Mato Grosso do Sul
Alinhamento estratégico entre presencial e digital eleva o padrão no atendimento ao cliente do Detran-MS
Gestores e equipe do Call Center discutiram estratégias para garantir mais agilidade e uniformidade nas informações prestadas ao público
O time de gerentes da Agência Regional de Trânsito de Campo Grande, liderado pela gerente Juliana Castro, e a diretora de Habilitação em substituição, Evelyn Campagna, participaram nesta quinta-feira (23) de uma reunião de alinhamento com a equipe do Call Center do Detran-MS que são as pessoas por trás da atendente virtual Glória, seja via ligação ou whatsapp no número (67)3368-0500.
O grupo destacou que a Glória vem conquistando a preferência do público. Foi observado ainda que o número de ligações vem diminuindo, enquanto cresce o volume de atendimentos via WhatsApp. “Nos últimos três meses, ela trouxe um diferencial ao atendimento e vem conquistando também o público do interior”, destacou a coordenadora do Contact Center, Dione Mara Possan.

Ela destacou ainda a importância da troca direta de informações entre as equipes. “Essas reuniões são muito produtivas porque permitem alinhar as informações entre quem atende o cidadão nas agências e quem faz o atendimento digital. Precisamos falar a mesma linguagem para garantir que o cliente receba as orientações corretas, independentemente do canal por onde busca o Detran-MS”, afirmou.
Ela também ressaltou a evolução dos resultados. “Os gráficos mostram uma melhora significativa nos indicadores, com redução no volume de ligações e crescimento nos atendimentos realizados pela Glória. O atendimento tem se tornado mais ágil e eficiente, e isso é percebido pelos próprios cidadãos”, completou.
Para a gerente Juliana Castro, a iniciativa fortalece a integração entre as equipes e garante maior qualidade no atendimento ao cidadão. “Esses encontros são importantes para mantermos o time alinhado, valorizando quem está na linha de frente e garantindo que o cidadão seja bem atendido em todos os canais do Detran-MS”, destacou.
Como encaminhamento, ficou definido que reuniões de alinhamento serão realizadas quinzenalmente, promovendo a integração do time de gerentes da ARTCG e agentes de atendimento do call center.
Atualmente, o Call Center conta com 29 agentes de atendimento por período, com funcionamento das 7h às 18h.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Sanesul investe R$ 3,5 milhões na ampliação do sistema de abastecimento de água em Aral Moreira
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está investindo R$ 3.575.000,00 na ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Aral Moreira e do distrito de Rio Verde do Sul.
O investimento prevê a execução das obras em um prazo de nove meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço emitida pela companhia.
O contrato foi assinado pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, em Campo Grande.
Na área urbana da cidade, o projeto contempla a implantação de dois reservatórios com capacidade de 300 m³ cada, o remanejamento de adutoras, a adequação de poços e a execução de 3.255 metros de rede de distribuição de água, promovendo a setorização do sistema.
Para o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, essas intervenções permitirão uma maior eficiência no fornecimento, redução de perdas e melhoria na pressão da rede, beneficiando diretamente os moradores da área urbana do município.
Já no Distrito de Rio Verde do Sul, estão previstas a implantação de um reservatório elevado de 40 m³, 1.478 metros de rede de distribuição, 107 novas ligações domiciliares, além da inversão de adutora e substituição de hidrômetros.
A obra também faz parte da estratégia da Sanesul de modernizar os sistemas e garantir que a população tenha acesso contínuo a água de qualidade.
O investimento será feito com recursos próprios da estatal, com apoio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), reforçando o compromisso da empresa em expandir e modernizar a infraestrutura hídrica não só de Amaral Moreira, mas dos 68 municípios onde a empresa detém a concessão dos serviços públicos.
Gestão comprometida com o desenvolvimento municipal
Renato Marcílio destaca que o investimento faz parte da política de fortalecimento da infraestrutura hídrica do Estado, com foco no atendimento pleno da população e na antecipação das metas do novo Marco Legal do Saneamento, como uma das estratégias e prioridades administrativas do governador Eduardo Riedel.
“A ampliação do sistema de abastecimento em Aral Moreira e Rio Verde do Sul representa mais um passo importante para a segurança hídrica da região. Nosso compromisso é garantir que todos os municípios operados pela Sanesul tenham um serviço de qualidade, sustentável e preparado para o crescimento urbano”, afirma o dirigente.
Com essa obra, a Sanesul reafirma seu papel como empresa pública eficiente e parceira do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Aral Moreira por meio de um sistema de abastecimento mais moderno, seguro e sustentável.
Comunicação Sanesul
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de Mato Grosso do Sul lança licitações para obras em Tacuru e Porto Murtinho
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) publicou dois avisos de licitação para obras de infraestrutura em Tacuru e Porto Murtinho, reforçando o ritmo de investimentos do Governo de Mato Grosso do Sul no interior. Os editais preveem a pavimentação de vias urbanas e a instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea, com valor global estimado em R$ 7,5 milhões.
Em Tacuru, município localizado a 422 quilômetros de Campo Grande, a licitação prevê a pavimentação asfáltica de 10.725,86 m² e 1.611 metros de drenagem de águas pluviais no loteamento Sebastião Caetano Torquetti, abrangendo as ruas Avenida Máximo Giácomo Destéfani, Salvador, Zenir Lacerda de Assunção, Marrom Bombom, Carla Danielle Vilhava Antunes, Brandina de Souza Moreira e Felipe Ávalos. O investimento estimado é de R$ 3,7 milhões.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho, as duas obras fazem parte do esforço do Governo para fortalecer a malha urbana e logística do Estado, especialmente nas regiões de fronteira.
“Tacuru ganha uma infraestrutura urbana mais moderna, que melhora o dia a dia da população, enquanto Porto Murtinho recebe um investimento estratégico dentro da rota bioceânica, ampliando sua capacidade de conexão aérea e logística com países vizinhos”, destacou o secretário.
Já em Porto Murtinho, a 681 quilômetros da Capital, o Governo do Estado abriu concorrência para a implantação de equipamentos de balizamento noturno e PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) no aeródromo local. O valor estimado é de R$ 3,8 milhões, e a licitação ocorrerá de forma eletrônica no próximo dia 14 de novembro de 2025.
A cidade de Porto Murtinho é considerada ponto estratégico da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que ligará o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, encurtando o caminho até o Oceano Pacífico e abrindo novas oportunidades de integração comercial para o Centro-Oeste brasileiro.
Os editais e seus anexos estão disponíveis nos sites www.agesul.ms.gov.br e www.gov.br/pncp
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Chico Ribeiro/Seilog
Fonte: Governo MS
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