos mais românticos comerciais da história da publicidade.
Mon Bijou
O filme do amaciante Mon Bijou, um dos produtos da linha Bombril, traz o Carlinhos citando diretamente a concorrência e mostrando as qualidades do amaciante ‘Comfort’, para depois mostrar porque o Mon Bijou é melhor.
Nota de Falecimento
Rádio três-lagoense chora a perda de Adonildo Santos
Um dos profissionais mais respeitados do rádio três-lagoense partiu na madrugada deste sábado (30), o locutor Adonildo Santos, titular absoluto do programa jornalístico A Tribuna Livre, da Rádio Difusora.
Adonildo, conhecido na região como “Garotinho”, enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma agressão que sofreu, no estádio municipal de Ivinhema, e que resultou em um traumatismo craniano. O fato ocorreu em 2013 e o radialista ficou com grave sequelas.
Por questões de saúde, ele estava há muitos anos fora do rádio, mas seu trabalho ainda ecoava por toda a cidade. Seu corpo está sendo velado na Funerária Cardassi e o sepultamento ocorrerá às 16 horas, no cemitério Santo Antônio.
Remanescente de um trio de profissionais que marcaram época no jornalismo radiofônico três-lagoense, Adonildo Santos foi um dos mais respeitados profissionais do setor, mantendo sempre uma postura séria e independente. Os outros integrantes do triangulo são Evaldo de Oliveira, que editava a Gazeta Popular e André Luiz, que atuou nas duas emissoras AM da cidade, sempre com seus comentários polêmicos, também já deixaram o plano terreno.
Mas redes sociais, não faltaram mensagens para homenagear o radialista.
“Hoje acordei com essa notícia triste do passamento do nosso querido Adonildo Santos. Adonildo o garotinho do feijão queimado, a voz que ecoou tantas vezes nas nossas vidas pela rádio três-lagoense. Cara bom, humilde e de uma inteligência expressiva, Aaaaaa descanse em paz nos braços do pai eterno. Ficará sempre um pouco de perfume e aquele timbre vocal único ecoando em nossos ouvidos”, escreveu uma amiga.
Ao se despedir do radialista, um amigo também escreveu: “Amado amigo, Adonildo Santos, sua partida precoce aos 62 anos, me emudeceu, não encontro palavras para externar neste momento o impacto emocional de profunda dor pela perda e o vazio que sua ausência me causou. Vou guardar as memórias de incontáveis bons e maus momentos que compartilhamos em quatro décadas de amizade, pautada no respeito, admiração, lealdade e companheirismo. Obrigado por sua presença de valor imensurável em minha vida, especialmente nos meus momentos mais difíceis. Meus sentimentos, minha solidariedade, meu profundo pesar à família. Fique em paz, amado amigo Adonildo Santos”.
Hoje é somente saudades de um amigo que foi um dos melhores locutores do rádio de Três Lagoas, um companheiro de trabalho maravilhoso, a melhor voz do rádio adormeceu para sempre. A vinheta em forma de canção com seu nome sempre foi e será eternizada em minha mente, ele aqui na sua vida terrena passou por algumas lutas de uns anos para cá e hoje se libertou de todas as dores. Hoje é um aperto no coração porque as boas recordações de 9 anos trabalhando juntos tomam conta da mente, mas oque desejamos é que descanse em paz nos braços do Senhor. Descanse em paz meu amigo Adonildo Santos”, comentou outra amiga.
Morte
Morreu na madrugada deste sábado (30), aos 62 anos, o radialista Adonildo Santos, carinhosamente chamado de “Garotinho”.
Segundo informou a Rádio Caçula, Adonildo convivia com as sequelas de uma agressão que sofreu em 2013 no Estádio “Saraivão”, em Ivinhema. Na época, o comunicador foi atingido por diversos golpes de madeira na cabeça, sofrendo um grave traumatismo craniano durante uma briga generalizada entre os torcedores das equipes do Misto e do Ivinhema.
Após o ataque, o radialista ficou internado por cerca de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Dourados. Apesar de sobreviver, Adonildo ficou com sequelas permanentes decorrentes da gravidade das lesões, fazendo uso de uma cadeira de rodas para se locomover.
Reconhecido como um dos maiores nomes do rádio três-lagoense, Adonildo Santos desempenhou diversas funções ao longo de sua carreira, atuando como sonoplasta, âncora, repórter político, narrador e comentarista esportivo.
À frente do programa Tribuna Livre do Ouvinte, na antiga Difusora AM, ele abriu espaço para vozes de diferentes ideologias políticas, promovendo debates entre representantes de diversos partidos.
Além de sua contribuição para o jornalismo, Adonildo também fomentou a cultura em Três Lagoas. Durante anos, organizou o Festival da Música Popular e Sertaneja, eventos que atraíam grandes públicos e valorizavam os talentos locais.
O corpo de Adonildo foi velado no Velório Cardassi e o sepultamento aconteceu as 16h, no Cemitério Santo Antônio.
O que muitos não sabem é que Adonildo Santos, chamado de “Garotinho” pelos amigos, iniciou sua carreira como imitador do renomado radialista Eli Corrêa. “Ooooooooi, genteeeee!”. Era assim que diariamente abria o tradicional programa “Show da Manhã”, plagiando a famosa frase que o “Homem Sorriso do Rádio” usa até hoje em seu programa na Rádio Capital.
Arapuá
Morre aos 63 anos Luiz Brito ex-morador de Arapuá e morador de Água Clara
O ArapuáNews publicou na quinta-feira (21) novembro, o desaparecimento do ex-morador de Arapuá e morador de Água Clara-MS, e neste sábado (23), recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Luiz Benedito de Brito de 63 anos, que foi encontrado a lado de sua bicicleta, ele havia saído para pedalar e não retornou, preocupando familiares, já que ele estava com perda de memória.
O Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Três Lagoas foi acionado para realizar o resgate do corpo e iniciar as investigações. As causas da morte ainda não foram divulgadas.
Brito foi sepultado às 23h deste sábado em Água Clara, deixando 2 filhos (Kelly e Rodrigo), e as netas Laura e Luiza.
Brito trabalhou na antiga Fazenda SÉ e na Fazenda São Joaquim, morou no Distrito de Arapuá e era amante do futebol, e adorava atuar na zaga, e chegou jogar no time principal do Arapuá e diversos times da região, principalmente da fazenda São Joaquim.
MENSAGEM AOS FAMILIARES
“É com imenso pesar que nos despedimos de Luiz Benedito de Brito, um homem apaixonado pelo futebol e dedicado ao trabalho com gado, sempre com amor pela vida no campo. Sua energia, seu entusiasmo pelo esporte e sua dedicação marcaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que as memórias de seus sorrisos e conquistas tragam conforto à família e aos amigos neste momento difícil. Nossos corações estão com vocês, e oramos para que Deus conceda força e paz a todos que sentem sua ausência.”
-
Água Clara5 dias atrás
Moradores de Água Clara agradecem a chegada do asfalto no Centro Velho
-
Água Clara5 dias atrás
Em Água Clara| Prefeitura entrega novos uniformes ao Projeto Esportivo Novo Tempo
-
Arapuá3 dias atrás
Em Arapuá| Polícia Militar recupera moto furtada e prende suspeito
-
Policial4 dias atrás
PMMS apreende mais de 8 toneladas de maconha em Ponta Porã